Automação Apt Broadlink

Discussão em 'Automação' iniciada por jorgespneto, 12 Jul 2019.

1. jorgespneto

jorgespneto Usuário

95 27 12

Desde 14 Set 2009
    Maceió - AL
    Olá galera, quero compartilhar com vocês um projeto que estou iniciando para automatizar meu apartamento. Infelizmente fiz uma reforma recente grande no meu apt há 6 meses, mas na época pelo orçamento apertado e estava mudando bastante coisa acabei não passando os fios. Hoje já passado o baque da reforma estou querendo iniciar o projeto de automação.
    Lendo bastante os tópicos aqui disponíveis acabei optando por utilizar o seguinte:
    Substituir os interruptores de luz pelo modelo Broadlink Interruptor Touch Tc2 - RF
    Colocar como controlador via RF o Broadlink Rm Pro+ Central Wifi Automação Residencial 2019
    Utilizar para controlar via comandos de voz o Google Home
    Utilizar para controle geral manual o Logitech Harmony Ultimate
    Utilizar para controle geral via App para iPhone - ainda não definido, aceito soluções

Estou na dúvida também se há necessidade de utilizar mais de um RM Pro+ no meu apartamento, ele tem 140mt e vi que a área de cobertura aproximada por RF é de cerca de 100mts ou atravessar 2 paredes, alguém tem experiência sobre isso ?

Vou deixar alguns links aqui embaixo do YouTube mostrando como é simples instalar os interruptores e configurar

Broadlink: Cadastro de Interruptores RF no IHC para comando de voz em português no Google Home

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM BROADLINK

Ativando luzes por voz - Broadlink e google home

AUTOMAÇÃO FÁCIL COM INTERRUPTORES TOUCH COM BROADLINK E CHAVEIRO RF
    GOOGLE HOME: Dicas nas Rotinas para personalização de Comandos de Voz da Automação Residencial #01

Espero que desta maneira ajude aos colegas que também estão pensando em fazer automação

2. jorgespneto

jorgespneto Usuário

95 27 12

Desde 14 Set 2009
    Maceió - AL
    Ao começar a comprar os interruptores me deparei com um problema, no meu quarto tenho duas luzes que acendem na porta e eu posso apagar na cabeceira, estando em paralelo, os interruptores da Broadlink não permitem trabalhar em paralelo, nas minhas pesquisas achei que a Livolo possui um modelo que permite, segue os links

Interruptor Touch Livolo 3 Botões Remote Three-way Paralelo

Interruptor Touch Livolo 2 Vias Rs Three-way Paralelo Remote

Acabei optando também por comprar 2 receptores infravermelho para por no meu quarto e no quarto de minha filha, para controlar por IR os equipamentos do quarto

Broadlink Rm Mini 3 Extensor Ir P/ Rm Pro / Frequência Ir

Quando tiver tudo funcionando posto fotos da instalação

3. neodomotica

neodomotica Neo domotica

Desde 9 Jul 2019
    São Paulo
    Olá Jorge tudo bem?
    Ha alguns anos fiz testes por uns dias em apto de 150m2, á ideia era controlar persianas motorizadas com RF em todas as janelas e alguns comandos IR, e o Broadlink se mostrou instavél, Já de começo a primeira decepção tinham algumas motores da marca somfy, e Broadlink não funcionou, para os motores de outra marca funcionou, Ai fiz um Botão teste para abrir 4 persianas de janelas pela manhã e tinha vezes que abria 3 janelas, as vezes 1, e quase nunca as 4 como eu queria! kkkkkk Nas Cenas então nem se fala, mesmo colocando o equipamento em uma área mais centralizada no apto, não deu muito certo! No final foi dinheiro gasto atoa, pois depois foi necessário comprar um hub de verdade, então resumindo, acho que tem custo beneficio bem melhor por ai, mesmo pra quem curti Faça vc mesmo.

Mais dúvidas, se eu puder ajudar estamos ai!
    Abraço

Última edição: 14 Jul 2019
  4. jorgespneto

jorgespneto Usuário

95 27 12

Desde 14 Set 2009
    Maceió - AL
    Fala amigo, tudo tranquilo. Entendi, estava lendo e vendo algumas análises no youtube e ninguém relatou esta instabilidade, como você referiu que faz alguns anos talvez seja no início da tecnologia, tendência é que cada vez que saia uma versão nova seja minimizada estas falhas. Acabei optando por pegar a versão 2019, assim que receber e fizer testes posso relatar minha experiência.
    Enquanto isso se alguém que já tenha e utilize constantemente possa deixar algum relato seria uma boa.
    Como expliquei não existe a possibilidade pra mim de quebrar a parede para repassar a fiação, essa foi a opção RF que pareceu mais possível para mim.
    Você recomendaria alguma outra central em vez da Broadlink que seja mais instável ?
    Qual solução você recomendaria no meu caso ?
    Pretendo usar mais para lâmpadas mesmo, ar-condicionado, televisão e home theater, por enquanto não penso em colocar motores nas cortinas.
    Abraços

5. neodomotica

neodomotica Neo domotica

Desde 9 Jul 2019
    São Paulo

6. neodomotica

neodomotica Neo domotica

Desde 9 Jul 2019
    São Paulo
    Foi em 2017, e era exatamente o mesmo modelo Rm pro, Creio que a questão não é software (APP) e atualização, a questão é que essas tecnologias não se comunicam em malha, e isso prejudica o envio de sinal RF para distâncias maiores principalmente com barreiras (paredes), pois o único emissor é o próprio Rm pro, ja os dispositivos que trabalham em malha transmitem o mesmo sinal da central pra assim garantir que o comando chegue, uns até enviam uma cópia do comando pela própria rede elétrica e não são tão mais caros que a o Rm pro, principalmente se importados da amazon ou ebay por exemplo! Más é aquilo, a decisão é sua, se acha que vale a pena vai em frente e tire suas próprias conclusões!
    Abraço

Última edição: 14 Jul 2019
  7. jorgespneto

jorgespneto Usuário

95 27 12

Desde 14 Set 2009
    Maceió - AL
    Entendi, quais dispositivos são esses?! Se puder passar o nome agradeceria muito

8. hugo alvim

hugo alvim Usuário

Também fiquei interessado em saber quais seriam estes dispositivos. Preciso para cortinas e ar condicionado.

9. mmbb89

mmbb89 Usuário

8 3 3

Desde 8 Dez 2011
    São Paulo - SP
    vocês já viram o Home Assistant ? deem uma olhada no site www.home-assistant.io
    é uma solução "open source" para automação doméstica, mantida por uma comunidade de usuários do mundo todo
    tem integração com inúmeros sistemas comerciais (inclusive o BroadLink citado aqui) e com os assistentes Google Home, Amazon Alexa...
    você pode instalar em qualquer Raspberry Pi (R$100-R$300) e customizar conforme desejar com os sensores e acionamentos escolhidos
    pode rodar como servidor virtual em qualquer computador mais antigo que voce tiver em casa também
    não é uma solução totalmente "pronta" mas é altamente customizável, em outras palavras, você automatiza o que quiser e como quiser
    procurem no youtube por home assistante ou entao hassio, tem muita coisa...

10. mmbb89

mmbb89 Usuário

8 3 3

Desde 8 Dez 2011
    São Paulo - SP
    procurem por dispositivos que funcionem em redes MESH, existem varios protocolos como ZigBee, Z-Wave, Wi-Fi e Bluetooth
    apenas como exemplo, existe a linha Xiaomi Aqara que tem um bom custo-benefício e pode ser importada facilmente mas tambem já é possivel encontrar venda direto aqui no Brasil

• 1
  11. hugo alvim

hugo alvim Usuário

Aproveitando que aqui o pessoal entende, não achei no fórum pessoas falando de softwares de automação como Homeseer, indigo e etc. alguém usa ou já ouviu sobre? Estava em dúvida entre estes dois.

12. Willian Pereira

Willian Pereira Usuário

Desde 17 Dez 2019
    Brazil
    Acompanhando, pois também estou investindo nessa area, possui google home + assistent + sonoff mini + rm mini pro + chrome cast por enquanto!

13. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    Acabei de utilizar em casa e na casa da minha irmã... Se quer algo mais flexivel e seguro, vá de Logitech Harmony.
    Mas isso não quer dizer que com o Broadlink terá problemas absurdos.

As últimas atualizações do app do Broadlink ajudaram e mais, não é só atualização do app mas tb do firmware interno dele que faz toda diferença. Parece outro controle de bem mais estável.

Nessa solução com Broadlink usei o RM Pro+ e um RM Mini na area da piscina, que se comunicam por wifi.
    Controlam 2 receivers, bluray, AppleTV, 2 Net, Ar condicionado, luzes e ainda criei cenas programadas que funcionam perfeitamente... inclusive as vezes assusto minha irmã, controlando à distancia pela rede 4G...rsrsr
    E a integração com Alexa roda muito bem, todos dispositivos reconhecidos onde posso aciona-los diretamente ou acionar as cenas criadas (podendo atribuir apelidos na Alexa para maior facilidade)

14. Willian Pereira

Willian Pereira Usuário

Desde 17 Dez 2019
    Brazil
    tenho tanta duvida entre google Nest Mini ou alexa k

15. andrerossini

andrerossini Usuário

1 0 2

Desde 13 Jun 2012
    Campinas/SP
    Assinando para acompanhar... acabei de comprar um broadlink =/

16. Eecildo

Eecildo 3Decildo

Desde 30 Set 2019
    Duque de Caxias, RJ
    Também comprei 2 Rm4, mas não completa a conexão. Na primeira vez o app sugeriu criar outro login e escolher outra área condizente. Será que tem que usar Estados Unidos ou China?

17. Eecildo

Eecildo 3Decildo

Desde 30 Set 2019
    Duque de Caxias, RJ
    Pelas instruções de instalação, o problema pode ser que meu roteador Tim Live está com uns 20 itens pendurados no wifi, então resolvi comprar um roteador extra, mas aí surgiram dúvidas:
    *Eu apenas ligando esse roteador, deixando uma redezinha wifi a mais somente para a automação, como vai funcionar se esse roteador a mais não tem internet?
    *Digo isso pois já excluí uma sonoff que funcionava do roteador wifi da Tim Live e não consigo parear ele pelo roteador novo, e ele não ter sinal internet deve ter a ver com isso.
    *Ter mais um roteador aumenta o número de slots para aceitar mais itens pendurados no wifi?
    *Em suma, qual a melhor maneira de ligar esse segundo roteador?

18. Edu_02

Edu_02 Usuário

Desde 1 Jun 2010
    São Paulo
    Comprei o RM4 Mini (não o 4C, apenas 4), que tem a mais a opção de sensor de temperatura e umidade.

Vamos ver se funciona bem.

Screenshot_20200105-102649_Amazon Shopping.jpg Screenshot_20200105-102733_Amazon Shopping.jpg Screenshot_20200105-102722_Amazon Shopping.jpg

19. Frank Andriessen

Frank Andriessen Usuário

1 0 1

Desde Domingo
    São Paulo
    Vc pode criar uma cena, coloco o que ia ser paralelo e ligue somente a parte de energia nele. Depois de o nome a ele ( paralelo quarto) . Aquele que está ligado não porta vai ser o luz do quarto (exemplo) . Aí lá em cenas vc diz : quando luz do quarto ligado então paralelo ligado a outra cena é quando luz do quarto desligado então paralelo desligado. Funcionou aqui em casa.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso