Caixas Gradiente DS-78 (Master-78)

Discussão em 'Vintage' iniciada por Jair Pereira, 27 Abr 2013.

1. ms73

ms73 Usuário

Qualquer falante tocaria melhor do que um woofer com a suspensão endurecida, o cone não se movimenta, não reproduz graves.

2. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    Tinha guardado dois falantes reformados, acabei de colocar os divisores, tudo fechado e funcionando.

Gostei bastante do resultado !

3. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    Recebi uma indicação de uma loja na Santa Ifigencia, 482 .... vou levar lá amanha.

Disseram por telefone que para deixar o cone original, tem de avaliar.

4. ms73

ms73 Usuário

Se o falante estiver perfeito e eles afirmarem que não é possível vá embora e procure outra, eu já fiz isso várias vezes e sempre foi possível.

5. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    Por indicação de um conhecido, levei em uma loja da Santa Ifigência. Retirei e ficou muito bom com a nova borda, e o cone branco foi mantido !!!

Achei caro .... 150 reais cada falante, borda Novik, garantia de 6 meses. Ainda não coloquei nas caixas para saber se valeu a pena o gasto (investimento em prazer).

Será que compensa trocar os médios e agudos, pelo menos os agudos, pelos da Lando Domo de Seda ?

6. ms73

ms73 Usuário

Não foi caro, foi um assalto, mas ao menos o falante continua original.

7. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    o problema foi que muitos lugares só trocavam as bordas retirando os cones originais.

e esta loja este tinha preços que variavam de 80 a 190 reais ... paguei os 150.

8. ms73

ms73 Usuário

Hehe, o cara te cobrou no mínimo R$145 de mão de obra por falante, mas tá ok, como disse muito pior seria ficar com dois falantes recondicionados.

9. Agenor Cerqueira

Agenor Cerqueira Usuário

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte
    Tem um ano que o tópico está parado ...
    Quem sabe dou sorte !!!

Vamos lá !
    Tenho um Model 126 e o par de Master 78 que vieram com ele.
    Aliás, o conjunto todo está comigo. Desde ... quando foi comprado em 1980 (com a margem de erro do Ibope).
    TD - B52 (sem borracha de tração, motor com rotação alterada ... etc)
    Ainda tenho o rack de madeira que veio com ele.
    As caixas estão perfeitas a parte da madeira. PORÉM ... os falantes (Woofer, Mid e High) foram pro espaço.
    Eu gostaria de substituí-los para manter este sistema que é minha história. Além de ter um som espetacular.
    Por muito tempo, utilizei a saída de uma placa de som Focusrite Saffire 24 e ouvia música neste sistema.
    O som é assombroso. Ainda que com os falantes danificados.

Gostaria da ajuda de vocês ! Existe reposição no mercado que ajudaria a manter um pouco ou que
    traria melhoras ?
    Vou trocar os capacitores, knobs, dar uma geral nas soldas ... essas coisas.

Aguardo !
    Forte abraço !

10. rogerio_zx

rogerio_zx Usuário

94 15 11

Desde 17 Abr 2009
    Rio de Janeiro - RJ
    Agenor, pra ajudar a movimentar o topico, eu tenho um par de master 78F em ótimo estado, impecavel mesmo.
    Elas funcionavam bem com um amplificador CCE 4040, mas comprei agora um Model 166, e elas não aguentam ele, em 30% do volume já berram.
    To na duvida se tem algo que eu possa fazer com elas (o estado delas realmente é perfeito) ou compro outras caixas para o 166 empurrar o grave dele.

11. wesley.f.b

wesley.f.b Usuário

Desde 8 Set 2010
    Três Lagoas - MS
    Acabei de comprar um par de máster 78. Além da reforma do gabinete, quero colocar um novo crossover, com os cortes originais da caixa. Vamos ver o resultado.

12. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    Ja que vai colocar um novo crossover, experimenta com corte no woofer, e passa banda nos medios.

Eu fiz isso e gostei.

• 1
  13. wesley.f.b

wesley.f.b Usuário

Desde 8 Set 2010
    Três Lagoas - MS
    Qual foi o cross escolhido?

14. atletaamador

atletaamador Usuário

Desde 27 Jan 2010
    São Paulo
    Eu pedi para um técnico fazer cortes em 1800 e 5000 12 dB. Não sei os detalhes tecnicos.

15. Bene Valds

Bene Valds Beneval Diúza

Desde 16 Mar 2012
    Brasília-DF
    Olá, Gradiente, já tive Model 1360, 166, 160, IA-II e também achava que que o som era espetacular, até conhecer um vintage Sansui. Recomendo fortemente que deixe esse seu model 126 ir embora e invista em um Sansui ou Marantz, aí sim terá um som espetacular, você vai se surpreender. Abraço!

16. maxweb

maxweb Usuário

Desde 13 Mai 2010
    Cuiaba/MT/Brasil
    @Diúza@Diúza ja tive interesse em adquirir um sansui, mas minha preocupação é encontrar algumas peças de reposição, quanto aos gradiente, sempre tem algum aparelho velho servindo de peças.
    Quanto ao Transistores e outros, é facil encontrar no nosso mercado ?

17. Bene Valds

Bene Valds Beneval Diúza

Desde 16 Mar 2012
    Brasília-DF
    Amigo Agenor, sua preocupação faz todo o sentido, mas vai depender de qual aparelho vai estar disposto a pagar, pois são muitas as opções e os preços podem variar de 800 reais a perder de vista. Aí em BH você encontra técnicos que consertam Sansui e Marantz, eu mesmo tenho um contato aí, se quiser.
    Minha experiência: Tive um integrado Sansui AU-717 original fabricado em 1978, que usei por 4 anos tomando os devidos cuidados, eu comprei por 1.800 reais e e vendi por 2mil, funcionando muito bem, é o vintage dos sonhos e você pode comprar restaurado por 3.500 reais. Há dois meses paguei 3 mil à vista por um Sansui alpha AU-607MR fabricado em 1995 e praticamente novo, 90 watts RMS por canal, aparelho sensacional de sonoridde hi-end, eu recomendo esta linha para qualquer um que esteja procurando coisa boa. Abraço! 9b1789bf0472e8d73ec2f1dcae9e9f73.jpg au-alpha607mr.JPG

• 1
  18. Fernando Cezar

Fernando Cezar Usuário

Desde 30 Jun 2006
    são josé dos campos
    Reativando o tópico. Galera tenho uma única caixa Master 78. Mandei a outra para uma loja aqui em SJCampos para trocar a borda woofer e...... a loja fechou e não conseguir mais encontra-los. Como disse um amigo acima, fazem parte de minha história. Estou a procura de uma caixa em bom estado ou um par de mais velhas para serem canibaliza-las para a montagem da que me falta. Segundo passo é uma reforma geral, uma vez que o cabinete da caixa que sobrou está "inchando" por ser em aglomerado. Alguém sabe dizer se encontro na Santa Efigênia? A última vez que andei por lá foi para comprar meu HK 240 que já tem pra lá de 20 anos.... rsrs. Att

19. edwi.slacker

edwi.slacker Usuário

Desde 3 Abr 2010
    São Paulo / SP / Brasil
    Olá a todos!

Também possuo um par original de caixas DS-78 da Gradiente.

O problema é que os dois woofers delas estão com suspensão quebrada e cone ressecado pelo tempo. Daí tenho algumas dúvidas.

Seria possível trocar os woofers originais por este aqui?

https://produto.mercadolivre.com.br...lante-woofer-10-100w-rms-8-ohms-10cv5-jbl-_JM

Notei pelas especificações que este woofer da JBL possui características muito similares ao woofer original. A sensibilidade da JBL é ligeiramente menor, trabalham na mesma impedância e a potência máxima está dentro do pico fornecido pelo receiver Gradiente DS-40.

Segundo, vocês tem alguma sugestão de crossover para usar nestas caixas? Pretendo manter os médios e tweeters originais.

20. Bom dia:
    O 10cv5 tem mais a vocação para via central do que a via de graves.
    Os inconvenientes ali principalmente são: alto QTS (1,81) e baixo x-max (2,5 mm).
    Se pretender mesmo assim, fazer uma experiência, melhor fechar o duto da caixa. O cj motor não articula.

Considerando o volume desta caixa em aproximadamente 50 litros, o grave vai ser mais "cheio", com um reforço ~ em 100 hz, e vai responder até 60 hz (-10 dB do pico).

Em síntese, pode substituir mais como um "quebra-galho".

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso