Anúncio do HT Forum

Calibração com Decibelímetro - Experiências e Dúvidas

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por Filipão, 13 Set 2003.

1. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Colegas,

Hoje fiz um ajuste no posicionamento das minhas caixas e depois medi a pressão sonora de cada uma (frontais e central) a fim de proceder o ajuste no receiver. Eis as distâncias que adotei:

- 2,60m entre caixas frontais;
    - 2,55m entre caixa central e ouvinte;
    - 2,65m entre cada caixa frontal e ouvinte.

Dada a pequena diferença entre as distâncias das caixas frontais e central ao ouvinte (10cm), o "delay" do canal central foi setado em 0ms (Costuma-se adotar 1ms para cada pé, aprox. 30cm, de diferença nas distâncias).

Posicionei o decibelímetro num tripé, sobre o sofá, na posição do ouvinte (sweet spot) e apontando o microfone para o teto. A posição da ponta do microfone ficou correspondendo ao que seria o centro da cabeça do ouvinte sentado.

Como as três caixas possuem a mesma sensibilidade (89dB), a mesma resposta de frequências (55Hz – 22kHz) e estão posicionadas a distâncias praticamente iguais, não foi surpresa nenhuma de que o ajuste ficou em 0dB para as três caixas.

Comecei medindo a pressão sonora utilizando os "test tones" do próprio receiver. Ajustei para que cada caixa ficasse com 85dB. Para obter este valor o controle de volume do receiver ficou no número 55 (vai até 80).

Em seguida utilizei o DVD "Pink Floyd - The Wall", que possui uma seção com "test tones" para calibração de sistemas padrão Dolby Digital (depois eu vi que o DVD do David Gilmour também tem essa mesma seção). Seguindo a recomendação constante no DVD, aumentei o volume até obter 85dB em cada caixa. Usando o sinal do DVD, o controle de volume do receiver foi a 65. Curioso que sou, fui medir qual a intensidade dos "test tones" do receiver nesta posição do volume. Cada caixa ficou com 95dB, ou seja, existe uma diferença entre o sinal gravado no DVD e o sinal de teste do receiver de 10dB. Coincidentemente a diferença numérica no controle de volume também foi de 10 unidades.

Perguntas:

1. A posição adotada para o decibelímetro está correta?

2. Pela descrição acima, com o volume setado no número 65 eu estaria ouvindo no nível de referência Dolby Digital?

3. Qual a diferença entre o nível de referência Dolby Digital e o DTS?

Abraços,

Filipe Rangel.

2. Leonardo Mota

Leonardo Mota Usuário

Desde 17 Dez 2002
    São Paulo-SP
    Fala Filipão,

1 ) Li em uma reportagem se nao me engano da CAVI ou HT, não me lembro, que para essas medições o decibelimetro de ve ficar a 45 graus, como referência o teto.

2 ) O nível de 85dB é o recomendado pela Dolby, porém assim você está emitindo 85dB por canal, acredito que a Dolby recomende os mesmos 85dB, porém com o som sendo em todos os canais.

3 ) Já li sobre essa diferença mas agora não tenho certeza sobre o número, vou ver se encontro e posto aqui.

Abraços.

3. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Filipe, Leonardo,

Seu ponto (1) é controvertido, mas pela minha pesquisa parece haver um certo consenso nos fóruns gringos em usar o decibelímetro apontado para o teto mesmo.

O Marcelo T poderia responder melhor os pontos 2 e 3, mas pelo que me lembro 85 dB era o nível de referência mesmo, mas não tenho certeza.

[]s

4. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Filipão,

O Julio Cohen que tem um artigo muito bom no site da HomeTheater...de uma olhada que pode lhe ajudar !!!

[]'s

Renato

5. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

Desde 11 Ago 2002
    80's Miami...
    Caros, na verdade o Dolby Reference Level (DRL) fica em 75db, mas fica um pouco difícil de se ajustar o subwoofer nesse nível.

O que o Marcelo T me passou, e funcionou muito bem em meu caso, foi ajustar todas as caixas em 80db, sendo que para o sub o ponteiro ficará variando entre -2 +2 db, nunca permanecerá no zero como nos outros canais.

Depois da calibração, para se ouvir o som DD no DRL, basta deixar o volume do receiver em -5db, não se esquecendo que em DTS normalmente o audio está 4db acima do DRL, portanto se ficar muito alto em DTS, deixe o volume em -9db.

O link do artigo do Júlio Cohen é http://www.hometheater.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=artigos&codconteudo=120

Abraços!

6. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Colegas,

Obrigado pelas respostas. (y)

Andei pesquisando um pouco e descobri o porque desse nível de referência ser tão controverso. Isso se deve ao fato de estar relacionado com o nível da gravação que você está usando para medir o sinal. Por exemplo, segundo o site da SVS, o DVD Vídeo Essentials usa um sinal de intensidade diferente do Avia. Um usa um sinal gravado a 75dB e outro a 85dB, gerando uma certa confusão quando alguém comenta que calibrou em um ou em outro valor. No caso do DVD que eu tenho, Sound&Vision HT Tune Up, esse nível não está indicado, por isso usei o disco do Pink Floyd, que indica um valor de referência de 85dB.

Abraços,

Filipe Rangel.

7. Eduardo

Eduardo Usuário

Desde 15 Ago 2002
    SP
    Amigos,

Aproveitando o momento...

Considerando-se que a potência de uma caixa acústica está relacionada com a sua sensibilidade, haveria como medir a potencia de um amplificador usando o sinal rosa (de teste) com um decibelímetro apontado para a caixa a uma certa distância da mesma? Já vi que a sensibilidade de uma caixa é medida com uma potência aplicada e com o decibelímetro em uma distância determinada.
    O objetivo é medir aproximadamente a potência de saída de um aparelho com um decibelímetro.
    Será que é possível?

Abraços

Eduardo

8. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Eduardo,

O Dantas certamente poderia responder melhor do que eu, mas julgo que mesmo na melhor das hipóteses essa medida seria muito imprecisa.

Veja nesta mensagem mais detalhes sobre sensibilidade e eficiência. Para usar a sensibilidade você teria que garantir na entrada do amp as mesmas condições em que ela foi medida. Além disso o decibelímetro da RS está longe de ser um aparelho de precisão... e tenho especial dúvida quanto à capacidade de integração dele sobre toda a faixa no caso de um ruído banda larga... Mas o pior mesmo é que numa sala qualquer que não seja uma câmara anecóica aquele valor de sensibilidade é pura referência. A interação das diferentes frequências emitidas pelo falante com a sala resulta numa resposta totalmente diferente da resposta anecóica da caixa e seria muito difícil relacioná-las, creio eu.

9. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Nivel de referencia é atingido calibrando em 75db. No meu receiver não consigo calibrar o sub em 75, logo calibro em 80db com o volume no 00 e com o volume no -5 consigo o nivel de referencia.
    Detalhe, ouvir nesse volume não é recomendado, dependendo do filme, nem meu sub aguenta (ele não tem limitador), pois isso significa 105db de pico nos 5 canais e 115 no sub (caixas como large) ou 125db no sub (caixas como small).

10. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Marcelo,

Você calibra a 75dB usando que sinal? Algum DVD de calibração ou o próprio Test Tone do receiver?

Abraços,

Filipe Rangel.

11. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Filipão,

eu calibro usando o Test Tone do receiver. Coloco o receiver em 0 db e ajusto individualmente + ou - para 75 db do decibilímetro.

O sub, na minha opinião cada caso é um caso, portanto calibro de ouvido mesmo, dependendo da mídia.

abraços

12. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Felipão,
    Test tone.

13. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Prezados,

Apenas por curiosidade, ao se regular pelo TEST TONE nao estariam
    realizando medicoes que fogem a realidade, partindo do principio do
    efeito "cabo" ? Pois neste caso nao haveria a presenca e suas causas
    do conjunto PLAYER + CABOS ????

Nao sei se fui claro...

[]'s

Renato

14. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Renato,

td bem??

O ruído rosa do Test Tone é justamente para isso, portanto não haveria como dar errado.

abraços

15. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Sei disso, apenas acho que pelo Test Tone nao se tem o som como se tem a partir de um CD ou DVD.

Imagine que um cabo de conexao esteja com problema, literalmente capando o som.... pelo TEST TONE vc nao terah isso.... mas teria a partir de um ruido rosa gravado...

Acho que ainda nao fui claro... rs

[]'s

Renato

16. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    foi claro sim, nesse caso partindo do pressuposto que o DVD e os cabos de ligação possam estar com problemas, com certeza a medição feita através de um DVD/CD de calibração é muito mais confiável

17. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    mas nem sempre a fonte de áudio é de dvd ou cd, alguns HT podem estar saindo áudio de TV/Direct/ VCR, etc, etc e nesse caso pelo Test Tone é melhor

18. Ryche

Ryche Empire

Desde 22 Nov 2002
    São Paulo - SP
    E quando vamos calibrar um receiver Yamaha? posso setar o volume a partir das "MAIN" a 75db e partir para as outras? depende das caixas precisa de + - força para empurrar com mais volume...
    e o Yamaha nao marca "0" db
    ele quando chega a zero é porque tá despejando tudo do power nas caixas...

19. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Ryche,
    No meu é a mesma coisa, mais ou menos :D
    Os yamahas são um pé no saco pra calibrar, alguns não tem tone no sub, em outros vc precisa ajustar o volume do sub em 3 lugares diferentes, etc.

20. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Colegas,

Encontrei uma informação de que os sinais de teste do DVD Sound&Vision HT TuneUp estão gravados a -20dBFS, ou seja, possui o mesmo nível de gravação do DVD Avia Guide que é do mesmo fabricante. Isso faz com que se for pra obter o nível de referência com essa gravação, deve-se medir 85dB (105dB - 20dB) em cada caixa.

Neste mesmo local onde obtive essa informação (Fórum da Sound&Vision Magazine) existe a informação de que os tons dos receivers, na "maioria" das marcas, são gerados a -30dBFS, logo, a calibração feita com eles deve gerar 75dB (105dB - 30dB) em cada caixa.

Não encontrei nada sobre DTS. Será tudo a mesma coisa?

Abraços,

Filipe Rangel.