Anúncio do HT Forum

Cabo net dando choque

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por Sergio Villela, 4 Mar 2008.

1. Sergio Villela

Sergio Villela Usuário

Desde 8 Set 2005
    Rio de Janeiro, capital
    Em varias residências que tenho ido me deparo com cabos da NET dando choque e inclusive gerando interferência na imagem e no audio.
    Alguns "técnicos":baba: da net colocam um filtro de AC outros nunca ouviram falar.
    Em algumas situações tive que desligar o pino terra para para a interferência.
    O problema é que não sei direito se isso acontece por culpa da instalação da net ou se é da instalação da residência.
    É extremamente chato um baita equipamento com uma imagem de TV horrível e com ruido no som.
    também consegui amenizar usando fases diferentes para tipos de aparelhos, mas gostaria de entender a fonte do problema.???:aff:

2. Aurelio Cavalcante

Aurelio Cavalcante Usuário

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    Tente aterrar o cabo da NET. Se tiver um divisor (splitter), este é o ponto ideal já que há um conector específico nele para isto. (y)
    Dispositivos de proteção contra sobretensão (DPS) do tipo Clamper 812.X.050/F FM FM deveriam ser considerados também. São preparados para frequências de até 1 GHz e não degradam a imagem (perda por inserção máxima de 1,2 dB @ 900 MHZ). Só como exemplo, um splitter atenua cerca de 3,5 dB.
    Além de protegerem contra surtos induzidos (possuem a proteção por centelhador a gás), ainda fazem o aterramento do cabo e anulam possiveis diferenças de potenciais (ddp) entre o aterramento da Net e o aterramento da sua casa.
    No meu caso, uma ddp de 50 mV já foi suficiente para gerar um ruído absurdo no áudio da minha LCD. Assim que aterrei o cabo, o ruído sumiu.(y)
    Confesso que não percebi melhora - e nem piora - na qualidade da imagem.

3. Sergio Villela

Sergio Villela Usuário

Desde 8 Set 2005
    Rio de Janeiro, capital
    Valeu mesmo pela dica, vou fazer alguns testes.(y)

4. jojorge01

jojorge01 Usuário

Desde 21 Nov 2007
    São Paulo
    Fala Aurelio, cara tô com este problema em casa... quando uso a tomada tripolar com um terra, faz um barunho estranho no som da minha TV, acredito que seja o mesmo motivo do seu caso. Agora me responde uma dúvida por favor... aqui em casa tem este dividor.... vc fala que lá tem um lugar para aterrar este divisor certo? como devo fazer isso? usar o próprio terra da casa?

Valeu!(y)
    Agradeço a ajuda!
    Jo

5. Aurelio Cavalcante

Aurelio Cavalcante Usuário

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo - SP
    O aterramento tem de ser feito no próprio terra da casa. Assim, não haverá ddp entre o cabo da Net e o terra da sua casa. (y)
    O aterramento que a Net faz costuma ser bem deficitário.

6. ferocha

ferocha Usuário

Desde 12 Jul 2009
    rio de janeiro
    ontem fui surpreendido ao ligar o cabo coaxial da net num divisor. o cabo estava dando choque e faiscava qaundo conectava no divisor... alguem pode me explicar o que aconteceu?

abcs

7. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    O aterramento da NET, que deve ser ruim, deve estar em curto com alguma condutor elétrico da vizinhança, dessa forma está com seu potencial elevado ou não, de tão ruim que deve estar ou algum cabo que desce à terra partido, as fugas de corrente de todos os receptores da vizinhança tá "presa" num terra "flutuante" ou seja, sem contato com a Terra.

Aterrar a malha do cabo da net localmente pode eliminar o choque por conseguir abaixar esse potencial elétrico (tensão), mas isso não deveria ser necessário.

Outra coisa que não é dada a devida atenção é a equalização ou equipotencialização de potenciais de malhas aterradas. Isso é muito importante pra evitar choques e queimas de dispositivos eletrônicos. As malhas aterradas geralmente são:

Neutro
    Cabeamento de TV à cabo
    Telefonia
    Aterramento criado pelo usuário.

Se estas malhas distindas não passarem por uma equalização de potenciais, fica tudo muito vulnerável e perigoso, aparece loops de terra, aparece DDP'S, interferências, funcionamento erratico, queimas misteriosas, etc.

8. gabriel

gabriel Usuário

Desde 1 Nov 2004
    São Paulo, SP
    Será que não dá pra chamar a própria Net pra arrumar?

Abs, gabo (y)

9. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    Pois é, eles que têm que dar uma solução e não o usuário, que é leigo no assunto, muits "técnicos" não tão longe do mesmo nível, mas são pagos para resolver o problema.

Enfim, hoje aqui em Brasilia saiu no noticiário do DF TV 1a edição que um rapaz morreu eletrocutado ao tentar consertar o fio da antena, segundo a informação dada, o cabo pegou na barrica do rapaz. Não entendi, ou o cabo tava junto com as instalações elétricas ou realmente o cabo tava dando choque no próprio cabo da antena que não duvido nada ser da NET tb.

10. Álvaro Ney

Álvaro Ney Usuário

Desde 1 Jun 2005
    Rio de Janeiro
    Este é um problema sério da NET e é ela quem tem que resolver. O problema, seja da instalação interna ou externa é de responsabilidade da operadora. Se o cabeamento for subterraneo ou aéreo, há sempre a possibilidade de haver contato com a fase de AC. Neste caso o aterramento causaria um curto circuito.
    Reclame com a operadora e lembre que o código do consumidor concede este direito, impondo até sanção penal se o caso não for resolvido adequadamente.

11. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    O problema é se o aterramento for ruim, com alta impedância, não há um curto-circuito pleno e nao há uma atuação das proteções da rede elétrica de distribuição e o pior, o aterramento fica com esse potencial elétrico elevado, dando choque nas pessoas. Enquanto um não morre, não tomam providências!

12. Vincent Price

Vincent Price Usuário

Desde 29 Jan 2006
    Pindamonhangaba

Rau,

Meu aterramento será equipotencializado com o Neutro junto ao padrão de entrada, onde ficarão separados por uma distância de poucos metros. Algum problema?

Quanto à equipotencialização com a telefonia e Tv à cabo, como fazer na prática? alguma dica?

13. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    Não tem problema, é assim que se faz.

Da TV à cabo você precisaria pegar o conector do cabo coaxial e liga-lo ao ponto de equipotencialização, existem conectores de emenda proprios que ja tem o local pra ligar o fio terra, tipo esse aqui:

A malha, junto com o conector do cabo, é que estão aterrados em uma malha separada da NET. Há certos casos que isso é dificil, pq o cabeamento passa por outro lado da construção, por exemplo, então equipotencilalizar fica dificil, a unica forma seria puxar um cabo grosso de uma ponta a outra, para equipotencializar. De telefonia só se o cabeamento vier com uma malha de blindagem já aterrada, nao vindo basta instalar um protetor telefonico com seu terminal de aterramento ligado ao aterramento geral equipotencializado. A Clamper fabrica varios protetores telefonicos de entrada e de ponto de uso final.

14. Vincent Price

Vincent Price Usuário

Desde 29 Jan 2006
    Pindamonhangaba
    Obrigado, Rau

Sem querer abusar de sua boa vontade, qual a melhor tomada? O orifício do terra deve ficar voltado para cima ou para baixo? Encontra-se dos dois tipos, dependendo da marca. Parece que não há uma padronização.

15. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    Da nova norma, aquela "fundinha", o pino terra fica pra cima, neutro na esquerda e fase na direita. O modelo do padrão antigo, 2P+T, é da mesma forma, mas com pino virado pra baixo - esses normatizadores só complicam as coisas!

Questão de marca tem várias, mas não tenho uma preferência, vai do gosto do gosto do cliente e desde que não seja marcas vagabundas, baratinhas demais. Marcas "especiais" para audiófilos, to por fora.

16. paguna

paguna Usuário

1 0 0

Desde 4 Ago 2009
    vitoria ES
    cabo da net gerando AC é um problema grave, pode queimar seu equipamento;
    segue dois problemas comuns neste caso.

1º_ verificar por onde o cabo esta passando, se por dentro de dutos com cabos da rede elétrica ou de telefone ( os conectores da net são de metal e pode esta encostando em algum fio desencapado geraodo o AC ), é só isolar com fita.

2º_ se toda instalação estiver ok sem contato com dutos de metal ou fio desencapado, é necessário chamar atendimento tecnico da net para resolver o problema, pois pode esta vindo do amplificador de RF que fica na rua.
    abs:aplauso:

---------- Mensagem adicionada às 22:28 ---------- Mensagem anterior foi às 22:25 ----------

já trabalhei na NET RIO TV A CABO....rs

17. Vincent Price

Vincent Price Usuário

Desde 29 Jan 2006
    Pindamonhangaba

Rau, o protetor telefônico citado seria este?
    http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/648069

18. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    Sim, esse protetor faz uso automatico do neutro para proteção telefônica, com proteção adicional para as correntes no neutro não prejudicar o usuário nem o equipamento.

19. lmsjr

lmsjr Usuário

Desde 8 Ago 2008
    São Paulo/Brasil
    No meu caso chegou a sair faísca. Chamei o técnico inúmeras vezes e o problema foi solucionado da seguinte forma:
    1- o técnico colocou um filtro AC (resolveu parcialmente)
    2- coloquei na tomada da TV um adaptador (benjamim) liberando a ponta do fio terra.
    3- puxei um fio terra do quadro de luz e liguei no negativo do filtro AC
    Até o momento não deu choque e nem ruído no subwoofer (pipocando)
    Lembrando, ainda, que essa eletricidade da net passa por todos os aparelhos. No meu caso saía pelo conector pre out do meu Onkyo e pertubava o sub

20. _rau_

_rau_ Usuário

Desde 31 Jul 2008
    Brasilia
    Ligar o fio terra no "negativo" (seria o neutro?) da forma que você fez constui uma falha de segurança. Você criou um ponto de retorno de corrente em cima do fio terra, que não deveria ter corrente significativa retornando pelo mesmo. Em algumas ocasiões, podem ocorrer um choque pior.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso