Anúncio do HT Forum

Automação simples com Broadlink - Com fotos!

Discussão em 'Automação' iniciada por vyttor, 25 Jan 2017.

Tags:
  1. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Boa noite, amigos.
    Sempre quis fazer alguma coisa simples em relação a automação no meu quarto. Fuçando bastante aqui no HTForum li sobre o Broadlink e acabei achando muito pratico e o melhor: barato! Comprei e fiz algo bem simples e acho legal compartilhar com vocês! Vai que alguém também esta por ai tentando achar alguma coisa legal e barata, né?!

Começando com o Broadlink: Comprei o mais basico e barato deles, esse só funciona com IR, que é o que eu precisava.[​IMG]

Só ligar ele na tomada e ele se comunica por WIFI. Coloquei o meu no meu criado-mudo:

Depois comprei uma placa de reles por IR (pelo mercadolivre mesmo):

Agora a parte divertida: Montar tudo! Tenho 4 "circuitos" de lampadas, uma fita de Led que ilumina o quarto na sanca aberta, uma fita led nos nichos só de decoração, e os spots que dividi em dois circuitos, um botão acende os spots do lado esquerdo e direto e outro acende os spots de frente. Eu aproveitei que já tenho uma "caixa" onde escondo todos os fios de todos equipamentos no meu quarto e instalei a placa ali. (não reparem nos fios, falta arrumar)

O Broadlink tem um aplicativo para IOS e Android, porém queria um botão "fisico" além só do celular. Peguei um iPhone 3GS velho que tinha em casa e coloquei na parede. Usei uma tampa de uma caixa de MDF para fazer o "suporte".

Criei dois cenários: um para acender todas as luzes e outro para ligar o Receiver o aparelho da Vivo e a TV.

Tudo pronto ficou assim:

E é isso. Adoro eu mesmo fazer as coisas e me diverti bastante montando essa automação bem simples e barata. Espero que gostem. :)

Última edição: 26 Jan 2017
    • 7
  2. Mastering

Mastering Usuário

1.621 2.085 301

Desde 8 Ago 2013
    Santa Catarina/Paraná
    assinado

• 1
  3. Brisotto

Brisotto Usuário

Desde 22 Jun 2006
    Caxias do Sul
    Muito legal! As fotos a partir do placa não apareceram, se puder consertar (y). Uma dúvida: o receptor IR fica na própria placa?

• 1
  4. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Acabei de arrumar! O receptor fica na placa sim, mas quando comprei pedi para soldar um fio de um metro, assim "escondi" a placa e deixei só o receptor para fora. Na foto que coloquei da pra ver so a ponta do receptor. (y)

• 1
  5. Brisotto

Brisotto Usuário

Desde 22 Jun 2006
    Caxias do Sul
    Muito bacana mesmo! Creio que a parte ruim foi trazer a fiação elétrica da iluminação pra placa não?

• 1
  6. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Essa é a parte chata! Da um trabaaaalho! Conduite pequeno que não passa um monte de fio! Kkkk Mas no final compensa! (y)

Última edição: 26 Jan 2017
    • 1
  7. Ninjitisu

Ninjitisu Live In Your World. Play In Ours.

Desde 6 Abr 2009
    São Paulo - SP
    Show de bola amigo, meus parabéns pela determinação e inteligencia vou pesquisar algo assim para a minha casa!

• 1
  8. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Opa, obrigado! Faz que você não vai se arrepender! :)

• 2
  9. Xave

Xave Usuário

Desde 28 Dez 2005
    Pr, PR, Br
    Parabéns pelo belíssimo trabalho, amigo!
    Há dez anos que tenho uma sala de vídeo dedicada, e agora estou pensando em fazer uma automação. Estou planejando a compra das interfaces, eu já estava de olho nesse modelo IR da Broadlink, porém lendo o seu relato, fiquei mais confiante em executar as tarefas de automação.
    O amigo poderia indicar qual o vendedor do ML onde adquiriu a placa de relés?
    Obrigado

• 2
  10. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Muito obrigado, amigo! :)
    Parece bobeira, mas no final vale muito a pena! Faça que não vai se arrepender!

O link da placa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719567818-automaco-com-harmony-placa-de-8-rels-ir-_JM

(y)

• 1
  11. brunokelo

brunokelo Usuário

Desde 3 Jun 2012
    Sao paulo
    Show !! Estou com tentando em casa também , porém estou com duas dificuldades.

Controlar minha TV Samsung (só funciona o ligar e desligar ) e controlar o stb da vivo fibra, esse não funciona nada !

Alguém já passou por isso ?

• 1
  12. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Aqui em casa tive dificuldade para copiar o controle da vivo também. Fazia o passo a passo para copiar e quando apertava a tecla não funciona. Apaguei o botão e fiz tudo de novo algumas vezes e funcionou!

13. brunokelo

brunokelo Usuário

Desde 3 Jun 2012
    Sao paulo

Legal e qual a marca do seu receptor, vou tentar novamente então.

• 1
  14. Rodo1fo

Rodo1fo Usuário

Desde 8 Set 2006
    ROO Mato Grosso
    Vyttor, ele controla luzes com funçao dimmer tambem?

• 1
  15. Venanciorj

Venanciorj Usuário

63 11 1

Desde 18 Set 2007
    Rio de Janeiro
    Muito legal, parabéns.
    Quanto seria o investimento para essa automação!?
    Abs.,

• 1
  16. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Desculpa pela demora, amigo. Ele controla qualquer coisa que tenha IR, se você achar algum dimmer que seja controlado por IR ele controla sim!

17. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    O Broadlink custou R$130,00 e a placa R$190,00. O iPhone eu já tinha...

18. Magna Bass

Magna Bass Usuário

1.781 2.321 711

Desde 12 Set 2007
    Goiânia
    Desculpe as perguntas leigas... acabei de conhecer esse aparelho na internet.

O aparelho da Broadlink pode ficar em qualquer lugar dentro do cômodo? Eu vi vídeos na internet, de programar cada botão e tal... É só isso? Clica no celular, ele comunica com o Broadlink... e o Broadlink, como comunica com a TV, por exemplo? Se é por IR, ele não tem que ficar numa posição frontal ao aparelho?

Outra coisa, essa placa de relés por IR serve pra que?

• 1
  19. vyttor

vyttor Usuário

15 18 4

Desde 16 Out 2008
    Santos/SP/Brasil
    Isso mesmo, amigo. Ele deve ficar dentro do cômodo, o meu fica no criado-mudo e todos os equipamentos ficam na parede oposta e recebem o sinal normalmente. Quanto a configuração, você aperta no aplicativo para aprender uma tecla, depois aperta o botão do controle remoto do que você quiser, por exemplo o ligar da TV, e pronto, o broadlink já copiou o sinal, agora só apertar o botão no aplicativo que ele manda o sinal. A placa de reles por IR serviu para eu ligar os circuitos de iluminação. Quando ligo na placa consigo controlar por um controle remoto, copiei esse sinal pro broadlink e assim consigo controlar tudo por ele. (y)

• 2
  20. gabrielwalraven

gabrielwalraven Usuário

Desde 27 Mai 2017
    fortaleza
    ola bom dia galera, realmente vc surppreendeu a todos aki, com a instalaçao que fez. parabens amigo!!!
    estou com uma duvida e estaria muito grato se puder me ajudar.
    voce usou o modulo rele i.r para jogar os sinais para as lampadas, realmente surpreendente. mas como vc faz para o BROADLINK saber identificar cada rele, separadamente um do outro, pq vi que vc comentou dizendo que controlava tudo pelo BROADLINK e as luzes recebem o comando dele, mas como vc fez para cada rele ser ativado individualmente, ja que vc nao usa ARDUINO ou nenhum outro equipamento assim.????????????????

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso