Anúncio do HT Forum

Caixa Diy com kit Alpine - minha primeira caixa...

Discussão em 'DIY' iniciada por J.Gozil, 8 Jul 2016.

1. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Esta é a minha primeira tentativa em caixas Diy. Escolhi um kit alpine como base e o tamanho aproximado de uma caixa boston CR9 (25 x 29 x 50 cm). Fiz ela totalmente selada (aproximadamente 24 litros, dentro das especificações de litragem do falante). Sem dúvidas a parte mais difícil é o acabamento, e eu queria algo diferente. Gastei alguns vários dias para deixar como eu queria. Fiz os primeiros testes hoje e ela me surpreendeu bastante, inclusive em algumas músicas achei elas superiores as minhas B&W CDM7SE. Alguns amigos me disseram que esses falantes seriam fabricados pela scanspeak (inclusive o visual deles lembra mesmo um modelo da marca). Enfim, achei divertido esse negócio de montar a caixa, trabalhar em cima dela, deixar ao seu gosto e depois poder apreciar o resultado auditivo. Seguem algumas fotos. Próximo projeto será uma torre com 3 vias, tbm será utilizado um kit alpine.
    CIMG2953.JPG CIMG2958.JPG CIMG2962.JPG CIMG2970.JPG

• 4

Anúncio do HT Forum
  2. Audiostein

Audiostein Usuário

Desde 10 Abr 2013
    São Paulo - SP
    Nossa, bacana a caixa. Deixa te fazer uma pergunta, você revestiu a caixa com alguma lâmina ou usou outra técnica?
    Parabéns.

3. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Outra técnica. Fui fazendo meio sem saber o que estava fazendo, mas agora já posso dizer o passo a passo certinho.
    1. Lixar bem a madeira (mdf no caso).
    2. Os riscos pretos eu fiz com tinta acrílica fosca e um pincel. Tem que dar uma treinada até acertar o padrão que você quer (tem que ir dando umas pinceladas bem suaves).
    3. Com a tinta seca, passar 2 mãos de seladora na madeira. Depois de cada mão passar uma lixa (220). Com cuidado, para que os riscos continuem na madeira. Se lixar com muita vontade, eles vão desaparecendo.
    4. Feito isso, pintar a caixa com verniz vitral (no caso eu usei a cor vermelho fogo) utilizando um pincel bem macio e tendo o cuidado de pintar sempre na mesma direção para que fique o mais liso e uniforme possível.
    5. Finalmente é só dar uma mão de verniz acrílico fosco (diluído com um pouco de água) e você consegue chegar nesse resultado.

Levei alguns dias apanhando, testando, mas o resultado ficou bem legal. Espero ter ajudado.

• 1
  4. Ficou muito bom J.Gozil , parabéns!!
    Este kit parece bem legal, eu tenho um tw da alpine que foi fabricado pela Vifa, na epoca que comprei paguei muito barato e nem o vendedor sabia disso.. fiquei sabendo depois de investigar melhor o tweeter..

5. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Obrigado. Pelo que tenho visto, alguns equipamento de várias marcas acabam sendo produzidos por um mesmo fabricante. A minha próxima caixa será com o kit Spx-17t de 3 vias da alpine (falam que os cones são feitos de fibra de maconha). Esses, dizem que são vifa (talvez seja o seu tweeter). Um amigo meu que trabalha há anos com som automotivo, disse que esse tweeter alpine/vifa é um dos 3 melhores que ele já escutou...

6. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 1

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
    Parabéns, ficaram muito lindas.....Poderia fazer um video delas tocando pra nos ouvir...:)

7. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Belo trabalho! Gostei da técnica dos riscos com tinta preta. Faz um vídeo delas tocando aí!!

8. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo

• 3
  9. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    No vídeo são só elas tocando ou as outras também estão? Parece ter muita qualidade!

10. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    No vídeo são somente elas tocando. Realmente a qualidade delas está muito boa. Todos que estão ouvindo acham elas superiores as B&W em qualidade, separação dos instrumentos, clareza e definição.

11. Renato Pizzaia

Renato Pizzaia Usuário

Desde 22 Mai 2015
    Mairiporâ SP
    Boa tarde, qual kit você usou?
    Parabéns pelo projeto.

12. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Obrigado, foi utilizado o kit SPX-17PRO.

13. queridowaal

queridowaal Usuário

Desde 9 Fev 2018
    Salvador - BA
    Os graves estão sendo reproduzidos pelas caixas?

14. J.Gozil

J.Gozil Usuário

260 140 48

Desde 21 Jul 2004
    São Paulo
    Graves compatíveis com os de uma caixa bookshelf. A minha caixa seguinte (que é a que uso hoje em dia), vou feita com outro kit alpine e mais um sub morel de 8" (caixa torre). A torre gera graves bem mais presentes e encorpados.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso