Anúncio do HT Forum

Bitola da tubulação menor que a recomendada

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Andrea de Santos, 9 Nov 2016.

1. Andrea de Santos

Andrea de Santos Usuário

1 0 1

Desde 9 Nov 2016
    Santos
    Bom dia. O meu "santo pedreiro" me disse para comprar tubos de 3/8 e 1/4 para a instalação do Split Hi-Wall Samsung Max Plus 24.000 BTUs Frio 220V e fez todo o trabalho de preparação do local. Está lindo! Acontece que quando chegou o aparelho e o técnico foi instalar disse que jamais poderia ter sido colocado este tamanho de tubo. Gostaria de saber se é verdade, se eu consigo aproveitá-los ou se vou ter que quebrar a parede e substituir tudo. Obrigada.

2. HigiArc

HigiArc Usuário

Desde 5 Nov 2016
    São Carlos SP
    Amigo só esqueceu de falar o que seu ar pede, as bitolas, tenho os manuais e posso te ajudar, mas passa o que foi colocado e o que seu ar pede.

3. HigiArc

HigiArc Usuário

Desde 5 Nov 2016
    São Carlos SP
    Ummmm tendi.

Bem vamos lá, o ar tem duas linhas a de alta e a de baixa, certo a linha de alta a mais fina é a forma liquida e não se engane éla é fina mais é a mais forte trabalha a 132 KGF ou seja 1.877 PSI seu ar nunca vai chegar nisso, observe como tem uma gama de segurança.

Agora a de baixa a de retorno, lembrando que em termos de segurança não da nada, pois quanto mais fina mais forte.

Exemplo:
    3/8 trabalha a 85 KGF ou 1.208 PSI
    1/2 trabalha a 60 KGF ou 853 PSI

Em termos de pressão de trabalho não da nada.

O que pega mesmo, é que quando o fluido volta em forma de saturada, vapor e liquido ele precisa de uma bitola maior para continuar o processo de saturação e perder a forma física o mais rápido possível e não entrar de forma liquida para ser comprimido no compressor, e isso esta condicionado a bitola.

Ou seja maior sim, menor não, para aliviar procure aumentar agora o comprimento da linha, assim p fluido vai ter mais tempo para mudar de forma.

Boa sorte

4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

9.108 2.219 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    andrea,infelizmente isso vem acontecendo muito ...pessoas que se aventuram na nossa área e antigamente grande parte dos engenheiros,arquitetos , incorporadores que não tinham conhecimento nenhum de como seria na escolha ,pré instalação e detalhes técnicos do condicionamento de conforto residencial e comercial essa é a verdade

de que o condicionamento de conforto faz parte tem que fazer parte e ser inserido no contexto do projeto desde o começo de uma obra com toda sua infra seja na alvenaria na elétrica hidráulica no dimensionamento e seguir os detalhes técnicos de fabricantes através de seus manuais de instalação de acordo a cada marca capacidade e modelo. hoje depois de bastante esforço isso tá mudando tanto da parte do pessoal que constrói como do cliente final..

se o pessoal envolvido na obra construísse dentro do que pede as normas e regulamentos essa atitude já facilitaria a vida do morador da residencia ,ap ,condomínio , com a infra estrutura que foi passada específica pra capacidade e modelo que geralmente é engessada a um modelo só

outra luta nossa agora seria tentar standartizar os modelos de mesma capacidade sejam nas bitolas das tubulações ,alimentação elétrica etc...hoje vc praticamente tem que passar essa infra estrutura já pensando num modelo especifico..sendo que ocorre distorções como pressão de fabricantes ou parceiros desses construtores e incorporadores a atrelarem sua prestação de serviço geralmente terceirizada a determinado tipo de condicionador

se derem essa opção de escolher marca e modelo ao futuro ou pretenso comprador atrasaria em muito a obra além que geralmente tem que se passar tubulação dessa infra em lages vigas ,colunas em todo e qualquer apartamento

o certo seria compatibilizar os modelos e marcas de todos os fabricante entre si em suas capacidades para flexibilizar e dar mais opções ao clientes finais na escolha da marca e modelo ou até que tecnologia cada comprador teria para instalar na sua residencia .

isso vai demorar ,mas acho que a tendencia seria essa ,principalmente nos grandes centros ...

seu caso enquadra nisso..se vc quer um samsung ,vc tem que preparar toda a infra em cima do samsung ou de marca concorrente mas que fosse compatível do contrário vc perde a garantia e pode acontecer que o rendimento fatalmente ficará prejudicado e provavelmente a vida útil do equipamento menor.espero que ter e ajudado.abraço vai dando o review .

Última edição: 15 Nov 2016
  5. Pessoal, minha situação é o oposto dessa. A bitola da tubulação é 1/2, só que o ar condicionado é um inverter de 3/8, tem problema nesse caso? Caso não tenha, existe algum adaptador ou tem que fazer uma gambiarra pra essa conversão.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso