Calibrar as cores em um projetor - Como fazer?

Discussão em 'Conversores, Scalers, Ajustes, Acessórios, etc.' iniciada por Filipão, 13 Out 2004.

1. Paulo Artur

Paulo Artur Fantasma do Fragata

Desde 6 Out 2005
    Balneário Camboriu SC
    (y) Pessoal, gostaria de fazer uma sugestão, em especial àqueles que se enquadram mais como videófilos do que audiófilos.

Assim como muitos aqui do HTF tbém tenho muito interesse em aprender os meandros do vídeo e de uma excelente calibragem.

O FA da CAVI ministra cursos para ensinar a escutar / ouvir. Poderíamos ter um ou mais colegas (de preferência no eixo Rio-SP) que se voluntariassem para nos ensinar a enxergar e calibrar melhor nossos displays.

É evidente que os "voluntários" seriam remunerados havendo um custo para todos os participantes.

Em primeiro lugar teríamos que "levantar" entre os membros quantos gostariam de participar do "Estágio".

Ainda como sugestão: Que um dos moderadores e/ou um membro antigo se pronunciasse (talvez abrindo um tópico) para fazer a pesquisa citada no parágrafo anterior. Caso haja pouco interesse abortaria-se de imediato a idéia.

Caso haja interesse de no mínimo, digamos para efeito de exemplo, 30 pessoas chegaríamos a conclusaõ que provavelmente conseguiríamos reunir 50% (dos 30 interessados) em um sábado e/ou domingo.

Os moderadores sabem, assim como os membros mais experientes, quem seriam os dois, três ou mais colegas capacitados para ministrar o "Estágio" e que se disponibilizariam a fazê-lo.

Enfim é só uma idéia. Penso que seria uma forma de nos aprimorar, de nos conhecer e melhorar a qualidade dos membros participantes, elevando, em última instância, o nível do próprio HTF.

Abrs.

2. Filipão

Filipão Usuário Muito Ativo

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Leo,

Mesmo tendo aberto este tópico a tanto tempo eu continuo com as mesmas opiniões. Eu acredito que o grande passo em direção a uma boa calibração está na correta definição dos níveis de brilho e contraste. Isso é relativamente fácil de fazer quando se usa um DVD de calibração.

O ajuste fino seria justamente a calibração das cores e esta é realmente complicada de se fazer sem ferramentas adequadas. Claro que é possível se fazer algum ajuste na base do "olhômetro", mas este ajuste serve apenas pra adequar a imagem a algum gosto pessoal. Um ajuste de cores correto deve ser feito usando sensores eletrônicos (colorímetro ou espectômetro), um software de calibração (que monta os gráficos a partir da leitura do sensor) e um sistema de geração de imagens padrão (no caso de sistemas de HT o mais usual é utilizar DVDs de calibração).

Ando lendo muito a respeito disso. No AVS Forum tem um tópico bem interessante sobre um software francês gratuito utilizado em calibração de monitores. Estou inclusive vendo a oportunidade de comprar um colorímetro para começar a fazer algumas experiências. Nos EUA é possível comprar um pacote que inclui o sensor por cerca de U$70 (Spyder2) a U$160 (Eye One), considerando os pacotes mais simples. Os pacotes mais caros na verdade incluem o custo do software diferenciado, mas normalmente mantêm o mesmo hardware (sensor). Usando o software gratuito se consegue fazer a mesma coisa.

Pra quem quiser ler um pouco mais: http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=737550

Abraços,

Filipe Rangel.

3. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Felipão muito legal esse programa. Nos mantenha atualizado sobre as novidades.

Sabe no projetor aonde que vai o colorimetro?

Abraços

4. Filipão

Filipão Usuário Muito Ativo

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Fernando,

Há duas formas de posicionar o colorímetro quando se está trabalhando com projetores. Fixa-se o colorímetro num tripé e pode-se optar por direcionar o sensor para a lente do projetor, fazendo uma leitura direta, ou posicionar o sensor com uma certa angulação voltado para a imagem, fazendo a leitura indireta da luz refletida na tela. A segunda opção é a mais indicada pois leva em consideração a influência da tela no resultado da leitura.

Abraços,

Filipe Rangel.

5. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Muito legal isso Felipão, sempre tive essa dúvida.
    Esse programa tem algum wizard ou FAQ para ajudar os usuarios menos experientes, um aqui do forum também não ia ser ruim em um futuro. Pois se tem muitas informações e tem que saber como aproveita-las da melhor forma.

Abraços

6. leosarma

leosarma do outro lado da ponte

Desde 9 Out 2004
    Brasília/DF/Brasil
    Filipão, o brilho tá fácil de calibrar. Ainda mais depois de ter acionado o black level no DVD e ter aparecido a 3ª faixa do DVE.

Já o contraste e nitidez não estou muito seguro. O que exatamente eu procuro como blooming na projeção. Eu boto o contraste no máximo e não vejo blooming nenhum. Só os retângulos que vão ficando com a mesma cor. Mas é tudo muito suave e o um retângulo não "vaza" pro outro como no CRT.

Outra coisa. No DVE tem 4 filtros. O azul, beleza. TINT. Mas e os demais? Eles não deveria ajudar na calibragem das demais cores? Como usamos eles?

[]s

LeoSarmento

7. pceylao

pceylao Usuário Ativo

Desde 5 Mar 2003
    Brasilia-DF
    Leo,
    Os projetores digitais não vão dar Blooming. A primeira vez que calibrei meu X1 procurando por blooming o contraste ficou em 100!

O Ideal é utilizar um padrão que permita ver as nuances entre os vários níveis de branco (os retângulos).
    Eu perticularmente prefiro ou contraste do Soun&Vision (que utiliza padrões do AVIA).
    Outro que também utiliza um padrão mais fácil de visualizar as diferenças é o THX Optimizer (y)
    Acho que tem um Padrão melhor no próprio DVE, nos padrões avançados. vou dar uma pesquisada...
    Achei este tópico no AVS:http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=691849
    recomenda este padrão(Título12, Capítulo 14, "Reverse Gray Ramps & Steps"):

8. samuelsil1203

samuelsil1203 Usuário Muito Ativo

Desde 10 Out 2017
    sao paulo
    minha casa as parede e tudo amarelo com faco para calibra a imagem do projetor para parede amarela ???