Anúncio do HT Forum

Bass Trap - Armadilha de Graves

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Fabio-RS, 23 Jan 2008.

1. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Estou pensando em comprar uma armadilha de graves para a minha sala.
    Alguém já usou essa da foto abaixo? O que achou do resultado?
    Abraços (y)

Link:http://loja.vibrasom.ind.br/

2. mario fernandes

mario fernandes siervo del Dios Altísimo

Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
    Eu tenho duas unidades dessas na minha sala. Na época em que comprei, foi-me dito pelo vendedor que era preciso colocar 3 (ou 4, nao me lembro bem) unidades em cada canto da sala para ter o rendimento correto. :confuso:

3. mario fernandes

Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
  4. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Olá Mário,

Eu vi que cada peça tem 62 cm de altura. Talvez seja necessário colocar duas em cada canto da sala para ter uma melhor performance. Mas pelo que entendi você não notou muita diferença, ou entendi errado?
    Abraços (y)

5. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Mário, depois de postar é que vi sua resposta. Agora fiquei com medo. Isso não custa barato para ficarmos na dúvida se funciona ou não...

6. mario fernandes

Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
    Sim, eu tenho as duas sobrepostas colocadas num canto da sala. Até hoje nao sei se sao eficazes, talvez por ter apenas duas unidades. :)

Na época paguei algo em torno de R$ 70,00 cada. Realmente, o preço hoje está BEM carinho... :D

7. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Mário,
    Você está utilizando as 2 armadilhas, uma em cima da outra, em apenas 1 dos 4 cantos da sala, é isso?

Mais alguém usa essas armadilhas?
    Abraços (y)

8. mario fernandes

Desde 20 Jan 2003
    Paraguay
    Assim mesmo... (y)

9. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Mario,

Muito obrigado pela sua participação.
    Estive pensando: claro que cada sala conta uma história em termos de acústica, mas será que realmente não seriam necessárias pelo menos mais duas armadilhas de graves para o outro canto da sala?

Pelo que entendi também, até por experiência própria, os dois cantos atrás da posição de audição seriam os mais críticos. No seu caso que já tem 2 armadilhas, acho que valeria a pena comprar mais até para tirar a dúvida.

O preço nessa loja está em promoção e por R$ 350,00 vem 4 armadilhas de 62cm de altura cada uma. Eu acho que vou comprar e depois postarei o resultado aqui.

Abraços (y)

10. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Mario,

Agora achei o tópico inteiro que você citou falando exatamente sobre essas armadilhas da Vibrasom. sempre uso a busca, mas casualmente hoje não usei porque pensei que já havia pesquisado isso.

O meu problema é um vale de graves na posição de audição. Na verdade o grave mais profundo eu escuto, mas os médios graves estão bastante atenuados. Já li nesse outro tópico que essa armadilha atua justamente nos médios graves. Vou pensar o que fazer.

Abraços (y)

11. junin

junin Usuário

5.755 16.267 1.856

Desde 8 Ago 2004
    Itambacuri/MG
    Salvadori,

Dá uma olhada no site da audio list e procure por bass traps. Lá você encontrará vários exemplos de traps prontos e os que você mesmo pode fazer (y)

12. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Obrigado pela dica Junin. Vou pesquisar nesse site que você citou.
    Abraços (y)

13. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
    Salvadori,

Nunca experimentei esses itens. Mas já li em um livro de acústica, que para serem efetivos é necessário um volume considerável, em torno de 10% do volume da sala.

14. Francobel

Francobel Usuário

32 10 1

Desde 19 Fev 2008
    BH/MG
  15. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Eu mesmo fiz meu sistema de absorção de graves.

Não acho que seja algo simples, que apenas um basstrap venha a resolver. Ao contrário, sem uma análise correta pode piorar a situação. Mas também pode melhorar, por esse motivo várias opções devem ser experimentadas.

A primeira opção, a meu ver, é uma base muito firme e ao mesmo tempo dissipadora e absorvente para as caixas. Fiz a minha com borracha dura, granito e aço. Não me arrependo. Mas para cada caixa ou aparelho a solução ideal pode ser diferente.

A segunda opção está ligada a essa. Com uma base muito firme de contato (no meu caso aço inox) é possível você ajustar com precisão os spikes de sua caixa. A caixa deve estar exatamente na horizontal, desde que ela tenha sido feita para ficar assim. Dessa forma, ela distribuirá com equilíbrio sua vibrações e impactos pelos spikes. Estando todos igual e firmemente ancorados sobre uma base firme, a dissipação e estabilidade funcionarão para dar firmeza e clareza aos graves.

A terceira opção é trabalhar os ângulos de reflexão/reverberação dos graves pela sala. Posição e distância em relação às paredes, móveis e outros badulaques no caminho do som. Com bom senso e alguns painéis comuns, membranas ou difusores circulares pode-se trabalhar esse aspecto.

A quarta opção seriam os basstrap. Fiz o meu com tiras de ISOSOUND, da isover, depois apliquei mantas de lã-de-vidro em volta para dar forma, e revesti com tecidos grossos de algodão. Funcionou adequadamente.

A quinta opção são os elementos que formam o sistema de áudio. Spikes sob os aparelhos, sistemas de absorção/estabilização, granitos sob ou sobre os aparelhos, troca dos cabos de força e de interligação. Etc..

É o que me lembro agora.

Ou seja, há um belo campo de pesquisas aí.

Se a grana está disponível, chame um profissional da área, como o Knirsch, ou outros, que sem dúvida a solução será mais perfeita.

16. Leonard

Leonard Minha Sala

Desde 13 Out 2005
    Curitiba/paraná/brasil
    Olá Colegas acabei de entrar nesta loja Vibrason, gostei de dois produtos:

1 Bass Trap Armadilha de graves - Gostaria de saber se alguém recentemente colocou este bass trap e se colocou de baixo acima da parede, eu tenho um sofá grande e gostaria de colocar 2 em cada canto;

2 Placas Classic vendidas em Kit de 17 placas, o ideal seria comprar os dois.

Estou com um problema de graves sobrando no fundo da sala, não sei se o que daria certo era simplesmente colocar um bas trap no fundo da sala ou se matar a primeira reflexão, colocar outras duas placas atrás das caixas frontais e no fundo da sala, se algum colega je fez e puder me ajudar, eu agradeço. Vi que o Mário tem dois destes bas trap mas acho pouco, ja fiz o orçamento dos bass trap de canto como indicado nos site dos tópicos acima mas ficou muito caro, o marceneiro pediu R$ 800,00 para cada canto fora o material de absorção.

Abs

Leonard

17. Massa.D

Massa.D Usuário

Desde 9 Nov 2006
    SP-BR
    Prezado Leonard,

Você chegou a instalar o BASS TRAP? Poderia informar qual foi sua decisão?

18. HBAr

HBAr Revolução nada mais é que a volta ao passado.

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Caro Massa,

Somente para ajudar, tenho dois BASS TRAP na minha sala e o resultado foi bom. Ouve um melhor controle de fato da região grave ( principalmente os médios-graves ). Mas ele sozinho não faz milagre....

Um abraço,

Hernani

19. Massa.D

Massa.D Usuário

Desde 9 Nov 2006
    SP-BR
    Prezado Hernani,

Você utililza estes da Vibrason?

20. HBAr

HBAr Revolução nada mais é que a volta ao passado.

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Não, uso o da Isoplan...Abçs, Hernani

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso