Anúncio do HT Forum

Boombox - Em construção

Discussão em 'DIY' iniciada por Pedrodemio, 2 Ago 2014.

1. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Bom dia/noite pessoal

Há algum tempo venho pensando e projetando um novo boombox (caixa de som portátil), ja está em estágio avançado de construção mas só agora tive tempo de criar o tópico, preciso tirar uma fotos atualizadas, com o tempo vou colocando aqui

Esta foi a primeira caixa de som que construí, já fazem uns 5~6 anos, nessa época quase não tinha nenhum conhecimento sobre caixa acústicas e foi tudo feito no "olhômetro". Ela possuiu um TDA2040 como amplificar e era alimentada por uma bateria SLA 12v, hoje uso uma fonte 19v externa

Agora deixando ela de lado e passando ao projeto novo

O objetivo foi criar uma caixa relativamente pequena e leve, com boa resposta nos graves e que seja capaz de um SPL respeitável, e podendo ser alimentada por uma fonte externa ou a bateria

Tudo começou em uma visita à rua Santa Ifigênia em São Paulo onde encontrei os mid-bass e os tweeters:

E aqui a vista frontal em fase de testes:

Infelizmente os tweeters que comprei eram poucos sensíveis, e tiveram que ser trocados:

A solução foi utilizar um selenium ST200, barato e com um resposta aceitável, apesar de um grande insatisfação com a marca pois a curva apresentada no site difere muito do produto vendido, no datasheet ele apresenta uma resposta plana até quase 20KHz, na realidade ela decai acentuadamente após 10KHz (http://www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/79_pdfManual.pdf)

Abaixo segue as medições dos 4 mid-bass já na caixa e o estudo de frequência de corte utilizando meu MiniDSP, que ficou em 3500Hz e utiliza um crossover de 24dB/oct com alinhamento linkwitz-riley

A próxima parte era desenvolver um circuito semelhante a um controle de loudness, mas que atue somente na parte dos graves e que seja dependente do volume, a solução foi utilizar um equalizador paramétrico que utiliza o potenciômetro de volume para determinar o ganho no graves, o circuito foi desenvolvido e simulado no MultiSim, ainda não tenho a placa pronta, assim que essa estiver completa disponibilizo aqui.

Resposta com o volume em 100%:

Resposta com o volume em 0%

Por enquanto é isso

Abraços

2. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Opa, opa, interessante.
    Vou acompanhar.

3. K.Bigotte

K.Bigotte Usuário

Esses mids estão começando a aparecer bastante aqui no DIY hein!

Acompanhando!

4. isinho

isinho Usuário

Desde 15 Out 2008
    Tatuí/SP
    Olá Pedro
    Achei show as book de um falante, por conta disso bolei meu projeto...
    E tô acompanhando o seu

5. evfernandes

evfernandes Usuário

4 0 1

Desde 1 Ago 2014
    Barueri / SP
    Vou acompanhar também... gostei da idéia!

6. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Caixa envernizada e toda eletrônica montada, infelizmente o crossover não se comportou como esperado e resultou num pico de 10dB em 2kHz e o tweeter da Selenium não tem um som bom e distorce muito fácil, ja encomendei novos, até semana que vem devem chegar e dessa vez irei projetar o crossover com base nas medições de impedância dos alto falantes

Assim que chegar o tweeter atualizo aqui

7. isinho

isinho Usuário

Desde 15 Out 2008
    Tatuí/SP
    Qual a sintonia e o volume da caixa?

8. Guilherme R

Guilherme R Usuário

Desde 7 Out 2010
    São Paulo/SP/Brasil
    Coloca um T800 da selenium ou um 4202 da snake e seja FELIZ.

9. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Amigo,
    Esse Mid tem em algum lugar da internet para venda? Sabe dizer nome/fabricante?

Eu estou com um projeto bem parecido, porém vai ser para a casa de praia. Ao invés de deixar meus pais comprarem aquelas caixas horríveis que vendem por ai estou montando um DX Blame ST que vai empurrar um Woofer de 12 pol da JBL/Selenium com um Tweeter. Em breve quando colocar o Blame para funcionar, postarei fotos aqui.

Abraços,
    Felipe

10. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    isinho,

A caixa tem 20 litros brutos, sintonia exata te digo em breve, só fazendo uma medição da curva de impedância, mas algo entre 70 e 80Hz

Selenium nunca mais, e estou fugindo de super tweeters voltados a PA, esse será o substituto :D http://www.madisoundspeakerstore.com/hard-dome-tweeter/vifa-dq25sc16-04-1-titanium-dome-tweeter/

Olá Felipe,

O unico lugar online é no mercado livre http://lista.mercadolivre.com.br/midbass-eastech

Se sua ideia é fazer uma 3 vias usando estes como mid, recomendo que estude muito bem o crossover, de olho nas curvas de distorção

esse foi o maior erro desse meu projeto, nem pensei em considera-las, justo na frequência de corte (3,5kHz) o ST-200 tem um pico de 12% de THD, muito desagradável de ouvir, ainda mais sendo o segundo harmônico dominante

11. isinho

isinho Usuário

Desde 15 Out 2008
    Tatuí/SP
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso