Anúncio do HT Forum

Caixas Laid Back x Forward

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Marcos V., 3 Nov 2007.

1. Marcos V.

Marcos V. Powered by DENON

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Anúncio do HT Forum
    Caros amigos,

já li algumas vezes estes termos no fórum mas também ví que muitos tem dúvidas:que:.

Ontem no encontro o Alex Sound citou o termo e resolvi criar este tópico para que os amigos dessem contribuição fizéssemos um boa discussão sobre esses conceitos.

Pela busca que fiz ví que o Pedro usar com mais frequencia o termo(y).:lol:

Eu particularmente gosto mais de caixas laid back.

Marcos V.

• 1

Anúncio do HT Forum
  2. Pedro .

Pedro . Ψ The Pneumatic Metal God Ψ

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    Olá Marcos,

Aqui estou eu denovp rsrsrs :lol:

Entao, pelo que entendo do que ja li em foruns internacionais, ou resenhas:

Laidback trata-se de um som "afastado", medios e agudos suaves, por consequencia um som muito equilibrado e graves muito presentes. É o tipo do som que voce deve elevar o volume para conseguir ouvir os detalhes, como acontece com caixas softdome (Dynaudio, Sonus Faber (extremo) etc..) ao contrario de um som forward

Forward trata-se de um som que vai pra "frente", com proeminencia nos medios altos, e agudos por consequencia pode gerar um som bright (brilho) e uma enfase maior nessa regiao podendo causar certo desequilibrio, onde o grave pode nao fazer-se muito presente. É o tipo de som que voce nao precisa elevar tanto o volume para ouvir os detalhes, como acontece com caixas de tweeter metalicos (BW aluminio etc...).

Em outras palavras, estes termos definem resumidamente o Equilibrio Tonal do sistema ou da caixa ;)

Particularmente também nao curto muito um som forward, curto um som Laidback (y)

3. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Pedro,

Essa relação tweeter metalico x forward não é mandatória. As Energy possuem tweeter metálico e a maioria dos reviews que li citaram como caixas laidback, principalmente pelas características de dispersão predominante nos projetos da Energy .:concordo:

Abraços,
    Alexandre

4. Pedro .

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    Exato mano, por isso disse "como acontece", nao quis dizer que isso é regra, até porque as BW da serie diamante, nao sao softdomes e o tweeter e até mesmo o proprio crossover interno destas, as faz tocar como laidback (y)

Da mesma forma, pode acontecer de uma caixa softdome soar bright ou forward, mas nao é muito comum (y)

5. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
    Acredito gostar mais do som laidback. Mas fico em dúvida se isso estaria tão preso assim às caixas ou se teríamos que avaliar o sistema como um todo.

Entendo o laidback como um palco sonoro recuado. No meu sistema de entrada, não tenho isso. Mas em testes, vejam o que aconteceu, na minha casa: (a) certa vez, mudando um cabo de caixa (Inspiration), o palco recuou barbaridade; (b) outra vez foi a troca do integrado (Krell KAV 300i). O palco se formou atrás das caixas e não ultrapassou esse limite nenhuma vez.

Por essas razões, a dúvida.

6. Pedro .

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    Legal, eu também penso que um sistema pode tocar laidback mesmo que as caixas nao sejam, mas com certeza a escolha dos cabos e dos demais componentes deverá ser mais ardua para se atingir o ponto que quer chegar, ao contrario de quando a caixa ja tem essa caracteristica, que pode ser mantida com facilidade com varios cabos e eletronicas (y)

7. Pedro .

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    Pessoal,

Apenas colaborando com o topico essa "passagem" do Luke, também caracteriza bem o que é um som laidback, ou uma caixa com esta caracteristica. Isto é, apresentam um ruido de fundo desprezivel, e que por esse motivo se tornam na maioria das vezes menos reveladores e mais gostosas de se ouvir :D

8. Nilton.P

Nilton.P Usuário

Desde 15 Jan 2003
    Indaiatuba - SP
    Pedro,

Neste caso você quiz dizer que o "som do silêncio" fica mais agradável de se "ouvir" , com um decaimento das notas muito mais exato e aveludado numa Ladback, creio que este seja um dos pontos diferenciais tambem ou não ?

Abraços

9. Pedro .

Desde 2 Mai 2003
    Desert Plains
    exato. E também ao fato de que quando o sistema nao está tocando como o Luke colocou, por consequencia, o tisss é bem desprezivel (y)

10. Isaac Boy

Isaac Boy Membro

Desde 14 Jan 2005
    Belo Horizonte
    Acompanhei esse depoimento do Luke. Pode ser meu ouvido, ou o fato de usar um integrado, mas em meu sistema não ouço nada com o CD em stop ou pause. Túmulo.

11. Luke

Luke STAND-BY

Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Acho que este "tisss" é mais propenso de acontecer em sistemas modulados de maior ou grande potência. Em meu receiver DENON 3803 só se percebe se vc aumentar o volume, sem sinal na fonte. Até no NAGRA MPA + PL-L, lá da Hi-Fi eu percebo este "tissss". É um aspecto que eu sempre confiro nos sistemas, silêncio de fundo no sinal, audível nas caixas e mecânico, proveniente do interior dos gabinetes dos aparelhos.

12. Marcos V.

Marcos V. Powered by DENON

Desde 6 Jun 2003
    Londrina
    Legal os depoimentos, creio que é um assunto pouco debatido (fiz a busca e sempre haviam perguntas, o que é isto???) e vemos que não existe uma regra fixa mas sim uma tendência "geral", com as devidas exceções.(y)

Marcos V.

13. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    Com relacao a este comentario do tsssss que fiz no topico do Luke, resolvi fazer um teste aqui pra ver e:
    -Tanto no integrado apenas como no integrado+avr nao é possivel ouvir este ruido. (mesmo colando o ouvido na caixa)
    Para ele aparecer eu tive que por exemplo subir o volume do PMA para quase 2 horas e colar o ouvido na caixa. (isso eu acho que simula uns 70% do volume total do integrado)

(y)

Como vcs classificam as Kef IQ9??? Eu sinceramente nao sei dizer se é lady ou forward.....imagino que elas devam ser forward....
    Os dutos saindo para frente ou para traz tem alguma influencia neste cenario??

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso