Anúncio do HT Forum

Baubo com crossover Nar: fica bom?

Discussão em 'DIY' iniciada por yankleber, 6 Jan 2015.

1. yankleber

yankleber Usuário

Desde 5 Set 2009
    Campos do Jordão-SP
    Alguém já experimentou montar o projeto Baubo utilizando o crossover original que vem no kit ao invés do crossover do Renato Lira?

:inseguro:

2. brwlo

brwlo Usuário

Desde 19 Abr 2014
    RJ
    Seguindo... Estou com a mesma duvida.

3. Cantunes

Cantunes Usuário

1.109 2.649 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Ruim não vai ficar, já que o crossover é feito especialmente para esse kit.
    Mas claro que o crossover desenvolvido pelo Renato deve ter uma melhor performance do que o original.

4. yankleber

yankleber Usuário

Desde 5 Set 2009
    Campos do Jordão-SP
    Obrigado, Antunes, era o que eu imaginava.

(y)

5. brwlo

brwlo Usuário

Desde 19 Abr 2014
    RJ
    Alguém sabe os cortes feitos nos 2 casos? Acredito q a NAR deva ter feito de forma a obter o máximo desempenho com uma margem de segurança, ou estou errado? O que eu acho q possa mudar é o corte que deve estar menor pois pelo q eu vi o pessoal não tá usando sub então os NAR tem q descer o max que puder, seria isso?

6. Cantunes

Cantunes Usuário

1.109 2.649 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Como é um kit 2 vias, normalmente se tem um corte hp/lp entre 2500khz e 3500khz. Dependendo da frequência do mid/tweeter.
    O mid do kit tem fs 52hz, o que permite uma boa resposta nos graves.

7. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    O problema nesse caso é que o crossover da N.A.R. é feito genéricamente para obter uma resposta aceitável em um veículo, muito diferente das Baubos.

Quando um crossover é projetado, muitas variáveis são levadas em conta, formato da caixa, distância entre centros, difração, curvas de distorção em determinada caixa e assim vai.

Se você colocar o da N.A.R. crossover nas Baubos pode tocar agradável? é possível, mas se começar a reparar se há um pico ou um vale em alguma frequência ou algo do tipo, uma frequência que em algumas passagens se destaca ou torna-se encomoda, ou em uma abordagem mais técnica, se medir a resposta de frequência da caixa, tenho certeza que não vai gostar do resultado.

• 2
  8. Juliano Nicoletti

Juliano Nicoletti Usuário

Desde 11 Nov 2007
    Curitiba, Brazil, Brazil
    Ia dizer a mesma coisa. Complementando que, quem projetou a caixa, projetou o cross também. O Renato fez medições para tentar tirar dos falantes o melhor que eles podem dar, atenuando picos ou vales. Tive o kit no carro e depois coloquei-os nas Baubos. Claro que em caixas, praticamente qualquer falante toca melhor, mas a diferença é gritante, principalmente no tw.

9. dr.alex

dr.alex Usuário

Desde 21 Nov 2006
    Patos deminas/mg/brasil
    Eu fiz assim,ja tinha o kit e montei a caixa.Ficou legal.Um dia sobrou uma grana e peguei o crossover do Renato.Quando acabei de instalar e liguei minha esposa veio igual uma bala reclamando que eu já tinha gastado dinheiro comprando outras caixas.
    Foi uma diferença tao grande que uma pessoa totalmente desligada soube na hora que tinha algo diferente a ponto de achar ser outra caixa.

• 2
  10. brwlo

brwlo Usuário

Desde 19 Abr 2014
    RJ
    Caraca me assustou agora...

11. dr.alex

dr.alex Usuário

Desde 21 Nov 2006
    Patos deminas/mg/brasil
    Tem um grupo do Facebook que o próprio Renato montou e que ta rolando uma compra conjunta do kit Baubo.Vai sair 395,00 o kit de falantes e crossover.Mais barato que o kit original da Nar e ainda com crossover específico da caixa.
    Olha aqui o grupo.

https://www.facebook.com/groups/baubos/

12. eder.holz

eder.holz Usuário

Desde 22 Nov 2010
    Joinville - SC
    Nesse valor, até eu que não tenho mais onde colocar as caixas já estou participando... Como o pessoal comentou acima, com o cross do kit a tendência é o resultado ficar melhor, pois estará dentro das especificações do projeto ;)
    Tenho amigo que tinha a Baubo com a primeira versão do cross e encomendou com o Renato a segunda versão quando saiu.
    No meu ponto de vista, vale a pena usar o cross desenvolvido para a Baubo. Se não me engano até o falante do kit do Renato tem alguma diferença para o kit que a NAR comercializa.

13. O crossover das Baubos é bem mais robusto.
    O melhor crossover do kit Nar, que é o série 3, usa capacitores de filme poliester (mkt), o do kit Baubo usa filme de polipropileno (mkp).
    Aí nem diria que é tendência, mas FATO a favor do cross das Baubos.
    Se for comparar com o cross NAR série 2, aí sim a coisa deve enfeiar muito pro cross do kit.

[ ]´s

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso