Bluesound Node 2 [review]

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por iMilazzo, 28 Dez 2016.

1. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Bom estimados, natal chegou e com ele mais brinquedos.

Agora foi o Bluesound Node 2, um media streaming como o próprio fabricante o descreve.
    Ele foi desenhado para permitir que o usuário usufrua do conteúdo de serviços de musica como Spotify, TIDAL, Deezer entre outros. Ele possui DLNA, bluetooth e vem com DAC Burr Brown 5122 se não me engano.
    Eu comprei para substituir o Auralic MINI que eu possuia e que eu não gostava, DAC Sabre muito mau implementado tornava o som muito artificial.

O Bluesound Node 2 é rival direto do Auralic MINI e do Sonos CONNECT. E já nos primeiros momentos me deixou muito feliz pois toca exataente do jeito que eu imaginava.
    Como eu possuo o Mass Fidelity Relay que tem um DAC Burr Brown 5102A e toca maravilhosamente bem para um mero receptor bluetooth, eu imaginava que o Node 2 seria no mínimo igual. E foi isso mesmo que aconteceu.

O aparelho é bastante musical, fácil de configurar, só teve um detalhe que não gostei e nem tinha prestado atenção antes de comprar. Ele não possui AirPlay e sendo assim não consigo desfrutar do conteúdo da Apple Music a não ser que eu use o Node 2 via bluetooth. Mas pelo que pesquisei, seus concorrentes também não possuem AirPlay então acabou ficando elas por elas.

Bem, a qualidade do Bluesound Node 2 é muito parecida com o Mass Fidelity Relay, muito, muito musical, gostoso de ouvir. Agudos bem cristalinos, limpos, som redondo e com a possibilidade de ouvir som sem compactação (TIDAL e Qobuz). Ainda não testei mas vou tentar fazer DLNA com o JRiver e ver se consigo ouvir algum conteúdo HI-RES.

Abraços
    Ivan

Última edição: 30 Dez 2016
    • 5
  2. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Estimados, venho aqui complementar minhas impressões sobre o Bluesound Node 2.

Ficou legal fazer o review agora pois a chegada do aparelho coincidiu com a chegada do Tidal MQA.
    Nesses dias estou ouvindo basicamente somente Tidal Masters (que é a playlist com todos os álbuns em MQA que estão sendo lançados no Tidal). Tenho ouvido no notebook (um fonte sem qualidade) + B&W P9 e no Bluesound Node 2 e ontem eu fiquei comparando Tidal MQA via Bluesound Node 2 e Tidal HIFI via Bluetooth no Mass Fidelity Relay.

• Realmente existe uma diferença de qualidade mas o incrível aqui é que essa qualidade não é muito gritante e varia de gravação para gravação.
    • Liguei o Node 2 usando as saídas RCA (analógicas) e pelas saídas digitais deixando a conversão para o Cambridge CXA80.
    • Usando o Tidal MQA eu percebo mais micro-detalhes, um pouco mais de espacialidade e agudos um pouco melhores quando comparado ao Mass Fidelity Relay tocando Tidal HIFI. Mas o inesperado aqui é que essa diferença como eu mencionei não é gritante, às vezes é até difícil de se identificar.
    Ouvi albuns do Fleetwood Mac, Led Zeppelin, Sleater Kinney, Madonna (rsss), Rumer, The Black Keys e alguns clássicos que estão disponíveis na lista do Tidal.

Continuo ouvindo, rsssss...

Abraços
    Ivan

Última edição: 12 Jan 2017
    • 6
  3. compensados

compensados Usuário

Desde 31 Dez 2011
    curitibaparanabrasil
    Poderia informar onde adquiriu o Bluesound Node 2 ?

4. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Comprei na webstore da Europe consegui uma prima na Alemanha que postou pra mim, mas saiu carinho a brincadeira, rssss
    Deve haver meios mais "baratos" pra fazer isso.

Abraços
    Ivan

5. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Tenho um bluesound e gostei bastante do resultado comparando ao PC + Jriver que antes usava...
    Como o amigo Imilazzo disse, realmente o som é redondo em todas frequências, uma praticidade sem fim já que migrei tbm para um iPad e agora faço tudo mais facilmente, estou interligando o Bluesound via Coaxial ao Dac Ps áudio Nuwave, utilizo o cabo coaxial da Nordost Valhalla, assinei o Tidal Hifi e agora é curtir de monte rsrs...
    O Resultado foi tão bom que não volto para o PC.

• 4
  6. Lopes Fernando

Lopes Fernando Usuário

Desde 19 Fev 2014
    Brasil
    Observando a parte traseira do Bluesound, vi que a entrada do cabo de energia é diferente, são só 2 "pinos".

Dá pra utilizar ele somente com cabo de energia que vem nele, ou é necessário adquirir um cabo de energia de mais qualidade para extrair todo o potencial dele ???

Tenho um Dac 851D, e utilizo um Pc comum como player para Tidal , Spotify e etc.... Porém não gosto de usar PC para áudio acho meio cansativo.

Será que o Bluesound seria uma boa Opção para usar junto com o Cambridge 851D ???

7. iMilazzo

iMilazzo Lord

Desde 25 Mar 2004
    Curitiba/PR/Brasil
    Sim!

Eu tive um Integrado Cambridge CXA80 durante uns meses, o DAC dele era Wolfson 8741 senão me engano. Eu acho o DAC do Bluesound um pouco mais musical, mais agudo que o Wolfson (seu 851 deve usar um DAC parecido).
    O Bluesound é Burr Brown !!! Os Burr Brown são muito musicais, IMHO.

Depois do Bluesound eu nunca mais fiz download pirata de musica, rsss !!!
    Eu assino Apple Music, Spotify e TIDAL + Deezer Premium para lossless e HI RES. O Deezer está muito bom por sinal.

Abraços
    Ivan Milazzotti

• 2
  8. Lopes Fernando

Lopes Fernando Usuário

Desde 19 Fev 2014
    Brasil
    Também quero seguir o mesmo caminho que vc seguiu.

Mas ainda não defini qual equipamento usar, gostaria de um bom Player streammer/ Dac tipo Cambridge 851N, Marantz NA-11S1 mas infelizmente estes são limitados apenas ao Spotify, e Vtunner radio.

Gostaria que tivessem também Tidal com MQA .

Se souberem de algum Player streammer/ Dac no (mais ou menos )no nível do Cambridge 851N, Marantz NA-11S1, me informem por gentileza.

O dac do 851D são 2 Analog Devices AD1955 24 bits.

9. compensados

compensados Usuário

Desde 31 Dez 2011
    curitibaparanabrasil
    Marcos Aurelio, tbem possuo 851-N e estou pesando em melhorar o desempenho . No momento estou avaliando o Bluesound Node2 ou Macmini , ambos p/ ouvir Tidal. Alguna sujestao dos colegas mais experientes??

10. Luiz Carlos Guimaraes

Luiz Carlos Guimaraes Usuário

Desde 22 Out 2015
    Rio de Janeiro
    Amigos, desculpem a minha ignorância. Mas como o Bluesound se situa no sistema ?
    Ele substitui o notebook com um Tidal instalado, jogando o sinal via cabo para o DAC externo, e esse para o amplificador ?
    Na realidade, aonde ele entra no sistema ?

11. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Pode ir sem medo no Bluesound, o resultado final é bem superior ao Mac mini, o bluesound é um equipamento dedicado ou específico para nosso hobby, e com Tidal hifi fica perfeito...

• 2
  12. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Sim ele vai substituir o PC, sendo que no PC vc provavelmente utiliza USB e no Bluesound não, tem outras opções como RCA, coaxial e óptico... Aqui utilizo via coaxial que é bem prático, ligo ao meu dac e pronto ...

• 1
  13. compensados

compensados Usuário

Desde 31 Dez 2011
    curitibaparanabrasil
    Blza Sotnkof, grato pela atençao. Vce utiliza o Bluesound ligado a outro Dac externo. Poderia informar como funciona seu sistema? Pretendo ficar com o Tidal e Spotify , porem nao consigo decidir ou melhor nao sei como avaliar os equipamentos sem audiçao. Tenho visto relatos POSITIVOS do Bluesound Node 2 , vce poderia relatar suas impressoes do mesmo? Abraço.
    Marcos Aurelio

14. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Sim utilizo ligado ao dac Ps áudio Nuwave via Coaxial, minhas impressões são as seguintes: a melhoria surpreendente, antes da chegada do Bluesound eu estava brigando com alguns cabos IC, caixa é força... Algo me incomodava nas altas freqüências, com isso busquei vários cabos para tentar resolver esse incômodo, mas quando instalado o Bluesound consegui com os mesmos cabos satisfação esperada...

Não quero propagar rsrs, só estou colocando minha experiência quanto o equipamento, mas tbm não posso deixar de transmitir a emoção que o equipamento trouxe a minha audição ... Nesse mundo tão caro do Hiend, pagar 3k por um equipamento que elevou tanto meu sistema e me deixou muito satisfeito. Espero ter ajudado (y)

• 3
  15. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Opa... Não reparem, estou de Avatar Novo :D... Uma homenagem ao meu cantor preferido e que infelizmente nos deixou este ano... :(

16. compensados

compensados Usuário

Desde 31 Dez 2011
    curitibaparanabrasil
    Sotnkof , o resultado que vce obtem nao eh devido ao seu DAC (PS Audio), o meu Dac eh o Cambridge 851-N e jah li aqui mesmo no Forum alguem desqualificando os dacs da marca Cambridge.

17. Lopes Fernando

Lopes Fernando Usuário

Desde 19 Fev 2014
    Brasil

Tanto o Cambrigde 851D ( que possuo) quanto o 851N são excelentes, agora aqueles que não conseguem extrair um excelente som deles, na minha humilde opinião é por que estão subutilizando seus DAC 's com cabos inferiores.

Dac Cambrigde pede cabos ótimos , não adianta tentar usa-los com cabeamento mediano, correndo o risco de ficar decepcionado com a marca.

Cambridge com cabos excelentes tocam muito. Tem que investir bem em cabos.

18. Lopes Fernando

Lopes Fernando Usuário

Desde 19 Fev 2014
    Brasil
  19. SOTNKOF

SOTNKOF Glórias a DEUS

Desde 11 Mai 2011
    RIO DE JANEIRO
    Então, a melhora não pode ser devido ao Ps áudio pois ele sempre esteve no sistema, usava ele junto ao PC via USB... Daí migrei para bluesound via coaxial ao mesmo dac...

Quanto ser melhor ou pior isso é muito relativo, vai do gosto de cada um e da sinergia entre os equipamentos e cabeamentos... Aqui um integrado M6500i, XLR kimber ks1130 ao Nuwave, e Nordost Valhalla do Dac ao bluesound, o casamento ficou legal... Apenas o cabo de caixa não gostei do resultado e foi preciso substituir, antes usava ks3035 da kimber e agora VDH inspiration que custa bem menos e encaixou perfeito ao meu gosto... No dac uso furutech 3ts20 e no integrado Fusion enchanter....

Com isso meu dac ou qualquer outro jamais irá tocar igual... Milhares de configurações, acústica, marcas de caixa, etc....

Última edição: 19 Out 2017
    • 1
  20. compensados

compensados Usuário

Desde 31 Dez 2011
    curitibaparanabrasil
    Agradeço aos colegas pelas informaçoes, o meu sistema 851-A + 851N + Par de 851-W cabos Wireworld . Fica dificil p/ mim encontrar as melhores soluçoes nesse hobby e o investimento ( $$$) tbem influencia. Acredito que irei seguir o caminho indicado pelo colega Sotnkof, pois meu objetivo eh melhorar as audiçoes do Tidal e penso que com o Bluesound Node 2 resolva. Grato ao colega Lopes Fernando pelo APOIO e valorizaçao da MARCA. Abraços

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso