Anúncio do HT Forum

Aumento excessivo na conta de Luz

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por brunofranco, 27 Dez 2016.

1. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    Boa noite. Sou morador da cidade do Rio de Janeiro e na minha residência, quando era utilizado o relógio analógico de luz, minha conta nos períodos de verão quando se usava o ar condicionado chegava em torno de 200 reais. No início desse ano a equipe da Light mudou pro relógio digital e gradualmente a conta vem aumentando. Agora neste último mês de dezembro mesmo sem ligar o ar condicionado a conta chegou a incríveis 365 reais! O que pode estar ocorrendo afinal? Aqui o sistema é Trífásico a 110V. Eu moro em prédio.

2. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Mas o consumo em kwh permaneceu o mesmo?

3. Mr. John

Mr. John Tech lover

6.437 1.434 686

Desde 27 Mai 2008
    Hell de Janeiro
    O valor do kwh aumentou absurdamente nos últimos anos, graças à presidenta.

Pode ser isso, mas de todo modo já ouvi dizer que o relógio analógico era impreciso e que o digital de fato marca mais, por refletir o consumo real.

Abs

4. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    aumentou. Antes dava uns 150 e pouco e agora 300, 350... Fiz um teste e liguei o ar durante a noite de ontem e com umas 5 horas de consumo lá no relógio digital contabilizou 12 kilowattas de gasto! Ontem fiz um teste e durante toda a tarde com 2 tv's e 2 ventiladores ligados, além do decoder da TV a cabo, geladeira etc... mas sem ar condicionado de 12:00 até umas 17h deu um gasto de 2 kilowatts, isso segundo o display do relógio. Meu ar é de parede mas tem selo "A" de economia. Estranho é que na casa da minha prima que também mora em prédio, segundo ela dá uns 180 a 200 reais ligando a ar todos os dias. O aparelho dela também é de janela. Pois o split consome menos, mas não é o caso. Os aumentos só chegaram pra mim??? Estranho....

5. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    cara, todo mundo que passou a usar essa merda de relógio de luz da parede começou a ter aumentos extraordinários na conta. E não só no Rio, em outros estados tb! Procura no youtube que vc vai ver! Tem gente que pagava 120 e passou a vir 400 e pouco! Outros que de 200 pulou para 900! Isso só deve ser roubo das concessionárias! Eu reclamei com a Light e eles disseram que está tudo normal... então acho que terei que processar! jdeiro e FMtaue, nas suas residências qual o relógio de luz que está lá? O eletrônico, ciclométrico ou de ponteiro (super antigo)?

6. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Eu verificaria o óbvio: o aparelho de ar condicionado.
    Mesmo os aparelhos de classificação A do INMETRO podem gastar 2kWh/hora, pois a classificação é relativa à capacidade.

7. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    mas nos meses de outubro, novembro e dezembro não foi usando o ar condicionado. Essa semana usei por 3 dias durante umas 4 horas cada dia, mas aí já irá refletir na conta de janeiro, pois dezembro já fechou e foi até paga. Deu uns 350 por aí.. mais de 300 reais sem ligar ar condicionado tá puxado né?

8. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    Aqui o resumo das contas de 1 ano pra cá. Em dezembro do ano passado veio muito baixo pois viajei praticamente o mês todo!

Consumo de KWh:

9. DaN!

DaN! Usuário

7.671 1.570 576

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Aqui no meu apartamento, sem uso de nenhum aquecimento elétrico (tenho a gás), a conta fica na faixa de R$ 250. Se começar a abusar do ar (Split Inverter) acho que vai para uns R$ 350.

Acho muito caro também, principalmente quando você olha quanto da conta é imposto.

10. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    qual o tipo de relógio de luz que sua concessionária colocou?

11. DaN!

DaN! Usuário

7.671 1.570 576

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Não sei. Os medidores ficam na garagem, em sala fechada.

12. brunofranco

brunofranco Usuário

Desde 19 Nov 2016
    Rio de Janeiro
    o síndico do teu prédio não pode te dizer?

13. DaN!

DaN! Usuário

7.671 1.570 576

Desde 7 Fev 2009
    São Paulo/SP
    Sim mas não consigo te responder agora.

14. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

3.877 1.124 636

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    O analógico não tava para fazer tarifa diferenciada, o que é possível com o digital.

15. Mr. John

Mr. John Tech lover

6.437 1.434 686

Desde 27 Mai 2008
    Hell de Janeiro
    Pois é, veja que teu consumo de fato aumentou, o que foi refletido no valor cobrado.

A grande questão é: qual o motivo do aumento do consumo? Imprecisão do relógio anterior ou fraude?

Você precisa que um engenheiro elétrico faça uma estimativa de consumo dos aparelhos que tem em sua residência para saber se bate ou não. Se não bater, entra na Justiça.

Não tenho nenhum conhecimento de causa, mas acho difícil de acreditar que o relógio tenha qualquer relação com a tarifação.

O relógio mede o consumo, para depois se aplicar a tarifa.

16. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

3.877 1.124 636

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    Pode ser que o relógio antigo estava com defeito, ficando impreciso a leitura, entre em contrato com a companhia de luz (acho que no RJ é a Light) para averiguar isso, outra coisa que pode estar ocorrendo é a mal instalação do relógio ocorrendo fuga de corrente. Não sou técnico em elétrica mas pelo conhecimento que tenho só consigo pensar nessa 2 alternativas.

Última edição: 30 Dez 2016
  17. azrael_rj

azrael_rj Usuário

Desde 28 Jul 2009
    rio/rj
    Bruno, sou engenheiro eletricista e tb morador do Rio.

Desculpe mas se sua prima paga 180 reais ligando o ar todos os dias isso eh mentira. Nem com split vc conseguiria isso. Qdo vc foi no relógio e viu o consumo de 12 kWh, isso está corretíssimo... Eh isso mesmo, não existe milagre. Ar condicionado eh o pior aparelho residencial pois fica ligado por horas e consome muito.

Seu relógio antigo estava saturado. Hoje em dia temos muita carga em casa que os relógios antigos não mediam. Eles eram feitos pra uma época que tínhamos uma lâmpada incandescente em cada cômodo e o único motor que tínhamos era o da geladeira.

Aqui pago 300 reais normalmente e no verao só Deus sabe... Não tenho chuveiro elétrico, mas tenho um ar janela de 21mil Btu que toda vez q liga eu fico pensando: eh mais barato que um 3 hamburger no burger King... Kkkkk

Outra coisa eh que o preço do kWh aumentou bastante tb. Lembro que era uns 0,47 e pulou pra mais de 0,80 em um anos

• 3
  18. waltersouza

waltersouza Usuário

Desde 27 Mar 2009
    Recife
    Teu ar está trabalhando direitinho, está desligando o compresssor ou tá direto sem parar e a geladeira, verificou. Uma vez a minha geladeira ficou trabalhando direto sem parar, quando percebi não sabia há quantos dias isso vinha ocorrendo e a conta veio bem salgada. Verifica isso aí, vai que...

19. Edvaldo Fernandes

Edvaldo Fernandes Encontro HTFLondrina/Revox

Desde 29 Nov 2005
    Em algum lugar do Paraíso
    Aqui no Paraná com essa merd@ de cor de bandeira (mais uma extorsão) sai de R$ 270 cheguei à pagar incríveis R$ 700,00:irado::irado:, e olha que a Itaipu é aqui no Paraná (existe sobras de energia gerada). Diante dessa extorsão, tive que trocar todas as lâmpadas para leds, instalei aquecedor solar, troquei o freezer de 20 anos por um Brastemp classe A, criterioso e conscientização com a utilização do AC, depois de tudo isso e com a volta da bandeira verde, a conta agora estabilizou em 350,00 :choro:......

Edvaldo

20. Edvaldo Fernandes

Edvaldo Fernandes Encontro HTFLondrina/Revox

Desde 29 Nov 2005
    Em algum lugar do Paraíso
    Tempos atrás os caras da Sanepar (Água) vieram em casa para trocar o relógio da água, questionei o porque da troca, apenas disseram que teriam que trocar por um mais novo :suspeito:
    Passado um mês a conta de água veio pela metade do meu consumo médio (aí vi vantagem da troca :aplauso: até que enfim algo que beneficiou o consumidor). mas não demorou muito para o funcionário da Sanepar vir em casa perguntar se nós tínhamos viajado ? Respondi que sim :D , mas na verdade não :assobio: ... No mês seguinte a conta de repetiu :aplauso:..... não demorou muito os caras apareceram aqui em casa já com outro relógio para troca :irado::irado:!!! Questionei novamente o porque, disseram que estava com problemas e precisavam trocá-lo...
    E no mês seguinte a conta dobrou (voltou ao meu consumo médio anterior) e pior.......eles ainda cobraram a diferença desses 02 meses que o consumo havia diminuído :irado:!!!!

Agora me pergunto se tivesse acontecido o inverso, se eles teriam assim essa rapidez de atendimento para troca do aparelho bem como a diferença de volta!!!:@ Com certeza teria que gastar muita sola de sapato e dor de cabeça para ser atendido!!

Edvaldo

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso