Anúncio do HT Forum

Caixa 3 vias - DIY (Mais ou menos)

Discussão em 'DIY' iniciada por johnboy, 26 Jul 2018.

1. johnboy

johnboy Nobody

93 37 12

Desde 16 Nov 2015
    S.J Rio Preto SP
    Pessoal, decidi colocar um som stereo na área de lazer que atualmente é o lugar mais frequentado da casa. Todo final de semana rola alguma coisa por lá e atualmente tenho apenas uma TV de 50' pendurada no teto por um suporte. Para ouvir música sempre aparece um speaker bluetooth que naturalmente vai ser sempre sub dimensionado para o local (55 metros) e deixa muito a desejar.
    Decidi fazer 2 caixas com componentes que já tenho mais as as dúvidas devido a inexperiência estão me matando.
    Vamos à lista do que tenho:
    - 1 Kit Hertz HSK 165. ( Edit: HSK 165 XL)
    - 2 subwoofers Hertz HX250D (10").
    - 1 Receiver Pioneer Elite SX-N30, adquirido novo para esta finalidade.

O "mais ou menos" do título é por que contratei um profissional para fazer a caixa, muito bem indicado e o qual conheço o trabalho que é de muita qualidade. O receiver tem 85w por canal a 8Ω, mas como vou usar em 4Ω acredito que chegará entre 100 ou 110w por canal, importante destacar que não achei em lugar nenhum essa informação e estou me baseando em outros equipos que já tive.
    A sugestão do profissional foi a de bi-amplificar, comentou que o subs apesar de estarem na mesma caixa terão melhor perfomance e o sistema será mais simples de colocar nos trilhos (o receiver subwoofer line out). Acredito no que ele disse mas este modelo me traz alguns inconvenientes. Mais $ terá que ser investido e dependendo das opcões vou ter que colocar mais um equipamento na prateleira (detalhe que não quero) além de inserir mais um ator que irá requerer alguma interação que normalmente será de pessoas que estão apenas habituadas a apertar um botão e tocar a música. Neste caso quanto mais descomplicado melhor.
    Sugeri ativar a caixa ou seja...modulo in box ou algo parecido apenas para o sub, poderia dar um jeito de ligar esses módulos através de um trigger 12v (o receiver tem 2) e desta forma os modulos ligariam e desligariam junto com o receiver mas sinceramente ainda estou em dúvida.
    Alguém tem alguma ideía para melhorar o quadro descrito acima? Dei uma olhada em modulos in box e achei muito caro. Trabalhar com crossovers e usar apenas o receiver iria matar as caixas de fome? Ficaria muito inferior a qualidade comparada com a possibilidade de bi-amplificar?

Sugestões serão bem vindas!

Última edição: 27 Jul 2018

Anúncio do HT Forum
  2. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    tem uma solução para os subs usar um modulo automotivo + uma fonte
    desta forma sairia um cabo rca da entrada pre out do Pioneer Elite SX-N30 e iria para o modulo e a fonte seria ligada na tomada e nao seria necessário mexer em mais nada a nao ser que haja distorção em algum volume aplicado SX-N30 ,mas isso e resolvido fazendo testes antes

3. johnboy

johnboy Nobody

93 37 12

Desde 16 Nov 2015
    S.J Rio Preto SP
    Pensei nessa opção, na verdade até onde vi seria a mais barata mas estaria apenas 1 milímetro da "gambiarra". O legal seria achar alguém que fizesse o amplificador já com entrada AC.
    Alguém já deve ter ativado caixas sem ter gasto 1.700 reais, que é oque vejo rolando de preço nos módulos inbox com painel oque para mim é uma viagem.

4. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Última edição: 27 Jul 2018
  5. johnboy

johnboy Nobody

93 37 12

Desde 16 Nov 2015
    S.J Rio Preto SP
    Valeu pela dica! Legal esse aí e não está fora do alcance $. Usar um apenas e usar a saida SpeakOn para a segunda caixa afetaria muito a perfomance?

6. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Não vejo nenhum problema nisso...desde que a ligação entre a ativa e escrava não fique com impedancia menor que 4...

7. mixirica

mixirica Usuário

Desde 26 Fev 2007
    / Taguatinga/ Df/
    top esse projeto

8. Marcelotronic

Marcelotronic Usuário

4 0 2

Desde 22 Jul 2011
    Paraná
    Olha ai pessoal sou novo no forum e no DIY de audio também(depois vou arrumar minha assinatura colocando os aparelhos que tenho em casa mas é tudo mini system hahaha).
    Gostaria de começar justamente por esse projeto que o cara postou no youtube porque os subs que ele tem é o mesmo que o meu, só o kit 2 vias que é diferente, o meu é um Morel Tempo 6,5", pretendo montar na sala para jogos e filmes.

Sendo o kit 2 vias diferente o que eu preciso passar pra vocês pra saber se vai ficar legal?

Outra coisa, qual a melhor forma de amplificar essa caixa? Um amplificador para cada falante?

Poderiam me explicar o que é bi-amplificação?

9. mixirica

mixirica Usuário

Desde 26 Fev 2007
    / Taguatinga/ Df/
  10. Marcelotronic

Marcelotronic Usuário

4 0 2

Desde 22 Jul 2011
    Paraná
    Pessoal, como minha primeira caixa torre pensei em fazer esse projeto por causa dos subs que eu já tenho e é igual ao do Youtuber, mas vocês que já estão na estrada recomenda um sub para quem vai ligar essas caixas na TV para ouvir filmes e jogos? Um par de Woofers seria mais indicado? Qual modelo de woofer?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso