Anúncio do HT Forum

bias lighting USB - no brasil - diy??

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por vanderzee, 22 Mai 2018.

1. vanderzee

vanderzee Usuário

Desde 16 Fev 2012
    sao paulo/sp/brazil
    ja procurei, e nao encontrei nada no brasil
    ao maximo branco frio na faixa de 6000K
    ou um kit RGB - mas que nao serve ao proposito

se nao tiver pronto, alguem poderia me ajudar a montar um DIY?

sei soldar bem, entendo o basico de eletronica mas nao consigo montar isso sozinho

meu monitor tem 56cm de largura, entao pensei em uma tira 40cm

quero aproveitar as portas usb na lateral para conectar este bias

algo entre 2400K a 2900K

obviamente gostaria de acresentar seguranca, caso haja um curto que nao queime a porta usb ou o monitor - que componente(s) uso aqui?

luz suave ambar suave :[​IMG]

• 1
  2. Daimon

Daimon Usuário

Desde 17 Out 2012
    Esteio/RS/Brasil
    Cara, no youtube tem uns tutos (em inglês). Eu desisti pq usavam arduino e não manjo de solda mas fica um efeito tipo Ambilight.

3. vanderzee

vanderzee Usuário

Desde 16 Fev 2012
    sao paulo/sp/brazil
    agradeco,
    mas aqui e simples, uma cor so que nunca muda.
    a unica dificuldade e fazer funcionar em usb e temperatura quente abaixo de 3k

grato

4. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

6.054 2.931 926

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Boa noite Vander.
    Muito interessante seu tópico.
    Ando pesquisando sobre o assunto.
    Encontrei uma matéria atual sobre isso no site digitaltrends.
    Achei bem interessante, contendo entrevistas com quem entende do assunto.
    Eu pensei que fosse algo bem mais simples, com qualquer tipo de led, mas para que se atinja o verdadeiro propósito do Bias Lighting, existem alguns detalhes.
    Pelo que entendi, os principais são a temperatura de cor (que deve ser fixa em 6500k ou bem próximo disso), essa temperatura parece ser a projetada para o branco absoluto do conteúdo exibido, e o CRI, que basivambasi é um índice de habilidade da fonte luminosa em se equivaler ao espectro de cor do Sol.
    Tem tudo nesse link:
    https://www.digitaltrends.com/home-theater/bias-lighting-for-tv/amp/

• 1
  5. diogodavidlima

diogodavidlima Usuário

8 1 3

Desde 25 Jun 2014
    Joinville,SC
    Renato,

Obrigado pelo link, eu tinha acabado de comprar este produto: https://produto.mercadolivre.com.br...b-branco-quente-4-metros-5v-tv-pc-monitor-_JM

Mas depois do seu link pedi pra mudar para a cor branco frio (6500k). Depois que chegar vou comprar o adaptador para fazer curva de 90 graus e instalar, acredito que vai ficar bom!
    Apesar de gostar do branco quente vou usar o branco de acordo com a matéria.

• 1
  6. Renato Gomes

6.054 2.931 926

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Que beleza Diogo.
    Muito obrigado pelo link.
    Enviei uma pergunta lá para ele.
    Sabe dizer se a temperatura de cor do branco frio dele é de 6500k?
    Um abraço

7. vanderzee

vanderzee Usuário

Desde 16 Fev 2012
    sao paulo/sp/brazil
    Desta forma é interessante, ai se torna o Bias original usado em ambientes de trabalho profissional.
    Mas com o termpo o termo foi duluido e simplesmente representa iluminação atras do monitor com o proposito de reduzir cansaço visual, e/ou complementar estética.

Em meu caso acabei por utilizar uma lampada led 350 lumen / 2200K, e gostei do resultado. Mas ainda vou adicionar um dimmer, usando em brilho maximo ao ler e trabalhar, e para reduzir a intensidade ao assitir filmes.
    E no caso luz amarela (1800 ate 3000K) traz conforto e aconchego, justo o que preciso ao usar o pc.
    E a luz azul (4000K +) faz o efeito oposto. Fora que a luz mais azul causa cansaço visual.

A foto ficou ruim porque minha camera não consegue captar direito, mas da para se ter uma ideia (não é laranja assim, é uma luz suave)

Última edição: 4 Jul 2018
  8. Renato Gomes

6.054 2.931 926

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Chegou a minha. Ficou melhor do que esperava
    Foto de celular:

IMG_20180710_080121056.jpg

• 1
  9. vanderzee

vanderzee Usuário

Desde 16 Fev 2012
    sao paulo/sp/brazil
    ficou excelente mesmo!

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso