Boombox Bluetooth

Discussão em 'DIY' iniciada por GustavoMetz, 6 Ago 2017.

1. GustavoMetz

GustavoMetz Usuário Muito Ativo

Desde 10 Jul 2016
    Novo Hamburgo/RS
    Boa noite pessoal! Depois de um bom tempo projetando, este final de semana iniciei o projeto da minha boombox. Ficou com duas câmaras de pouco mais de 5,5 litros cada.

Lista de componentes:
    2x Alto falante 4,5" 6 ohms 50 w eastech (full range)
    http://www.souzacustons.com.br/alto-falante-4-5--6-ohms-50-w-eastech/prod-1875829/
    2x Tweeter domo de seda 5Ohm 30 W
    https://pt.aliexpress.com/item/2pcs...108.1000016.1.43b34875nMKOvI&isOrigTitle=true
    2x radiadores passivos de 6,5"
    https://pt.aliexpress.com/item/2pcs...-vibrating-diaphragm-speaker/32662734685.html
    Placa amlificadora TDA7492 - 2*25w
    https://pt.aliexpress.com/item/Wire...mplifier-Board-Free-Shipping/32491192417.html
    (tive que colocar estes tweeter mais fortes pois esta placa tem um agudo bem morto)
    Alimentação bateria 12v - 9800mAh
    https://pt.aliexpress.com/item/new-...on-super-battery-and-charger/32380163481.html

Até o momento não usei crossover, apenas capacitores para os tweeters.

Primeiras impressões:
    O grave com os radiadores passivos impressiona, parece que realmente tem mais dois subs de 6" tocando junto com os de 4,5".
    Os tweeters são muito bons, descem muito e deixam o som muito limpo.

Problemas-Dúvidas
    O ruído da placa amplificadora e sua distorção incomoda um pouco.
    Ligando o tweeter em paralelo com o AF a impedância do conjunto fica abaixo dos 3 amperes, não recomendado para este amp, ainda não liguei em serie. Aqui vem a primeira pergunta, ligando em serie com o capacitor no meio, ele não chega a influenciar em nada no fullrange?
    A recomendação do vendedor do Aliexpress para esta placa é uma fonte de alimentação de 12v, de 3 amperes ou superior, a minha bateria sendo 9800mAh, pode ser forte demais para ela?

Em anexo algumas fotos do projeto e do desenvolvimento, ainda não terminei, assim que finalizar e montar tudo certo faço um vídeo e posto aqui.

Anexos:

Última edição: 6 Ago 2017

Anúncio do HT Forum
  2. dn_mosfet

dn_mosfet Usuário

Desde 2 Set 2006
    Rio Grande do Sul/Brasil
    Bom dia Gustavo.
    Bonita a marcenaria.
    Observações:
    1) Vc usou crossover. Um capacitor é um crossover passivo de 1a ordem.
    2) Vc está calculando de foram errada a impedância: ela se mantém em 6 ohms na gama das frequencias abaixo do tweeter e 5 ohms no agudo.
    3) O capacitor do agudo não influencia em nada a resposta do fullrange se estiver em paralelo.
    Se ligar o fullrange em série com o twt - o que está errado - vai transformá-lo em tweeter.

4) Quanto maior a capacidade em mAh da bateria, maior o tempo de funcionamento do sistema, inclusive pode usar uma automotiva ou para veículo diesel. O que poderia trazer problema é se a bateria fosse 19 ou 24V.

[ ]´s

Última edição: 7 Ago 2017
  3. shacouto

shacouto Usuário Ativo

Desde 30 Jul 2009
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Impedância se mede em ohms, não em amperes. Se você ligar o tweeter em série com um capacitor e em paralelo com o midbass, pode considerar a impedância do midbass somente. Não pode colocar o tweeter em série com o midbass.
    Esse amplificador funciona melhor com tensões de alimentação mais alta, tipo uns 20V. Assim você conseguiria uns 20W com distorção aceitável.
    A corrente mais alta da bateria é bom, vai funcionar mais tempo.

4. gabrielgg

gabrielgg Usuário

Desde 5 Dez 2006
    Passo Fundo RS
    Bonito o trabalho de marcenaria. Eu indicaria usar o amp tpa3116, acho que ele atende melhor, mas aí tbm seria interessante usar duas baterias em série para obter os 24V para obter a potência máxima de 50 Wrms por canal. As outras perguntas os colegas já responderam. Qual software vc utilizou para desenhar a caixa?

5. GustavoMetz

Desde 10 Jul 2016
    Novo Hamburgo/RS
    Opa! haha sim, eu escrevi no celular e me perdi nos termos, trocando ohms por amperes, foi mals

Mas a questão da Impedância é uma coisa que eu realmente não entendo, nas minhas pesquisas, sempre vi a fórmula (impedancia01ximpedancia02)/(impedancia01+impedancia02) para ligação em paralelo, isto neste caso, me daria 2,72ohm. Pelo que foi falado aqui, isto não confere então? Ou quando utilizo filtros ou crossovers isso cai por terra? queria esclarecer isso de uma vez por todas heheh

Sobre as baterias, eu vou fazer um teste este final de semana com uma fonte 24v para ver se ele desempenha melhor. Caso for positivo, vou comprar outra e ligar em série para gerar os 24v.

O software que usei para o desenho é o 3D Studio Max, trabalho com design e uso ele a algum tempo já.

6. dn_mosfet

dn_mosfet Usuário

Desde 2 Set 2006
    Rio Grande do Sul/Brasil
    Para entender o esquema da impedância para caixas de som tem de levar em consideração a frequência:

Se considerar numa caixa um midbass respondendo de abaixo de 3 khz, com impedância de 8 ohms, associado a um tweeter respondendo de 3 khz a 20 khz, com impedância de 8 ohms, implica que o amplificador “só enxerga” o midbass de 8 ohms abaixo de 3 khz e “só enxerga” o tweeter acima de 3 khz.

A impedância desse conjunto será 8 ohms de 60 hz a 20 khz.

Imagine que agora tenhas 02 midbass desses em paralelo numa torre e o mesmo tweeter. Agora teremos a impedância resultante em 4 ohms de 60 hz a 3 khz, porém mantendo-se em 8 ohms na frequências acima – afinal o amplificador continua “só enxergando” o tweeter acima de 3 khz, porém percebe os dois midbass abaixo dos 3khz.

Vale lembrar que a impedância do driver – conforme pode ser observado em qualquer gráfico de datasheet – não é uma constante (reta), mas sim uma curva que altera-se conforme a frequência em que está sendo medida.

[ ]´s

7. GustavoMetz

Desde 10 Jul 2016
    Novo Hamburgo/RS
    Cara, meu muito obrigado por você dedicar um tempo e esclarecer todas minhas dúvidas em relação a isso. Em todos os artigos que encontrei sobre o assunto para iniciantes, nenhum tratou com tanta clareza e sentido. Valeu mesmo! heheh

Testei ela ontem com uma fonte 24v, a placa que estou usando até aceita esta voltagem porém esquenta e desliga. O sistema não tem dissipador e da maneira que foi montada nem sei consigo colocar. Mas resumindo, decidi troca-la. Estou vendo ainda o que vou comprar para empurrar essa caixinha, o som dela com os 24v de alimentação, os radiadores passivos trabalhando, ficou SENSACIONAL, muito acima das minhas expectativas (e não eram baixas) haha

Estou na fase de pintura e colagem da lamina de madeira, assim que tiver finalizada coloco um video aqui.

Abraço e valeu a ajuda de todos!