Anúncio do HT Forum

Bookshelf 3 vias DIY + Yamaha R-N402

Discussão em 'DIY' iniciada por MarcioTD, 27 Fev 2016.

1. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Boa tarde pessoal.

Hoje passei o dia montando as caixas.
    Assim que possível vou encapar com fórmica (não eu, vou em um marceneiro) e vou trocar os tweeters. Pois não tenho conhecimento suficiente, nem ferramentas para coloca-lo de forma que fique visivelmente bonito.

Segue algumas fotos.

Comprei mdf 18mm, e pedi para cortarem nas medidas que eu iria usar.

Somente para testar, "isolei" o alto falante do interior da caixa com fita isolante.
    Como a caixa é bi amplificada, está trabalhando com frequência de corte a 200Hz
    Depois que eu leva-la para colocar fórmica, vou fazer algo decente, para isolar o falante da caixa.

Coloquei conectores de 4 fios, um par para o Woofer e o outro para o médio e tweeter

Capacitor de 2.2uf para o tweeter. No médio não coloquei nada, pois deixei o filtro passa alta no módulo a 150Hz, mas no Pioneer configurei para 200Hz.

Desculpe a imagem fora de foco, só vi depois que já estava montado.
    Tenho de confeccionar uns RCA, para não ficar esse "bolo de fio".
    Pioneer DEH X3780 UI, Modulo Hurricane H500 4D (Classe D. Dizem que não é bom o som, mas estou achando bem nítido, sem ruído e com boa potência. Um dia chego em um Yamaha Stereo).
    Os dois woofers estão ligados, cada um em um canal com corte feito pelo Pioneer, trabalhando de 20~200Hz.
    O médio e tweeter estão ligados nos outros canais, trabalhando entre 200Hz~22kHz com corte feito no Pioneer.
    Woofer 6,1/2" (4 - Ohms)
    Médio 4" (6 - Ohms)
    Tweeter 1" (6 - Ohms)

Vou usa-las assim, enquanto não mudo as prateleiras.

Essa é a primeira caixa que monto, e achei uma terapia.

Não consegui o duto de 3" como mandava no projeto que o souzacustons passou (muito obrigado Souza), então coloquei o de 2" porém mais curto.
    Estou gostando do som, ficou bem equilibrado e com boa potência.
    Quando eu trocar o tweeter, vou conseguir vedar melhor a caixa. Se eu sentir alguma anormalidade no som, aí eu mexo no duto.

Assim que colocar fórmica e trocar o tweeter postarei mais fotos..

Obrigado.

Última edição: 11 Jun 2016
    • 4

Anúncio do HT Forum
  2. Fabiano R.

Fabiano R. Usuário

177 112 25

Desde 5 Jan 2016
    Poços de Caldas / MG
    Olá Márcio, muito legal suas caixas. A escolha da fórmica preta vai deixá-la com um ar bem imponente além de combinar com os falantes.

Abrs

3. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Obrigado Fabiano.
    É isso que quero fazer.
    Mas antes, vou trocar o tweeter, pois não tenho conhecimento nem ferramental para fazer um trabalho na caixa, de forma que só apareça a parte necessária do tweeter. E fazer todos os testes com duto e colocar a manta.
    No projeto que o Souza havia passado, pede duto de 3" 24cm comprimento, mas coloquei um de 2" com 10cm de comprimento, pois da forma como desenhei a caixa ele não coube, e estou percebendo que a caixa em alguns tipos de grave ela não está boa.
    Também pode ser por causa da falta da manta.
    Antes de mexer com o duto, vou colocar a manta. E ver como fica.

• 1
  4. souzacustons

souzacustons um dia de cada vez

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    duto de 2" para este falante nessa caixa gera turbulências e ruido de sopro quando se aplica mais potencia no sistema

5. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Bom dia Souza.

Se eu colocar 2 dutos de 2" polegadas, calculando o comprimento dos dutos, para que dê o mesmo volume do duto de 3" e 28cm de comprimento , resolveria?

Obrigado.

6. souzacustons

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    não seria 28 cmts e sim 23 mas pode também experimentar uma sintonia um pouco mais alta 2 x 2" por 19 cmts fb 50 hz f3 perto dos 42 hz

7. souzacustons

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    segue gráfico com fb em 50 hz

• 1
  8. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Coloquei EVA que eu tinha sobrando, dentro da caixa no lugar da manta, para testar.

Como um único duto de 2" não ficou bom, pois o correto seria o de 3", mas não caberia na caixa pelas dimensões frontais. Tive de colocar dois dutos de 2".
    Ainda não está no comprimento correto está com 10cm cada um (pois é o tamanho que encontrei pronto), e o Souza me passou as especificações de 19cm, mas já melhorou muito.

E esteticamente, não ficou tão feio quanto eu imaginava.

Agora só falta
    *prolongar os dutos,
    *trocar os tweeters, colocar um que fique esteticamente bonito e testar.
    *estando tudo ok, desmontar e mandar colocar fórmica preta wood texturizada.

• 1
  9. caiosaron

caiosaron The Dark Side of The Moon

Desde 27 Jul 2012
    Caratinga / MG / Brasil
    • 1
  10. Fabiano R.

Fabiano R. Usuário

177 112 25

Desde 5 Jan 2016
    Poços de Caldas / MG
    Bacana... Como ficou o som com o EVA?

11. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    O som com EVA ficou bom Fabiano R,
    Cumpriu bem o papel da manta.
    E com o segundo duto, melhorou muito. Mas tenho de aumentar o comprimento deles. Pois parece que o alto falante está trabalhando "livre" demais.

Eu estava pensando, e agora entendi (acho, rs), porque o duto tem o tamanho e diâmetro correto, para um falante em determinada caixa. E que independente do local onde vc o coloque, ele cumpre seu papel, desde que respeitada a litragem do projeto.

Pelo que entendi, o duto serve para "regular" o trabalho do alto falante durante as baixas frequências.
    Um duto de diâmetro menor que o solicitado, "segura" o movimento do falante podendo até gerar som de "sopro" na saída do duto.
    Já um duto com diâmetro maior que o recomendado, o deixa trabalhando "livre" demais. Trabalhando acima dos limites seguro do curso do cone, podendo danifica-lo.

Eu imagino que seja isso.

Se eu estiver enganado, me corrijam.

Obrigado.

• 1
  12. Fabiano R.

Fabiano R. Usuário

177 112 25

Desde 5 Jan 2016
    Poços de Caldas / MG
    Muito bom saber disso, pois em caixas pequenas as vezes pode ser mais fácil colocar o eva.

Não tem uns ductos que fazem curvas, parece que já vi isso em algum lugar na net... E se colocar manta acrílica dentro da caixa, ajudaria?

acompanhando...

13. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Vou comprar a manta, e colocar depois que eu terminar. Para ver como fica.

Tem duto com curva sim, e sempre recomenda-se respeitar o comprimento e diâmetro.
    Por isso, acredito que a função do duto é oferecer certa resistência a saída do ar, e com isso o cone não movimenta de forma livre, mas sim controlada.
    Parece que se busca o duto ideal, que não deixe o falante trabalhar muito "livre", nem tão "preso". Pois nessas duas situações, nota-se anormalidades no som. Além do risco de danificar o falante.

Última edição: 3 Mar 2016
  14. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Olá. Você pode alongar os dutos usando canos de PVC. Só achar o diâmetro correto e colar ou encaixar.

Abraço,

• 1
  15. souzacustons

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    solução para os tweeter domo de seda

• 1
  16. Fabiano R.

Fabiano R. Usuário

177 112 25

Desde 5 Jan 2016
    Poços de Caldas / MG
    Que chapa é essa? Aço galvanizado? Você fez?

17. souzacustons

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    pedido de amostra ;
    vou estar disponibilizando para os tweeter domo de seda

• 3
  18. Boa tarde Márcio! Parabéns pelo projeto! Eu também estou fazendo umas caixa ,gostei da aparência do seu falante e seu mid VC poderia passar onde VC comprou,obrigado!

• 1
  19. MarcioTD

MarcioTD Usuário

308 133 78

Desde 23 Abr 2015
    São Paulo
    Obrigado Renato.
    Eu comprei em uma loja na Santa Efigênia.
    Não vou lembrar o nome, mas é a loja que mais tem alto falantes de reposição.
    Na verdade, se tiver 3-4 lojas dessa por lá, é muito.
    A maioria, é voltada para som automotivo.

20. saskuat14

saskuat14 Usuário

Desde 14 Fev 2014
    Nova Xavantina, MT
    Marcio, parabens pelo projeto.
    A não ser que vá trocar os tw por outros melhore nao recomendo a troca.
    Esses ai são bem indicados, faça o que disseram... compre esse acabamento dele que fica perfeito.

Ah, outra dica... não deixe as caixas deitadas... books foram feitas pra ficarem "em pé" assim vc perde palco e o direcionamento do tw.
    Tente deixa-las na altura dos ouvidos tbm, pois pelo video parece que elas estão um pouco altas...

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso