Anúncio do HT Forum

Calibração de TVs

Discussão em 'Painéis OLED, LCD/LED e Plasma' iniciada por wmfam, 15 Jan 2019.

Tags:
  1. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Antes de falarmos em termos práticos de como calibrar uma TV, vem a pergunta.

    Por que você precisa calibrar sua TV?

    Calibrar uma TV significa configurá-la para que a imagem seja o mais semelhante possível ao material de origem do estúdio que criou o filme ou programa que você está assistindo.
    Não é um processo complexo, mas deveria ser totalmente desnecessário em uma época em que nossos telefones e laptops saem da fábrica com precisão.

    Então, por que uma TV não pode ser calibrada de fabrica? Se resume a dois fatores principais.

    1) HDTVs são preparadas para ter uma ótima imagem na loja, não na sua casa.
    Na maioria das TVs, as configurações padrão existem para uma finalidade: vender a TV. Isso significa que a TV é calibrada para se destacar em uma loja ou showroom de uma TV quase idêntica ao seu lado
    Então a imagem é muito brilhante e supersaturada nas cores. Isso funciona como um display chamativo na loja, mas parece estranho em sua casa. Alguns modelos de TV têm um modo específico para isso, chamado de "Modo Demo" ou "Modo Loja".

    Mesmo ao modificar a TV do modo Loja para o modo casa, ela pode apresentar uma aparência muito fraca, o que normalmente significa que a configuração "Economia de energia" está ativada. Isso é ótimo se você deseja economizar energia e gastar mesmo dinheiro com energia, mas também torna a imagem muito escura.

    O mesmo efeito pode aparecer com outros recursos que a TV possa ter. As TVs vêm com todos os tipos de configurações avançadas, como escurecimento automático, redução de borrões de movimento e interpolação de movimento ("efeito novela" que muitos odeiam) ativado por padrão porque parecem mais sofisticados na loja. Então, você leva a TV para casa e percebe que a maioria dessas configurações faz sua TV parecer estranha. Em muitos casos, o melhor é desativar estes truques Simplesmente fazendo isto, você obterá uma imagem melhor.

    2) Cada casa é um ambiente de visualização diferente
    Vale a pena lembrar que todo ambiente onde a TV esta é diferente. Em um mundo perfeito, todos nós teríamos TVs em uma sala escura com iluminação suficiente, mas não muito. Estaríamos sentados no ângulo e na distância perfeitos da TV para uma visualização ideal. Claro, poucos de nós realmente assistimos TV dessa maneira.

    Provavelmente sempre você precisará fazer alguns ajustes nas configurações da sua TV, pelo menos quando se trata de brilho e contraste. Se a sua TV estiver em uma sala bem iluminada, você precisará aumentar o brilho e diminuir o contraste. Se estiver em um quarto escuro, você precisará fazer o oposto, porque o brilho é quase sempre alto demais para fins de exibição. Você pode até precisar ajustar a hora do dia em que assiste mais frequentemente à TV e à iluminação naquele momento. Não adianta calibrar sua TV pela manhã com a luz fluindo pela janela se você assistir a filmes à noite quando estiver escuro.

    Isto não significa que é impossível ter uma TV que venha uma ótima imagem sem precisar de calibração A Rtings (www.Rtings.com) fez testes de precisão de cores e analisou as pontuações de precisão pré e pós-calibração em várias HDTVs. Seus resultados mostram que muitos HDTV em várias faixas de preço ficam ótimas sem nenhum ajuste. Mesmo assim, vários membros do site AVSforums (www.AVSforum.com) apontam que os componentes podem mudar durante o processo de fabricação, então pequenas flutuações na precisão são sempre possíveis, mesmo entre os mesmos modelos.

    O olhar de cada um é diferente, e mesmo que os fabricantes de TV consigam atingir os padrões de cor, imagem, brilho e contraste, a calibração de TV é um tópico que os entusiastas de A/V discutirão por anos. Por enquanto, ainda é importante fazer pelo menos alguns ajustes quando você recebe sua nova TV em casa para assisti-la e ver aquela imagem pela qual pagou. Não tenha medo de entrar nessas configurações.

    Referencia do texto - https://lifehacker.com/why-you-definitely-need-to-calibrate-your-tv-1786017660

    Agora que ficou claro porque é necessário calibrar sua nova TV, vamos para a pratica


    Ferramentas
    1) Disco de calibração -
    Esta ferramenta vai gerar imagens ou streamings para a sua TV com padrões para a calibração. Existem vários no mercado. Alguns grátis e outros pagos. Ai vai a lista
    a) AVSHD709 https://www.avsforum.com/forum/139-...48496-avs-hd-709-blu-ray-mp4-calibration.html - (Free.)
    Possui 3 tipos de mídia:
    HDMV para gravar em uma mídia BD-RE ou BD-R;
    AVCHD para gravar em DVD e tocar em Blu-Rays compatíveis com este formato, como por ex PS4
    MP4 para tocar via a USB da TV ou por media server

    b) TEDs calibration disk https://www.displaycalibrations.com/request_free_version_download.html (Free). Exige o preenchimento de um formulário para permitir o donwload
    c) AVIA Guide (Pago)
    d) Spears and Munsil (Pago)
    e) Disney wow (Pago)

    2) Seus olhos


    3) Colorimetro ou spectrophotometer - Estes dispositivos são utilizados para calibração mais aprofundada que só os olhos não conseguem fazer. Variam de preços indo de US$ 120,00 a 25.000,00. Não será necessário para a calibração básica

    Ajustes iniciais
    1)
    Desabilite todos os recursos extras que possuem a opção desligado, tipo economia de energia, motion eye care, true motion, etc. Estas configurações podem estar em vários menus da TV. Elas influenciam na calibração, pois fazem ações automáticas na TV durante a calibração não permitindo a regulagem.

    2) Sugestões de configurações para as opções que não tem a opção desligado:
    a) Gama 2.2 ou 2.4. Ideal 2.2. Algumas TVs (Samsung) em 0
    b) Gama de Cores. Normalmente Auto
    c) Nível de Preto - Baixo
    d) Opção de Imagem - Para noite ou escuro - Cinema ou ISF Escuro. Para dia - Padrão ou ISF claro
    e) Temperatura de Cor - Quente, Quente 2, Warm ou Warm2

    O ideal é sempre executar os padrões via HDMI, de preferencia pelo Blu-ray ou Console de game. Cuidado ao rodar por um PC ou note, porque eles possuem dois modos de enviar os filmes para a TV. De 0-255 (sRGB) ou de 16-235 (TV). O correto é como TV. Esta configuração deve estar na placa de vídeo

    3) Deixe sus TV ligada pelo menos por 30 min para que os componentes eletrônicos e o painel estejam estabilizados. Os mais puristas esperam por 1 hora. Enquanto espera, você pode ir vendo os streamings para ir se habituando

    4) Deve-se sentar de frente para a TV e na posição onde você vai assistir. Deixe a luminosidade do ambiente de preferencia idêntica a quando você for ver a TV.
    Aqui vai uma dica. Para assistir a noite o ideal é deixar alguma luz fraca acessa e que não crie reflexo na TV. Isto ajuda a melhorar a sensação de preto nas TVs de LCD, além de evitar a fadiga dos olhos (cansaço por ficar assistindo por muito tempo no escuro)

    5) Neste tutorial vamos usar os streamings do AVSHD709 como guia e somente da pasta "Basic
    Settings". Os outros discos seguem a mesma sequencia, mas com streamings diferentes

    Será utilizado os seguintes mp4s e na sequencia abaixo

    1 - Black Clipping - Ajuste de Brilho
    3 - White Clipping - Ajuste de contraste
    4 - Flashimg color - Ajuste de Cor
    5 - Sharpness e Overscan - Ajuste de nitidez

    Passos para a calibração
    1 -
    Play no Black Clipping.mp4 - Ajuste o brilho para ver as barras brancas no fundo preto até o numero 16. Não pode ter as barras brancas piscando do 15 para baixo. Isto é excesso de brilho. As barras brancas não piscando antes do 16 é brilho baixo. Você deve ver as barras 15 e 16 ligeiramente piscando. Eu ajusto o backlight para ter um bom preto nos valores de 15 para baixo. Sugiro colocar o brilho em 50 e usar o backlight para ajuste. Caso não consiga um resultado satisfatório, então atue no brilho. O backlight muito alto provoca um preto azulado em virtude da cor predominante do LED. Por isto recomento para a calibração a noite um valor em torno de 50.

