Automatizando Ventilador de Teto com Sonoff Basic

Discussão em 'Automação' iniciada por roquintela, 8 Nov 2019.

1. roquintela

roquintela Usuário

Olá pessoal! Procurei algumas alternativas baratas para automatizar um ventilador de teto e gostaria de compartilhar com vocês a solução que inventei aqui.

Utilizei um Sonoff Basic Wifi, então só consigo ligar e desligar, mas era exatamente o que eu estava buscando. A velocidade e a orientação (ventilador ou exaustor) precisa ser controlada pela interruptor da parede também. Vinculei à conta da Amazon com Alexa e agora ligo ou desligo o ventilador por voz.

Segue o esquema de instalação no anexo.

Espero que seja útil, porque testei de diversas maneiras antes de conseguir funcionar direito!

Abraço!

Anexos:

• 2
  2. ThiagoInfo

ThiagoInfo Usuário

65 15 11

Desde 6 Out 2010
    Brasil
    Acho legal pra estudo e desafios, mas na prática é melhor usar o ifan03(ou 02) que faz todo controle.

3. roquintela

roquintela Usuário

Sem dúvidas @ThiagoInfo@ThiagoInfo
    Mas a ideia era gastar o mínimo possível e aproveitar um Basic que tinha parado aqui! :)
    Grande abraço!

4. juniorsaulo

juniorsaulo Usuário

Desde 1 Dez 2019
    Bh
    Amigo, o interruptor continua funcionando normalmente?

5. roquintela

roquintela Usuário

Continua funcionando sim @juniorsaulo@juniorsaulo
    Só precisa configurar o Sonoff como "ON" na opção "Power-on Response", assim toda vez que ligar o interruptor o ventilador vai ligar.
    Abraço!

• 1
  6. appmais

appmais Usuário

Desde 23 Jan 2020
    Teresina
    Amigo, vi no seu esquema que neutro entra e sai do interruptor e retorno (presumo ser fase) só entra no interruptor. Sou leigo em elétrica e fiquei na dúvida nesta instalação. Eu tinha em mente que o retorno deveria entrar e sair do interruptor, mas não consegui ver isso no seu esquema. Poderia esclarecer? Agradeço desde já.

7. roquintela

roquintela Usuário

Olá amigo, tudo bem?! Na verdade o neutro e fase só precisam entrar no Sonoff para alimentá-lo, a saída pode ser usado somente uma das pernas, nesse caso, para ligar e desligar o neutro do ventilador, ligando ou desligando o mesmo. Qualquer coisa, estamos por aqui! Abraço!

• 1
  8. appmais

appmais Usuário

Desde 23 Jan 2020
    Teresina
    Saquei. Obrigado!

• 1
  9. Leo2020

Leo2020 Usuário

Desde 16 Jan 2020
    Rio de Janeiro
    Olá, amigo! Eu quero fazer exatamente o que você fez, usar o meu sonoff basic mini só para ligar e desligar meu ventilador de teto. Chamei um eletricista e ele não conhecia e mostrei sua foto pra ele e expliquei. Ele me disse que não tem como fazer esse esquema no meu interruptor porque nele não contém fio neutro... não entendi nada. O meu interruptor veio com 4 fios (2 pretos, 1 vermelho e 1 amarelo). Tem um interruptor simples para ligar a luz, um para o ventilador "exaustor-desligado-ventilador" (nesse caso eu deixaria sempre no "ventilador") e um deslizante pra controlar a velocidade.
    Pela sua foto achei que seria uma coisa bem fácil de ser feita, mas o eletricista disse que não dava. É possível mesmo e o eletricista que não entende e nem quis tentar ou o meu interruptor realmente é inviável?
    E ele disse que o "neutro" ou o "fase/retorno" (não lembro agora) sai direto do teto para a lâmpada no ventilador, e não do interruptor, por isso não seria possível. Ele chama os fios de "positivo" e "negativo" (que acho ser "fase/retorno" e "neutro", respectivamente), então fiquei confuso.

Qualquer feedback que você puder me dar agradeço desde já!

10. roquintela

roquintela Usuário

@Leo2020@Leo2020 Olá amigo! Blz e vc?
    Dá para fazer no seu sim... o ideal é fazer a instalação do sonoff perto do ventilador, eu coloquei o meu dentro daquele acabamento cônico no teto.
    Deixa o ventilador instalado e funcionando, então você jumpeia o "Positivo" do ventilador para o N do Sonoff (deixa o positivo ligado direto no ventilador também). O "Negativo" do Ventilador, você desconecta do ventilador e entra no L (input) do Sonoff. No L (output) você liga no "Negativo" e vai para o ventilador. Ficou mais tranquilo assim?
    Qualquer coisa, manda msg ai!
    Abraço!

11. Leo2020

Leo2020 Usuário

Desde 16 Jan 2020
    Rio de Janeiro
    Entendi. Vou passar as instruções pro eletricista, mas acho que entendo mais do que ele, só não tenho coragem de mexer nos fios, rsrs.
    Uma outra coisa: colocando o sonoff lá em cima eu ainda poderei ligar e desligar no interruptor na parede, correto? O sonoff só acrescentaria uma nova forma de ligar/desligar o ventilador (deixando ele sempre ligado no interruptor).
    Obrigado!!
    Abraço!

12. roquintela

roquintela Usuário

@Leo2020@Leo2020 kkkkk
    Colocando ele lá em cima, liga pelo interruptor na parede sim, normal. Só precisa configurar o Sonoff como "ON" na opção "Power-on Response", assim toda vez que ligar o interruptor o ventilador vai ligar. Abração!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso