Anúncio do HT Forum

Automação residencial com PLC

Discussão em 'Automação' iniciada por Edu-Alves, 5 Jun 2015.

1. Edu-Alves

Edu-Alves Usuário

333 275 81

Desde 7 Jan 2014
    Uberlandia/MG/Brasil
    Boa noite pessoal, estou criando este tópico pois estou fazendo a automação da minha casa já a varios anos e estou utilizando PLC Rockwell, para quem não conhece um PLC é um dispositivo industrial onde é programado um software para controlar entradas e saidas.
    Bem estarei postando fotos e videos sobre tudo que ja automatizei em minha casa espero que sirva para ajudar alguem e se tiver alguma sugestão será muito bem aceita.(y)

2. anbes

anbes Usuário

Desde 23 Set 2014
    sp
    É por ai que o iTecHome trabalha. UM CPL e um modulo I/O da ICP DAS, com um PC como governante "extra" e demais dispositivos, como um global cache para IR, Placa da Io robotics para demirizacao...

• 1
  3. Lukenshin

Lukenshin Usuário

Desde 26 Mai 2011
    Aracaju/SE/Brasil
    Olá. Como você faz acionamento infravermelho e dimmerização de lâmpadas com PLC? Tem cartão pra isso?

• 1
  4. Edu-Alves

Edu-Alves Usuário

333 275 81

Desde 7 Jan 2014
    Uberlandia/MG/Brasil
    Interessante Anbes eu não conheço esse modulo da ICP DAS na minha casa eu instalei um PLC da Rockwell este PLC é do tipo utilizado em industria mesmo, gosto muito de usar o PLC pois como é programado posso mudar o geito que quero que funcione com uma simples modificação no programa.

5. Edu-Alves

Edu-Alves Usuário

333 275 81

Desde 7 Jan 2014
    Uberlandia/MG/Brasil
    Eu não utilizo infravermelho no PLC estou utilizando RF, comprei uns quites de acionamento de réles por RF e envio um sinal para o PLC depois trato este sinal no PLC para executar a função que eu quero.
    Em relação a dimmerização, ainda não instalei em minha casa.

6. Edu-Alves

Edu-Alves Usuário

333 275 81

Desde 7 Jan 2014
    Uberlandia/MG/Brasil
    Segue video da automação da janela realizado recentemente, utilizei motores de acionamento de vidro de carro esta é uma automação que ja estava planejada e instalada parcialmente a 6 anos :confuso: mas até que enfim arrumei tempo para terminar :uhu:tenho muitas outras coisas para postar mas como minha casa ta em reforma, fica complicado arranjar tempo mas quero compartilhar muitas ideias neste topico (y)(y)(y)(y)(y).

• 2
  7. Lukenshin

Lukenshin Usuário

Desde 26 Mai 2011
    Aracaju/SE/Brasil
    Edu, muito bom cara. Como você fez a adaptação mecânica do motor de vidro elétrico na janela?

• 1
  8. Edu-Alves

Edu-Alves Usuário

333 275 81

Desde 7 Jan 2014
    Uberlandia/MG/Brasil
    Lukenshin, Um amigo meu que é torneiro mecanico fez o eixo para colocar no motor e mandei um cerralheiro fazer as caixas para colocar o motor após isso durante a construção da casa mandei chumbar as caixas dentro das paredes (n) foi uma trabalheira (n) mas gostei do resultado final.

• 1
  9. Lukenshin

Lukenshin Usuário

Desde 26 Mai 2011
    Aracaju/SE/Brasil
    Você teve que fazer alguma adaptação pra janela correr mais suave na guia? Não fica enganchando e forçando o motor?
    Por acaso vc teria uma foto do acoplamento do motor na janela? Acho que vou tentar fazer isso em casa em breve.

Última edição: 20 Jul 2015
  10. renanetl

renanetl Usuário

Desde 3 Nov 2008
    São José do Rio Preto
  11. RicardoPOA

RicardoPOA Usuário

76 11 11

Desde 22 Out 2017
    Porto Alegre
    A menos que você ja tenha os plcs e modulos de IO não é viável fazer automação residencial com esse tipo de equipamento. Hoje em dia existem muitas opções baratas de microcontroladores

12. scenesdream

scenesdream Usuário

2 0 1

Desde 10 Abr 2018
    são paulo
    Uma automação industrial convencional não é viabilizada com custo do CLP, no entanto, existem CLP de baixo custo que podem fazer algumas coisas. No entanto, eles não muito aplicados pelo custo pois eles poderiam ser aplicados sem nenhuma problema.

Acredito que seja melhor, manter as soluções dedicadas para automação residencial para viabilizar a aplicação caso contrário, automação residencial simples será invibializada.

13. rodpoa

rodpoa Usuário

Desde 24 Mar 2009
    Porto Alegre
    Eu pretendo usar alguns sensores RS485 para medir nível de água (tenho caixa dágua, caixa de água quente solar) e apoio tanto elétrico quanto à gás.

Gostaria de tornar o sistema 'inteligente' ligando ou desligando o apoio elétrico ou a gás para usar a fonte de energia mais conveniente naquele momento de acordo com minhas regras. Exemplo, gás está baixo, usa o elétrico.

Quero usar o SCADA nacional opensource SCADABR para monitorar e acionar tudo.

Ia começar com CLP mas descobri que o SCADABR lê Arduino então por enquanto comprei um arduino UNO para iniciar os testes.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso