Anúncio do HT Forum

CABO MIL STHACA: TUTORIAL COM FOTOS

Discussão em 'DIY' iniciada por Thalles Barroso, 20 Set 2008.

1. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Opa... +1 :) (y)

[]´s

Renato

2. jewel

jewel Usuário

Desde 24 Jun 2005
    Londrina/PR/BRASIL
    Zerob,

Me lembro que nessas pesquisas sobre esses cabos, cheguei e me deparar com algumas especificações mais detalhadas sobre os mesmos.
    Me lembro que ao percentual de blindagem simples é de 85%. Já capacitância não posso precisar, mas me recordo que era um valor mais baixo que o citado pelo C.A. Este é um parâmetro relativamente fácil de medir. O prof. Dantas fazia essas medidas quando alguém solicitava.

Voltando ao cabo, montei um cabo de força conforme postei no outro tópico, na seguinte configuração:
    - 6 pedaços de 1,2m de cabo, 2x20AWG, blindagem simples;
    - 4 fios 20 AWG, isolação teflon, cobre banhado prata, duas cores diferentes, enrolados como se fossem um um cabo de 2 pares, porém sem a capa externa. É o mesmo condutor do Arataca. Pode ser usado um Arataca 4x20AWG. Lembro que alguém comprou um cabo desses;

Como cada condutor 20AWG tem aprox 0,6mm de diâmetro, totaliza 4,8mm, suficiente para a maioria dos integrados.
    Os 6 pares do arataca depois de descascados foram unidos em paralelo, ou seja todos os condutores azuis, e todos o condutores branco formando um feixe.
    No centro desse feixe foram colocados os 4 condutores enrolados. Se tiver o cabo 4x20AWG fica mais fácil. Os pares azuis ligados aos demais azuis, o mesmo com os brancos. Ficou uma configuração parecida com alguns cabos de caixa da Audioquest.
    Se ficou confuso, me perdoem. Infelizmente não tenho a habilidade(nem o equipamento) do Thalles :aff: para fotografar. Posso mandar um desenho por e mail.
    Prometo que o próximo eu fotografo.(y)
    Os conectores comprei no eBay há algum tempo, embora o chinês jure que são banhados a prata, não acredito muito;)

vamos aos testes:

Primeiro liguei no player. Comparado ao Kimber PK 10, um cabo de entrada porém com conectores audiograde, me pareceu um pouco abaixo. Perdeu um pouco a dinâmica.
    depois liguei mo Primare onde uso um PS Audio Lab 2, um cabo muito bom com conectores Marinco e Wattgate HG.
    Nesse caso a mudança foi diferente. Em alguns CD notei pequena melhora. Noutros nenhuma mudança.
    Honestamente, no geral não sei dizer se ficou melhor ou pior.

Emprestei esse cabo ao Marcos V. para um teste no Denon PMA .
    Conversando com ele hoje, a resposta foi de que que o resultado no PMA surpreendeu. Ele até insinuou em não devolvê-lo:D.

Isso me anima em utilizar conectores melhores, e seguir a idéia do Ed Tolardo em dar um banho de ouro nos contatos.

• 1
  3. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Embora não tenha dito mas estou aqui em vias de montar um cabinho de força usando o miolo dos aratacas, mas os que adquiri tem diâmetro ligeiramente maior que o citado.
    Recapitulando, são 6 pernas de cabos para cada polo e o neutro quantos(mais 6) totalizando 18 segmentos de cabinhos. Exato? Junta toda essa galera em um sleeve flex e conectores das pontas e boa certo! Se for assim ... fotos em breve!!!!:D

4. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
  5. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Srs. Devo me ausentar do forum por algum tempo, por motivos particulares (y).
    Thalles

6. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Muito interessante :concordo:.. quem sabe nao podemos pensar num teste assim por aqui :)

7. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Comunicado relevante :

O Professor Carlos Dantas gentilmenente ofereceu a ponte HP do laboratório da sua universidade para medir as especificações do cabo 27500-xxx .

Como são necessários 5 metros de cabo para os testes , gostaria que incluissem esta metragem na próxima compra que for feita .

É uma oportunidade única esta de podermos finalmente saber o que faz o 27500 ser tão interessante , comparado aos outros cabos que já usamos .

Queria deixar um agradecimento aqui para o Professor que , agindo assim , representa o exato espírito do que é - ou deveria ser - um fórum na Internet .

Abraços ,

zerob

P.S. : Como o Thalles está temporariamente ausente , acho que somente após o seu retorno é que a nova compra poderá começar a ser efetivamente combinada .

• 2
  8. Carlos.Simoes

Carlos.Simoes Usuário

Desde 30 Mar 2007
    Aracaju/SE - BRASIL
    Zerob,

¨¨Agradeço pela sua iniciativa em manter contato com Carlos Dantas e ao próprio, antecipadamente, pela disposição em ajudar. As medições seriam interessantes, inclusive, para ver até que tamanho o cabo poderia chegar sem causar alterações na sonoriade, conforme as explicações dadas pelo C.A. em resposta a minha pergunta sobre esse assunto:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1335391&postcount=458

¨¨Será que o Thalles não vai poder acessar os e-mail's dele, pois já que teremos que nos comunicar dessa forma, isso não impediria do grupo começar a se organizar.

¨¨Além dos cabos, acredito que precisaremos de conectores, solda de qualidade e dos demais acessórios para a confecção. Pelo menos, eu precisarei.

Forte abraço. (y)

Carlos

9. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Lembrando , Carlos , que o Arataca seria então o * primeiro * cabo de audio montado no Brasil com as suas especificações publicadas .

Na minha opinião , as specs , resultado de uma abordagem objetiva , devem sempre estar asssociadas a uma posterior avaliação subjetiva .
    Correlacionadas , explicam o porquê de apreciarmos ou não o resultado final de um cabo num sistema dado - é aí que a chamada sinergia entra .

Abraços ,

zerob

10. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
  11. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Muito bom mesmo , Renato . Se o 27500 for medido e receber um laudo do professor é até overkill .
    Mais ou menos como contratar o Saulo Ramos para entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas :)

Abraços ,

zerob

12. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Pessoal, em virtude de problemas pessoais (passageiros) não posso me comprometer com compras nesse momento. Tive problemas de ordem material(graças a Deus foi só), e elevarei um tempo cuidando de outros afazeres por aqui.
    Explico:
    Minha esposa capotou o carro dela durante o cumprimento de dever funcional e esta em estado de observação, não sofreu nenhum ferimento externo mas é bom estar de sobre-aviso. Quanto ao carro:D, PT nele, moeu a Ranger CD 4X4.

Espero que compreendam(y).
    Thalles

13. Angelo Lopes

Angelo Lopes Jazz, Blues...

Desde 1 Mar 2005
    Ilha Solteira/SP/Brasil
    Thalles,
    Votos sinceros de que tudo esteja bem com sua esposa!

Paz.

Angelo

• 1
  14. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
    Thalles,

Tome o tempo que precisar. Saúde e recuperação para vocês dois, física e psicologicamente. (y)

E que os pensamentos sobre a vida, que invariavelmente ocorrem nestes momentos, sejam frutíferos e levem a uma melhor compreensão de propósito e da própria vida. :concordo:

• 1
  15. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Thalles espero que tudo corra bem. (y)

• 1
  16. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    Opa!!!!! FORÇA AE AMIGO E QUE TUDO VOLTE AOS EIXOS MUITO EM BREVE (y)

• 1
  17. jewel

jewel Usuário

Desde 24 Jun 2005
    Londrina/PR/BRASIL
    Thalles,

Calma e fé que vai dar tudo certo.(y)

• 1
  18. Thalles Barroso

Thalles Barroso Usuário

Desde 13 Abr 2005
    Nosso Lar
    Gratos pelos apoios, já estamos de volta ao lar, com ela apenas machucoes leves e uma raturinha muito leve de esqúirula óssea, coisa simples mesmo:), nenhum comprometimento neurológico constatado (o que é melhor) e agora é bola pra frente, observar mais 48 horas e ok! Ela teve alta agora à noite:aplauso::aplauso:.

Mas o susto foi grande principalmente se vocês virem o carro, ficou muito destruído, mas o habitáculo se manteve firme o que garantiu a integridade física dela.

Grande abraço a todos e grato eternamente pelo carinho!(y)(y)
    Thalles

19. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

Desde 12 Mar 2003
    Santos/SP
    Fiquei feliz com notícia Thalles.:concordo:
    Tudo de bom para vocês e fiquem sempre com DEUS.

Abração.

Vinicius

• 1
  20. Angelo Lopes

Angelo Lopes Jazz, Blues...

Desde 1 Mar 2005
    Ilha Solteira/SP/Brasil
    SHOW!!!
    Carro é um monte de lata!:concordo:
    Compra-se outro...:lol:
    Como você mesmo disse: Bola prá frente!!!:aplauso:
    Angelo

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso