Anúncio do HT Forum

CABO MIL STHACA: TUTORIAL COM FOTOS

Discussão em 'DIY' iniciada por Thalles Barroso, 20 Set 2008.

1. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Resolvi montar esse pequeno tutorial para que os interessados em montar seu proprio cabo percam definitivamente o medo de fazê-lo:
    Usei para tanto, os afamados e tão aclamados, cabos M27500-22TG2T14 fornecidos pela Graggy Aero e que tem especificações para uso Militar e uso em aeronaves devido a sua leveza, especificações favoráveis ao seu uso. E, comprando desse fornecedor ou de qualquer outro você receberá diretamente em seu endereço.(y)

Segundo reza a lenda urbana, a descoberta de que esse cabo se presta ao uso de áudio foi meramente por acaso, ou se não, foi por absoluto empirismo.:D

O cabo pode ser comprado em:
    http://www.craggyaero.com/installation_supplies.htm

escolha a opção:

M27500-22TG2T14 Tefzel Shield 22AWG 2 Conductor Per Foot 22G 2C TEF , cujo preço é U$ 0,70 per foot, lembre-se que 1 foot = 33cm logo, para um metro você terá que comprar 3 feet ou 99,9cm = U$2,10 (SEM FRETE E SEM IMPOSTOS)

Os conectores, solda e sleevs termoplásticos podem ser encontrados em lojas como:
    http://www.takefiveaudio.com/mall/shopdisplaycategories.asp?id=1&cat=DIY+Supplies

No caso da Take Five, a entrega é rápida e o frete é um dos mais baratos, pode-se optar por outra loja é claro. Escolha os conectores, solda e sleevs que desejar.

A maniplulação do cabo é bastante simples, bastando para isso um alicate de corte para metais, um estilete com lâmina nova, dois pregadores de madeira (nada hi-end concordam??).
    Metriais:
    Cabo Mil27500 da Graggyaero - 1metro para cada perna L e R – ou (+) e (-)
    2pares de conectores macho RCA
    10 cm de capa termoplástica encolhível (sleeve) branco
    10cm de sleev preto
    10 cm de sleev vermelho
    10g de solda Cardas Tri euthetic
    1 ferro de soldar
    2 pregadores de roupa de madeira
    1 secador de cabelos emprestado da patroa ou da filha ou para os mais abonados um soprador térmico.

Corte do revestimento externo do cabo:
    Separação dos componentes, malha externa e fios internos, um deles com marcação azul:

Unindo o polo que irá na carcaça:

Soldagem com o ferro em temperatura quente:

Cabo soldado e preso com isolante em borracha:

Cobertura com o sleeve branco e aquecimento desse co secador de cabelos:

Cobertura com o termo encolhivel que irá determinar o pólo (vermelho ou preto)

Cabo fechado:

Cabo terminado e testado:

STHACA

Como visto, não é nada complexo nem hermeticamente complicado. Qualquer pessoa com uma habilidade mínima em DIY será capaz de conseguir melhores resultados que eu consegui.
    O custo final do cabo de um metro usando conectores simples é muito interessante, podendo no máximo chegar a 80 reais o interconect de 1m (2 pernas de 1 metro).
    Boa sorte e todos e boas audições.(y)

Especificações do STHACA medidas pelo prof Dantas:
    - Medições Elétricas do M27500-22TG2T14 Tefzel Shield 22AWG da Craggy Aero - efetuadas numa ponte HP pelo prof. Carlos Dantas :

1) configuração balanceada; neste caso as medidas são realizadas entre os 2
    condutores. A malha fica sem sinal e é usada só como blindagem.
    R = 0,1017 ohms por metro onde R é a resistencia de "loop".
    C = 119,43 picofarad por metro
    L = 0,358 microhenrye por metro

2) Configuração desbalanceada 1; nesta configuração o condutor BC (branco) é usado para uma das vias de sinal e o condutor BC/AZ (branco e azul) é
    paralelizado com a malha formando a outra via de sinal.
    R = 0,0748 ohms por metro.
    C = 203,58 picofarad por metro
    L = 0,1132 micro henrye por metro

3) Configuração desbalanceada 2; nesta configuração os dois condutores são
    paralelizados constituindo uma via do sinal e a malha constitui a outra via
    do sinal.
    R = 0,0547 ohms por metro
    C = 337,73 picofarad por metro
    L = muito baixo, a ponte não consegue medir de forma confiável.”

4) nesta configuração foi usado o condutor BC/AZ como via de sinal e o condutor BC foi abandonado (deixado em aberto dos dois lados). A malha serviu de condução do sinal. É uma versão fisicamente muito parecida com a da configuração 3 (para cabo desbalanceado, ou seja, usando plugues do tipo RCA), com a única diferença que um dos condutores (o BC) foi deixado sem conexão em ambos os lados.
    Quanto aos parametros elétricos,como voce verá abaixo, a config.4 é muito parecida com a 2 quanto aos prâmetros medidos, principalmente a capacitância.
    R = 0,08 ohms por metro
    C = 199,62 pF por metro
    L = 0,075 micro henrye por metro

Como a capacitância , para cabos de audio de interconexão e desbalanceados, é o parametro mais significativo fica indiferente escolher a configuração 2 ou 4. Eu prefiro a 2 porque não gosto de deixar pedaços de condutor sem ligação a nada, eles ficam suceptíveis de captar interferência e levar esta interferencia para dentro do cabo.Mas tudo depende de experimentação. O melhor é fazer dois pares de cabo, uma em cada configuração e exoperimentar o resultado auditivo principalmnete para avaliar a robustez à interferências. ... "

STHACA VBLUE 2010

Para o pessoal que vai comprar sleevs , lembrem-se que a medida americana usada é o pé (cerca de 30cm) para uma perna de 1m usa-se 1,20m de sleev, para montar um par completo usam-se 4 conectores e 2,40m de slevees....

Thalles

• 64

Anúncio do HT Forum
  2. Batuta

Batuta Sou Todo Ouvidos

Desde 10 Set 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Parabéns Thalles!:aplauso:

Muito bom seu tutorial, acabei de comentar com o Zerob sobre uma coisa que aprecio muito aqui no fórum: espírito de colaboração de muitos membros, como você.:aplauso:(y)

Legal a idéia do prendedor.:D

Abraço!
    Robson

• 2
  3. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Valeu Thalles.(y)

4. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Thalles companheiro parabéns pela iniciativa de colocar um post com tantas fotos!
    Só umas dicas a mais para uso correto do seu Arataca:

1- A direção em seu sistema é no sentido partindo da Fonte(Cd Player,DVD,etc.) para seu Pré ou Integrado e por fim a seu amplificador de Potência.Destes o sinal chega as suas Caixas Acústicas.

2- Nunca Altere o sentido dos cabos depois de "queimados" pois as moléculas que compõem os condutores se organizam de acordo com o sentido do sinal que você usou inicialmente.

3-Evite colocar as mãos ou os dedos nas pontas dos cabos,onde há contato dos conectores aos equipamentos,pois a gordura,poeira e demais fluídos corporais são prejuciciais aos contatos metálicos dos cabos e seus respectivos conectores.Assim sendo, você consegue prolongar a vida útil do seus contatos.

Assim sendo completamos com chave de ouro a saga do Arataca Cable e viva o DIY! Isso que dizer uma coisa_ marque os conectores que você coloca preso a sua fonte em relação ao outro que vai para o amplificador,pois jamais estas posições devam ser alteradas, mesmo que você mude de equipamento o sentido deve permanecer imutável!

abs
    Fernando(y)

• 5
  5. M.André

M.André Usuário

Desde 1 Mai 2007
    Curitiba
    Thalles, parabéns pelo tutorial:aplauso:.

Abraços

6. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Thalles , se eu soubesse que era tão fácil assim eu não aceitado sua oferta de montar o Sthaca para mim .
    Eu mesmo o teria montado aqui em casa e , considerando o meu DIY skill , teria agora um belo de um metro de corda aviônica para amarrar um embrulho mais pesado :)

Parabéns , um ótimo tutorial e com ótimas fotos .

Abraços e um obrigadão público pelo trabalho , absolutamente desinteressado , que você teve comigo ,

zerob

P.S. : Não é por nada não , mas eu acho que o Sthaca ficou mais bonito ainda .

7. Jeaudium

Jeaudium Música em 1°

Desde 8 Jun 2005
    brazil/mg/itaúna
    Thalles parabéns:aplauso::aplauso: pelo tutorial.
    E cuidado com os fabricantes de cabos, já que agora voce esta na lista negra deles:D

8. Harq

Harq Usuário

Desde 5 Fev 2007
    Goiânia
    Valeu seu tutorial Thalles.
    O detalhe da luva, muito bom.
    Hugo

9. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Pessoal, (y), grato pela visita ao tópico, tomei todo o cuidado na confecção deste cabo e do outro que enviei ao Silvio (Zerob) (pagou-me todos os custos com a confeção do mesmo, ou seja cabos MIL e envio).
    Se o Silvio autorizar eu posto fotos do cabo dele pois os conectores que ele comprou são realmente belos.

Fernando, grato pelos comentários adicionais, eles valem ouro.(y)
    Batuta, é nisso que eu me inspiro, colaboração mútua. Companheirismo.(y)
    Jeaudium, o pior é que você esta certo!:D

Harq, O uso da luva deve-se ao fato do mesmo ter superfície composta por prata e os líquidos que impregnam os dedos podem fazer com que ele se oxide com mais rapidez.;):D.

Estou estudando um incremento de material isolante sobre a solda, empregando um silicone por condensação usado em moldagem odontológica, o problema é que terei que esperar para fazer a coisa meio que casada, ou seja, quando tiver que fazer uma moldagem usando esse material, o que restar dele eu uso para isolar a solda e o cabo, ficando ambos livres de contato com o oxigênio. Mas não sei qual a interação da silicona com o cabo e a solda, vou procurar a respeito.
    Grato a todos mais uma vez.
    Thalles

• 5
  10. zeh

zeh Usuário

Desde 1 Jul 2004
    PR
    Paranbéns pela iniciativa do tutorial, citando também os valores. :aplauso:
    Serviço de primeira. O meu seria bem mais amador :D
    E obrigado por me seder os cabos.

11. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Muito legal! (y)
    E a idéia do prendedor de roupa é tão simples e ao mesmo tempo brilhante...
    Bem que dizem que as melhores idéias são simples...
    E o cabo ficou muito legal mesmo! Parabéns e obrigado pelo tutorial... esse espírito de mútua cooperação do HTForum é o que tem de mais legal aqui...

12. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Thalles , é claro que você pode postar as fotos do Sthaca , só não vai é reclamar se o acharem mais bonito do que o seu .

Abraços ,

Silvio , AKA zerob

13. voni

voni Membro

Desde 24 Jul 2003
    Uberlândia - MG
    Robson, sem retoques a sua mensagem! não há mais o que dizer!:aplauso:

eu costumo usar o alicate de pressão pra prender os componentes a serem soldados, mas de agora em diante passarei a usar o predendor de roupas também, pois, este não danifica os mesmos.

um abraço,

Voni.

• 1
  14. Jeaudium

Jeaudium Música em 1°

Desde 8 Jun 2005
    brazil/mg/itaúna
    Meu pitaco(y)
    Thalles
    A muito tempo eu montei um cabo de video componente usando um cabo Coaxial Pirelli KMP( de antena na epoca que cabos de antena tinham no minimo 90% de blindagem de COBRE) e conectores Nakamichi e usei silicone para para "selar" a solda até hoje não notei qualquer sinal de oxidação.
    Detalhe usei o silicone normal destes usados em aquario po ex.(y)

• 3
  15. Batuta

Batuta Sou Todo Ouvidos

Desde 10 Set 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Legal Voni!(y)

Esse prendedor é uma ferramenta muito afinada com o Arataca, barato e muito eficaz.:D

(y)
    Robson

• 1
  16. jewel

jewel Usuário

Desde 24 Jun 2005
    Londrina/PR/BRASIL
    Thalles,

que habilidade técnico-odontológica a sua!:D:aplauso:
    Parabéns!:aplauso:

• 1
  17. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Parabéms Thalles:aplauso:

Ficou realmente muito rico o seu tópico e suas informações sobre onde e como adquirir os materiais assim como realizar o trabalho é realmente um exemplo de companheirismo(y).

Abraço

Valter

18. Cal

Cal Rubro Negro

5.058 1.100 916

Desde 8 Ago 2006
    Rio de Janeiro
    Thalles,

Parabéns pela inciativa. É sempre muito mais fácil aprendermos algo vendo como se faz.

19. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    So compareço neste topico para parabeniza-lo pq nao existe falha....ate o detalhe da luva esta perfeito....(y)

Parece que finalmente vc sepultou o ganha-pao, pelo menos destes cabos, para alguns fulanos....:lol: :lol: :lol: Agora cabo de 500u$ o metro so pra algum desavisado :lol: :lol: :lol:
    Nao posso esquecer do LED-SP que foi a "pedra-fundamental" para o inicio do fim...:lol: :lol: :lol:

Agora deixa eu fazer uma pergunta:
    -compensa eu tirar o meu king cobra ou Cardas Golden e fazer um cabo desse???
    Pergunto apenas para saber se realmente ira vir alguma diferenca que eu realmente possa sentir mesmo ou fica somente como experiencia diy ou teste ou qq coisa nesse sentido.

• 1
  20. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    Ia deixar alguns cometarios para o amigo Thalles mas como rapidamente ja foi feita a limpeza do topico deixaprala...:lol:

Caso tenham esquecido, este topico http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=82009

complementa o topico em questao, facilitando ate a vida de quem tinha alguma duvida na montagem do mesmo. (y)

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso