Anúncio do HT Forum

Auxilío para montagem de rede Wireless em pequeno Hotel

Discussão em 'Informática' iniciada por dariosq, 25 Jul 2018.

1. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba
    Anúncio do HT Forum
    Boa noite a todos,

Administro uma pequena pousada e gostaria de um auxilio para a montagem da rede wireless. A pousada fica em um prédio de 3 andares. Meu objetivo é que todos os hóspedes tenham acesso a rede Wi-Fi, que hoje funciona apenas no salão de entrada. Fiz um curso online para ententer um pouco mais sobre o assunto, além de pesquisas sobre o mesmo.
    Caso estejamos com lotação máxima, poderemos ter até 100 pessoas utilizando a internet divididos da seguinte forma:
    • 15 pessoas no térreo
    • 35 pessoas no 1º andar
    • 35 pessoas no 2º andar
    • 18 pessoas no 3º andar
    Atualmente temos internet da Vivo 100mbps e gostaria que o hóspedes pudessem ter acesso a facebook, e-mail, youtube, whatsapp (para mensagens e ligações) e uso basico de navegadores na internet.
    Agora, tenho algumas perguntas:
    1. De início, pensei em criar o seguinte esquema Modem -> Switch -> Roteadores, com um roteador em cada andar, essa é a melhor opção?
    2. A internet de 100mbps é suficiente?
    3. Estou pensando em comprar o roteador D-Link DIR 815, colocando 1 em cada andar, é uma boa opção?
    4. Acredito que o roteador conseguirá transmitir o sinal para o andar inteiro, pois ficará bem no centro e tem bom alcance. No entanto, caso não consiga, há muito prejuizo se utilizar um repetidor?
    Obrigado!

2. erigler

erigler Usuário

Desde 30 Abr 2006
    São José dos Pinhais/PR
    100 pessoas é uma boa ocupação para gastar um pouco mais e agradar o pessoal, pense que na verdade isso é um investimento.

1. Use Access Points (ou roteadores configurados como tal), facilita o trabalho e centraliza tudo num roteador central, que pode até o atual da VIVO mesmo;
    2. 100Mbps é mais que suficiente, ao menos inicialmente;
    3. Indico equipamentos Unifi se quiser fazer algo realmente decente ou outro similar nessa faixa de preço (media de 400~500 reais no BR);
    4. Você mencionou a densidade (quantidade prevista de pessoas) mas não falou da área que precisa cobrir. Se fosse uma área pequena eu colocaria um Unifi UAP-AC-Lite, caso seja maior um UAP-AC-LR é mais recomendado. Dependendo do tamanho do prédio quem sabe 2 unidades (em andares intercalados, 1 e 3 por exemplo) seja suficiente, teria que analisar.

No trabalho tenho uma unidade do UAP-AC-LR que atende uma área grande (cerca de 1000m²) com média de 30~40 dispositivos simultâneos e é excelente, inclusive estou comprando um igual para colocar em casa (moro em um sobrado triplex).

Não use repetidores e conecte todos os equipamentos por cabo, é melhor e mais garantido, caso contrário seu gasto mensal com a VIVO não será revertida no bem estar de seus clientes pois a conexão não ficará igualmente boa para todos.

Um local que investe nesse tipo de coisa geralmente ganha muitos pontos positivos com a clientela, especialmente no BR.

Abs,
    Eduardo.

Última edição: 26 Jul 2018
    • 1
  3. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
  4. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba
    Obrigado pela ajuda Eduardo optei pelo Unifi UAP-AC-Lite e colocarei um em cada andar por precaução. Só tenho uma dúvida quanto a ele, por uma questão fisica não vou conseguir ligá-lo diretamente ao meu roteador da Vivo, um roteador como o D-Link DIR 815 seria o suficiente para fazer uma boa distribuição para os 3 Access Points?

5. erigler

erigler Usuário

Desde 30 Abr 2006
    São José dos Pinhais/PR
    Fez uma ótima escolha. Neste final de semana também recebi meu UAP-AC-LR e o resultado foi espetacular, ainda preciso fazer a instalação física definitiva mas já estou satisfeitíssimo.

Sobre o DIR-815, além da necessidade de "convertê-lo" para AP para evitar eventuais bloqueios eu particularmente não usaria ele em virtude das portas de rede 10/100Mbps, como você tem uma conexão de 100Mbps em momentos de maior tráfego haverá uma limitação de velocidade na casa dos 92~94Mbps.

Como você não consegue chegar com o cabeamento diretamente no roteador da VIVO talvez outra opção melhor seja um switch Gigabit (1000Mbps). Há alguns modelos abaixo de 100 reais, dê uma pesquisada pelo TP-Link TL-SG1005D de 5 portas, tenho um em casa e recomendo de olhos fechados. Basta puxar um cabo do roteador da VIVO, 3 dos Unifi e ainda sobra uma porta de reserva.

Ainda falando sobre os Unifi, você já os recebeu? Lembre-se que eles vêm com fonte PoE e isso facilita bastante na instalação pois não te obriga a puxar uma instalação elétrica até o local onde cada AP estará, apenas rede.

Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

Abs,
    Eduardo.

6. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba
    Obrigado pela ajuda Eduardo, vou pesquisar sobre estas opções de switch então!
    Sobre os Unifi, ainda não efetuei a compra pois gostaria de definir essa questão roteador/switch antes, mas já havia pesquisado sobre essa fonte PoE e ela facilita bastante a instalação. Se fosse usar o roteador comum, ainda teria que me preocupar em instalar um tomada proxima a ele nos 3 andares, não ter essa preocupação facilita muito!

• 1
  7. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    Primeira coisa, indo para o Unifi, já vai ser um grande plus pra sair dos roteadores/wifi mais residenciais.

Aqui tenho o TPLink 1008D de 1gbit e é bom, tinha uma versão 100mb deles e travava muito, esse modelo trava muito pouco (mas volta e meia trava), caso for gastar mais, recomendo comprar um switch unifi, esse já possui portas POE e é gerenciável, então é só ligar ele na tomada e os cabos do switch vai para os wireless unifi já com energia. Por fim tu pode comprar também um roteador unifi USG, o que vai facilitar muito a questão de controle de banda (pode dividir a banda entre cada usuario de forma a todos terem uma % igual...., segurança e configuração da rede.), além de que, o roteador padrão pode não aguentar 100 pessoas, normalmente eles funcionam bem até umas 20-30 pessoas depois pipocam....
    Recomendado seria Modem em Bridge -> USG -> Switch -> pcs rede / UAPS

O UAP unifi vem com um adaptador POE, esse vai na luz, tem uma entrada e outra saida de rede, uma vai para o switch normal e a outra para o UAP wireless, então tu pode ligar na luz tudo junto onde está o switch (no caso de usar um sem POE), e só mandar um cabo de rede para cada UAP.

Quanto ao dimensionamento, sugiro colocar 1 por andar, testar no meio do corredor (atentar a quantas paredes no máximo fica entre o uap e o pior local, ideal é até 3-4 paredes, a partir dai cai muito o sinal (isso em 2.4ghz 20mhz de banda, não use 40mhz), em 5ghz o sinal é pior ainda para passar paredes.
    Outra alternativa é intercalar em vez de colocar no meio, colocar entre o meio e o "lado esquerdo" do corredor, depois no meio, depois entre o "meio e o lado direito"...
    Sobre o sinal passar 1 andar, passa tranquilo, mas o ideal é colocar 1 por andar ou mais dependendo da distância, mas usa 1 por andar e depois colocar mais, usa sempre o Lite, pois é o melhor custo x benefício. O modelo LR é feito para locais tipo estádios, onde não tem paredes e é bem grande o local, há relatos/recomendações de problemas se usado muito próximo do cliente, pois o sinal é muito forte e piora o sinal em vez de melhorar.

• 1
  8. PH7

PH7 Usuário

Nao use switch. Use um roteador mais profissional no mínimo. É melhor deixar o roteador da vivo como modem, e rotear tudo em um outro. Roteadores muito simples tipo este Dir815, não dão conta do recado para grande número de acessos ao mesmo tempo, e embora você tenha um link de 100mb da vivo, você não vai poder deixar de usar certas regras de acesso, que um roteador de melhor qualidade lhe oferesse neste tipo de controle; arquivos torrents é um deles. Time leasing é outra coisa que deve ser bem dimensionada. Enfim, gaste mais no roteador, para não ficar com raiva depois. Aqui mesmo neste sub-forum, o colega _dsouza_ fez um excelente review do dir 815, se não me falha a memória. Tem um farto registro de experiência neste tópico. Você verá, que não é roteador para você usar nestas condições. Depois dou alguma opção de um roteador mais adequado. Creio que os colegas acima também são bastante capazes de sugerir algo mais profissional.

9. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba
    Boa tarde ph7, ainda sou um tanto leigo no assunto então estou tentando reunir a informações necessárias para a criação da rede. Sobre a necessidade de roteador, achava que o alto número de acessos seria suportado pelo próprio AP que, segundo a Unifi, suporta até 60 usuários simultâneos. Isto posto, achei que um switch ou roteador, mesmo mais simples, daria conta. Vc tem sugestões de produtos que posso usar nesse caso?

10. erigler

erigler Usuário

Desde 30 Abr 2006
    São José dos Pinhais/PR
    Talvez eu não tenha sido claro nessa parte: Note que essa questão dos acessos simultâneos que você viu são referentes aos APs Unifi, mas depois de passar por eles o trafego irá para o roteador e por consequência de/para a internet e isso demanda uma certa capacidade de processamento do roteador, que no caso da VIVO não é tão baixa como se imagina (opinião minha).

De toda forma, as dicas que o pessoal deu sobre alternativas de cenários, roteadores e switches são super válidas, como não sei a grana que você tem pra investir nessa "brincadeira" propositalmente preferi não mencionar até então porque na prática você pode fazer as alterações que/se precisar depois do básico pronto, que começa por chegar com o sinal onde precisa com os Unifi e depois vai adequando conforme a necessidade.

Particularmente não acho que o volume de tráfego seja tão grande a ponto de precisar desse investimento agora, porém, é válido orçar e deixar no radar, até porque contabilizando troca de switch e roteador provavelmente fará seu investimento inicial dobrar.

[]´s
    Eduardo.

11. PH7

PH7 Usuário

Boa tarde @dariosq@dariosq ,

Vou tentar esclarecer melhor a você, de uma maneira mais simplicada sem termos técnicos.

Imagine que você resolva fazer uma sessão de autógrafos no salão de convenção do seu hotel. Você convidou uma pessoa muito importante e conhecida. No dia da sessão, você recebe milhares de pessoas. O convidado senta-se à mesa principal, e você se dirige a platéia e diz: quem desejar, pode vir até o convidado e pedir seu autógrafo. E sai da sala. O que vai acontecer? Todos se levantarão correndo e tentarão chegar primeiro até o convidado para pegar seu autógrafo e a sessão se transformará em um caos.

Então, sabendo disso, você organiza de outra maneira, mais sábia e eficiente. Divide a plateia em sessões, e sai aos poucos de cada sessão uma pessoa para ir até a mesa do convidado para pedir o autógrafo. Você contrata uns seguranças educados mas muito eficientes, chamados unifi. Ótimo. Melhorou muito mesmo. Como você dividiu a plateia em 04 sessões, agora chegam somente 04 pessoas na mesa do convidado, direcionados pelo segurança unifi. Mas tem um problema. Os 04 que chegam, cada um diz que chegou primeiro, e exige ser atendido antes dos outros 03, e acabam ocasionando um tumulto novamente. E pior do que isso. Os seguranças unifi, continuam mandando mais 04, e mais 04 e mais 04 pessoas para irem até o convidado.

Aí você olha e pensa...bem preciso de uma pessoa além dos seguranças unifi, para faze-los parar de mandar mais 04 pessoas, ate que os primeiros 04 saiam com seus autografos, e ao mesmo tempo, fazer com que estes quatros entrem em fila indiana, aguardando a sua vez de serem chamados. Pronto. Resolvido.

Em parte está resolvido, porque, quando a segunda pessoa sai com o seu autógrafo, o primeiro resolve voltar, e pedir um autógrafo para seu amigo, pois esqueceu. Vai embolar novamente a fila de pessoas pedindo autógrafo, e atrasar o convidado.

Mas você contratou uma pessoa muito inteligente para filtrar as situações la na frente do convidado, daquelas pessoas que vem dos seguranças unifi, e esta pessoa então diz ao convidado que foi embora e voltou para pedir outro autógrafo: sua vez já passou, se por alguma razão , você se esqueceu de pedir outro autógrafo, volte ao final da fila, pois tem outras pessoas na frente.

Resolvido o problema. Todos terão seus autografos, sem estressar o convidado, que com raiva pela desorganização, se recusaria a continuar.

É mais ou menos assim que funciona.

São aproximadamente 100 pessoas acessando a internet. Cada unifi dará conta de um andar. Mas quando chega na recepção do hotel, não tem recepcionista para atender ninguém. Você tem que contratar uma boa recepcionista, que saiba enfrentar todas as situações, e se ela souber falar outra língua, melhor ainda.

Em suma, se você contratar a faxineira para ser a recepcionista, ela até pode conseguir resolver, mas provavelmente, vai se enrolar se aparecerem muitos clientes ao mesmo tempo. Ela até vai tentar, mas não foi feita para isto. E não adianta você culpa-la. Foi você quem preferiu coloca-la lá, ou para economizar ou por falta de experiência.

É assim que vai funcionar tua rede.

O modem da vivo, deixe-o só para escoar e receber o volume de dados. Os unifis deixe-os só para captar os pedidos e as entregas nos respectivos andares.

No meio desta turma toda, botando ordem na casa, com respeito mas com firmeza, coloque um bom roteador, fazendo todo o gerenciamento.

Então, resumindo: os clientes fazem os pedidos nos respectivos andares. Levam os pedidos ao roteador, que se encarrega de distribui-los ao chefe geral. O chefe geral ; o modem, solta os pedidos, e os recebe, mas não os entrega. Prefere entrega-los para o roteador, pois este é mais eficiente, que os entrega para os unifi em cada andar, que entrega os pedidos, certinhos para cada cliente em seu respectivo andar.

É assim que deve funcionar.

Agora, porque você não deve colocar um switch? Porque ele é burro. Vai se confundir na hora de receber ou entregar os pedidos. Tem que ter alguém mais inteligente que ele, para dizer como fazer. É o roteador. Obviamente, você tem switchs inteligentes, mas custam o olho da cara e sai mais barato e mais eficiente um bom roteador no teu caso.

Para completar, e aqui eu não tenho como sair um pouco de termos técnicos; baixar arquivos torrents, sem controle de tráfego, sempre é um problema, pois embora você tenha contratado um link de 100 mb de download da vivo, o problema com os torrents vai estar no upload. Vai saturar o upload, que é relativamente baixo, para um alto volume de acessos ao mesmo tempo. Então você precisa de um roteador que possa chegar e dizer; olha, aqui é o seguinte; não adianta me pedir acesso de toda a largura de banda para baixar arquivos torrents, porque eu não vou te dar. Você até vai te-lo, mas existem outras prioridades.

Existem outras coisas que é importante controlar, como acesso aos funcionários e pessoas que não sejam hóspedes. Lembre-se, que você não deseja sanguessugas no teu link. Você quer garantir a satisfação de quem pagou a hospedagem.

Existem outras coisas também importantes a serem gerenciadas, para que sua rede não se transforme em um verdadeiro fracasso, mas creio que o assunto se tornará bastante longo.

Normalmente, em ambientes profissionais, o melhor a fazer, é contratar um bom profissional para estabelecer o sistema com eficiência.

Quanto a marca e modelo de roteador, tem muitas, mas é importante que você tenha compreendido bem a teoria acima, porque não vai bastar você comprar o melhor roteador. Você vai ter que configura-lo.

Última edição: 8 Ago 2018
  12. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba

Obrigado pela explicação ph7, tenho algumas questões para ver se entendi bem o que a metafora que vc utilizou.
    A questão toda de como organizar os convidados para os autografos está relacionada com a capacidade de chaveamento do roteador ou switch? Ou estou errado?
    A questão do controle de tráfego tem a ver com a tecnologia QoS?

13. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    A topologia ideal da rede, no seu caso, é a seguinte:

Modem -> Roteador -> Switch (opcional) -> pcs em rede e UAP/wifi

Modem Vivo em modo Bridge (isso quer dizer que o modo roteador dele fica desligado, ela só transforma o sinal externo em um sinal que o roteador vá entender)

Roteador principal (é nele que chega e é transmitido TODO o tráfego e TODA sua rede, incluindo os access points wireless, tudo passa por ali e é ele quem delega pra onde vai todo tráfego, pra 100 acessos simultâneos, um roteador normal de 100-200 reais provavelmente não vai dar conta e vai travar, ou dar algum problema na rede), sugiro um roteador Unifi USG, pra manter na mesma linha do Unifi. Ele também é o cérebro de toda sua rede, pode agir também com varias outras funções, como firewall, QoS (existem varios modos de QoS, hoje uso um "automatico" baseado na redução do chamado "BufferBloat", nunca me deu problemas aqui, latencia sempre baixa e divide bem legal o uso da net, mesmo baixando torrent, vendo videos, multi usuarios etc, não atrapalha nada a experiencia de navegação, parece que não tem ninguem usando de tao responsiva fica, os USG Unifi tem o QoS antigo padrão de décadas, mas que precisa fazer manualmente classes de uso, e esse novo também que é mais automático e fácil de organizar.

Switch (esse é opcional, o switch serve para aumentar o número de portas Ethernet, os roteadores da vivo ou esses que vem das operadoras, normalmente tem 4 portas além da que vem a internet, se tu for ligar mais de 4 aparelhos via cabo, precisa de um switch. para que tu possa ligar mais cabos de redes ou aparelhos com o cabo de rede, nesse caso, vem 1 cabo do roteador, entra no switch, e esse retransmite para as outras portas dele, tem swtich com varios tamanhos e portas, normalmente entre 8 até 48 portas.) Switch barato (esses de 100-200 reais, pode travar facilmente, já os de 400+ já são menos suscetíveis a travamentos e tem performance maior, opte por switch Gigabit). No caso de ligar UAP, se comprar switch com função de POE, ele pode mandar energia pelo cabo de rede, sem necessidade de ligar na luz o adaptador POE do UAP, o que facilita a instalação. Um roteador pode ser transformado em um switch, mas precisa desligar a função NAT ou roteamento do roteador, normalmente, desliga-se o DHCP dele, já resolve.

UAP/Wifi -> O Access point propriamente dito, onde o cliente se conecta no wifi como se fosse simples assim pra conseguir internet rápida e estável :) Aqui recomendo ligar sempre via CABO, UAP-lite Unifi é o que recomendo, se ficar ruim vai aumentando o numero de UAP-lite, como falei, inicia com 1 por andar já vai estar muito bom.

14. PH7

PH7 Usuário

O colega @nihues@nihues te deu a topologia ideal que deve ser sua rede (y)

15. dariosq

dariosq Usuário

Desde 25 Jul 2018
    Caraguatatuba
    Obrigado pela ajuda nihues, vc acha que seria um bom modelo de switch?
    https://produto.mercadolivre.com.br...-poe-8portas-tp-link-tl-sg2210p-2slot-sfp-_JM

Sobre o roteador, o unifi USG pode ser esse modelo menor mesmo?
    https://produto.mercadolivre.com.br...ifi-usg-br-security-gateway-c-nota-fiscal-_JM
    Ou o pro?
    https://produto.mercadolivre.com.br...i-ap-unifi-usg-pro-04-br-security-gateway-_JM

16. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    Então, do roteador, o USG normal, apesar de ser 1gbit, não suporta 100mb de download se ligar o controle de banda via Smart Queues que é o modo automático de QoS e que eu recomendo, vai te limitar em ~50mb de acordo com testes já feitos em foruns, limitação de CPU dele.... não que seja ruim, mas testaria o roteador da vivo agora e esperaria um novo roteador deles para os próximos meses (se não me engano está para ser lançado), que deverá comportar mais velocidade, mas se está no orçamento, o USG PRO é um roteador para não se preocupar por muito tempo e vai suportar eventuais upgrades de velocidade tranquilamente, esse suporta até 300mb com controle de banda se não me falha memória. O diferencial do Unifi é a facilidade de configuração, facil visualização de informação e integração com os outros dipositivos. Existe uma opção mais "nerd" que é comprar um roteador médio porte (na faixa de R$ 500) e colocar um firmware alternativo (LEDE), esse suporta o smart queues também, mas como vai usar em hotel, comercial etc... melhor ir para o certo do que o duvidoso, as vezes é uma economia que não vale a pena a longo prazo.

Sobre o switch, os tplinks dessas linhas metalicas são bons (tenho um de 16 portas acho ótimo), mas hoje se pudesse, trocaria por um switch unifi, tem o modelo de 8 portas 60w, está ~R$ 600 e eles são switches gerenciáveis, além de integrarem ao sistema unifi como um todo, facilita muito o gerenciamento se precisar fazer alguma alteração no sistema.

Sobre o UAP e o Switch, existe uma pegadinha bem sacana com o POE, apenas o modelo UAP Lite tem versões com POE proprietário da USG (Passive POE 24V) e não são suportados para passar energia por esses switches, tenha certeza, que o UAP lite tem suporte ao "IEEE 802.3af PoE Ports" (São 48V), caso contrário, não irá funcionar, pode até queimar pois a voltagem é bem diferente. Pararam de fabricar o modelo Passive a uns 2 anos, mas aqui é Brasil né, tudo atrasado.... então melhor ter certeza com vendedor se tem essa especificação na caixa ou na carcaça do UAP mesmo. A opção certeira é usar o switch unifi de 150w, esse suporta o POE passivo de 24V... mas é o dobro do valor...

Sobre o UAP, pegue o modelo com luz azul, o modelo de luz verde é bem antigo e ultrapassado. Caso ache necessário, tem o modelo UAP AC PRO, custa quase o dobro, mas ele tem mais antenas internas, melhor recepção/alcance e suporta mais gente ao mesmo tempo, não que o lite não vá resolver, acho que vai resolver sem problemas. A parte boa, é que o UAP Pro suporta o POE 48v e não tem problema com energia dos switches. Alternativamente, tu pode usar os adaptadores POE que vem no unifi e esquecer a questão de POE no switch, aí pode pegar switch sem POE, mas vira um monte de fio no chao hehe, são 1 cabo de energia e 1 de rede a mais pra cada UAP.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso