Anúncio do HT Forum

Cabos arataca - MIL 27500-22sm2n23

Discussão em 'DIY' iniciada por Led-SP, 21 Jul 2008.

1. Led-SP

Led-SP Música é a linguagem dos anjos

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Pessoal,

O mito:
    Muito já se falou sobre as vantagens do referido cabo.
    Mesmo sem ouvi-lo, confiei nas palavras de pessoas aqui do forum que considero "pé no chão".
    Pessoas que tem conhecimento técnico e bom ouvido, nao ficando preso a grifes. Cito aqui o Ricardo, o Renato, o Camardella, Rui Fernando, Holbein entre outros DIY.
    PS: nenhuma critica aos cabos de grife.

Cenario Atual e sonho futuro:
    A muito tempo tinha a vontade de substituir meu cabeamento. Atualmente tenho cabos vagabundos das mais diversas origens e no conjunto cdplayer + processador + power, uso a linha 300 da Absolute.

Entrei em contato com vários forncedores, sem ter muito sucesso.
    Finalmente achei a www.awcwire.com

O cabo:
    Apos algumas consultas (coloquei ate uma duvida aqui sobre isolacao e blindagem de cabos, que nao teve muito "ibope"), comprei o cabo.

M27500-22SM2N23.

Insulation Type: XL TEFZEL, 200°C/600V
    SHIELD DESCRIPTION: Nickel-coated copper,round
    Conductor Size: 22
    Number of Conductors: 2
    JACKET STYLES: Irradiated modified Tefzel

As caracteristicas eletricas achei num datasheet de outro fabricante, entretanto não sei se são validas. Acredito que sim, pois sendo um cabo de uso militar, deve ser bem rigido o controle de qualidade.

* Resist. 20º = 16 ohms/1.000 ft
    * Capacitance: 100pF/m
    * Indutância: 0,55uH/m

Valores:
    100 metros - US$ 210,60
    Impostos + frete: R$ 343,71
    Total: R$ 680,67 (dolar a 1,6) ou seja, R$ 6,81 o metro.

Demais componentes:
    Agora falta comprar os conectores.
    To pensando em usar a linha basica da Neutrik (Neutrik NYS373-R) ou o Vampire 557

To pensando se coloco uma capa nele (de corda ou nylon) ou nao. O que vcs acham?

Sobre o Cabo:
    O cabo eh duro e fino. Dois conectores isolados individualmente, uma blindagem muito justa e o isolante externo. O cabo interno faz um movimento de espiral, com uma volta completa a cada 3,5 cm.

Futuro:
    Em breve vou comprar os conectores, montar e coloco minhas impressoes. Nao tenho um ouvido apurado, mas..

Espero que essa mensagem possa ajudar aos amigos que queiram montar seus cabos, com qualidade indiscutivel, com preco bacana.

Abraco

• 7

Anúncio do HT Forum
  2. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Olha , conheço pessoalmente o " pai " do Arataca , e não é nenhum dos que você citou ...
    Na verdade , se trata de um cabo retirado da sucata de um avião inglês , da década de 70 , creio eu .
    O pulo do gato é que a indústria aeronáutica tem padrões de qualidade do maior grau possível , e estes cabos tem de ser o máximo possível imunes a qualquer tipo de interferência magnética , daí o perfeito isolamento .
    O preço ? Zero reais o metro ( desde que você tenha acesso liberado pela aeronáutica ) . E olha , só de uma das asa do avião saíram muitas dezenas de metros ...:assobio:

• 1
  3. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    So acredito me enviando uns metros ,pois a turma que vc citou a maioria é

amigo meu, mas gostam de pagode e axé:D:D:D:D:D

meu deus!!!;);););):p:p:p:p

4. Led-SP

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Ue? Vc nunca ouviu minha colecao de pagode e axe audiofilo??
    Qdo ficar pronto podemos combinar de escuta-lo lado a lado com um cabo de pedrigree... Eu so tenho vira-lata...(y)

Mas onde eu disse que algum deles era o "pai"???
    So que, a primeira vez que ouvi algo a respeito do cabo, foi pelo Holbein.

é verdade. Qualidade de producao,material de primeira. Sem segredos.

É verdade. Eu mesmo procurei em uma 4 dezenas de ferro velho de avioes, mas nao achei. E tb nao queria um cabo com graxa. Resolvi comprar um cabo zerado.. rs rs
    Fala serio... rs rs rs rs

5. Batuta

Batuta Sou Todo Ouvidos

Desde 10 Set 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Maravilha Alexandre!:aplauso:

Parabéns pelo grande achado! Como já te falei... quero montar o meu também.:D
    Rapaz... tua caixa de mp tá cheia, tentei te passar uma e voltou.

Grande abraço!(y)
    Robson

6. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Dá prá vc fazer umas fotinhas em macro do seu cabo, de preferencia com as pontas descascadas prá gt ver e comparar?

[ ]s
    Ricardo

7. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Passei o cabo que ganhei do amigo Yuri para alguns amigos daqui, um deles notou que faltou decaimento de agudos no sistema dele.
    O Outro foi da mesma opinião. Claro que os dois possuem em seus sistemas os cabos Blue Haven (nordost) e Kimber.
    O unico momento que ouvi o cabo foi no meu sistema, mas como se trata de eletronica limitada (receiver + DVD) não pude notar grandes melhoras.
    Já no nosso evento que foi realizado neste final de semana, pude ouvilo entre o Pre Classe e o power Machintosh conectado as caixas Zippang Reference pelo cabo MIT Shotgun e a opinião do Mauro da Zippang é que o cabo deu um equilibrio ao sistema de forma a traduzir o momento musical bem proximo da apresentação ao vivo que haviamos assistido pelo Grupo Intermezzo de muscia de camera a algumas horas atras. Devo salientar que o cabo o qual ele substituiu não era nada menos que o Panther (audioquest) com o famoso DB volt.
    Desta forma o cabo seguiu agora com outro membro do forum que irá avalia-lo em seu sistema, aguardo novidades para as proximas semanas.

8. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Uma pergunta este cabo equipa tambem aviões comerciais tipo pequenas aeronaves ou somente militares.

9. Ricardo W. Pereira

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Olá Edson,

Confesso que não consegui entender a frase/comentário acima.

Um abraço,
    Ricardo

10. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    a falta de extensao pode ser dada por varios motivos dentre os quais os plugs utilizados, e geometria que foi feita no cabo a forma como blindou eles... ate a temperatura da solda influi... usou teflon?

agora se o cabo de maneira crua tocou como cabos da nordost, vale a pena investigar melhor eles, alguem tem alguns metros para que possamos comprar e testar?

desde que o preço seja arataca de campina grande.:D:D

pois vamos fazer um monte de experiencias com geometrias ,e plugs ,e temperaturas ,e etc...:concordo:

11. working man

working man Usuário

Desde 22 Dez 2004
    São Paulo
    Pelo que entendi, o menor decaimento dos agudos leva a um "embolamento" dos agudos, perdendo a definição.

12. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    eu entendi que ele morre rapido, sem muita extensao, vc bota um sininho e ele nao faz pimmmmmmmmmmmm e sim pimmm.:D

13. Led-SP

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Tutu,
    Coloquei na msg algumas caracteristicas da geometria do cabo e pedi algumas sugestoes sobre os conectores.

14. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Olá Led , desculpe se coloquei a mensagem dando margem a uma interpretação errada .
    O caso é que gostaria de nomear como "pai " do Arataca o meu amigo Aparecido . No caso ele enviou ao Holbein para a primeira avaliação e este alardeou as maravilhas que este cabo proporciona , dando sim os créditos merecidos no extinto " Audiodicas ".
    Este cabo fez maravilhas entre meu pré e power .(y)

Apenas complementando , não existem " verdades absolutas " no nosso hobby . No caso de cabos , seu desempenho dependerá dos demais componentes do sistema .
    O que pode ser bom em uma situação pode não ser bom em outro conjunto .

• 1
  15. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Um amigo meu que trabalha na Embraer ficou de me arrumar uma sobra dos cabos que eles utilizam em suas aeronaves . Estou aguardando ...(y)

16. Ricardo W. Pereira

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Não posso dizer o que aconteceu nas audições/testes relatados mas a questão filosófica em extensão de agudos (ou graves by the way...) é: não confundir "mais agudos" (picos/irregularidades) com agudos mais extendidos (e planos, o desejável).

Quanto ao cabo Arataca não houve nos meus testes (e em diversas instalações de alto a altíssimo nivel) desempenho que não fizesse notar pela sofisticada e extensa resposta em frequencia e nos dois extremos da faixa.
    Se fosse apontar a melhor característica desse interconnect Arataca by VTR (o que eu confecciono) esta seria a excelente resposta aparente na região de 6 KHz e acima.

[ ]s
    Ricardo

17. Rui Fernando

Rui Fernando Usuário

492 37 1

Desde 6 Nov 2005
    São Paulo
    Nobre Júlio,
    A César o que é de César!
    E a idéia e generosidade nasceu mesmo do nosso querido amigo Aparecido.
    Não que eu veja alguma importância no fato que relato a seguir, mas o Aparecido mandou amostras ao mesmo tempo pra mim e pra mestre Holbein.
    Daí que eu fui o priomeiro a montar cabos com o referido cabo e imediatamente passei o lance pro nosso querido mestre, que montou inúmeros cabos pra presentear os amigos.
    Tenho dito, benedito.
    Big abraço,
    Rui Fernando

• 1
  18. Rui Fernando

Rui Fernando Usuário

492 37 1

Desde 6 Nov 2005
    São Paulo
    Alexandre e amigos,
    O cabo MIL27500 é excelente e me causa estranhesa o fato de terem notado deficiências na reprodução dos agudos, pois justamente a região das altas é um dos pontos de destaque do referido cabo, que as transmite com brilhantismo e lucidez, numa incrível resolução.

Eu monto cabos com esse cabo, mas lhes dou o nome de WdR Supersônico, pois aplico neles tecnologia e acabamento diferenciado.
    Falando nisso, olha só o absurdo: me pediram R$10,00, pelo metro de acabamento da Hellermann, bem superior ao preço do próprio cabo.

Apesar de ter acesso gratuíto ao cabo, prefiro comprar cabo novo(fresh), pois o cabo retirado de aeronaves vem com problemas causados pela ação do tempo.

Descobri que esse tipo de cabo já é usado há muito tempo em áudio, não só por fabricantes de cabos de interconexão, como também por fabricantes de aparelhos. Recentemente restaurei um Jolida, cujo cabeamento interno era todo em MIL27500.

Aliás, o único senão desse cabo, devido à baixa resistência efetiva, é sua suscetibilidade a RF, por vezes mostrando-se completamente inadequado à transmissão de sinais de menor monta, tais como os sinais provenientes de toca-discos e prés de fono.
    Por isso mesmo costumamos até brincar aqui no laboratório, que os aviões caem devido aos cabos MIL27500.

Agora a dica:
    Experimentei os mais diversos e variados tipos de plugues nesse cabo.
    Indubitavelmente, os plugues da Eichmann deram um banho.
    Pra quem quiser destacar a capacidade de resolução desses cabos, eu aconselho usar esse tipo de plugue(Bullet), mas pra quem prefere uma coisa mais doce e macia o negócio é optar por Neutrik ProFi.

Big abraço,
    Rui Fernando

• 7
  19. Ricardo W. Pereira

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Outra observação de grande importancia: é sabido que os capacitores com dielétrico de teflon levam uma enormidade de tempo para "amaciarem"...
    A Conrad Johnson inclusive ressalta esse fato nos manuais de proprietário de seus preamps de que os caps de acoplamento de teflon usados naqueles aparelhos precisam no mínimo de 100 horas de música passando no circuito para atingirem o ótimo de seu desempenho.
    Testes na Stereophile quase concluiram que os preamps sob teste estariam com algum defeito pois o som era muito ruim inicialmente:
    http://stereophile.com/tubepreamps/706cj/
    "I'd been using the ACT2 as my reference preamplifier, so you'd think that plugging in the CT5 in its stead would have been simple. It was and it wasn't. First, as with the ACT2, the CT5's Teflon capacitors made the sound seriously off-putting when the preamp was initially installed. You have to pump a lot of music through those things before they start to sing—the best part of a week of continuous play."
    e
    http://stereophile.com/tubepreamps/305cj/
    "I have to warn you," Lew Johnson said: "We have no idea why, but Teflon capacitors take about 100 hours of play before they sound good. That's play, as in playing music through them. I think you could leave the ACT2 on forever, and the sound wouldn't change unless you played signal through it. We have no idea why that is."

O cabo Arataca adivinhem... é todo feito com dielétricos de teflon.
    Todo e QQ cabo interconnect tb é um capacitor.
    Eles igualmente precisam de um tempo para que se carreguem os dielétricos e o teflon é uma tartaruga nesse aspecto...
    As primeiras audições com o Arataca realmente são difíceis de se entender ou tolerar, é preciso paciencia, persistencia no seu uso senão não se chegará a nenhuma conclusão satisfatória.

[ ]s
    Ricardo

• 6
  20. JulioCesar

JulioCesar Habeas Corpus

Desde 6 Jan 2006
    Aparecida SP
    Grande Rui . Grato pela informação , eu estava pensando em pedir uns pedaços do Arataca pra colocar no TD que eu estou construíndo ...:choro:

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso