Anúncio do HT Forum

Calibrar as cores em um projetor - Como fazer?

Discussão em 'Conversores, Scalers, Ajustes, Acessórios, etc.' iniciada por Filipão, 13 Out 2004.

1. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Colegas,

Estive na casa do Marcelo (tchello00) para calibrar o projetor e fazer alguns testes de materiais para telas DIY. O tópico sobre o teste é este: Tela de Projeção DIY: Tecido Blackout

Nos ajustes do projetor, calibrar os diversos parâmetros (foco, brilho, contraste, etc.) é relativamente simples, exceto pelo ajuste de cores. Gostaria de trocar algumas informações sobre qual o melhor procedimento para fazer este ajuste.

1 - Qual o método que vocês constumam utilizar para ajustar as cores num projetor?

2 - No caso de uso de DVDs de calibração (S&V, Avia ou DVE), qual padrão vocês costumam utilizar?

3 - Como os parâmetros de "color offset" interferem na resposta do projetor?

Abraços,

Filipe Rangel.

2. Murilo

Murilo Moderador

Filipão,

Como lhe disse ontem pelo messenger eu faço a calibragem das cores de acordo com o meu gosto pessoal.

Porém eu parti, no caso do Z2, de uma calibragem feita pelo Allan Cesarinni com o DVE lá em casa.

De acordo com o que o DVE "disse" que seria o ideal eu fui adaptando ao meu gosto.

Não mudei muito em relação ao DVE, mas mudei :)

Penso que o Allan tenha muita contribuição a dar neste tópico, pois em termos de calibragem ele entende bastante (y)

O Desotti, de olhômetro, havia ajudado na calibragem lá em casa e o resultado do DVE foi muito próximo ao do Desotti, mostrando que o Desotti tem um bom olho (y)

3. ableal

ableal AV Designer

Desde 2 Mar 2004
    Rio de Janeiro - RJ
    Filipão, utilizo tanto o SV quanto o AVIA... o SV é mais rápido, porem o AVIA possui um ajuste individual RGB que pode ser utilizado quando uso um scaler. O meu projeto para o futuro proximo seria u AVIA PRO, porem seria um investimento de 2000 dolares e o ajuste é feito todo eletronicamente via computador, bastando inserir os parametros sujeridos no display.

4. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Colegas,

No meu DVD player (panasonic RV-32BR) existe uma opção no setup relativa ao "nível de preto". As opção são "claro" e "escuro". Eu costumava usar a opção escuro pois para mim parecia melhorar bastante o preto nas imagens na TV.

Acontece que me detive um pouco mais nos ajustes do projetor e verifiquei no padrão de ajuste de brilho e contraste do DVE eu só conseguia ver duas das três linhas verticais do ajuste de brilho. A opção "escuro" no DVD estava limitando a faixa de atuação do brilho. A linha mais escura (below black) não era mostrada nem com o ajuste de brilho no máximo. Alterei a opção no DVD para "claro" e com isso foi possível fazer o ajuste de forma adequada, escondendo as duas linhas escuras deixando visível apenas a mais clara.

Achei interessante relatar esta experiência e gostaria de trocar informações com os demais colegas que também utilizam estes DVDs de calibração a fim de que possamos tirar o melhor proveito destes padrões de ajustes.

Abraços,

Filipe Rangel.

5. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

Desde 11 Ago 2002
    80's Miami...
    Murilão, isso eu não sabia!!! :D

Tenho o VE original e até pensei em comprar o DVE, mas pelo jeito já tenho um bom DVE também... "Desotti Video Essentials"... :rofl:

[[]]'s

6. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    acho que deveria ser assim...Desotti VÊ

Murilo DenadaVÊ.....vixi maria foi mal:rofl:

abraços

7. Desotti

Desotti Say hello to my little friend!

Desde 11 Ago 2002
    80's Miami...
    João, quase me "esmierdiei" agora!!! :rofl: :ataque: :ataque: :ataque: :rofl:

[[]]'s

8. Vinicius Lima

Vinicius Lima Muita fé em DEUS é pé na tábua

Desde 12 Mar 2003
    Santos/SP
    Filipão;
    a exemplo do Murilo, eu também efetuo os ajustes ao meu gosto. Geralmente uso o DVE ou o Sound & Vision Tune-Up, mas no final sempre acabo mundando alguma coisa para ficar do jeitinho que eu gosto :D .
    DVDs de calibragem são ferramentas muito úteis, mas confesso que não consigo segui-los à risca.(y)

Abração

Vinicius

9. Fabiano

Fabiano Usuário

Desde 28 Fev 2003
    Suíça
    Só tem doido neste forum :pirou: :pirou: :pirou: :pirou: :doido: :doido: :doido:

10. pceylao

pceylao Usuário

Desde 5 Mar 2003
    Brasilia-DF
    Uma duvida aos colegas do Clube dos Projetores:
    Depois de reguladas as cores pelos DVD's de ajustes, vocês "adequam" ao gosto pessoal. Pergunto: Vocês aumentam ou diminuem a saturação?

Eu perticularmente acabo diminuindo um pouco a saturação depois de regulado. Acho que fica muito saturado, artificial.

Outro detalhe: quem já usou mais de um DVD de ajuste já reparou que o Brilho e o Contraste ficam até iguais, mas as cores (utilizando os filtros respectivos de cada DVD) não? Se eu regular pelo DVE, com os filtros do DVE e utilizar o Filtro do Sound&Vision para verificar, da diferença.
    Qual seria o "correto" ?

ps. ainda me falta um filtro da THX para utilizar com o Optimizer :)

11. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Paulo,

No 4805 ainda não me detive com muita calma para calibrar as cores (ainda está tudo no default), mas no X2 do Marcelo, depois de penarmos com os filtros do DVE e do Sound&Vision, ele chegou a conclusão de que havia ficado realmente muito saturado. No caso dele foi só diminuir a temperatura de cor que o resultado ficou muito bom (tinha ficado na primeira opção e depois foi mudado pra intermediária).

Vou tentar comparar os ajustes de brilho e contraste entre o DVE e o Sound&Vision e depois postarei minha opinião. (y)

Abraços,

Filipe Rangel.

12. AllanCesarini

AllanCesarini Usuário

Desde 18 Out 2003
    Sao Paulo
    Por calibragem de cores, eu entendo duas possibilidades:

1)Calibrar o projetor para o nível/fase de sinal sendo recebido, de forma a estabelecer a correta correlação de interpretação de tonalidades.(me perdi?)
    Ajustes: Color e Tint
    Ferramentas: S&V, Avia, VE, DVE, filtro de cores para inspeção visual.
    Resultado: Garante que o projetor entende corretamente as tonalidades de cores contidas no sinal recebido. Foi essa calibragem que efetivamente fizemos no projetor do Murilo com o DVE, e esse pedação não tem nada haver com o gosto da pessoa, sendo puramente técnico.

2)Calibrar o projetor para que as tonalidades projetadas sejam naturais e equilibradas corretamente em intensidade.
    Ajustes: Ganho, centro e range de voltagem para cada uma das Três cores básicas(RGB). Sem o menu de serviços do Z2, por exemplo, apenas o ganho pode ser ajustado.
    Ferramentas: Sensor óptico de luminosidade, de amplo espectro e calibrado. Fonte de sinal contendo imagens com diferentes brilhos de cada cor básica. O DVE tem alguma coisa nesse sentido, mas nada excepcional. Eu mesmo andei fabricando algumas dessas imagens no meu PC, mas ainda não tenho o medidor de luminosidade.
    Resultado: Perfeito equilíbrio entre as três cores básicas, permitindo ao projetor reproduzir com perfeição o exato conteudo presente no sinal. No caso do Z2 do Murilo, como não tinhamos nenhuma ferramenta, ajustamos ao gosto do fregu6es, ou seja, mexemos nos controles até que o Murilo achasse que as cores estavam naturais e o branco, branco... O problema aqui é que cada pessoa tem o seu gosto, e portanto nenhum ajuste tem real compromisso com a fidelidade da reprodução.
    Problema: Mesmo com as ferramentas, ainda resta o problema que a superfície de projeção pode ter tonalidade própria, que tenda mais para uma das cores primárias, e isso é difícil de ser medído, mas fácil de ser percebido visualmente. O correto era usar uma câmera como dispositivo de feedback, mas eu certamente não tenho o equipamento ou software para esse ajuste. Resta-me portanto o olhômetro.

Allan

13. pceylao

pceylao Usuário

Desde 5 Mar 2003
    Brasilia-DF
    Allan,
    Acho que a gente sempre vai precisar do olhômetro no final.Justamente por causa da tela.
    Eu acho que é a minha tela que tem um ganho para uma tonalidade específica de azul.
    Mesmo se eu medisse e calibrasse as cores usando um Luximetro com filtros coloridos, padrões com vários IRE, a tela podia alterar essa resposta, certo?

14. Omar

Omar Usuário

Desde 30 Ago 2004
    Maringá - Paraná
    pow, confiram la no outro topic.
    deixei uma pergunta la.

15. AllanCesarini

AllanCesarini Usuário

Desde 18 Out 2003
    Sao Paulo
    Sim, a tela altera a resposta. A calibração com luximetro e filtros de cores só garante a resposta do projetor isoladamente, mas oque vemos é essa resposta aplicada à tela, que apesar de elemento passivo, tem características de filtro. Por isso, disse que o correto é usar uma câmera.
    Se voc6e tiver certeza de que a tela é neutra, aí pode ignorar a tela na calibragem, mas
    e um tiro no escuro no caso de DIY, especialmente com tintas...

Será que alguém do forum tem uma idéia de como fazer isso?
    Allan

16. kbessudo

kbessudo Usuário

Desde 28 Set 2004
    São Paulo
    Fala pessoal,

Apoiando a afirmação do pceylão eu acho que um olho bom resolve tudo.
    aqui em casa to projetando meu 4805 num muro beije (praticamente um muro amarelo).
    No primeiro dia fiquei umas 3h tentando ajustar as cores para que o branco ficasse branco....não consegui: a imagem ficava amarelada.
    Meu irmão sentou 10 min, mexeu nas cores e pronto conseguiu. Ta simplesmente perfeito!!!
    Tão perfeito que não acreditei daí coloquei o mesmo dvd na TV e no projetor e as imagens ficaram iguais!!...nenhuma diferença nas tonalidades das cores.

Enfim tudo isso pra falar: Um bom olho é tudo. Quem não tiver chame alguem que tenha pois no meu caso nenhum DVD de ajustes poderia ter resolvido o problema (eu acho).

Falow!

17. pceylao

pceylao Usuário

Desde 5 Mar 2003
    Brasilia-DF
    Eu tenho uma teoria. Só não pude por em prática ainda.

Utilizaria uma Camera digital como "referência".
    Colocando a camera em um tripé, desligando quaisquer recursos de "auto-balance", etc... poderia dar pelo menos uma referência.
    Por exemplo. Se estiver testando telas, troca-se a tela, mas todo o resto permanece. então as fotos serviriam de comparação.
    Depois, utilizando um software de edição de imagens, poderíamos comparar o histograma, isolar as cores primárias, etc...
    apesar de não ser um método absoluto (a camera não é calibrada, etc...) serviria como um comparativo não subjetivo.
    Algumas cameras permitem escolha do tipo de iluminação (daylight, etc...) e poderiam ser setadas para 6.500 Kelvin. Depois utilizando alguns padrões de DVD's de ajustes poderíamos ter idéia da resposta da tela.
    Pensei também em tirar varias fotos alterando os ajustes RGB do projetor, para ver se a camera realmente capta essas variações.
    Só não botei em prática por que não tenho camera digital.

Alguém com camera e projetor se habilita? :D

18. leosarma

leosarma do outro lado da ponte

Desde 9 Out 2004
    Brasília/DF/Brasil
    Sei que o tópico é de 2004... mas só agora em 2007 é que comecei a experimentar os benefícios de um projetor.

E eis que me deparo com a mesma questão que vcs tinham alguns anos atrás.

Como calibrar as cores do projetor?

Confesso que nem brilho nem contraste eu to acertando muito com o DVE (como é que a gente vê blooming na projeção? parece tudo tão perfeito). Quanto mais tentar futucar nos gains e bias de RGB... vai que faço besteira e meu HD 70 nunca mais é o mesmo?

Da mesma forma que o Filipão (anos atrás), só vejo duas barras laterais de preto. Vou ver se no meu DVD tem alguma configuração de nível de preto. Não me aventurei a mexer nessas configurações no Pioneer 578a.

Queria entender um pouco disso pois por enquanto a projeção tá na parede, que não é branca. É um bege bem clarinho. Se der pra compensar... melhor.

Então. Depois de anos, com certeza muito mais experiência da parte dos senhores... o que vcs aprenderam e podem passar de conhecimento neste assunto de calibragem de cores?

[]s

LeoSarmento

19. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Embora eu ache que varia completamente de marca para marca vão os meus ajustes para o Dell 1800 MP pode ser que inspirem sua mexida:
    Tem horas fuçando nisso ...

Selecionado modo Video (Tem ainda Game, PC) ...
    Lâmpada em modo economico que dá cerca de 1600 lumens ...
    Nivel sete em dez no contraste (2000:1 Full on Full off) ...
    Nivel seis em dez no Brilho ...
    Nivel de Branco dois toques depois do zero ...
    Degamma um toque depois do zero ...
    Temperatura da cor média ...
    Video Mode: YCbCr (Tem RGB e YPbPr) Não entendi mas no final pareceu melhor ...

No DVD 578A coloquei apenas o Sharpness em fine e selecionei o Progressive ...
    Não mexi no balanço de cores do projetor porque não vi necessidade ...

20. leosarma

leosarma do outro lado da ponte

Desde 9 Out 2004
    Brasília/DF/Brasil
    Bem, realmente não estou atrás de receita de bolo, pq não tem. Depende de n fatores além do próprio aparelho, como a "tela" (ou parede hehehe), por exemplo. Tem mesmo que usar uma ajudinha como um DVE, Avia ou SV. Eu tenho o DVE e o SV. Mas ainda assim eu to apanhando pra acertar os ajustes. Certos "efeitos" são bem mais visíveis num CRT que no projetor. É tudo muito mais sutil.

Depois que li esse tópico eu acionei o black level no DVD e, pra minha supresa, a barra que estava faltando no pluge apareceu... um passo na direção correta.

E que venham mais conhecimento e experiências por aí.

[]s

LeoSarmento

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso