Anúncio do HT Forum

Calibragem de Vídeo: O que é e como interpretar + Ajustes

Discussão em 'Painéis 4K' iniciada por High Definer, 5 Out 2017.

  1. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Como prometido, segue uma postagem dedicada ao tema calibragem. Aqui vou detalhar o que é uma calibragem profissional de vídeo e também explicar cada parâmetro que compõe a imagem para que saibam o que esperar de uma nova TV e também entender melhor a parte técnica. Em seguida, vou concentrando aqui as medições e ajustes dos displays que eu calibrar. Como minha empresa é especializada em projetos de Home Theater aqui em Belo Horizonte tenho contato com diversos modelos constantemente, então acredito que vai ser uma bela fonte de informações para todos. Qualquer dúvida podem mandar ;)

    Do que se trata?
    Calibragem profissional é a adequação do display (projetor, TV, monitor e etc) a referência vigente.
    Imagem correta não é gosto pessoal como muitos pensam. Ela tem seus padrões e eles são importantíssimos. Sem eles o profissional do design por exemplo jamais saberia como uma impressão sairia por não saber se as cores do monitor estão em conformidade com as da impressora ou não. Na indústria do cinema também temos nossos padrões e são eles que garantem que sua TV após a calibragem esteja o mais fiel possível ao monitor de estúdio que foi usado na edição, e naturalmente, o mais próxima possível da visão original do diretor. Ou seja, uma TV calibrada mostra o filme como ele é, como foi concebido. Nem mais claro, nem mais escuro, nem mais ou menos colorido do que ele deve ser.
    Estes padrões são definidos pela ITU (International Telecommunication Union) e atualmente, estamos em uma transição do Rec. 709 para o Rec. 2020, que passa a contemplar uma gamma de cores muito maior, com faixa dinâmica extendida e etc, porém como o Rec. 709 é o que está presente na esmagadora maioria dos conteúdos, vou manter o foco nele, mas após compreender do que se trata, fica simples entender a diferença dele pro Rec. 2020.

    Abaixo foto do espaço de cores visível por nós e as coordenadas de referência das cores primárias e secundárias do Rec. 709 e do Rec.2020 indicadas pelo triângulo:
    [​IMG]


    Como é feito?
    Por se tratar de um procedimento exato ele não pode ser executado sem equipamentos e para precisão absoluta deve ser feito para cada TV individualmente, visto que existem variações tonais de unidade para unidade. Para isso utilizamos um colorímetro e um espectrofotômetro. O colorímetro é um sensor que analisa as cores através de um sistema que separa as cores em RGB e mede a intensidade de cada canal. É rápido e sensível, mas sua precisão não é lá essas coisas. O espectrofotômetro por sua vez é um analisador de ondas de luz. Ele é mais lento e menos sensível a tons escuros, mas sua precisão é muito superior a do colorímetro. Portanto, o correto é usar sempre um colorímetro perfilado contra um espectrofotômetro, para utilizar os pontos positivos de ambos. Em seguida o sensor é posicionado em frente a TV e conectado a um computador para analise das leituras, então são rodados padrões de teste específicos para medir cada um dos parâmetros essenciais da TV e compara-los com os parâmetros de referência definidos pela ITU, que estão detalhados abaixo:

    Escala de cinza:
    Pensem em uma tela aonde você vai pintar um quadro. Se a tela for azulada, a tendencia é que sua pintura fique toda azulada. Já se a tela for avermelhada, mesmo utilizando a mesma paleta de cores, sua pintura ficará avermelhada. É exatamente esta a influência da escala de cinza na TV. A tonalidade geral de todos os tons, desde o preto até o branco, também conhecida como "temperatura de cor". O ideal é que as cores primárias (vermelho, azul e verde) fiquem equilibrados com a mesma intensidade formando uma tonalidade neutra. Hoje a referência para esta tonalidade é o D65, também conhecido como 6500k (sim, lâmpadas também usam essa referência para descrever sua tonalidade) Abaixo fotos de uma escala de cinza incorreta, e de uma calibrada:

    Foto abaixo de um caso bem comum, em que temos uma tonalidade bem azulada (ignorem a linha rosa, ela representa apenas o percentual de erro de cada tom, e não uma cor em si). Reparem que o gráfico aborda desde o preto, passando por cinza 10%, 20% e etc até o branco e a composição de cada tom de cinza com as intensidades percentuais de cada cor primária.
    [​IMG]

    Foto de uma escala de cinza correta, com todos os tons equilibrados desde o preto até o branco:
    [​IMG]
    Gamma:
    O gamma é o responsável por "emular" a nossa curva de percepção de luz na TV. Não percebemos luz de forma linear, nossos olhos são muito mais sensíveis a tons escuros do que a tons claros. A diferença de 10 nits para 20 nits por exemplo é gritante para nossos olhos, já de 130 para 140 é praticamente imperceptível. O gamma então aplica uma curva que relaciona de forma exponencial o sinal vs a emissão de luz de forma que a emissão de luz seja "distribuída" da mesma forma que nossos olhos se comportam. Hoje o exponencial recomendado é o 2.4, mas boa parte dos estúdios ainda usa o 2.2. Por isso, qualquer coisa entre 2.2 e 2.4 é considerado certo.
    O gamma é muito importante, pois um gamma configurado errado pode esconder detalhes, por manter tons escuros na casa do preto, ou até mesmo deixar a imagem toda lavada por deixar os tons intermediários mais claros do que deveriam ser.
    O gamma pode ser representando linearmente em relação ao exponencial ou através de uma curva de luminância. Eu acho a curva mais didática mas ambos representam a mesma coisa.

    Curva de luminância errada, com tons intermediários (principalmente 50 e 60%) muito mais claros do que deveriam:
    [​IMG]

    Curva de luminância correta, com a curva de intensidade aumentando de forma suave:
    [​IMG]

    Tonalidade e saturação de cores:
    Aqui é determinado se as cores estão sendo apresentadas em sua tonalidade desejada. Não confundam com a tonalidade do CINZA que foi abordada antes e é avaliada pela escala de cinza (apesar de que a escala de cinza influência este parâmetro aqui, pois como disse, ela é a "base" da imagem). Aqui estamos falando das cores mesmo. No caso do vermelho por exemplo. Vamos avaliar se ele está de acordo com a referência ou se está alaranjando, se está rosado, se está muito claro, se está muito escuro e etc.
    Aqui voltamos para aquele gráfico mostrado no início do post, segue abaixo novamente um exemplo incorreto, e um correto.

    No caso abaixo, em que o triângulo preto é a referência e o branco é o da TV podemos concluir por exemplo que o verde está assumindo uma tonalidade amarelada, por estar invadindo bem a "fronteira" do verde com o amarelo. O vermelho subiu bem para a casa do laranja também, provavelmente essa é uma tela que tem deficiência de azul em sua escala de cinza, causando uma contaminação de amarelo nas cores primárias. Além disso o Ciano (azul claro) está bem sem saturação por estar muito próximo do branco.
    [​IMG]

    E aqui, um exemplo aonde as cores estão aonde deveriam. Não é um display de referência, visto que existem alguns pequenos desvios ainda em relação a referência, mas são tão pequenos a ponto de não serem perceptíveis (por convenção, desvios menores que 3% são imperceptíveis) garantindo reprodução fiel ao conteúdo de todas as cores:
    [​IMG]

    Contraste:
    Considerado o elemento mais importante na formação de imagem e costuma ser o que mais diferencia uma boa TV de uma TV ruim. É o resultado da divisão do ponto de branco (brilho máximo) pelo ponto de preto (brilho mínimo) e deve ser maximizado tendo em mente as seguintes diretrizes:
    -Que o ponto de branco fique entre 100 e 140nits (30~40fl) e não perca detalhes nos tons próximos ao branco.
    -Que o ponto de preto seja o menor possível, desde que não perca detalhes nos tons mais escuros, próximos ao preto.
    Os números de contraste que vocês veem nos reviews é simplesmente isso, o branco em nits dividido pelo preto em nits. Uma TV com 100 nits de branco e 0,05 nits de preto por exemplo teria 100/0,05=2000:1 de constraste. Por isso, quanto maior este valor melhor, visto que quanto mais contraste, naturalmente mais impacto, profundidade e realismo você tem na imagem. Abaixo uma comparação de uma TV com alto contraste contra uma com baixo contraste:
    [​IMG]

    Conclusão:
    Agora que entenderam do que se trata a calibragem e quais seus objetivos tirem um tempo para tentar se habituar a uma imagem correta. O ideal é ter sua TV calibrada individualmente com um colorímetro por um profissional, mas como aqui no Brasil o serviço é extremamente escasso (além de mim aqui em BH não conheço mais ninguém) muitos vão ter que se contentar com ajustes encontrados na internet, que apesar de não oferecer o mesmo grau de precisão por conta da variação entre cada unidade já vai deixar sua TV muito mais próxima da referência do que os presets como modo dinâmico por exemplo. Mas se atentem um ponto chave: O costume. Para quem está acostumado com uma imagem azulada e super brilhante, a imagem correta no início irá parecer avermelhada e apagada. Mas é apenas um mau hábito, tipo aquelas pessoas que colocam tanto sal na comida que nem sentem o gosto do tempero. Deixem um tempo nos ajustes voltados para a referência, que garanto que não se arrepender. Abaixo vou atualizando o post com os resultados pós calibragem das TVs que eu for calibrando e caso os donos permitam, com fotos também. Além dos ajustes utilizados na calibragem.

    Abs!
     
    Última edição: 30 Mar 2018
    • 131
    • 1
  2. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    LG B7P

    Modo para filmes em SDR (ambiente escuro)
    Ps. Para jogos, utilizem estes mesmos parâmetros porém com o input da tv com tag em "PC" (pressione o botão input por alguns segundos para poder mudar isso, os ajustes precisam ser reaplicados). Só para jogar em HDR que esse truque não funciona, ai você escolhe ou usar o modo Cinema com input lag alto ou usar o modo "jogo" que é impreciso... Caso optem pelo modo jogo coloquem a temp de cor em W50 para chegar perto do target de D65.

    Relatório pós calibragem anexado

    Modo de imagem: Avançado (ambiente escuro)

    Luz Led: 25
    Contraste: 83
    Brilho: 50
    Nitidez H: 0
    Nitidez V: 0
    Cor: 50
    Tom: 0

    Controles Avançados:
    Contraste Dinâmico: Desligado
    Super Resolução: Desligado
    Gama de cores: Automático
    Realce de Contorno: Desligado
    Filtro de cor: Desligado
    Gama: 2.4

    Balanço de Branco:
    Temperatura de cor: Morno 2

    2 Pontos:
    Alto: Vermelho 22, Verde 0, Azul -3
    Baixo: Vermelho 3, Verde 0, Azul 0
    ps. ajuste o ponto "alto", depois mude para baixo e ajuste o "baixo".

    20pontos:
    (Ire: Luminancia, Vermelho, Verde , Azul)
    5: 0,0,0,0
    10: 1,-1,0,-1
    15: -1,-1,0,0
    20: -3,-1,0,-2
    25: -4,0,0,-1
    30: -9,0,0,-1
    35: -11,0,0,0
    40: -9,2,0,-2
    45: -9,0,0,-1
    50: -4,-1,0,-2
    55: -4,0,0,-2
    60: -7,-1,0,-4
    65: 0,-1,0,-2
    70: 3,-2,0,0
    75: 0,0,0,0
    80: -2,-1,0,-1
    85: -4,0,0,1
    90: 0,-2,0,0
    95: 0,0,0,0
    100 (luminância de destino 120): 1,1,0,-1

    Sistema de Gerenciamento de Cor:
    (Saturação, Tom, Luminância)
    Vermelho: 0, 0, -1
    Verde: 0, 0, 3
    Azul: 0, 0, 2
    Ciano: 0, 0, 2
    Magenta: 0, 0, 0
    Amarelo:0, 0, 1

    Opções de imagem:
    Tudo desligado, exceto Cinema Real.



    ----------------------------------------------------

    Modo para filmes em HDR (ambiente escuro)

    Modo de imagem: Cinema

    Luz Led: 100
    Contraste: 100
    Brilho: 50
    Nitidez H: 0
    Nitidez V: 0
    Cor: 65
    Tom: 0

    Controles Avançados:
    Contraste Dinâmico: Baixo (desligado em Dolby Vision)
    Super Resolução: Desligado
    Gama de cores: Automático
    Realce de Contorno: Desligado
    Filtro de cor: Desligado


    Balanço de Branco:
    Temperatura de cor: Morno 3

    2 Pontos:
    Alto: Vermelho 0, Verde 0, Azul 25
    Baixo: Vermelho 3, Verde 0, Azul -2
    ps. ajuste o ponto "alto", depois mude para baixo e ajuste o "baixo".

    20pontos: Não utilizado, introduz banding (também nem precisa na verdade).

    Opções de imagem:
    Tudo desligado.




    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sony X905E

    Relatórios pós calibragem em anexo, seria interessante se vocês abrissem para comparar com o que foi explicado anteriormente e abaixo os ajustes utilizados:

    Cinema Home (Modo para filmes em ambiente escuro, visando maximizar precisão):
    Modo de imagem: Cinema Home
    Brilho: 5
    Cor: 52
    Sensor de luz: Desligado

    Ajustes avançados:
    Brilho:5
    Contraste: Max
    Gamma: Min
    Nível de preto: 50
    Ajuste de preto: Não
    Adv. Contrast Enhancer: Não
    Dimming Local Automático: Médio
    X-tended Dynamic Range: Não

    Cor:

    Cor:52
    Matiz:0
    Temperatura de cor: Avançado 1
    Live Color: Não

    Temperatura de cor avançada:
    Ganho R: -2
    Ganho G: Max
    Ganho B: -5
    Polarização R: -1
    Polarização G: -5
    Polarização B: 2

    Multipontos (10p):
    (R,G,B)
    1: -8,-7,-17
    2: 1,1,1
    3: -1,0,-2
    4: 1,0,0
    5: 1,1,0
    6: 0,0,-1
    7: 0,0,-1
    8: 0,0,-3
    9: -2,0,-2
    10:-4,0,-4

    Clareza:
    Nitidez: 50
    Reality Creation: Não
    Gradação Suave: Baixo

    Motion:
    Motionflow: Cinema Real
    CineMotion: Não

    Opções de Vídeo

    Modo HDR: Auto
    Alcance de vídeo HDMI: Auto
    Espaço de cores: Auto


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Cinema Pro (Modo para filmes em HDR e ambiente com iluminação Mista):
    Modo de imagem: Cinema Pro
    Brilho: 10 (Max em HDR)
    Cor: 52
    Sensor de luz: Desligado

    Ajustes avançados:
    Brilho:10
    Contraste: 90
    Gamma: -1 (0 em HDR)
    Nível de preto: 50
    Ajuste de preto: Baixo
    Adv. Contrast Enhancer: Não
    Dimming Local Automático: Alto
    X-tended Dynamic Range: Não (Alto Em HDR)

    Cor:

    Cor:52
    Matiz:0
    Temperatura de cor: Avançado 1
    Live Color: Não

    Temperatura de cor avançada:
    Ganho R: -2
    Ganho G: Max
    Ganho B: -5
    Polarização R: -1
    Polarização G: -5
    Polarização B: 2

    Multipontos (10p):
    (R,G,B)
    1: -8,-7,-17
    2: 1,1,1
    3: -1,0,-2
    4: 1,0,0
    5: 1,1,0
    6: 0,0,-1
    7: 0,0,-1
    8: 0,0,-3
    9: -2,0,-2
    10:-4,0,-4

    Clareza:
    Nitidez: 50
    Reality Creation: Não
    Gradação Suave: Baixo

    Motion:
    Motionflow: Cinema Real
    CineMotion: Não

    Opções de Vídeo

    Modo HDR: Auto
    Alcance de vídeo HDMI: Auto
    Espaço de cores: Auto


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Jogo (Modo para jogos, visando maximizar responsividade enquanto mantém o máximo de precisão possível):
    Modo de imagem: Jogo
    Brilho: 10 (Max em HDR)
    Cor: 56
    Sensor de luz: Desligado

    Ajustes avançados:
    Brilho:10
    Contraste: 90
    Gamma: 0 (-1 em HDR)
    Nível de preto: 50
    Ajuste de preto: Baixo
    Adv. Contrast Enhancer: Não
    Dimming Local Automático ALTO
    X-tended Dynamic Range: Não (Alto Em HDR)

    Cor:

    Cor:56
    Matiz:0
    Temperatura de cor: Avançado 2
    Live Color: Não

    Temperatura de cor avançada:
    Ganho R: -2
    Ganho G: Max
    Ganho B: -6
    Polarização R: 0
    Polarização G: -5
    Polarização B: 4

    Multipontos (10p):
    (R,G,B)
    1: -4,-6,-10
    2: 2,-1,1
    3: -3,-1,-3
    4: 0,-3,0
    5: -2,-1,-1
    6: -1,-1,0
    7: -1,0,0
    8: 0,0,0
    9: -1,1,-1
    10: 0,0,0

    Clareza:
    Nitidez: 50
    Reality Creation: Não
    Gradação Suave: Baixo

    Motion:
    Motionflow: Não

    Opções de Vídeo

    Modo HDR: Auto
    Alcance de vídeo HDMI: Auto

    Espaço de cores: Auto


    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Samsung MU6100

    Modo de imagem: Filme
    Tamanho de imagem: Padrão 16:9
    Ajustar à tela: Ligado
    Luz de Fundo: 12 (20 para conteúdo HDR)
    Brilho: 0
    Contraste:95 (100 para conteúdo HDR)
    Nitidez: 20
    Cor: 52
    Matiz: vd50/vm50
    Digital Clean View: desligado
    Configurações Auto Motion Plus: desligado
    Otimizador de contraste: Baixo (Alto para conteúdo HDR)
    Modo HDR+: Desligado
    ModoFilme: Automático 1
    Tonalidade de cor: Quente 2
    Estabilidade de branco: 2 Pontos
    Vermelho-Gain: 23
    Verde-Gain:0
    Azul-Gain:-13
    Vermelho-Offset:3
    Verde-Offset:0
    Azul-Offset:-4
    Gamma: BT.1886 (ST.2084 para conteúdo HDR)
    BT.1886: -2 || ST.2084 (Apenas em HDR): 3
    Modo Apenas RGB: Desligado
    Configurações de espaço de cor: Personalizado (Automático para conteúdo HDR)
    Vermelho: 23,0,5 (vermelho, verde e azul)
    Verde: 16,46,2
    Azul:2,4,78
    Amarelo:43,46,6
    Ciano:16,48,54
    Magenta:26,0,42


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sony X905F



    Cinema Pro
    Modo de imagem: Cinema Pro
    Brilho: 7 (max para ambientes com iluminação mista)
    Cor: 51
    Sensor de luz: Desligado (ligado para ambientes com iluminação mista)

    Ajustes avançados:
    Brilho:7 (max em HDR)
    Contraste: Max
    Gamma: -2 (0 em HDR)
    Nível de preto: 50
    Ajuste de preto: Baixo
    Adv. Contrast Enhancer: Não
    Dimming Local Automático: Alto (médio se perceber muito blooming)
    X-tended Dynamic Range: Não (Alto em HDR)

    Cor:

    Cor:51
    Matiz:0
    Temperatura de cor: Avançado 1
    Live Color: Não

    Temperatura de cor avançada:
    -Não alterar

    Clareza:
    Nitidez: 50
    Reality Creation: Não
    Gradação Suave: Baixo

    Motion:
    Motionflow: Cinema Real
    CineMotion: Não

    Opções de Vídeo

    Modo HDR: Auto
    Alcance de vídeo HDMI: Auto
    Espaço de cores: Auto

    Para modo JOGO, apliquem os mesmos ajustes acima no modo jogo, com exceção dos seguintes parâmetros, que deverão ser os abaixo:

    Brilho: 9
    Gamma: 0 também em SDR
    Cor: 54


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Mais ajustes neste link (limite de caractéres por post no forum):
    https://www.htforum.com/forum/threa...terpretar-ajustes.290966/page-61#post-8538456

    IMPORTANTE

    Usuários acostumados com a tonalidade original das TVs (super brilhante e azulada) podem demorar um período para se acostumar com a imagem calibrada, por estarem acostumados com o outro modo, no início a TV pode parecer um pouco escura e avermelhada, mas não se enganem, ela está na verdade é NATURAL e seus olhos que estavam mal acostumados, deem um tempo e irão perceber isso. Assistir uma imagem com tonalidade natural nesta TV é bem recompensador.
    Abaixo um exemplo:

    Imagem calibrada (reparem como a tonalidade da TV fica muito parecida com a do mundo real):
    [​IMG]

    Imagem no modo padrão (reparem como fica totalmente diferente do ambiente real):
    [​IMG]
     

    Anexos:

    Última edição: 13 Nov 2018
    • 189
    • 5
  3. PhantomStranger

    PhantomStranger Usuário

    32.163 11.115 766

    Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    :aplauso:
     
    • 2
  4. alexandrerpo

    alexandrerpo Usuário

    399 155 88

    Desde 17 Abr 2010
    World Web Wide
    Curiosidade: só faltou dizer o que utilizou como espectrofotômetro e colorímetro.
     
    • 1
    • 1
  5. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    i1 Colormunki display e Colormunki photo.
     
    • 10
  6. ALEBDK

    ALEBDK Usuário

    219 118 45

    Desde 22 Mar 2017
    São Gonçalo-RJ
    "À César o que é de César!"

    Excelente trabalho caro amigo @High Definer@High Definer (y)
     
    • 3
  7. PhantomStranger

    PhantomStranger Usuário

    32.163 11.115 766

    Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    Esse que é o Espectrofotômetro que você disse na nossa conversa outro dia!?
     
  8. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Ele mesmo
     
    • 1
  9. PhantomStranger

    PhantomStranger Usuário

    32.163 11.115 766

    Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
  10. ALEBDK

    ALEBDK Usuário

    219 118 45

    Desde 22 Mar 2017
    São Gonçalo-RJ
    Só uma curiosidade @High Definer@High Definer , a atualização fez com que vc alterasse algum ponto que vc ja tinha dado como encerrado antes de atualizar? Digo isso pq lembro de vc ter falado algo sobre mudança no local dimming depois do update de software.
     
  11. everson.f13

    everson.f13 Usuário


    Desde 22 Set 2011
    São Paulo -SP
    Fiz aqui, perfeita calibragem, então quando o conteúdo não for hdr, o brilho fica em 9, mas posso deixar no máximo mesmo não sendo? pois achei que fica muito boa.
     
  12. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Não, tem que ficar no 9 quando não é HDR. Tente se acostumar. Mas a TV joga pro maximo sozinha quando entra um sinal HDR, vc não precisa ficar mudando.
     
    • 6
  13. everson.f13

    everson.f13 Usuário


    Desde 22 Set 2011
    São Paulo -SP
    Preciso me acostumar mesmo, pois estava com olhos muito podre, obrigado High Definer.
     
    • 1
  14. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Não, no final nas medições não mudou nada, mas tive a impressão que o algoritmo de local dimming está melhor.
     
    • 3
  15. everson.f13

    everson.f13 Usuário


    Desde 22 Set 2011
    São Paulo -SP
    outra duvida X-tended Dynamic Range muda sozinho quando entra em HDR tbm?
     
  16. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Sim
     
    • 2
  17. PhantomStranger

    PhantomStranger Usuário

    32.163 11.115 766

    Desde 25 Abr 2011
    São Paulo
    High Definer,

    Porque deixou Gradação Suave = Não
    É muito útil Gradação Suave = Baixo para: Programação de TV, Netflix, Arquivos, etc.,.

    Eu sinto falta dele :(
     
    • 3
  18. everson.f13

    everson.f13 Usuário


    Desde 22 Set 2011
    São Paulo -SP
    Muito obrigado, tava com paranoia sobre isso, agradeço por esclarecer minhas duvidas :)
     
    • 1
  19. High Definer

    High Definer Usuário

    3.131 3.571 416

    Desde 31 Jul 2012
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Eu tirei no modo cinema pro porque só uso em isos de blu ray e nesse caso não vi necessidade, mas para jogos deixei ligado.
    Mas sim, pra netflix e afins é bom ligar
     
    • 3
  20. ALEBDK

    ALEBDK Usuário

    219 118 45

    Desde 22 Mar 2017
    São Gonçalo-RJ
    @High Definer@High Definer No modo Cinema Pro, alterar o MotionFlow ou o Cinemotion em modo Pessoal deixando Nitidez sempre em mínimo altera em alguma coisa o padrão de calibração?

    Outra coisa, Ajuste de preto, CineMotion e Gradação Suave estão por padrão desligados na nova configuração do Cinema Pro, é isso mesmo? Agradeço a atenção.
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso