Anúncio do HT Forum

Cabo HDMI 2.0 de fibra óptica Vs. distância.

Discussão em 'Cabos e Conexões de Vídeo' iniciada por Johny Bravo, 27 Mai 2018.

1. Johny Bravo

Johny Bravo Usuário

Desde 27 Jun 2004
    São Paulo
    Olá caros amigos,

Tenho uma dúvida sobre cabos HDMI 2.0 para conteúdo 4k.

E fato de que a partir dos 5 metros, cabos HDMI que não são de fibra, começam a perder qualidade? Por isso mesmo é que existem cabos de fibra HDMI?

Se sim, qual cabo HDMI para uma distância de 10 metros devo utilizar? Me informaram alguns modelos, por exemplo da marca Kramer.

Estou pra comprar este:

Kramer CP-AOCH/XL-50 | 50 Foot Fiber Optic HDMI Plenum Cable Removable Connectors
    1. [​IMG]

É bom?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Att,

José.

Anúncio do HT Forum
  2. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Última edição: 28 Mai 2018
    • 1
  3. Johny Bravo

Johny Bravo Usuário

Desde 27 Jun 2004
    São Paulo
    Antes de mais nada obrigado pela ajuda.

Exelente matéria Paulo.

Pelo que li, este cabo HDMI que lhe mostrei, apesar de ser fibra, só chega a 10 Gps e não a 18Gps, neste caso o que ele teria de vantagem sobre os HDMI's comuns?

Veja as specs:

• Video Resolution - 4K@60Hz (4:2:0 UHD), 4K@30Hz (4:4:4) 8-bit, full-HD, 3D Deep Color across all lengths.
    • High Data Transfer Rate - Up to 10.2Gbps.
    • Embedded Audio - PCM 8-channel, Dolby Digital True HD, DTS-HD Master Audio.
    • High-Quality Connectors - 24K gold-plated, corrosion-resistant and best possible connectivity.
    • EMI & RFI Immunity.
    Kramer¡¯s AOCH/XL is an Active Optical HDMI Cable for running 4K@60Hz (4:2:0) UHD, 4K@30Hz (4:4:4), over longer distances up to 100m (328ft) in a simple and practical way. The HDMI ends of this hybrid?fiber cable quickly detach leaving a much smaller head that can be run through conduit or other tight spaces with the included pulling capsule. DVI ends can be purchased separately. The AOCH cables are thinner, lighter and more flexible than copper or even standard optical cables. They provide transparent EDID and HDCP support without signal attenuation. They also provide reduced risk of EMI and RFI interference to provide a perfect solution for critical AV installations that demand the highest signal integrity.

4. tizimazza

tizimazza Gerente de Marketing do Grupo Discabos

Desde 27 Fev 2009
    Taboão da Serra, SP
    Olá Paulo
    Sobre as suas dúvidas, eu devo reforçar que não é indicado usar cabos HDMI de cobre para enviar sinal 4K acima de 5 metros. Nós vendemos os cabos e recomendamos dessa forma, mesmo tendo testes dizendo que nossos cabos conseguiriam transmitir a uma distância um pouco maior.
    Eu te indico duas soluções para enviar sinal 4K a 10 metros. Uma é o cabo HDMI com fibra ótica como você disse e outra é o extensor HDBASET.
    Se quiser cotar com a gente nós temos as duas soluções, seguem links para você analisar
    https://discabos.com.br/produtos/at...ica/cabo-hdmi-ativo-por-fibra-otica-15-metros
    https://discabos.com.br/produtos/av...dmi/extensor-hdmi-hdbaset-1080p3d4k-70-metros

• 1
  5. Johny Bravo

Johny Bravo Usuário

Desde 27 Jun 2004
    São Paulo
    Olá representante da Discabos e Paulo,
    Gostei das soluções apresentadas.

Desconhecia o opção de extensor.

Em relação a um cabo HDMI de fibra , qual vantagem é desvantagem tem o extensor?

A taxa de transmissão que a indústria mostra como ideal é de 18Gbps , no entanto vejo cabos de fibra HDMI com taxa aproximada de 10gbps, isso interfere na qualidade da imagem,de maneira geral e etc?

Obrigado,

José.

6. tizimazza

tizimazza Gerente de Marketing do Grupo Discabos

Desde 27 Fev 2009
    Taboão da Serra, SP
    Olá José
    As diferenças entre o cabo hdmi por fibra e extensor ficam basicamente no protocolo de transmissão. O extensor que sugeri usa um protocolo chamado HDBASET onde consegue comprimir o sinal e enviar pelo cabo de rede com mínima perda. No caso do cabo com fibra ótica no plug fica um chip que atua também para converter o sinal e conseguir enviar ele por fibra.
    Vantagem que eu posso ver no de fibra é que você não passa o sinal por outro equipamento o que pode evitar perdas e falhas.
    Vantagem no extensor acredito que seja o custo por usar cabo de rede.
    A taxa de transmissão de 18gbps é a máxima lançada pela organização HDMI na versão 2.0, mas isso não quer dizer necessariamente que a de 10gps seja uma imagem ruim.
    Acredito que com um cabo ótico ou extensor você tenha resultados de imagem praticamente iguais aos de uma imagem com 18gbps. Para perceber alguma diferença a visualização teria que ser em uma tela ou painel bem grande para você visualizar diferenças nos pixels.
    Espero ter ajudado

• 1
  7. Johny Bravo

Johny Bravo Usuário

Desde 27 Jun 2004
    São Paulo
    Tizimazza, muito esclarecedor.

Agora consegui entender melhor.

Muito obrigado pela atenção.

8. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Eu tenho dois "cozinhando" na minha lista da Amazon ...

O problema é que chegam aqui, pagos os impostos e frete, custando 3 vezes mais ...
    Esse primeiro, mais barato está bem avaliado pelos clientes, embora sejam poucos ...

9. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Bom li também que cabos de cobre comum não transmitem integralmente o sinal 1.4 a distâncias maiores do que 7,5 m, tanto que o consórcio HDMI não certifica cabos mais longos ...

Creio que esse de fibra deve garantir isso ...

Aliás por isso confundi lá em cima falando em 18 Gbps 7,5 m ...
    Deve ser 5 m como falou o colega da Discabos ...

Eu estou pensando em colocar o reprodutor 4K perto do projetor e mandar o áudio multicanal por cabo HDMI 1.4 comum para o receiver pela outra saída ...
    Ai usaria um cabo 4K curto do Oppo até o projetor ...
    Como já tenho um 1.4 instalado embutido do rack até o projetor usaria esse para o áudio ...

Só tenho que pensar um meio de colocar o Oppo perto do projetor sem ofender demais o senso de estética da patroa ...

10. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Da uma olhada nessas comparações!

11. Ezequiel

Ezequiel Usuário

Desde 26 Dez 2004
    Fortaleza/Ce/Brasil
    Eu comprei o da Ruipro de 12m pela amazon e não tenho nenhum problema com 4k 12bits 4:2:2

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso