Anúncio do HT Forum

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL - GUIA DE REFERENCIA DO INICIO AO FIM DO PROJETO

Discussão em 'Automação' iniciada por Márcio Veronez, 31 Out 2016.

1. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Boa noite amigos

Como temos vários tópicos aqui no fórum a respeito do assunto e também vejo varias pessoas procurando informações a respeito de quais os primeiros passos para se iniciar uma automação em sua residencia , estarei fazendo aqui um guia para que as pessoas possam entender de como devem ser os procedimentos do inicio ao fim de um projeto de automação envolvendo uma residencia inteira desde o inicio com o intuito de ajudar as pessoas que querem iniciar neste mundo mas tem duvidas, temores e receios.

Passo 1

Para se iniciar um projeto de automação em uma residencia em primeiro lugar contate um profissional experiente na área e que trabalha ou já trabalhou com múltiplas plataformas de controle, a experiencia ira garantir que seu projeto não fique limitado a apenas 1 ou 2 opções bem como não limitara as opções de integração possíveis que o profissional poderá apresentar.

O profissional no caso necessitara das plantas de ambientação, luminotécnico e elétrica ao menos a principio.

Tambem sera fundamental o contato e uma boa conversa entre o dono da residencia bem como o profissional de arquitetura envolvido no projeto para que possam chegar a um senso comum onde devera ficar a sala técnica
    Sala técnica - sera o local destinado a alocar os equipamentos eletrônicos tais como decoder de tv a cabo , central controladora , matriz de áudio , matriz de vídeo, servidor de vídeo , central de monitoramento e gravação de câmeras de segurança , amplificadores , central de condicionamento de energia, sistema de rede Ethernet/internet , sistema de telefonia etc... enfim tudo que ficaria espalhado em diversos cômodos da casa ficam concentrados neste local facilitando assim eventuais manutenções/upgrades de qualquer item de todo o sistema.
    Assim sendo aquele desenho que o profissional de arquitetura/decoração faz em uma suite por exemplo em que temos apenas a cama e uma Tv na frente dela sem nenhum móvel embaixo(no qual seria colocado o decoder de tv a cabo , blu ray , appletv etc) se torna perfeitamente possível e muito bonito e funcional.

Planta baixa da residencia para inicio do projeto
    upload_2016-10-31_20-4-2.png

upload_2016-10-31_20-6-2.png upload_2016-10-31_20-4-2.png upload_2016-10-31_20-6-2.png

Nesta etapa inicial é totalmente desnecessário se preocupar com equipamentos muito menos a compra dos mesmos...
    Nesta etapa a unica coisa necessária é um profissional para fazer o projeto bem como a orientação ao pessoal da obra sobre que precisa e como ser feito.
    Muita atenção a esta etapa , pois uma decisão tomada errada neste momento pode comprometer tudo de bom que a automação e um projeto totalmente integrado pode oferecer.
    Um projeto moderno e bem feito deve englobar tanto a parte de automação mas também a rede Ethernet e wi-fi, segurança e monitoramento , telefonia , tv a cabo etc...
    Como todos os itens acima fazem parte de uma integração o que a proposta da automação moderna não faz sentido o projeto não ser único e englobar tudo, afinal não faz sentido contratar uma pessoa para colocar o pneu na roda e outra para parafusar a roda no lugar.

Continua ...

• 4
  2. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Etapa 2

Apos a conversa com os proprietários com o profissional de arquitetura e as definições necessárias para se iniciar o projeto é a hora do profissional por em pratica toda a sua experiencia no projeto de infra estrutura.

Como um projeto moderno como dito acima engloba também sistema de segurança veja que sera muito importante no projeto a marcação definida dos pontos especificados como é bem comum em projetos mais amadores virem pequenos símbolos dizendo , ponto de TV , ponto de câmera , ponto de tel , ponto para biometria em suas legendas.
    Se estamos tratando de uma integração com sistema de segurança para que constar na planta baixa onde serão os pontos especificados ? Para que varias pessoas saibam onde se encontrara tais pontos dentro da residencia ? Onde esta a segurança nisso ?
    Alem do que em linguagem de construção e engenharia tais legendas não existem e em nada ajudam a quem ira executar pois para quem ira passar o tubo e por a caixa de passagem pouco importa para que sera destinado aquela infra apenas importa a bitola do tubo bem como qual caixa de passagem deve ser colocada com suas medidas e localização.
    O projeto deve constar o maior numero de informações possíveis bem como um detalhamento bem feito para que facilite a vida de quem ira executar a infra.
    A partir desta hora em diante a experiencia em obras do projetista ira fazer toda a diferença afim de tornar o trabalho do executor o mais simples possível com o menor gasto em material para o proprietário e também tornar a infra bem segura para os futuros equipamentos que virão a ser instalados.

upload_2016-11-1_14-40-46.png

upload_2016-11-1_14-42-33.png

upload_2016-11-1_14-44-55.png

Apos o projeto de infra estrutura pronto é hora de partir para a obra e ter uma reunião como todos envolvidos na execução do projeto de infra marcar os pontos sanar duvidas e buscar soluções para possíveis problemas que possam vir a ser encontrados.

Creio que não de para ver muito bem nas legendas mas pontos importantes a serem observados:

1 - o projetista deve pedir circuitos individuais com bitola e disjuntor adequado para todos os módulos de iluminação bem como para os futuros condicionadores de energia bem como para o Home Theater.
    2 - os pontos de alimentação de tv , projetores , câmeras de vídeo bem como qualquer outro componente integrado ao sistema jamais deve ficar de fora de um condicionamento de energia... portanto aqueles famosos pedidos em projeto (ponto 110v atras de uma TV por ex , caso veja isto em seu projeto contratado fuja imediatamente de quem foi contratado para projetar o sistema)
    3 - atente para o tipo de tubulação solicitada no projeto... quando é usado Seal tubo na infra
    ( que é um tubo emborrachado por fora mas com alma de metal) alem de não perder o diâmetro nas curvas também protege os cabos de baixa indução que serão passados posteriormente dentro deles.
    Alem disto com o sistema instalado caso venha a acontecer algum tipo de interferência nos cabos basta aterrar a tubulação da casa para eliminar a interferência.
    4 - em raríssimas exceções em alguma obra terá a necessidade de se usar eletrocalha ... pois a mesma quase que impossibilita um futuro upgrade de cabos caso venha a ser necessário.

Continua ...

• 3
  3. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Fase 3

Bom chegamos a terceira etapa do projeto que a fase do CABEAMENTO

Esta é a primeira fase em que efetivamente se precisa comprar algo com o integrador em relação ao projeto.

Vou colocar a minha experiencia ao longo de anos sobre este assunto.
    É quase impossível saber a metragem exata que sera gasta de cabos em uma obra , podemos ter uma ideia aproximada mas exata é impossível.
    Então aquela proposta escrita apenas assim "cabeamento" eu descartaria de imediato pois não especifica os modelos de cabos usados nem a quantidade , seria como ir em uma concessionaria de carros que vende desde Palio ate uma Mercedes e na proposta vir contando apenas escrito "carro" e um valor.
    Mas que carro esta comprando, Qual marca e modelo com quais opcionais ?? Nunca vi ninguém comprar carro assim porque deveríamos comprar um cabeamento desta forma.

Eu desenvolvi uma forma justa para ambas as partes cliente e integrador neste item cabeamento.
    Eu especifico as marcas e modelos de cabos a serem usados bem como seu valor por metro e uma quantidade máxima a ser usada ou seja dou um teto de gastos para o cliente neste item.
    Mas cobro de imediato apenas um valor em metros que eu ja calculei através do projeto e sei que menos do que isso não sera usado ficando o saldo a acertar posteriormente com o cliente caso venha a ser usado acima do que já foi acertado facilmente comprovado pelo numero de bobinas vazias na obra e bem como a metragem gasta em uma bobina que por ventura não for usada por completo em suas marações de metro em metro existente.

Vou dar um exemplo pratico abaixo de como isso funciona

Absolute SPKW Quatro – bobina 150m – R$ 19,90 metro = R$ 2.985,00 (4 bobinas = R$ 17.910,00)
    Absolute SPKW Ultra – bobina 70m – R$ 39,90 metro = R$ 2.793,00

Neste caso especifico foram usados estes cabos de caixa acústica acima citados com seus respectivos valores de metro e bobina.
    No caso o total deu R$ 20.793,00 como não sabíamos a metragem exata que seria usada acertei apenas 70% do valor do cabeamento da obra sendo entrada mais parcelamento...
    Envio as bobinas conforme consta na proposta para a obra do cliente e apos a conclusão da passagem do cabeamento e feito uma conferencia da metragem usada e ai sim fazemos o acerto final.
    Claro que é preciso estabelecer uma relação de confiança cliente integrador para que isto ocorra desta forma, mas se não existe relação de confiança como ira existir uma relação comercial.

Lembrando que a infra e cabeamento para marcas como Crestron,Control4,Amx,Savant,Lutron etc... e varias outras são exatamente iguais portanto ate esta fase não foi preciso decidir nada sobre marcas

Segue umas fotos para ilustrar o cabeamento ainda sem concluir

• 2
  4. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Fase 4

Apos todo o cabeamento passado o gesso pode ser liberado na obra.
    Apos a conclusão do gesso e antes do termino do acabamento de massa e pintura do teto é preciso fazer os cortes de caixas acústicas do som ambiente , surrounds etc ... (isto varia muito de projeto para projeto) juntamente com os cortes das luminárias para criar linhas harmônicas no teto com o alinhamento de luminárias e caixas acústicas.
    Caso forem usados telas , flaps de TV , lift para projetores etc... este sera o momento para seus respectivos cortes no gesso para uma maior segurança do gesso não ser danificado posteriormente quando já estiver todo acabado e pintado pois existem tipos de tintas que não aceitam retoques e precisaria se pintar o gesso todo.

5. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Fase 5

Agora sim chegamos a hora em que teremos que definir qual sistema de automação sera adotado.
    Nesta etapa precisamos definir as coisas básicas para se ter em uma residencia pois esta chegando o momento para a tão esperada mudança.

O que seriam as coisas básicas a serem definidas compradas e instaladas que possa permitir a mudança para a residencia nova ?

1 - sistema de controle de iluminação (afinal ninguém se muda para uma casa que não se ascende a luz)
    2 - sistema de rede (ninguém se muda se ter internet e tv a cabo em casa)
    3 - sistema de câmeras de monitoramento (dependendo do tipo de projeto , uma casa por ex , este item é de muita importância se ter funcionando para se mudar assim como o sistema de biometria.
    4 - Sistema de telefonia/interfone/vídeo porteiro

Sistema de controle de iluminação varia muito de projeto para projeto
    Temos alguns bem compactos com poucos módulos de controle e outros vários módulos de controle pois isso depende de quantos circuitos de iluminação teremos e destes quantos serão dimerizáveis e quantos serão apenas on/off

Sistema pequeno

Sistema médio

Sistema grande

Inicio da montagem do rack com sistema de rede,cameras , tel/interfone e biometria.

• 2
  6. ESALVAG

ESALVAG Usuário

Desde 5 Mar 2013
    São Caetano do Sul
    Caro Márcio
    Suas informações foram bastante didáticas.
    O que eu acho que faltou dizer é que as pessoas tem desejos e estes desejos custam dinheiro para se transformar em realidade é a maioria da população que está lendo este seu tópico ainda não está preparada física e psicologicamente para a automação....explico...
    1. física...entender quanto de trabalho que se dá para fazer uma automação realmente decente e projetada. E mais a maioria dos arquitetos que conheço não tem experiência para dar suporte nas decisões. Lembrando que o profissional de automação lida com diversas vontades dos donos e existem várias integrações seja elétrica, mecânica, hidráulica ou HVAC a serem feitas e na maioria das vezes os donos só se dão conta da necessidade depois da casa pronta e entregue.
    Já vi pessoal trocar de casa depois de montada por descobrir que teria que fazer uma reforma enorme em sua casa para ter o que queria.
    2.Psicologicamente....Uma automação realmente descente custa o preço que vale pelo número de situações a serem automatizadas...ou seja acender e apagar uma lâmpada pelo celular custa barato e isto leva a pessoa pensar que uma casa pode ficar barato para automatizar...veja vc colocou mais de R $20.000,00 no exemplo acima e entendo pois sei quanto custa e quanto cabo gasta porém a maioria do pessoal que está construindo as vezes não está preparada financeiramente para suportar tais gastos e portanto não monta a infraestrutura necessária.
    Hoje posso dizer que uma casa como vc mostrou na planta acima facilamente deve passar de R$100.000,00 entre infraestrutura, equipamentos e mão de obra de projeto e execução....isto eh se não fizer aqueles investimentos fantásticos na sala de HT.
    Sei que todo mundo sonha em ter tudo ao toque dos dedos no celular...mas analisem bem antes de comecar a obra de construcao ou reforma pois os montantes com automacao sao muito expressivos...cuidado com o barato...pois ele pode nao atender vossa espectativa. Consultar um bom profissional para fazer um investimento alto destes é mandatorio.
    Estou falando isto pois eu estou automatizando minha casa em SP e sei quanto é duro este caminho.
    Coisas que parecem ser bem simples quando se desdobra o projeto vc vê que não é realmente tão complicado mais envolve planejamento e disponibilidade financeira para execução.
    A atenção aos detalhes e ter previsibilidade é fundamental.
    Boa sorte aos que querem se aventurar neste fascinante mundo automatizado.
    Abraço ao Márcio que eh um profissional tarimbado e se dispõem a tocar nesta ferida.

7. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Esta é a intenção , que todos entendam o processo passo a passo

Sim os arquitetos não tem muita ideia das possibilidades nem capacitação técnica para projetar e nem dar suporte a um projeto de automação.
    Este papel é do integrador e não a do arquiteto/decorador a este cabe sugerir que se procure um profissional desta área logo no inicio do projeto para ser prevista a infra necessária

Isto é bem comum , inúmeras vezes já fui a casa de clientes aqui em Vitoria/vila velha em que o dono que lembrou da automação (arquiteto nem lembrou disto) mas a casa/apartamento já estavam em estágios bem avançados de obra e implicaria em quebrar varias coisas para implementar um cabeamento estruturado adequado para um bom sistema.
    Estou om um caso deste agora neste exato momento em que isto esta acontecendo ... mas foi o que falei com o dono melhor fazer agora que ainda esta rolando a obra e mandar remendar um gesso aqui e ali do que depois que mudar bater aquela sensação de querer ascender uma luz do jardim a noite da sacada da casa ouvindo uma musica e tomando um vinho e não poder fazer nada disto pois não queria remendar um gesso aqui e ali...
    Para atrasar o minimo possível a obra deste tipo de cliente eu me adaptei a esta realidade a uns tempos atras e formei uma equipe própria para executar este tipo de serviço ao clientes.
    Mas olhe o tamanho da casa também que é muito grande e portanto o gasto é proporcional ... se a casa fosse 1/3 do tamanho a infra ficaria 1/3 do valor
    O barato sai caro e gera uma dor de cabeça danada ainda por cima pois quando se vai para casa a pessoa quer relaxar e não ter que ficar preocupada se a luz vai ascender ou se a imagem não vai entrar pois não usou um hdmi de boa qualidade ou um conversor descente ou uma matrix hdmi que preste.
    Não sei com quem esta fazendo nem qual sistema escolheu nem o estagio em que se encontra ... mas é sempre bom uma avaliação (se quiser me enviar por email o projeto eu dou uma analisada e conversamos a respeito sobre as possibilidades e funcionalidades possíveis)

Abraço

.

8. ESALVAG

ESALVAG Usuário

Desde 5 Mar 2013
    São Caetano do Sul
    Márcio
    Parece temos opiniões bem parecidas no assunto...
    Eu optei por sistema próprio...ou seja eu durante a minha reforma criei um projeto de automação junto ao meu filho que é um Engenheiro de Automação formado pela faculdade Maua e pós graduado em gestão de projetos pela FEI e criamos toda a infra-estrutura para automação e optamos por usar um PLC industrial com um supervisorio ESCADA com IHM para monitorar as rotinas. Projeto complexo que nos mesmos estamos fazendo aos poucos as implementações.
    A coisa legal deste projeto que ele eh expansível e conseguimos integrar tudo sendo saída e entradas analógicas e digitais, timers, segurança em fim tudo tudo...Ficando assim além de cobrir todas as nossas necessidades a possibilidade de upgrade de programação atraves de ladder ou expansão do sistema.
    Este sistema eh muito...mas muito mais parudo que as soluções de mercado no que tange a confiabilidade e repetibilidade já que usamos só peças e equipamentos industriais e importadas dos melhores fabricantes de mercado.
    Este é um projeto embrionário e prototipario que visa no futuro se tornar solução comercial.
    Eu busquei está solução visando usar as minhas habilidades e experiências de mais de 30 anos trabalhando em ambiente industrial com a visão jovem do meu filho.
    Estamos andando o status atual é:
    Projeto definido e documentado
    Infraestrutura pronta
    70% dos equipamentos a serem aplicados já entregue.
    30% dos equipamentos em processo de chegada ao Brasil via importação.
    25% do projeto instalado é funcionado.
    Bastante trabalho a frente a ser feito durante 2017.
    E o mais legal de tudo eu e meu filho podendo trabalhar juntos e nos divertimos com isto tudo.
    Abraço
    Edilson

• 2
  9. Mastering

Mastering Usuário

1.595 2.067 251

Desde 8 Ago 2013
    Santa Catarina/ Brasil
    E você não vai fazer um tópico pra gente acompanhar tudo comendo pipoca? #Quemaldadeein

10. ESALVAG

ESALVAG Usuário

Desde 5 Mar 2013
    São Caetano do Sul
    Quem sabe um dia...primeiro terminar o começado...depois quem sabe posto, so se ficar bom né!KKKKKK

• 1
  11. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Dando continuidade

Chegamos agora a fase da montagem do Home Theater

Geralmente este item entrego antes da parte de automação concluida para que os donos da casa possam usufruir assistindo filmes com qualidade enquanto o restante do rack é montado

A escolha dos equipamentos para o Home Theater é uma coisa muito particular pois depende de vários fatores (alem do fator financeiro o fator do grau de exigência do usuário)
    Cabe a mim como consultor orientar ao cliente que tome a melhor decisão de acordo com a disponibilidade financeira mas claro respeitando a metragem 2 e 3 do ambiente.

Ja tive vários casos de pessoas que queria usar caixas do tipo book em ambientes gigantescos tipo 70m2 , coisa inviável acusticamente falando ( por ser uma sala de estar onde se teria um Home Theater e o arquiteto/decorador (esposa também) não queriam elementos de caixas grandes atrapalhando a decoração...
    Cabe a mim, como profissional, buscar soluções para estes casos ...
    Normalmente com uma boa conversa e mostrando que existe modelos de caixas acústicas muito bonitos com o design bacana e claro uma grande dose de bom senso consigo convencer e achar uma alternativa para estes casos.
    É o caso do Home Theater das fotos abaixo

Home Theater ja montado

• 2
  12. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Continuando

A chegada dos equipamentos

13. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Assim como os equipamentos em si os CABOS são um item muito importante para o resultado final ...
    Sou muito enfático quanto a isso e assim como não posso permitir que se coloque uma book em um ambiente enorme também não posso deixar de usar cabos de qualidade...
    Ja deixei de vender Home Theater devido as estes fatores acima pois me recuso a passar por cima da minha ética profissional em detrimento de um lucro imediato.

A organização e o planejamento de um movel adequado a instalação dos equipamentos tambem faz pare das atribuições de um bom profissional

Parte de traz do blu ray player

Parte de traz do amplificador Rotel RB 1582

Parte de traz do Shunyata Hydra 6

• 1
  14. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Detalhe da HTM2 com os cabos conectados

As 803D

Montagem dos equipamentos no movel planejado

No detalhe o RB 1582

Neste sistema ficou da seguinte forma

Rotel - RSP 1570 de processador
    RB - 1582 um para cada caixa 803D
    RMB - 1575 um canal para a central e os outros 4 para as CWM800 de surround
    Shunyata - Hydra 6
    JL audio F110 2 peças de sub

• 1
  15. luizhumberto5

luizhumberto5 MTX Audio Monitor

Caro Márcio, parabéns por compartilhar sua experiência aqui no fórum!! Poderia postar as fotos novamente?

16. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Obrigado parceiro , o objetivo é sempre ajudar e não deixar as pessoas serem iludidas ...
    Muitas ja são iludidas em um mero HT que é relativamente simples imagina em um tema complexo com a automação.

Assim que der posto as fotos novamente , não sei porque sumiram

17. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Marcio, isso que voce esta falando eu vejo pessoalmente por aqui. Talvez possa ser apenas uma percepção erronea minha, mas conheco alguns sets de ht aqui na cidade, onde pessoas que não sabem nem ligar direito um receiver, com varias caixas BW espalhadas pela casa, equipamentos carissimos de stereo. Tudo bem que sao pessoas que podem $, mas sera que seria correto empurrarem todo esse custo visando lucro?.

18. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Bom , eu também tenho vários clientes que tem dificuldades com a tenologia mas gostam de coisas boas e para isto existe a automação...
    Automação a meu ver é justamente para quem tem dificuldades com a modernidade e assim facilita a vida da pessoa pois basta ela apertar um botão e tudo funciona tudo de forma bem intuitiva.
    O maior e mais complexo sistema de automação que ja fiz que foi o 5 maior do mundo na época era para um cliente que nem email tinha pois não sabia operar um simples computador.
    Mas a automação transformou a vida dele...

Mas como tudo na vida existe 2 lados
    Ja vi e muitas vezes sistemas em casa de pessoas com ótimos equipamentos mas que em detrimento de lucro foram feitos de forma completamente errada com cabos de baixíssima qualidade totalmente mal dimensionado ... e por muitas vezes isto é feito por revendas que vendem equipamentos de alto valor mas que não tem o menor conhecimento para projetar sistemas com tais equipamentos.

Não é porque o cara tem um showroom top com tudo do bom e do melhor que ele sabe o que esta fazendo e por vezes tenha ética para se fazer o correto e adequado principalmente quanto a cabos e sistemas de proteção elétricas , pois isto fica escondido ninguém vê.

Se a pessoa não sabe nem ligar um receiver então obrigatoriamente tem que se colocar algum tipo de automação para que ele possa usufruir do seu HT... mas sei que nem sempre isto é feito.

• 2
  19. Gustavin536

Gustavin536 Usuário

Desde 17 Dez 2008
    Belo Horizonte - MG
    Quero me inserir na área de domótica, algum integrador ou empresário do ramo por aqui? Seria legal trocar uma idéia.

20. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    Boa noite

Quais são seus planos ?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso