Audiopax no High End 2017 (Munique)

Discussão em 'Audiopax' iniciada por Audiopax, 13 Mai 2017.

1. Audiopax

Audiopax Membro

49 60 18

Desde 1 Nov 2010
    Rio de Janeiro
    Caros Amigos,

Mais uma vez estaremos nos apresentando na maior feira de áudio do mundo: a High End de Munique, um evento com mais de 500 expositores. Para esta edição fizemos uma parceria com três outros fabricantes: Sound Galleries (music server), Aequo Audio (caixas acústicas) e TelluriumQ (cabos) e o sistema final ficará como descrito abaixo:

Music Server:
    Sound Galleries SGM2015
    DAC:
    Nagra HD
    Pré-amplificador:
    Audiopax Maggiore L50
    Amplificador:
    Audiopax Maggiore M50
    Caixas:
    Aequo Audio Ensis
    Cabos:
    TelluriumQ
    Rack:
    Audiopax iNFiNiT!
    Condicionador:
    Taiko Audio

Logo que a parceria foi fechada percebemos que três dos equipamentos do sistema - o pré-amplificador Maggiore L50, o music server SGM2015 e as caixas Ensis - haviam sido recentemente agraciados por um "Blue Moon Award" - o prêmio de qualidade homologado pela 6Moons. Pedimos, então, permissão para o Srajan Ebaen (dono da 6Moons) para usar este nome - na verdade não acreditávamos muito que isto fosse acontecer, uma vez que caracterizaria uma espécie de aval do site ao resultado final (e todos sabemos que em eventos este é sempre uma incógnita em função de imprevistos - especialmente com a elétrica e a acústica), mas ele aprovou inteiramente a idéia! Estaremos então na exclusiva e única "Blue Moon Room", cujo endereço será "Halle 3, K05".

Em função da parceria citada neste ano os integrantes da Audiopax no evento - Sílvio e Gordon (da Audiopax USA) poderão reservar tempo suficiente para uma boa visita à feira, algo normalmente muito difícil para os expositores. A cobertura aqui no fórum será, então, não só da nossa montagem/apresentação/desmontagem mas também das nossas impressões em relação à feira como um todo.

Aproveitamos esta primeira mensagem para algumas ilustrações dos produtos dos parceiros da sala, algumas imagens da finalização de nossa preparação e de dois anúncios sobre nosso sistema veiculados em revistas/sites europeus. Colocamos também abaixo links para coberturas anteriores aqui no HTF de outras feiras internacionais da Audiopax - um "aquecimento" para este novo evento.

Parceiros Audiopax no High End 2017 - 1. Sound Galleries Music Server (SGM 2015)
    SGM2015 (a).jpg
    SGM2015 (b).jpg

Parceiros Audiopax no High End 2017 - 2. Aequo Audio (Ensis)

Ensis (a).jpg

Ensis (b).jpg

Ensis (c).jpg

Parceiros Audiopax no High End 2017 - 3. TelluriumQ

Cabo de Caixa - Silver Diamond
    TelluriumQ - Speaker.jpg

Cabos Interconnect - Silver Diamond
    TelluriumQ - Interconnect.jpg

Cabos de Força - Ultra Silver
    TelluriumQ - Power.jpg

Cabo USB - Ultra Silver
    TelluriumQ - USB.jpg

Trabalhando para a feira - Brasil e Estados Unidos
    Audiopax - Preparativos Munich 2017.jpg

Anúncios para o evento

Blue Moon Room Ad.jpg

Blue Moon Room Banner.jpeg

Coberturas anteriores de feiras Audiopax no HT Fórum

Cobertura High End 2015
    https://www.htforum.com/forum/threa...gh-end-munich-t-h-e-show-newport-2015.250319/

Cobertura High End 2011
    https://www.htforum.com/forum/threads/audiopax-no-high-end-2011-munique.161943/

Cobertura T.H.E. Show 2011
    https://www.htforum.com/forum/threa...rtura-e-impressoes-da-equipe-audiopax.153114/

Um grande abraço,

Equipe Audiopax

Altanir, derfel_rj, JR-RS e 6 outros agradeceram.
  2. Orelhão

Orelhão Usuário Ativo

Desde 5 Dez 2015
    Minas Gerais
    Silvio,

Desejo todo sucesso a vocês!

Abs.

3. CarlosTP

CarlosTP Usuário Muito Ativo

Desde 28 Abr 2008
    MG
    Legal, parabéns Silvio e equipe!!!
    Boa sorte, ou bem melhor, desejo muito sucesso e que o excelente trabalho seja reconhecido e recompensado, como todos vcs merecem.
    Estaremos acompanhando…
    Abs
    Carlos

4. newsonsegundo

newsonsegundo Usuário Muito Ativo

Estamos torcendo Silvio. Sucesso!
    Abraço
    Newson

AndreaCruz agradeceu.
  5. edmararj

edmararj Usuário Muito Ativo

3.882 2.931 113

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Silvio,

Muito sucesso em Munique!

Edmar

6. felipsom

felipsom Usuário Ativo

953 120 43

Desde 14 Ago 2008
    RJ/Brasil
    Caríssimo Sílvio, um forte abraço e que o sucesso seja reiterado mais uma vez, enchendo de orgulho a todos nós.

AndreaCruz agradeceu.
  7. georgemg1

georgemg1 Usuário

Desde 6 Jun 2010
    fortaleza
    Infelizmente não pude ir mas o Viera estará por la, esperando a reportagem de vocês, BOA SORTE.

Anexos:

Última edição: 14 Mai 2017
    CarlosTP e AndreaCruz agradeceram.
  8. Marcos Adão

Marcos Adão Usuário Muito Ativo

Desde 1 Nov 2013
    Concórdia - SC - Brasil
    Amigo Silvio. Sucesso. Estaremos ansiosos por notícias.

AndreaCruz agradeceu.
  9. AndreaCruz

AndreaCruz Usuário

Desde 28 Jul 2009
    Rio de Janeiro
    Que lembrança ótima George!
    Saudades!

10. Silvio Pereira

Silvio Pereira Audiopax

154 215 43

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro
    Caros,

São 4:20 da manhã e o novo dia começa às 6:00. Vou, então, fazer um bom resumo dos dois primeiros dias (chegada/montagem).

Metade do primeiro dia no aeroporto para liberar a carga Audiopax (apenas uma parte do que apresentaremos) - se não fosse pela língua até que seria bem simples mas consegui uma previsão para todo o material entregue até quarta-feira à tarde (véspera da estréia). Este dia é sempre o mais crítico para os mais de 500 expositores e a movimentação em todo o espaço é inacreditável - as fotos a seguir dão uma boa idéia da rápida evolução de um caos total para a sala pronta.

1. Terça - sala vazia (e ainda não entregue) sendo vista em conjunto com Edward Hsu.
    0. Sala Vazia.jpeg

2. Terça - chegada dos painéis acústicos.
    1. Chegada Paineis Acusticos.jpg

3. Quarta - início da montagem externa e interna
    2. Montagem Externa.jpg

4. Quarta - Meio banner ainda no chão
    3. Banner no Chao.jpg

5. Quarta - Paul Rassin fixando banners
    4. Paul - Banners.jpg

6. Quarta - Gordon desembalando o rack iNFiNiT!
    4.1 Gordon desenbalando o rack iNFiNiT!.jpeg

7. Quarta - Rack iNFiNiT! montado e recebendo um Maggiore L50
    5. L50.jpg

8. Quarta - Sala tomando forma...
    6. Tomando Forma.jpg

9. Quarta - 20:00 - som ligado!
    7. Som Ligado.jpg

A partir dai foram mais algumas horas de ajustes que, mesmo somadas às duas que teremos daqui a pouco não serão, naturalmente, o suficiente. Mas isso é sempre o normal em feiras - a sala melhora diariamente, chegando ao seu máximo no último dia do evento.

A seguir: a feira!

Um abração,

Sílvio

Fox _ Mulder, JR-RS, Russo e 10 outros agradeceram.
  11. Cantunes

Cantunes Usuário Ativo

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Vídeo da sala da Audiopax.

12. Silvio Pereira

Silvio Pereira Audiopax

154 215 43

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro
    Caros,

Dois dias cheios que dividirei entre comentários sobre nossa sala (neste post) e a seguir sobre a feira (o seguinte).

Antes de mais nada agradeço ao Cláudio pelo vídeo!

Um evento como este acaba se tornando uma grande aposta - as poucas horas disponíveis para os ajustes podem resultar ou não em bons resultados e muitas vezes fatores externos (como elétrica ou acústica) inviabilizam completamente uma boa apresentação. Na minha opinião estivemos "bem" nos dois primeiros dias mas nesta madrugada fizemos alterações que me deixaram realmente satisfeito com o resultado final, que ficou além do que poderia se esperar para uma feira. Acredito, portanto, que sábado e domingo serão os nossos melhores dias.

Mas mesmo ainda longe do resultado que obtivemos com as últimas mudanças recebemos, logo no início da feira, nosso primeiro "Best of the Show", homologado pelo editor da High Fidelity Wojciech Pacula (é a principal publicação de um dos principais mercados de áudio da Europa - Polônia). A primeira foto da sequência é exatamente da etiqueta colocada na nossa porta por ele.

1. Best of the Show.jpeg

E a seguir algumas imagens da sala, da equipe e da visita de amigos:

A sala...
    2. Sala (0).jpeg

Geoffrey & Edward conferindo configurações do SGM
    2. Sala (c).jpeg

Eu e Edward rezando para a sala tocar direito...
    2. Sala (d).jpeg

Dois grandes amigos!
    2. Sala (a).jpeg

Bruno Ginard (Vermeer Audio - novo nome da Audio Aero)
    2. Sala (e).jpeg

Srajan Ebaen (6Moons)
    2. Sala (f).jpeg

Logo mais tarde: minhas impressões sobre a feira.

Um abração,

Sílvio

Fox _ Mulder, JR-RS, Russo e 5 outros agradeceram.
  13. felipsom

felipsom Usuário Ativo

953 120 43

Desde 14 Ago 2008
    RJ/Brasil
    Parabéns Sílvio!!!
    Mais uma justa premiação para Audiopax, um orgulho para nós brasileiros.

14. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Caro Silvio e equipe,

Parabéns pela cobertura que até aqui está muito bem feita!

Tenho certeza que o Sistema Audiopax fará muito sucesso!!!

Muito obrigado pelo tempo dispensado para nós, aqui na terrinha.

Grande abraço,

15. georgemg1

georgemg1 Usuário

Desde 6 Jun 2010
    fortaleza
    Aqui esperando, soube que o Edsonch fez um ajuste milimétrico . ANO que vem VOU!!!

16. Silvio Pereira

Silvio Pereira Audiopax

154 215 43

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro
    Caríssimo George,

Você faz sempre falta - espero te encontrar na próxima edição.

Acho que não preciso comentar o quanto o EdisonCh é espetacular - ele ficou conhecido pelo pessoal da sala como "that Golden Ear..." por ter identificado uma pequena diferença entre as duas caixas que era, ao final, um parafuso que havia se soltado no transporte. Eu brinquei com ele, citando que a tradução disso para o nosso português seria "ouvido de tuberculoso", uma expressão muito usada pelo meu pai (na época sem o "politicamente correto").

É uma figura ímpar e foi ótimo tê-lo por aqui!

Abração,

Sílvio

17. Silvio Pereira

Silvio Pereira Audiopax

154 215 43

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro
    Caros,

Tenho que me desculpar por não ter conseguido manter a regularidade desejada destes posts. A preparação, os ajustes e principalmente as apresentações em um evento como este simplesmente drenaram, diariamente, minhas energias - ao chegar ao hotel à noite apenas me restava desmontar para estar pronto novamente para o próximo dia. Aqui vale um novo parágrafo para melhor me explicar...

O público do High End de Munique é, em sua maioria, europeu, com uma significativa participação de americanos e asiáticos e, apesar de ser altamente instruído, ainda têm um perfil típico do que podemos encontrar em qualquer feira de áudio do mundo - uma ênfase ao que poderemos chamar de "pirotecnia audiófila" (mas menos do que nos Estados Unidos). Eu não toco o que é típico deste mercado simplesmente porque não reconheço na maior parte de suas mais conhecidas faixas um conteúdo musical significativo. Minhas listas, mesmo na Alemanha, têm Virgínia Rosa cantando Ataulfo Alves, Antônio Zambuja cantando o "novo fado" ou sonatas de Telemann. Mas estranhamente é mais fácil fazer isso no Brasil - já tive pedidos em feiras na Europa e nos Estados Unidos para interromper canções de Schubert ou da maravilhosa Monica Zetterlund (obviamente não o fiz)! A maior causa do stress é exatamente encontrar a busca pelo melhor balanço para uma apresentação centrada na música e muitas vezes isso funciona perfeitamente...

...Srajan Ebaen (editor da 6Moons), por exemplo, nos visitou novamente no sábado e a audição foi simplesmente espetacular. Não sei hoje sua opinião sobre o sistema mas tenho certeza de que este foi fundamental para que, ao final, a perfeita sintonia entre amantes da música tivesse um conteúdo emocional absolutamente único. Não só ele mas cada um dos que estavam presentes saíram da sala um pouco diferentes do que entraram.

Mas vamos à feira - até agora não consegui sair das desculpas pela demora em escrever!

Como já indiquei, dediquei bastante tempo às salas, com uma forte ênfase àquelas que continuamente recebem excelentes reviews, aos meus concorrentes diretos e à empresas que têm, tiveram ou pretendem ter parcerias com a Audiopax.

Para efeitos estatísticos vamos considerar que eu tenha ouvido 30 a 40 salas. Dessas, apenas gostei de três (em ordem alfabética): Audiopax (mas apenas a versão a partir de sábado), Living Voice e Zellaton - a primeira em uma cabine e as seguintes em salas do Atrium (comentarei as duas últimas ao final). Sem citar nomes para as que eu não gostei, tecerei alguns comentários sobre resultados em feiras e o que considerei como os maiores problemas das salas de Munique:
    • Qualquer feira é uma loteria. Elétrica e acústica podem ou não ser controladas e já estive em locais em que isso não era possível. Especificamente em Munique, os dois casos são complicados (cabines nos Halls ou salas nos Atriums) e as cabines, especificamente, têm uma limitação acústica inerente dos materiais utilizados nas paredes, que as torna muito difíceis (na verdade impossíveis) para a obtenção de bons graves.

• Já pensei em fazer um anúncio que deveria ter mais ou menos a seguinte frase: "Conseguiu um palco sensacional? É pouco!". Um palco tridimensional é, para mim, o mais básico requisito de um sistema audiófilo e o que vi (e ouvi) em Munique foi um sem número de salas em que a apresentação se dava inteiramente em um "quadro" bidimensional exatamente entre as caixas (mesmo que fossem exemplares de 300.000 Euros!). A feira muitas vezes pouco representa da realidade (pelas dificuldades citadas) mas eu certamente trocaria muitos dos sistemas que ouvi por um Piccolo 84 tocando um bom par de bookshelfs em uma sala minimamente ajustada :).

• Me parece que o mercado tem enfatizado - especialmente em função do computador no papel de fonte de áudio - vários requisitos que podem ser resumidos por "transparência", algo que está sendo levado a um extremo que eu, particularmente, não gosto. Três sistemas na feira tinham o que chamo de um "som eufônico" (os que citei acima) e ainda assim com "transparência" - dois eram valvulados e um solid state. Basicamente todos os outros, mesmo os valvulados (e vi pelo menos uns 20), eram um primor de transparência, resposta e precisão mas, para meu gosto, duros, frios e, em diferentes graus, irritantes. Uma pena - será que é só uma fase? Espero… [uma observação adicional: o genial projeto do Model 88 (do também genial Eduardo de Lima) tem uma resposta que vai até 100KHz - bastante incomum em valvulados - e é, em minha opinião, um primor de "transparência" - mas mesmo assim para ele podemos facilmente adaptar a famosa citação "hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás" :)].
    • Resumidamente sobre o que gostei: Audiopax: vou esperar pelos reviews dos outros...; Living Voice: uma delícia, pura e simplesmente; Zellaton: força, presença, precisão - realmente impressionante.
    • Como comentários finais:
      • Sair da reprodução por CDs não é mais uma opção - mesmo em uma feira com o tamanho desta as ofertas de mídias têm sido reduzidas a índices deprimentes.
      • O analógico continua com força total.
      • Esta é A Feira! Para quem gosta de áudio ela é simplesmente imperdível - se você ainda não veio se programe, pois é uma experiência inigualável.
    A seguir algumas fotos (colocarei em ordem alfabética):

Os Absolare, com um acabamento impressionante...
    3. Absolare 1.jpeg
    3. Absolare 2.jpeg

Aries Cerat (eu gosto do design - na verdade gosto muito de cornetas)
    3. Aries Cerat.jpeg

Audiopax... 3. Audiopax 2.jpeg
    3. Audiopax 3.jpeg
    (nosso rack iNFiNiT!...)
    3. Audiopax 4.jpeg
    (a equipe...)
    3. Audiopax 5.jpeg
    (minutos após o fim...)
    3. Audiopax 6.jpeg

Avantgarde (sempre impressionantes)
    3. Avantgarde 3.jpeg

Bergmann
    3. Bergmann 5.jpeg
    3. Bergmann 1.jpeg
    (Johnny Bergmann)
    3. Bergmann.jpeg

Bittner (para quem gosta mesmo de válvulas...)
    3. Bittner 2.jpeg

Clement Perry e Key Kim (editores da StereoTimes) na sala Audiopax
    3. Clement 1.jpeg
    3. Clement 2.jpeg

David Chesky (um dos maiores produtores do mercado e dono da HD Tracks)
    3. David.jpeg

Dennis!
    3. Dennis.jpeg

Jerome Andre (Avantgarde - ex Audio Aero)
    3. Jerome.jpeg

Kawero (só o crossover...)
    3. Kawero - Crossover.jpeg

Kondo com Kawero
    3. Kondo-Kawero.jpeg 3. Kondo-Kawero 2.jpeg

Eunice Kron (ela é espetacular) me passando as duas primeiras KT88 fabricadas pela KR!
    3. KR Eunice 1.jpeg
    3. KR Eunice 2.jpeg
    3. KR Eunice 3.jpeg

KR Kronzilla (Eunice me reclamou que depois de lançar este amplificador ela passou a ser conhecida como a "mãe do Kronzilla")
    3. KR.jpeg

Living Voice...
    3. Living Voice 1.jpeg 3. Living Voice 2.jpeg

MagLev (ainda um protótipo mas bem legal...)
    3. MagLev.jpeg

Voxativ
    3. Voxativ.jpeg

Zellaton
    3. Zelladon.jpeg

Um grande abraço,

Sílvio

Última edição: 22 Mai 2017 às 18:36
    Dennis, dimasroll, Russo e 15 outros agradeceram.
  18. Cantunes

Cantunes Usuário Ativo

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Mais um videozinho da sala da Audiopax.

Russo, Fox _ Mulder, mothman e 2 outros agradeceram.
  19. Silvio Pereira

Silvio Pereira Audiopax

154 215 43

Desde 25 Jan 2009
    Rio de Janeiro
    Caros,

Um boa notícia: mais um excelente review de nossa sala por Michael Lavorgna da AudioStream (do grupo Stereophile), uma vez que ele também considerou nossa sala de 2015 como a melhor do evento.

É interessante observar que suas palavras confirmam minha impressão, já citada neste tópico, sobre os soundstages da feira ("...um palco tridimensional é, para mim, o mais básico requisito de um sistema audiófilo e o que vi (e ouvi) em Munique foi um sem número de salas em que a apresentação se dava inteiramente em um "quadro" bidimensional exatamente entre as caixas..."):

"The sound this year was horn-like in its crazy sound carving clarity where music existed beyond the speakers, beyond the walls, and in space as a dimensional reality. In a word—captivating.".

Link para o review completo:

https://www.audiostream.com/content/sound-galleries-experience

Abraços,

Sílvio

Russo, felipsom e nerone agradeceram.