    Brilho_minimo.png.jpg
    Brilho Baixo - Não se vê as barras brancas acima do nível 16

    Brilho_alto.png
    Brilho Alto - As barras brancas aparecem acima do nível 16 e o preto fica claro

    Brilho_correto.png
    Brilho Correto- As barras brancas aparecem somente até a referencia 16.

    2- White clipping - Ajuste o contraste para as barras pretas piscarem até o 235. Abaixo do 235 esta com muito contraste e acima pouco. Aqui vale um detalhe. As vezes o branco acima do 235 pode ter um leve tom amarelo ou vermelho. Ai precisa abaixar o contraste. Eu por precaução deixo as barras pretas piscando até 240. O backlight também influencia nestes controles.

    Contraste_Baixo.png
    Contrate Baixo - Nota-se as barras pretas acima do 235 ou fica escuro o fundo

    Constraste_alto.png
    Contrate Alto - Não se nota as barras pretas ou elas estão abaixo de 235

    Contraste_correto.png
    Contrate Correto - A barras pretas aparecem até a referencia de branco que é o 235

    3- Após ajustar o contraste, verifique novamente o preto e se precisar de ajuste refaça. Cada vez que se modifica o brilho ou contraste deve-se verificar o outro. Provavelmente será preciso 3 ou mais ciclos para atingir o ideal.

    4 - Flashimg color. Para este ajuste você precisa aplicar o filtro de cor azul na TV. Esta la no menu da imagem (Filtro de Cor ou algo assim). Aqui eu prefiro dar uma pausa na imagem quando os quadrados ficam aparentes. Isto ajuda na calibração de cor. Após colocar o filtro em azul, as barras e quadrados das duas pontas devem ficar como único um bloco azul. Altere o controle de cor e note que o azul do quadrado interno do lado esquerdo vai ficar mais claro ou escuro do que o resto da barra. O mesmo ocorre do lado esquerdo. Você pode ver isto também na parte inferior. Ajuste a cor para que os dois tons de azul fiquem iguais. Explicando o porque. O cinza não sofre alteração de cor quando é alterado o controle de cor. Somente o que esta na cor azul é alterado quando se varia o controle de cor, e a cor esta calibrada quando os dois coincidem.

    incorrect_Color.jpg
    Controle de Cor errado. Nota-se dois tons de azul nesta região dentro do vermelho.


    correct_Color.jpg
    Controle de Cor Correto - Não se nota diferença nos tons de azul desta região. Se foi pausado o quadrado azul nas barras laterais, se chega no mesmo resultado.

    5 - Sharpness e Overscan - Neste item é melhor ficar bem perto da TV. Este mp4 é para ajuste da nitidez. Na figura abaixo onde estão as eclipses em vermelho, você vera que quando aumenta a nitidez passam a aparecer linhas brancas em torno da parte preta. Isto são artefatos criados pela TV e que não existem na imagem. Vá reduzindo a nitidez até que estes artefatos desapareçam. Nesta mesma imagem (quadrado vermelho) você pode verificar se consegue ver os 10 tons de cinza com distinção. Se conseguir é porque fez uma boa calibragem do contraste, backlight e brilho

    [​IMG]


    As calibrações usando o colorimetro são mais complexas e longas e estarei divulgando posteriormente.

    Ao final da calibração é necessário aplicar as configurações em todas as entradas que se usa na TV, incluindo os aplicativos da parte de SmartTV. Isto porque os fabricantes permitem que cada entrada tenha uma configuração diferente. Assim, você tem que acertar a configuração dos canais da TV (sim é uma entrada), dos HDMIs, AVs e Smart. Algumas TVs permitem que a configuração seja aplicada em todas as entradas. É o caso das UKs da LG. Por sinal estes modelos tem 3 lugares onde deve-se aplicar em todas as entradas, mas para esta calibração básica são dois. Na imagem e Balanço de Branco. Outras obrigam reescrever em cada entrada

    Espero que consigam uma imagem melhor em suas TVs
     
    Última edição: 10 Abr 2019
    • 4
  2. tkpaulo

    tkpaulo Usuário


    Desde 14 Jul 2011
    sao luis / ma
    vou testar
     
  3. Gika_R

    Gika_R Usuário


    Desde 27 Dez 2018
    Jaboatão dos Guararapes
    Eu não tenho blue Ray nem tv a cabo. Só uso a tv para tv aberta e filmes no Netflix. A imagem da tv tá tão ruim que tô pensando em devolver. Já mexi em tanta coisa quem nem sei mais o fiz, restaurei para os padrões iniciais e comecei novamente. Estou frustrada, pq achei que a imagem seria top. Mas noto uns chuviscos na imagem da tv aberta, não tem bom contorno de imagem. É possível que a tv tenha alguma avaria?
     
  4. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Oi Gika,

    Você pode pegar as imagens do AVSHD709 copiar e rodar de um Pen driver na TV.

    Você olhou os demais menus além da imagem? Economia de energia tem que estar desligado. Modo Eye Care (desligado). O controle de nitidez esta baixo. Eu uso 4.

    Sua TV aberta é digital? Porque se for digital não deveria ter chuviscos. Se for analógica, então vai ter chuviscos com certeza, porque a transmissão analógica é equivalente a 480i. Já teria problemas em um TV full HD (1080i) e nesta TV é de 2160i. Então, a TV tem que converter 480i em 2160i, praticamente 5x. Isto se chama upscaling, ou seja, a TV "cria" imagens ou artefatos para isto. Ai deve amplificar os chuviscos. Neste caso tente usar a opção de Redução de Ruídos. Esta em Imagem->Conf, do Modo de Imagem->Opção de imagem

    Procure no Youtube demos de 4K e 4K HDR e me fale como fica a imagem. E o Netflix tem chuviscos
     
  5. Elivelton veto

    Elivelton veto Usuário


    Desde 29 Jun 2018
    Curitibanos
    Qual programa uso para gravar o avshd no dvd?
    Pois quero rodar no Xbox one x. Passando num pendrive da certo também?
     
  6. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Desculpe pela demora da resposta.

    Para tocar por pendriver basta descer e copiar os arquivos MP4 nele. O exe é um alto-extract e vai copiar os arquivos onde você escolher.

    Aparentemente o Xbox não suporta AVCHD.
     
  7. Elivelton veto

    Elivelton veto Usuário


    Desde 29 Jun 2018
    Curitibanos
    Amigo vc pode me passar passo a passo usando o programa HCFR e usando o colormunki display, que e o que vou comprar... Mas preciso aprender porque não sei nada...
     
  8. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Ola Elivelton,
    Se não se incomodar, me passe seu e-mail (pode ser por MP) que passo uma versão parcial do manual.
     
    • 1
  9. fernando.kreutz

    fernando.kreutz Jovem Gafanhoto


    Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    Alguém assiste Man in The High Castle? Eu to com problema de calibração, quando reduzo o brilho ou eu perco muito detalhe e começa a aparecer aqueles banding na tela ou deixo o brilho em 50 e as cenas mais escuras parece que é uma tela LCD com a luz muito forte.
     
  10. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Fernando, esta serie é em 4K e HDR?
    Se for somente 4K as calibrações são as que normalmente aparecem para você nos menus, Se for HDR, então você precisa dar uma pausa na serie e vai notar que aparece um outro menu. Ele é semelhante ao normal (SDR), mas os valores da configuração serão diferentes porque a TV tem uma configuração para cada tipo.
    Normalmente em HDR se deixa o brilho em 50. HDR tem por definição alto valor de luz e cores mais vibrantes. Mesmo em HDR vale desligar todos as demais opções tipo eye-care, true motion, etc.

    Se for possível passar todos os dados dos seus menus de imagem para o tipo que está nesta serie.
     
    Última edição: 10 Mai 2019
  11. fernando.kreutz

    fernando.kreutz Jovem Gafanhoto


    Desde 13 Set 2008
    Jundiaí, SP
    É 4K HDR. Eu estou usando os valores padrões dos modos (padrão, cinema, etc), Amazon Prime usa HDR e Netflix usa DolbyVision. O que eu to vendo é mais ou menos a comparação das fotos abaixo (não percebi ainda no Netflix, apenas Prime). Com o brilho padrão em 50% eu vejo artefatos mas bastante detalhe, com o brilho em 48% eu não vejo mais os artefatos mas perco bastante detalhe. Ambas as fotos foram tiradas com as mesmas configurações manuais da camera, a única diferença foi o brilho na TV (brilho mesmo e não luz led).
     

    Anexos:

  12. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Os artefatos geralmente são criados pelo pos processamento da TV, tipo nitidez, Redução de Ruido, Redução de Ruido MPEG, Função Motion Eye Care, true Motion, etc. Eu desligo tudo. A nitidez pode por em 4 ou 5. Se vc já conhece os artefatos, deixe o brilho em 50 e regule a nitidez para estes artefatos sumirem. Lembrando que você precisa estar com uma cena em HDR para isto. Acredito que as cenas que postou estão em HDR. Outro modo é achar uma cena com fundo cinza claro, não é branco e alguma linha preta. Se a nitidez estiver muito alta vc vai ver linhas branças encostadas na linha preta.

    Não se preocupe em alterar as configurações. Sempre vc consegue restaurar pela opção "Redefinir Imagem"

    Eu só tenho Netflix e eles tem HDR normal. Eu já assisti Perdidos no Espaço e Dinatia em HDR;
     
    Última edição: 11 Mai 2019
  13. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Mais uma dica. Use a opção de imagem Cinema HDR. É bem melhor do que qualquer outra opção para HDR
     
    Última edição: 13 Mai 2019
  14. daniellbraga

    daniellbraga Usuário

    Bom dia! Excelente tutorial.
    Faltou agora a parte com colorímetro. Rsrsrs

    Tenho um eye-one lt há muitos anos parado e quando chegar minha tv (Samsung 49ru7100) pretendo fazer a calibração com o uso de algum software. Saberia me dizer se esses arquivos do avs funcionariam com o software hcfr? Hoje em dia há algum outro software gratuito recomendado para a calibração?

    Muito obrigado!
     
  15. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo

    Anexos:

    Última edição: 28 Mai 2019
    • 1
  16. Taborlim

    Taborlim Usuário


    Desde 14 Mai 2019
    Londrina
    Bom dia!
    Posso usar esse vídeo no youtube para calibrar o branco ou no pendrive, ps4 pro é diferente?
     
  17. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Os especialistas em calibração sugerem não usar as imagens do YouTube para calibração em virtude da compactação que é feita, pois pode provocar mudanças nos tons de branco.

    Outro ponto é que cada entrada tem uma memoria de calibração, isto porque cada dispositivo conectado na TV também pode ter variações em seu sinal de saída. Por isto é importante calibrar cada dispositivo ou arriscar calibrar um e levar a mesma calibração para as outras entradas.

    No meu teste de uma LG, a calibração via pendrive ficou praticamente igual ao que fiz no BluRay. Houve uma pequena diferença, mas que não foi significativo. Usei as mesmas imagens nos dois. Assim, se você calibrar via pendrive tem grande chance de servir para o PS4. Mas se tiver paciência e tempo faça os dois.

    Desculpe-me, não consigo ver YouTube na empresa. Vou ver seu vídeo somente a noite
     
    Última edição: 29 Mai 2019
  18. andradefael

    andradefael Usuário

    59 22 11

    Desde 28 Jun 2011
    Rio de Janeiro
    Não consegui fazer a calibração seguindo isso não, por exemplo, em contraste, não importa o quão eu abaixasse ou aumentasse o valor, eu sempre via todas as listras piscando
     
  19. wmfam

    wmfam Usuário

    203 109 45

    Desde 12 Nov 2009
    São Paulo
    Caro andradefael, primeiro desculpe pela demora da resposta.

    Só para ficar claro , qual teste você está se referindo, ao de preto com listras brancas? Você utilizou o controle de brilho para este teste?

    Lembre-se teste fundo preto e listras brancas a regulagem é no controle de brilho e o fundo branco com listrar pretas é no constraste.

    Outro ponto importante é desligar qualquer coisa do tipo contraste dinamico, eye care e etc.
     
  20. andreluigo

    andreluigo Usuário

    Achei este tópico vindo do tópico da linha LG UK 2018.
    Comprei semana passada uma 50UM7500 e não achei tanta diferença na imagem compara à 49LB6500 anterior.
    Única coisa que me preocupou é que assistindo Netflix às vezes a imagem muda de cor rapidamente, tipo estática ou perdendo sintonia. Só aconteceu com o Netflix.

    Mas enfim, desde a LB6500 que tenho vontade de fazer a calibração da TV, e agora vou tentar essa seguindo seu tutorial, pq outros que já havia visto não consegui.
    Tenho um Spyder5 Elite. O princípio é o mesmo do ColorMunki?

    Obrigado desde já!
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso