Audirvana Plus V3 para Windows 10

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por Von Moltke, 6 Ago 2018.

1. Parece que finalmente vai sair o Audirvana para Windows!

Paris | May 11, 2018 -
    Audirvana, maker Audirvana Plus, the reference hi-fi audio player initially made for Mac users, announced today the launch of its Windows 10 version for the pleasure of PC owners. Highly anticipated, this new software with a totally redesigned user interface, is set to take Audirvana Plus to an even wider audience.

http://www.theabsolutesound.com/art...its-version-of-audirvana-plus-for-windows-10/

https://audirvana.com/blog/

• 1
  2. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    E saiu. E usando...

• 1
  3. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    @masabueno@masabueno
    O que tem achado?
    Conseguiria categorizá-lo junto aos outros players, tais como JPlay, Foobar, HQPlayer, Jriver...

Abs

4. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Puxa Edu,

Categoriza-los tecnicamente, ou através de alguma vivência, não conseguirei fazê-lo. Me falta estrada. Serei sincero em dizer que sou descrente da interferência do player, em si mesmo, na assinatura do som, embora saiba do potencial e saiba, também, que players como o HQPlayer, por exemplo, têm filtros que podem interferir nas características do som, algo que não me agrada, não por purismo, mas por questões de comodidade e praticidade.

Tenho preferido deixar a estrutura dos elementos envolvidos na audição das músicas, a mais simplificada possível, ou seja, se quiser alterar o som, prefiro fazê-lo em um dos passos e não ter quatro ou cinco coisas para ajustar. Hoje minha escolha é por coisas que interfiram o mínimo possível, e como estou no hobby de fones, prefiro troca-los conforme meu humor e perceber a música através daquele que escolhi ouvir naquele momento.

Não sou contra equalização e filtros, tanto nos players como nos DAC´s. Pelo contrário, gosto muito quando o DAC oferece isso. E como ter coisas no estéreo, multicanal ou fones não é algo barato, equalizar e experimentar os filtros se torna um caminho mais acessível e muito interessante, sabendo, claro, que é algo que você aplica e acaba modificando seu sistema original.

Última edição: 11 Jan 2019
    • 1
  5. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    Posto isso, falarei da experiência que tenho com o Foobar e o Audirvana Plus+, porém mais ligadas a usabilidade.

Eu digo que o Foobar é o Linux ou o android. E o Audirvana é o OS ou IOS.

O primeiro é mais complexo de mexer, mas tudo é, digamos, personalizável. Você pode ter quase tudo nele, via plugins diversos, o que é um prato cheio se souber usar. Para tirar informações técnicas das músicas, ir além da casca, é sensacional.

A interface é simplista, mas o uso não é tão simples. Perceber qual o minuto da música ou olhar a capa dos álbuns, não pode ser importante para o usuário.

O Foobar é gratuito e só isso já o torna excelente, mesmo que seja necessário um pouco de tempo para aprender a configurar e a usabilidade não ser das melhores e mais intuitivas.

Já o Audirvana, bem como o Room, são players mais voltados para a usabilidade estável e direta. Eles leem praticamente todos os formatos, sem a necessidade de instalações extras; e conforme a empresa atualiza o player, as novidades vem automaticamente. No caso do Audirvana, até a mudança de geração, isso será automático. Ex: se estou com a versão três, todas as intermediárias terei direito; a partir da 4, preciso comprar nova licença, mas a antiga não para de funcionar. No entanto, deixa de receber as atualizações com novas implementações e melhorias.

Outra vantagem é a compatibilidade com o Tidal e outros serviços de streaming e tecnologias como MQA, por exemplo. É uma mão na roda você usar tudo na mesma interface, ainda que com alguma limitação. Você senta e resolve as coisas em um lugar só. Prático e direto.

O Room, até onde sei, tem maior integração com os devices que o Audirvana, que não está disponível ainda para android, mas virá, diz a empresa.

Outra coisa que percebi é que a transição das músicas em formatos de alta resolução no Foobar, DSD, é mais ruidosa que no Audirvana. Pequenos estalidos ocorrem nas trocas, mas é somente nesse momento e não permanece durante as músicas. Isso depende também do DAC, mas o fato é que no Audirvana, isso não é transmitido para o ouvinte. Sinal de melhor usabilidade, acredito.

O preço do Audirvana está em torno de 80 dólares, o que não é tão alto. JRiver é mais fácil de achar por ai, mas se for pagar, o custo é parecido; Room Labs e HQPlayer são bem mais caros, sendo o primeiro um valor mensal em dólar e o segundo em torno de 600 reais uma licença.

Por isso preferi o Audirvana, pois praticidade e comodidade tem sido premissas. A interface é muito amigável e tenho contado com a colaboração de pessoas experientes, onde temos feito trocas muito positivas. A configuração do Foobar é um exemplo.

Quanto aos demais players não posso colaborar. Como disse, me falta estrada.

Última edição: 11 Jan 2019
    • 2
  6. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    @masabueno@masabueno ,

Obrigado pelas colocações... valeu mesmo!

Compartilho com sua colocação....

Depois de te perguntar fui buscar mais informações e buscar detalhes no fórum da Audirvana, e na sequência voltei para buscar informações de ambos no fórum da Roon tb e ler relatos lá. Inclusive com as reclamações de todos os lados, e o legal é isso, a maioria lá que fala bem, tb relata os problemas que passam e que convivem ou, acabam mudando de um para outro e tal.
    Já tinha buscado antes os relatos de quem usa Roon puro, ou integrado com JPlay e o melhor, integrado com HQPlayer.
    Tudo vem de encontro com o que vc disse mesmo...

E tb cheguei a mesma conclusão..

Roon tem uma interface gráfica e o uso de metadados complexos e incrivelmente útil que chegam a citar como “definitiva”, e vi uma discussão bem rica sobre isso... outro ponto positivo para quem precisa, é estrutura de distribuição de players à partir de uma biblioteca única, uma estrutura de broadcasting eu diria... - abrindo um parênteses aqui: dependendo do tamanho e tipo de biblioteca há usuários que acabam optando em não ter somente o Roon pois não atende como facilitador.. ou seja, a excelência vai de caso a caso..
    Por outro lado apesar de terem elogiado muito a evolução do player embarcado, tb é igualmente indicado a superioridade da adição do HQPlayer... mas, tudo tem seu preço....rsrsrs

Tb li muitos relatos de quem deixou de usar ou não usava Audirvana até então, pela limitação à Mac. E que agora estavam pensando ou já migraram para ele. E daí começa a discussão de qual é melhor, com direito a adição da variável “equipamentos” utilizados...

Ou seja, a discussão é grande e com muitas particularidades para se obter uma resposta ou mais, uma categorização como eu mesmo estava tentando encontrar....

O fato é que estou em um momento de definir o que utilizar e para tal tentando coletar o maior número de informação e utilização, com relatos pois, não terei tempo disponível para ir na forma de análises detalhadas e comparativos A-B. Tentando encurtar o caminho e tentar adequar o máximo possível para uma solução meio que definitiva, além do fato da necessidade de pensar no modelo de armazenamento/organização de minha biblioteca.

Enfim, é isso e esse meu caminho a percorrer nas próximas 2-3 semanas e definir tudo isso.

De novo, muito obrigado pelos relatos e suas impressões sobre o que já experimentou....

Valeu !!!

Abraços.....

Última edição: 12 Jan 2019
    • 1
  7. masabueno

masabueno masabueno

Desde 27 Dez 2011
    São Paulo / SP / Brasil
    • 1
  8. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Legal que saiu o Audirvana para Windows, ele faz um trabalho excelente na plataforma Apple, é um app quase que obrigatório.

Vou testar.

9. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Eu estava usando o Roon num note I7 dedicado, instalei o Audirvana versão Windows para testar.
    Para mim a qualidade de Audirvana foi melhor, tanto que comprei a licença.
    Outra coisa é que a biblioteca de Audirvana é bem simples de se arrumar, quanto que no Roon já me deu algumas dores de cabeça.
    O Audirvana roda imagem ISO que no meu caso achei ótimo, pois a maioria dos discos são SACD.
    O Audirvana também carrega antes na memoria, coisa que o Roon não faz.

• 2
    • 1
  10. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    Acho que vou ganhar a pa de ouro por ressussitar esse topico porem vamos la:

-Alguem ja tracou um comparativo entre Windows e Mac???

Ha alguns anos, eu fiz isso, peguei um note com windows 7 e comparei com um note Mac (no windows era JRiver e no mac Amarra)
    A diferenca era muito grande...
    Desisti de windows para isso.

Agora o note pifou e fiquei na mao!!!
    Tenho ainda aquela imagem do som no windows e nao tenho motivacao para pegar um note com windows.

Alguem ja testou isso?? Sera que com win10 alguma coisa mudou???

No mac eu testei Audirvana mas ainda achava o Amarra melhor.

[]s

11. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Eu comprei o Audirvana versão Windows e desisti de usar. A qualidade do áudio é muito boa, porem o programa apresenta vários problemas.
    Na versão MAC está bom.
    Caso vc queira comprar vá de MAC.
    Eu uso hoje um note com Windows Server e o JRiver que funciona perfeitamente bem.
    O Audirvana seria o programa ideal para mim, mas na versão Windows infelizmente não está bom.

12. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    OLA!!
    como comentei acima, o Mac ja nao é mais opcao pois pifou e agora, sem chance de adquirir outro Mac.
    Vc acredita que a sua versao windows possui exatamente a mesma qualidade da sua versao mac???

[]s

13. reynaldohm

reynaldohm Senior User

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    A qualidade de som é ótima, porem apresentou muitos problemas, e pelo que eu tenho acompanhado no fórum do Audirvana ainda acontecem.
    Uma pena, para mim seria o programa ideal.
    Vc pode usar gratuitamente por um período para teste, talvez para seu uso funcione bem.
    Um abraço

• 1
  14. Renato Nickel

Renato Nickel Usuário

Desde 15 Jul 2004
    Curitiba
    Colegas,
    Como estão deixando a configuração do Audio do Audirvana? Eu uso aqui a versão 3.5.37 do Audirvana com um Mac Mini Late 2012 (16 ram e SSD de 120GB). Hoje uso ele ligado a interface Singxer SU1 via USB para depois ligar o DAC (Denafrips Pontus) via I2S. Tenho usado a opção NOS do Denafrips. Uso o Tidal para streaming e meus arquivos em HD (muito ISO e DSD), mas tenho vontade de manter sincronizado com o iTunes só por conta da coleção de música da Linn (Apple Music). Vou postar fotos da minha configuração aqui só para podermos conversar sobre pois não achei outra discussão sobre o uso do Audirvana no Htforum. Até entrei no fórum do Audirvana, mas não achei o que precisava.
    upload_2020-6-11_18-57-18.png

upload_2020-6-11_19-0-56.png
    upload_2020-6-11_19-2-57.png
    upload_2020-6-11_19-6-9.png
    upload_2020-6-11_19-7-31.png
    upload_2020-6-11_19-8-19.png

15. Renato Nickel

Renato Nickel Usuário

Desde 15 Jul 2004
    Curitiba
    Colegas,
    Alguém tem uma ideia de como usar a mesma saída de som para o iTunes daquela usada para o Audirvana? Não sei se acontece com vocês, mas quando sincronizo o iTunes no Audirvana bagunça a saída de som no meu Mac mini e a qualidade não é a mesma que tenho com o Tidal por exemplo. Alguém tem alguma dica de configuração?
    Renato

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso