Áudio Balanceado/Desbalanceado

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por Alisson22, 30 Jan 2008.

1. Alisson22

Alisson22 Usuário

Desde 25 Out 2007
    Rio de Janeiro RJ Brasil
    Boa tarde srs,

Estou fazendo um estudo sobre áudio balanceado/desbalanceado novamente, a um tempo atrás, li que o áudio balanceado são dois condutores e a malha e o desbalanceado~são os dois condutores sem a malha.

Agora estou estudando o livro Pratical Recording Techiniques (muito bom por sinal) e nele fala que o áudio balanceado são realmente dois condutores envoltos de malha e o áudio desbalanceado é apenas um condutor envolto de malha. Em relação à conectores em equipamentos, pelo que entendi, o indicado é que o áudio balanceado seria indicado para conectores P10 TRS (estéreo, certo?) e o áudio desbalanceado ficaria por conta de conectores P10 TS (sendo então mono). Tal fato até se explica pois, obviamente, o TRS permite a conexão de dois condutores e a malha, enquanto o TS conecta apenas um condutor e a malha.

A dúvida é a seguinte: teremos então uma linha balanceada quando estivermos trabalhando com áudio estéreo e uma linha desbalanceada quando estivermos trabalhando com áudio mono?

Estou estudando o assunto, gostaria então (caso seja uma grande besteira o que estou falando) de aprender um pouco com os amigos sobre áudio balanceado e desbalanceado. A aplicação prática disso ficou um pouco vaga ainda pra mim.

Obrigado a todos

Abraços

2. niko

niko Um eterno aprendiz

Desde 18 Jul 2005
    São Paulo/SP
    Oi Alisson,

Uma conexão balanceada possui duas linhas transmitindo o sinal, sendo uma delas com a fase invertida em relação ao sinal original + terra. Acontece que o receptor pega o sinal invertido e aplica no sinal original. Qualquer desvio originado de interferência, afeta ambas as linhas e é descartado pelo receptor.