Anúncio do HT Forum

Bass Trap - Armadilha de Graves

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Fabio-RS, 23 Jan 2008.

1. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Leonard.

Use seu ouvido e veja onde estão as "ondas estacionárias". Use para isso os CDs mais "boommies" .

Posicione as caixas de forma a minimizar isso.

Faça bases bem grandes, de granito/aço/borracha. Deixe os spikes estremamente firmes no aço. Ponha as caixas exatamente na vertical.

As armadilhas de graves não devem absorver os graves. Devem "podá-los". Retirar os excessos. A não ser que sejam sempre exagerados, e esse não parece ser o seu caso.

Elimine os cantos e as ressonâncias.

Cuidado para não absorver junto os médios e agudos em excesso.

2. cbpro

cbpro Usuário

Desde 7 Fev 2006
    Porto Alegre-RS
    Edson - essa eliminação dos cantos- poderia ser apenas eliminar os cantos vivos? Poderia se usar algo tipo uma "cunha" ,de cima a baixo da parede,encaixando no vértice das duas paredes ou necessariamente deveria ser algo de forma cilindrica e com menos altura?

Abs
    (y)

3. marcoantonio

marcoantonio jazzy

Desde 13 Jul 2005
    SÃO PAULO - SP
    Neste site da JOCAVI, empresa de acústica de Portugal tem muito material interessante e pode nos dar algumas idéias.

4. Leonard

Leonard Minha Sala

Amigo to ha uma hora procurando a loja, não acho achei sem querer esses dias e não gravei, mas achando eu coloco aqui.
    Se eu souber a frquência que preciso vou pedir chegando aqui pago o imposto e ok.

Leonard

5. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Eu uso pequenos cilindros, com cerca de 1,20m de altura.

Como já disse ao Leonard, tenho vista muitas armadilhas com medidas em torno de 1,20 X 0,60 m. Altura x diâmetro. Mas em minha casa não caberia.

Acho que o local e o tamanho devam ser mais importantes do que a forma.

6. marcoantonio

marcoantonio jazzy

Desde 13 Jul 2005
    SÃO PAULO - SP
    Acho que aqui tem alguma coisa.

7. Leonard

Leonard Minha Sala

Amigo Édison esses pedestais DY demandam tempo e tempo é a coisa que menos tenho nesses dias corridos, o Edson aqui do PR ta fazendo um pedestal de caixas legal parecido com o da Iron, to pensando em comprar um par dele, esse seu deve ser o bicho, o problema é eu correr atrás para fazer, pensei que a borracha fosse o último nível, achei que os spikes da caixa ficassem ancorados na borracha e que o granito/ mármore fosse o miolo e o aço o primeiro.

Leonard

8. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    O aço duro é apenas para fazer frente aos spikes.

A borracha pode ficar no meio (se houver aço), ou embaixo (se for apenas granito).

Os graves bem equacionados LIMPAM todas as freqüências. O som fica mais transparente.

PODAÇÃO.

Acho que todo o tratamento acústico tem esse caráter de poda. A gente vai colocando material absorvente, de forma seletiva, nos locais de maior reverberação e reflexão, mas isso tem um limite. Passou do limite, o sistema murcha.

A figura que uso é a de retirar os excessos, o que sobra. Por isso o exemplo da poda. Ninguém, em princípio, poda o caule, ou elimina os galhos principais, mas apenas o que excede.

9. Leonard

Leonard Minha Sala

Vi uns pacotes esses dias de 5 dias em Nova Iork por menos de R$ 3.000,00 a gente passeia e ainda trás uns bagulhos, sou parceiro para depois de setembro:rofl:

Abs

Leonard

10. cbpro

cbpro Usuário

Desde 7 Fev 2006
    Porto Alegre-RS
  11. Leonard

Leonard Minha Sala

Entendi amigo Édison acho que vou fazer, sei onde conseguir borracha industrial tipo aquelas colocadas a baixo de compressores para eliminar trepidações, bem pensado!

Abs e obrigado novamente!

Leonard

12. Leonard

Leonard Minha Sala

Muito eficiente você meu amigo matou a charada, esta loja ta cheia de coisa legais e o preço é uma baba, como eu disse compra paga os impostos do Brasil e com o que sobra dos produtos nacionais você faz uma viagem, talvez até para Miami com a esposa!

http://www.musicdirect.com/product/81145

Abs

Leonard

13. Leonard

Leonard Minha Sala

Acabei de mandar um e-mail para a loja que tem esses produtos eles tem um difusor que aqui no Brasil custa mais de R$ 1000,00 e lá US$ 299,00, se eles mandarem eu compro 4 para os cantos e 2 difusores e não da nem o preço de um absorvedor daqui do Brasil. Se o pessoal aqui não fosse tão ganancioso, eles não seriam apenas artesãos e sim empresarios, ganhariam mais dinheiro, gerariam empregos e todos nos ficariamos mais felizes, mas ficam nessa de cobrar fortunas, pouca gente compra e ainda conseguem publicidade negativa, ja que todo mundo fica indignado com os valores. É MHO.

Leonard

14. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    O Édison deu ótimas dicas. O posicionamento das caixas e do ouvinte é fundamental, só experimentando com isso você já pode melhorar bastante a situação. (y)
    É a medida "padrão". :)
    Sem dúvida nenhuma. (y)

15. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Essa frase define bem o que senti no meu som quando coloquei o tapete na parede. Talvez eu não tenha absorvido tanto os graves mais baixos, mas senti uma limpada e arejada no som. Melhorou tudo e inclusive os graves. Deve ter alguma frequência embolando o resto. O duro é ter que fazer esse material e testar só de ouvido mesmo.
    Abraços (y)

16. Leonard

Leonard Minha Sala

17. Leonard

Leonard Minha Sala

Édison pode passar as medidas do qeu vc fez, será que para as minhas caixas eu faço do mesmo tamanho da sua? O aço vc utilizou pedaços pequenos colcados no granito só para escorar os spikes da caixa? Entendi certo?

Leonard

18. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    O que eu fiz ficou caro; um absurdo.

O que eu faria agora seria o seguinte:

- duas pedras de granito de 0,50 X 0,80 x 0,03 m (ou seja, no mínimo com 3 cm. de espessura). Granito escuro, pesado. Há granito de tudo quanto é peso, tem que dar um jeito de avaliar o peso.

- 4 ou 6 pedaços de borracha dura, industrial, lonada, de 2,2 ou 2,4 mm. de espessura. Tamanho: 15 x 20 cm. Onde colocar: junto à borda, nos cantos e no meio. As borrachas deverão ser coladas sob o granito.

- Sob as borrachas, colar uma forração dura (daquelas que se coloca sob os carpetes), apenas para poder arrastar a base. Elas deverão ter o mesmo tamanho e ser coladas às borrachas.

OPÇÃO:

Comprar uma chapa de aço inox do mesmo tamanho do granito, de 3,17 mm. de espessura, e uma folha da mesma borracha citada acima (lonada, de 2,2 ou 2,4 mm. de espessura). Ou seja, ambas de 50 X 80 cm..

Colar a borracha sobre o granito e o aço inox sobre a borracha.

Essa opção triplica o custo da base, e pode secar muito os graves e ressaltar os agudos.

19. Leonard

Leonard Minha Sala

Ontem decidi largar a preguiça e me pus a pesquisar os materiais e as formulas para se fazer um absorvedor de membrana, as formulas ja estão dominadas e não são dificeis, não era preguiça de pensar mesmo, só que surgiu uma dúvida, nas literaturas e até mesmo no que o Dennis em outra mensagens, é preciso considerar o espaço de ar (livre dentro do abservedor), mas deve-se considerar todo espaço de ar, antes da lã de vidro ou depois ou somando ambos, na figura abaixo tem a foto de um absorvedor para se ter noção. Hoje aproveitei para passar em um lugar e ver as lâminas frontais, encontrei de 4 mm de espessura e ja pesei a lâmina para saber o peso por m2. Pretendo capturar frequências entre 60 a 240 HZ, porém este absorvedor colocando um espaço livre de 10 cm internamente será para capturar freqências de 120 HZ oscilando um pouco para baixo um pouco para cima. Se alguém puder tirar a minha dúvida agradeço

Abs

Leonard

20. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Leonard,

Qual é a densidade da lâmina?

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso