Anúncio do HT Forum

Braços Dynavector e outros...

Discussão em 'Áudio Estéreo Analógico' iniciada por JoseAugusto, 18 Set 2009.

1. JoseAugusto

JoseAugusto Usuário

Anúncio do HT Forum
    Nobres colegas,

Pelo que observei (e não fui só eu), ocorreu uma grave e inadequada "dissociação" entre os "amantes" dos toca-discos e LPs, para não dizer que foi criado UM MURO.

Uns dizem que o melhor de tudo é ter toca-discos Hi End e não arredam o pé disso, enquanto outros dizem que os vintage e os DIY podem ser excelentes também.

Olha, eu participo do HT Fórum faz muito tempo, nem vou olhar a data, mas só sei que faz um bom tempo que eu não faço uma postagem de forma expontânea, como fazia. Pois no fundo todos os toca-discos são iguais, todos eles usam o mesmo princípio, apenas uns são bons e outros nem tanto.
    Não importa onde, quando e como foram construídos, o importante é o resultado final.

Enfim, estou esperando o desenrolar desse tópico.

Ahhhh sim, eu quase esqueci... eu citei os braços Dynavector pois eles existem pelo menos desde 1976, assim sendo eles são vintage? São Hi Fi? Ou são Hi End?
    Afinal são bons ou não? Não é isso o que importa?

2. NMA

NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

8.733 6.044 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Se estão em linha de produção não são "Vintage"(...) mas se estão em uso desde 1976 pelo seu proprietário, é "vintage", cabe alguma manutenção e atenções(papo de técnico e não de usuário como eu - "pois o que me importa é que funcione e bem. Inclusive pago para um técnico indicado(e não um curioso) para que ele faça sempre uma manutenção e se necessário troque algo").

O mercado dos anos 60 utilizava o termo "HIGH FIDELITY" ... o apelo do mercado era a "ALTA FIDELIDADE" ... o mercado muda e consequentemente as abordagens também mudam. Surgem metodologias com uma linguagem própria, como exemplo somente para ilustrar: http://www.clubedoaudio.com.br/materiatecnica/metodologia.aspx

Periódicos são muitos e todos possuem sua metodologia, veja:http://www.ecoustics.com/Home/Home_Audio/ - aqui é uma publicação online de diversos periódicos.

O braço da Dynavector é HIGH END? "SIM, É HIGH END".

Última edição: 16 Abr 2018
  3. NMA

8.733 6.044 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Concordo o resultado final é que importa! Mas alguns como eu preferem os novos!!! Somente isso ... e eu já falei isso muitas vezes para você por MP ou postando!

E porque da preferência pelos novos: os antigos "todos"(ou a maioria) a fiação do braço e outros tantos componentes podem estar bastante desgastado e mesmo oxidados! Sou somente usuário ... e quero que tudo funcione direitinho! E o novo dá garantia ... e a chance de dar problema é menor.

Tudo que expus é somente questão de ponto de vista! Como vejo a coisa.
    Os DIY e a turma da Vintage também tem seus motivos nas escolhas de suas opções!

Você tem mais de um(1) TD e eu só quero ter um(1) ... E com certeza você tem seus motivos!!! E eu os respeito como os tantos outros motivos que orientaram as demais escolhas dos usuários do HT FORUM!

4. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    José Augusto, que bom que você voltou:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. Cara, eu também tenho vontade de postar uma opinião sobre toca discos, mas sei que posso arrumar a maior briga. Um dos membros mais conceituados aqui do Fórum, um professor de toca discos, (ele tem mais de 10 em casa), me falou uma coisa, a mesmíssima coisa escrita na Somtrês, pelo Luiz Fernando O. Cysne.
    "Quem fala, que um toca discos Belt Drive, é melhor que um Direct Drive, não está dentro dos padrões ideais de sanidade mental". E eu hoje concordo plenamente com isso. Como bem me explicou, esse cara do Fórum, que me fez prometer que não citaria seu nome, em nenhuma hipótese, o toca discos Belt Drive, foi "inventado" pelos caras que ficaram na mão, sem poderem ouvir os seus discos, já que o cd naquela época, "decretava o fim" do vinil. A solução foi "inventar" tocadiscos de "fundo de quintal", já que as gigantes que fabricavam os Direct Drive, encerraram e fecharam suas linhas de produções. Nesse mercado de Direct Drive, ficou sómente a Technics, que ainda hoje reina absoluta, no mercado de toca discos. E eu fiz o teste. Peguei emprestada a Nagaoka MP-500:aplauso: , e comecei os "testes cegos", chamei o meu filho, que não entende "bolhufas" de vinil.
    Peguei primeiramente o meu SOTA, high end, e colquei a Nagaoka tocando Dire Strais. Ficou ótimo:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.
    Depois coloquei a Nagaoka no RP II com o mesmo vinil. Ficou ótimo.
    Depois passei para o DD-1 Gradiente. Quando liguei o DD-1 com a Nagaoka, meu filho de cara me perguntou, o que eu tinha regulado, o som ficou algo espantoso, com uma definição, com uns graves, que até eu fiquei emocionado:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.
    Para fechar o teste peguei o Technics SL 1210 M5g, coloquei a Nagaoka, e fiquei embasbacado:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. Parecia que o Mark Knopfler, tocava ali na minha frente, e o meu filho me falou, pai o som agora tá muito melhor do que nos outros:aplauso:.
    Depois disso, tenho que aceitar, que esse negócio de "Belt Drive", é mesmo "para inglês ver", pois perdem disparadamente e feio para um Direct Drive decente:aplauso:.
    Não quero entrar em discussão com ninguém, pois afinal de contas, vi e ouvi, e para mim é o que interessa(y).

5. JoseAugusto

JoseAugusto Usuário

Olá Antunes,

Realmente, a indústria do hi end não dá opção de outro tipo de sistema de tração. Ou melhor, não há meios de se desenvolver algo realmente revolucionário em matéria de toca-discos.

E com relação ao braço, quando veremos um "novo" com mais recursos que o braço do Sony PS-B80?

Abraços

6. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    José Augusto, quem dá uma "verdadeira aula", sobre ótimos braços, são os ótimos, Stpamarante e Jimmy Bolha :aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. O Jimmy Bolha, e o Stpamarante, conhecem braços, que eu nunca tinha nem ouvido falar. Segundo consta, o braço que equipa o RP-II Gradiente, é um dos melhores :aplauso:. O Jean, inclusive, está "fabricando" um Technics High End, com o braço do RP-II :aplauso:. Já ouvi dizer que o braço que equipa o Yamaha PF 1000, também é uma obra de arte, em matéria de qualidade. Quanto ao Sony, que você citou, o Jimmy Bolha, já me falou, que ele é praticamente imbatível :aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.

7. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Muro ? Só se for o The Wall , duplo tocando na minha vitrola ... :lol:

Nunca li de ninguém que quem gasta em um TD caríssimo é otário , nem que quem tem TD vintage é recalcado ou frustrado .

A citada " verdade " é fruto de más interpretações oriundas de frases mal formuladas ou paranóia de alguns . O resultado disto é que alguns que são verdadeiros doutores no assunto não tem mais prazer em postar aqui . Quem perde é o fórum como um todo , até aqueles que mandam o TD para um técnico para trocar a correia ... Parece até piloto de rali que não sabe trocar pneu . Vinil não é plug and play , há de ter dedicação e interação . É coisa de alma !

Meu TD n#1 - fui eu que fiz , do zero , da tomada até o shell .
    Meu TD n#2 - Um Thorens vintage .
    Meu TD n#3 - Poderia ser um Kuzma de R$ 40.000,00 , posso , mas não quero . Para quem tem ... tiro o chapéu . :aplauso:

Se todos puderem se respeitar , nesta paixão que é o analógico , compartilhar experiências , dicas e achados , melhor pra todos . (y)

8. oldair

oldair Usuário

Desde 28 Set 2006
    Curitiba/Pr - Brasil
    Antunes.
    Uma dúvida: Se você pegar dois toca-discos, braços e cápsulas iguais, um BD e outro DD, considerando que o BD esteja totalmente ajustado, porque o DD seria melhor, rodando na mesma rotação e com os componentes iguais?

Um abraço

Oldair

9. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Grande Júlio César, não chamei ninguém de otário, apenas repeti a frase dp Luiz Fernando O. Cysne. Júlio César, e quem me falou, sobre a superioridade do Direct Drive, infelizmente, não quer mais postar aqui, e é um profundo conhecedor de toca discos. Oldair, a cada dia estou vendo mais pessoas, comprando Technics SL 1400 MK II, e colocando braços high end. Para você ter uma idéia, vou apenas passar as mesmas palavras, ditad por esse grande conhecedor de toca discos,
    "Antunes, se você pegar um Technics SL 1400 MK II, e colocar nele um braço mais ou menos top, tipo um SME M2-9, ou então um Clearaudio Satisfy, você vai sentir o verdadeiro gosto de ouvir um vinil":aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. E como ele também disse, "Nobre colega Antunes, e se você tiver grana disponível para colocar um London Decca Tonearm, Um Origin Live, ou um Clearaúdio TT-2, em um Technics SL 1400 MK II, aí a coisa vira covardia. pois será um verdadeiro banho de qualidade":aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.
    Repetindo, o que está escrito sa Somtrês,
    Como você quer escutar música, em um toca discos, em que o tracionamento, é feito por correia, e não tem a exatidão, e a precisão de um Diect Drive?????. Eu repeti o "teste cego" com outras duas pessoas, e novamente o Direct Drive ganhou. Eu não quero com isso, procurar e nem provocar discussões aqui no Fórum, já que essa parte dos toca discos, é a que eu mais gosto aqui, e é justamente nessa parte, que estão as pessoas que mais gosto de conversar aqui do Fórum. Que sentido teria, eu procurar uma discussão, com pessoas que eu gosto tanto, como vc Júlio César, Ricardo W. Pereira, Hernani, Elmano, José Augusto. José Carlos, Jimmy Bolha, Jeaudium, Stpamarante, Maukashmir, Leonard, Guto Pereira, Ary Paim, Luiz Felipe Duarte, enfim com outros tantos "amantes" de toca discos desse maravilhoso espaço:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.
    Apenas postei a minha opinião, e uma decisão que eu tomei, por indicação desse grande colega de Fórum e do Helinho Salviatti que me falaram,
    "Vende esse punhado de toca discos que vc tem, compre um Technics SL 1400, SL 1500, SL 1600, SL 1700, SL 1800, coloque um braço high end, e ouça a diferença:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.

10. asiufy

asiufy Usuário

Desde 30 Abr 2007
    Julio,

Você diz querer respeitar, porém faz pouco caso de quem manda o TD ao técnico para trocar correia.
    Não concordo com a sua afirmação, TD pode ser plug and play sim, pode dar muita satisfação sem que seja necessário saber detalhes ou minúcias.
    Respeito os que conhecem, e procuram sempre conhecer mais, porque tenho este comportamento para outros assuntos, porém, para ouvir música, quero o plug and play sim, e não aceito que outros venham fazer pouco caso, só porque eu não sei desmontar e montar um TD.

Por isso, vamos nos ater ao tópico, e não emitir opiniões preconceituosas, por favor? Por sinal, tinha um braço Dynavector no evento da Avantgarde que parecia um espetáculo, com diversas regulagem, headhsell destacável, etc. Era esse aqu:

http://www.dynavector.com/products/tonearm/e_507mk2.html

Alguem já pode experimentá-lo?

alexandre.

11. NMA

8.733 6.044 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Grande, Alexandre!

Este braço estava em qual TD no evento? Ele só estava em exibição ou estava em uso com os diversos ajustes necessários?!

Sabe informar preço? Mande MP se for o caso(...)

12. Jose Ricardo

Jose Ricardo Usuário

Desde 17 Set 2005
    RJ
    Bem,eu tenho 6 toca discos e 6 sistemaS DE SOM :Um Rega P3,um Rega Planar3 , um Garrard Zero 100C,um Dual 701,um Gradiente RP II e um Pioneer PL12D.
    Ja tiove um Sota ( que hoje esta com Antunes),ja tive um Thorens (que hoje esta com Julio Cezar),ja tive Technics 1200 MKII,D2,D202,1300MKII,Dual 1229,Garrard (não lembro o modelo, mas se parecia com o Zero) e por ai vai mais alguns que não me lembro mais
    Digo a vocês que HOJE me sinto muito contente com meu P3 , que é o titular e apesar das tentações de comprar ou tocar por outro mais top,não vejo razão para isso,ja que nestes anos todos ouvindo SOMENTE vinil,este rEga para mim esta EXCELENTE.Fica aqui meu depoimento para que todos possam ver que de tudo um pouco mas de pouco ja tenho tudo.(y)

13. ary.paim

ary.paim Usuário

Desde 13 Fev 2006
    rio de janeiro
    Fui por muitos anos amante de BD e nem cogitava ouvir DD e olha que passaram pelas minhas mãos vários DD de muita qualidade e eu sempre passando á frente, até que um dia recebi um DD SP10MKII, nunca mais ouvi um BD com os mesmos ouvidos...tive vários THORENS e ainda tenho um para relembrar, gosto demais dele só que hoje só escuto o SP10MKII, nada contra quem curte BD eu já curti e ainda curto hoje de vez em quando para matar as saudades!!!
    Hoje tenho em meu SP10MKII o braço original EPA-100 graças ao amigo Jimmy Bolha, já utilizei alguns braços, como: REGA RB-300, SME 3009/II, SME 3009/III, SME 3009/3012/II e hoje plenamente satisfeito com o EPA-100. Ainda aprendendo e buscando o melhor!!!
    Grande abraço à todos,
    ary paim(y)

14. zairon

zairon Usuário

Desde 26 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ
    Olá Ricardo... tenho um Pioneer PL12R.. Será que é igual ao seu ? Na verdade, não sei se ele é o PL 12 ou PL 10.

Se tiver fotos deles, e puder enviar, te agradeço.

Ahh.. e você com 6 toca discos e não faz parte do clube carioca? :)

Abração.

15. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Esse tópico está ficando sensacional, ainda mais com a chegada dos grandes Ary Paim, JOSÉ RICARDO, e o Zairon. Vamos levar a discussão numa boa, do jeito que somos acostumados, e do jeito que gostamos de toca discos:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. Ary Paim, aqui na Savassi, em BH, tem um toca discos DD SP 10 MKII, igualzinho ao seu, (parece até que está me esperando:rofl:), mas o cara. não baixa um centavo, e ainda quer obrigar o comprador a trazer uma cápsula que custa uma pequena fábula. Esse Technics está aqui desde Janeiro, (eu já te falei isso, não é mesmo Ary?.), e eu já estou ficando com uma coceira danada. O Jimmy Bolha, já me falou, que o DD SP10 MKII, não é um toca discos, ele é o toca discos:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:. JOSÉ RICARDO, o Stpamarante, já me falou, que o braço do Garrard Zero 100, dispensa comentários, é bão demais da conta:aplauso:.

16. André Maltese

André Maltese Usuário

Desde 9 Out 2003
    São Paulo/SP
    Pessoal,

Vão voltar as discussões baseadas em topologias e não em projetos?

Será que até agora não deu para entender que o que vale é o projeto em sí e não unicamente a topologia empregada?

Um abraço,

17. asiufy

asiufy Usuário

Desde 30 Abr 2007
    NMA,

O braço estava, infelizmente, somente em exposição junto à outros braços que a Avantgarde também representa. O valor, se não me engano, era 5 mil dólares, o que é um valor bem justo, uma vez que o preço USA é $4250.

André,

Você que estava ajudando por lá, chegou a montar esse braço em algum daqueles TDs?

alexandre

18. André Maltese

André Maltese Usuário

Desde 9 Out 2003
    São Paulo/SP
    Caro Alexandre,

Infelizmente não, porém pude ver de perto (e escutar bastante) o braço Kuzma Four Point, de 11 polegadas, com dumping hidráulico horizontal e vertical (!!!), uma verdadeira obra de arte, que, NMSO, é par ao DV-507 MkII.

O Kuzma Four Point estava instalado no TD Kuzma Stabi XL (belt drive).

Ambos estão arquivados na pasta SONHO do meu HD cerebral...

Um abraço!

19. oldair

oldair Usuário

Desde 28 Set 2006
    Curitiba/Pr - Brasil
    Grande Antunes.
    Quando eu dissei que tinha uma dúvida, era dúvida mesmo! Dúvida de quem conhece muito pouco e nunca pode fazer uma comparação entre BD e DD. E perguntei para você porque sei que você conhece do assunto, além de sempre ter respondido as minhas perguntas de leigo. Como responde a qualquer um que tenha dúvidas, não se importando se é novato ou veterano aqui no Fórum.:aplauso:
    Em momento algum quis criar uma discussão do tipo "Plasma ou LCD", por exemplo. Era dúvida mesmo.

E para mim também este é um dos espaços que mais gosto aqui no Forum. Pelas pessoas e pela fascinação do mundo dos TD's

Obrigado pela atenção e um grande abraço

Oldair

20. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Oldair, estou prestes, a "tomar uma aula" do André Maltese, (ainda mais, depois desse Kuzma, que ele viu), e depois disso, vou postar as minhas opiniões. E caro Oldair, eu também, sou um completo leigo, em matéria de partes técnicas de toca discos. Mas aqui tem vários professores, e sempre dispostos a nos ajudar:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso