Anúncio do HT Forum

Cabos HDMI: digital é tudo 0 e 1.

Discussão em 'Cabos e Conexões de Vídeo' iniciada por Cristiano Mazza, 25 Mai 2009.

1. Cristiano Mazza

Cristiano Mazza Usuário

612 14 1

Desde 28 Jul 2005
    Taboao da Serra/SP/Brasil
    Ola amigos.
    Esse final de semana recebi um cabo de um amigo para testar, estou postando aqui para quem nunca viu o jitter, entender como ele funciona na pratica.
    Alem disso, voces podem verificar com os proprios olhos o que o Vinicius verificou em seus testes com diversas marcas, por exemplo, postado na revista HT desse mes.
    Nao quero nem citar marcas, só quero que os incredulos vejam o que acontece na pratica quando um cabo HDMI não é bem feito.
    E que parem com essa historia: "HDMI é digital, ou funciona ou nao" ou " cabo HDMI é tudo igual, é 0 e 1".

Retirado do blog da Discabos (www.discabos.com.br)sera que todos os cabos HDMI sao iguais ??

25/05/2009, 10:09
    Arquivado em: Cabos | Tags: cabo hdmi generico, teste hdmi

Esse final de semana, fui testar um cabo que um cliente me enviou pelo correio.
    Segundo ele, o cabo foi adquirido em uma eletrônica, sem marca especifica, e tinha um ótimo custo. O cabo tinha 10 mts e apresentava problemas na imagem, ele desconfiava que o cabo estivesse com defeito ou com o plug danificado.

Quando recebi o cabo, fiz uma primeira analise visual, e os plugs pareciam intactos. Testei ele em nosso equipamento de testes HDMI, que me acusa qualquer tipo de defeito em todos os pontos dos plugs e todos os fios, demonstrando exatamente em qual ponto o defeito se encontra, caso ele exista. O cabo passou sem problemas. Forcei um pouco o plug para ver se era mal contato .... e nada. Esse equipamento não mostra a qualidade ou a velocidade do sinal que corre ali dentro, ele apenas me diz se tem algum problema interno ou se todos os contatos estão perfeitos.

Como o cabo passou nesse teste, eu imaginei que era algum problema no equipamento do meu amigo, ou o cabo era construído com matérias de baixa qualidade. Como não podia destruir o cabo para analisar a sua construção, levei ele para testar na pratica, ligando-o a um DVD e TV.

O vídeo segue abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=GMvXxZMnhhw

Como vocês podem perceber, ao colocar a resolução standard de 480p a imagem aparece sem chiado (riscos horizontais brancos e falhas no áudio), quando a resolução é aumentada para 720p ou 1080i, aparecem diversos riscos brancos na horizontal e o áudio fica muito falho.
    Vocês já ouviram pessoas dizerem: “cabo HDMI é tudo igual. E digital, 0 e 1, ou a informação chega ou na chega ! “

Por esse vídeo, vocês percebem que não é assim que funciona.
    Apesar da informação ser digital, ela pode sofrer problemas de transmissão, pois é conduzida por um metal de baixa qualidade, nesse exemplo acima. Assim, quando você manda um sinal menos pesado (baixa resolução), ele consegue chegar ao destino, apresentando pouco ou quase nenhuma interferência (jitter). Quando aumentamos a resolução, tornando o sinal mais pesado, com mais qualidades, a dificuldade do sinal trafegar por um metal de baixa qualidade, dificulta que o receptor (display) entenda o sinal, ou o “0 e 1″. Assim o sinal chega, porem chega com falhas e apesar de ele aparecer na tela, você nota uma imensa interferência ao sinal.
    Fica claro, que essa história do sinal chegar ou não é errada.

O sinal chega ….. mas “daquele jeito “.

Qualquer sinal elétrico, que trafega por superfícies metálicas, dependera da qualidade do metal empregado para ter uma velocidade de transmissão adequada e não sofrer perdas ocasionadas pelas interferências (jitter), que em ultima analise proporciona uma dificuldade ao receptor em entender o sinal original enviado pelo transmissor. Alem disso, a construcao do cabo é muito importante. O dielétrico do isolante utilizado, a impedância dos pares trançados, o passo de torção dos pares, o quoficiente de blindagem e outros. Todas essas informações são importantes para construir um bom cabo.

Como diriam os amigos do Discovery Channel: “Todos os cabos HDMI são iguais ? MITO !!”

Pesquise, pergunte, teste antes de comprar um cabo ou investir em cabeamento para seu sistema. Voce pode gastar algo a mais no presente, mas com certeza, economizara e evitara dores de cabeça futuras.
    Cabos mais baratos, dificilmente vão levar em conta todos os aspectos importantes da construção, isso implicara em menor custo de produção. Ao mesmo tempo, menor qualidade do produto.

Abraço. (y)

• 2

Anúncio do HT Forum
  2. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    Valeu Cristiano,

importante também o seu relato de que o cabo em questão tem 10 metros de comprimento e nesse caso, os de menor qualidade muito provavelmente apresentarão algum tipo de problema, como o jitter relatado (y)

Abraços, Carlos

3. paulofma

paulofma Usuário

Desde 8 Mai 2007
    RS
    Muito bom, Cristiano.

(y)

4. Jeferson Stutz

Jeferson Stutz Usuário

Desde 2 Dez 2007
    São Paulo
  5. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

Desde 5 Mai 2008
    Curitiba
    Muito bom. Exatamente, cabos acima de 5m vão apresentar este tipo de defeito ou até piores caso não estejam suportando.

Como falei no outro tópico, vc não precisa ser expert para ver que o cabo não está suportando seu set.

Agora se seu cabo já está nos conformes com seu set não há necessidade de mexer nele. Pelo menos no set atual. Claro que se vc atualizar alguma coisa talvez tenha que mexer nos cabos tb, ou não.

6. CARLOS (CMG)

CARLOS (CMG) Usuário

Desde 1 Mar 2007
    Criciúma / SC
    É isso aí Panga,

se pegássemos essa mesma marca de cabo - porém com até 5 metros de comprimento - muito provavelmente esses problemas não aconteceriam.

Abraços, Carlos

• 1
  7. Cristiano Mazza

Cristiano Mazza Usuário

612 14 1

Desde 28 Jul 2005
    Legal pessoal.

So queria acabar com esse mito do cabo HDMI que dizem: " è digital ou funciona ou nao funciona !".

A imagem funciona sim, mesmo que com perdas nitidas na qualidade dela.
    Claro que se o cabo for muito ruim, ou estiver com algum problema, realmente chegara nesse ponto de nao funcionar.

Na maioria dos casos ocorrem perdas, que causam defeitos na imagem. E quanto mais alta for a resolução, ou qualidade da imagem, maiores serao esses defeitos.

Como o panga e cmq citaram, pode ser que numa metragem pequena de 3 mts, esse cabo nao apresentaria tanto chiado na resolução de 720p, nao saberia confirmar, so testando mesmo. Porem fica evidente que é uma situalção de risco.

Espero ter convertido alguns incredulos !
    Amem.

Abraço a todos.

8. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

Desde 5 Mai 2008
    Curitiba
    Vai lá Cristiano!!!
    CORTA O CABOOOOO!!! COOOOOOOOOOOOOOOOORTA!!!

:ataque: :ataque: :ataque: :ataque: :ataque: :ataque:

9. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Cristiano , seria um teste interessante . Se puder , corta o cabo na metragem " padrão " ( 1,8 mt ) e reproduza tudo o que foi feito com a metragem full - bancada e visual .

Mesmo cabo , mesmo testes . Mesmo resultados ?

Abraços ,

zerob

10. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

Desde 5 Mai 2008
    Curitiba
    Não dá ... eu falei brincando. Se não me engano o cabo foi emprestado como ele falou acima.`

A não ser que o cara seja louco de deixar ele cortar mas ainda assim ele teria que refazer uma das pontas.

Eu antes de tudo refaria no caso as pontas para ter certeza que não é isso antes de meter a faca

11. Cristiano Mazza

Cristiano Mazza Usuário

612 14 1

Desde 28 Jul 2005
    OI pessoal.

Bem que eu queria cortar esse cabo so para confirmar a minha tese:
    Esse cabo é feito de aço !

Podemos fazer ate um bolão para ver o metal que foi empregado....

Vou perguntar se me autorizam a picotar ele.

A respeito do seu comentario Panga, o problema nao é no conector.
    No cabo HDMI, dos 19 contatos, apenas o contato 14 nao é utilizado.
    Assim se 1 dos 12 primeiros pinos estiver com problema, o sinal nem aparece na tela, pois esses sao pinos que levam o sinal de audio e video e o sincronismo, o mal funcionamento de um deles, cancela todo o sinal.

Os demais pinos levam codigo (hdcp), CEC, Hot plug e a energia (5V). Se HDCP tiver problema, a imagem nao aparece tb. Se os outros tiverem problema, vc pode ter algum erro na conexao com outros equipamentos, porem numa unica conexao direta, nada deveria ocorrer.

Fora isso, testamos aqui na empresa o teste de pinagem, onde é feito o teste de cada conexao do plug, assim o laudo sai ou positivo (todas conexoes ok) ou negativo (qualquer conexao falha). Nesse cabo de u positivo, assim o plug e a soldagem esta OK.

è problema de material mesmo.

Eu aposto R$ 10,00 que é aço, ou R$ 5,00 que é aluminio.

Abraço.

12. Colorado

Colorado Eterno Campeão do Mundo (FIFA)

Desde 22 Mar 2005
    Brasília-DF
    Olá Cristiano, neste tipo de questionamento sobre HDMI, nem entro mais, pois foi exatamente o que aconteceu comigo (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=69027).

E quando acontece na prática com você, o resto vira teoria.
    Para quem tem DVD, até pode pensar (mesmo que seja errado) que os HDMI são tudo iguais. MAs para quem usa ou vai usar imagens em HD ou FullHD vai verificar que há diferenças entre os cabos.

(y)

13. G00D

G00D Usuário

Desde 23 Jul 2008
    São Sebastião / SP
    Vocês estão falando de um cabo de 10 metros que deve ter custado (ou deveria, visto o suposto material empregado) pouco, relativamente muito pouco.

Eu me interessei pelo que o colega acima falou: vamos cortar este cabo em 1.5, 2.0 metros e ver se vai dar problema.

14. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Olha , depois que eu li numa revista nacional rai-endi que um cabo testado por êles era de " cobre inoxidável " (sic ) ...

Taí , ponho R$ 2.000,00 como este cabo que o Cristiano testou não é de cobre inoxidável . Alguém vai ? :)

15. Helio.

Helio. Refinando...

Desde 2 Nov 2006
    SP/SP/BR
    Por um acaso é do mesmo fabricante do cabo óptico com conector banhado a ouro? :p

16. PangaDayWalker

PangaDayWalker Usuário

Desde 5 Mai 2008
    Curitiba
    :aplauso: AUHUAHAUAHUA

17. zerob

zerob Usuário

Desde 8 Ago 2005
    R.J.
    Nada , este montador é sério .
    O reviewer é que deve ter feito curso de engenharia metalúrgica em alguma faculdade on-line ( eng. metalúrgica hi-end , é claro ) .
    E , quando se empolga ,taca logo um " matéria prima usada no setor aero-espacial " .

Por isso é que eu sempre desconfiei que o Hubble era é hi-end , só envia imagens em 1080p :)

18. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    Ô Cristiano,

deixa de ser mão-de-vaca e troca esse cabo xing-ling por um de sua fabricação com quem te emprestou.:D

Garanto que o retorno desse suposto prejuízo irá retornar rapidamente para você.

Para ganhar temos que gastar! (como o dinheiro não é meu...:lol:)

19. Cristiano Mazza

Cristiano Mazza Usuário

612 14 1

Desde 28 Jul 2005
    Oi pessoal.

Esse cabo virou meu xodo !!!

É a comprovação de uma teoria !!!

Vou fazer o seguinte: O tal amigo vai ganhar um outro cabo que lhe deixara muito mais feliz. Esse cabo nao vai ser destruido no momento, pois tenho uma palestra em junho (Habitar - Congresso sobre automação aqui em SP, para quem se interessar) e ele "caira como uma luva" na minha demonstração de HDMI. Depois disso eu destruo ele e posto aqui para vcs.

Sobre o preço do cabo, prefiro nao citar, pois pode ter alguns fabricantes que tem preço parecido, e dessa maneira, ficara parecendo que cabos com esse valor nao prestam. Nao seria etico da minha parte.

Abraço.

20. fcc

fcc Powered by HK.

Desde 18 Mai 2004
    ES - Vila Velha
    Por isso que sou consumidor de uma tal de Discabos !!!!!!!

Abs Cristiano e legal suas informações para conhecimentos dos céticos 0 1.

Abs.