Câmbio Powershift: Cuidado!

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Sondheim, 20 Mai 2015.

1. ms73

ms73 Usuário

Meu duratec mk1 fazia 14 na estrada...
    Se não me engano foi tu que comentou sobre os postos estavam colocando 50% de álcool, se for isso está explicado, mas faça o teste, se tu pegar 500ml de gasolina e acrescentar 115ml de água gasolna e álcool+água devem separar, e o correto é ficar metade gasolina e metade álcool+água, vale fazer o teste.

• 1
  2. Alessio

Alessio Curtindo em alta definição...

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    Tem isso também........mas mesmo assim cara, 9,7 é muito, só se for a nível do mar, passeando em Copacabana com tráfego zero, sem paradas e sinais........

Eu faço isso direto, pois tenho auto-modelos que usam gasolina pura + óleo, a água puxa todo o álcool e a gasolina sobe, ai é só puxar.........

Tem gente usando gasolina 100% pura nas motos, com bons resultados, mas em carros acho que não dá, vai dar problemas de ignição e etc.......

Hoje abasteci em outro posto aqui, que o pessoal andando fazendo o teste "in loco" e estava realmente com algo próximo dos 27%, eu misturei, com o resto do meu tanque, tinha 1/4, ai enchi.........vamos ver se melhora, depois dou o feedback aqui, mas como referência fica o consumo da Saveiro e do Punto:

Saveiro 1.6 Flex 2015 - 8,5 - 9,0 média cidade gasolina comum
    Punto Tjet 2014 - 7,5 - 8 média cidade gasolina Podium (o Punto tem de saber andar, porque como ele te empolga devido ao turbo e o torque gostoso, se ficar dando pé para ele cai para 6,5 fácil)

Para o Punto andar redondo eu tinha de "importar" gasolina podium na cidade vizinha, pois com a mijolina daqui ele não andava redondo.

3. Alessio

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    Olha ai o que estava no tanque do Punto quando senti ele fraco e resolvi drenar o tanque......... 12308806_1184306224930098_884485841438279156_n.jpg

4. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Eis um dos motivos que sempre repito por aqui: contra a maré, prefiro carros motor flex, e contra a maré de novo, prefiro usar etanol, pois, se os pilantras tentam fraudar o etanol será com água e dá na cara, autonomia cai na mesma hora, motor falha e perde rendimento.
    Já com gasohol, misturam de tudo, desde etanol até solventes, o que estiver mais barato, e daí demora-se a perceber o dano, principalmente se for adicionado solventes, ou seja, quando o problema se manifestar o dano já está instalado, sendo que a cada dia se contamina o fluido lubrificante do motor, o que pode levar à borra, e se o motor for induzido à turbina, ainda mais danos devido à injeção direta.
    Mas como disse, vou contra a maré, mas o detalhe é que no centro oeste paulista o etanol no máximo empata no custo por km rodado, sei que noutros cantos é muito desfavorável andar no etanol.
    E outro detalhe, a cada 3.000 km, rodo com um tanque de Podium ou Grid + aditivo flex, para limpar resíduos da cana, evitar formação de verniz nas sede de válvulas e bicos injetores.
    Ou seja, quando for trocar de carro um dia, a preferência será por turbo flex sem pestanejar, melhor ainda se fosse dupla injeção, melhorando a questão da carbonização por conta da EGR.
    Em relação a consumo, meu IVTEC de 140 CV faz na pior da hipótese 5 km/l de etanol (ou 7,5 com gasohol) no trânsito travado e trajetos curtos, e na melhor das hipóteses, 17 km/l com gasohol (ou 12 com etanol), na estrada a constantes 100 km/h.
    Obs: medições em todos os usos durante, por enquanto, 3 anos. Carro com 82 mil km sem nenhuma intervenção do tipo descarbonização ou limpeza de bicos injetores, revisões de 10 em 10 kKM.

Em suma: país da pilantragem cada qual escolhe como se defender...

5. ms73

ms73 Usuário

Menau, realmente aqui no RS é impraticável utilizar o álcool, sem chance.

6. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Quando viajei pra Bahia, Porto Seguro-Arraial, também pude constatar isso. Na verdade lá o etanol tava o preço do gasohol de SP e o gasohol nem me lembro, mas também caríssimo.
    Faltou para o etanol seriedade, planejamento de longo prazo.
    E o detalhe, com o preço do petróleo despencando a cada dia, o gasohol era pra estar muito mais barato.
    Mas de qq forma é desanimador que além de pagarmos caro, por conta de fatores políticos e roubaheira pura, ainda tem a questão da adulteração, seja na composição seja no volume.
    Por isso adquiri o hábito de medir autonomia a cada uso, e sempre abastecer no mesmo lugar, onde conheço o dono e os frentistas são os mesmos a anos.

7. fumanchu

fumanchu Usuário

Desde 30 Dez 2008
    Brasília
    foto 32_zpsdzk8h4dl.jpg
    Mas aqui no Estado de Goiás, o Etanol compensa muito até pq a nossa "Alcolina" está cheia de Etanol.

Obs: País sério (USA) e que respeita os cidadãos é outro nível, outro padrão. A gasosa americana tem apenas 10% de Etanol, quando tem. (Foto sacada em Orlando - ano 2012).
    Hoje, a gasolina americana está bem mais barata.

Última edição: 6 Fev 2016
    • 1
  8. Alessio

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    Em alguns (muitos) postos eles não vendem gasolina no galão, com medo de descobrirmos a sacanagem......como hoje é fácil descobrir a quantidade de álcool misturada no teste da garrafinha eles tem medo.
    Mas como o amigo disse ai, se tiver solvente?? Ai não adianta, é ferro mesmo......muita picaretagem não é?

9. fumanchu

fumanchu Usuário

Desde 30 Dez 2008
    Brasília
    Acredito que os postos que não vendem são exceção, pois moro em Brasília, mas abasteço os galões em Goiás, já que aqui em Brasília, O "Cartel dos Combustíveis" é que dá as cartas, essa Organização Criminosa compra os políticos, financia as campanhas eleitorais e não permite a abertura de Postos em Hipermercados. O Cartel cobra R$ 3,97 pela Aditivada e o nosso Etanol aumentou para R$ 3,56( acredite , se quiser!!!) nos Postos BR. Simplesmente não existe a Livre Concorrência no Distrito Federal, assim como não existem Postos nos Hipermercados.

10. Ricardo34567

Ricardo34567 Usuário

161 56 1

Desde 27 Abr 2013
    Brasil
    Não sou dono de posto, nem tenho qualquer parentesco com eles. Mas não tem como fazer preço muito diferente um posto do outro, sendo que o produtor da gasolina é um monopólio, que vende com o mesmo preço. Quando muito, alguns centavos, mas nada de significativo deve ter - em condições normais.

11. fumanchu

fumanchu Usuário

Desde 30 Dez 2008
    Brasília
    Pois em Goiânia, onde existe a"Livre Concorrência", existe sim muita variação e diferença de preço entre os Postos, principalmente em relação aos Postos instalados nos Hipermercados. O fato concreto e real é que em Brasília existem "Bandidos" que dominam e controlam o comércio de combustíveis há mais de 20 anos. (Posto Carrefour em Goiânia) 12494670_929186617163810_5675722952050818749_n.jpg

• 1
  12. Alessio

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    Concordo, mas alterar a quantidade de álcool é crime, e praticamente todos fazem............e ainda aumentam absurdamente o Etanol para não valer à pena, e assim a gente se vê obrigado a comprar a gasolina alterada deles........e pagar caro.

13. fumanchu

fumanchu Usuário

Desde 30 Dez 2008
    Brasília
    Por essa razão, troquei um carro monocombustível por um carro Flex, já que no Brasil não existe gasolina, na verdade, existe uma verdadeira e autêntica "Alcolina" cheia de Etanol.

Obs: Em Goiás, o Etanol compensa já que o preço é baixo e há muita variação de preço, pois existe a "Livre Concorrência".

14. Cotuba

Cotuba Usuário

4.790 4.281 891

Desde 8 Mar 2008
    São Paulo
    Eu não conheço muito o que vai por trás desse mercado de combustíveis, mas existem algumas variáveis que podem influir no preço final do combustível, como:
    - o empresário é dono do próprio posto (planta) e o outro arrenda;
    - posto com tancagem alta e outro baixa;
    - paga melhor a seus frentistas;
    - localizado em vias de grande movimento;
    - possui uma conveniência com altos e baixos nas vendas e "joga" a diferença para as bombas.
    Talvez, haja mais fatores.

15. Alessio

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    Tem só de tomar cuidado com o etanol muito "hidratado"...........o correto é no máximo 4%.........mas os caras gostam dele mais hidaratadinho, dá mais lucro para eles e ressaca nos nossos carros..........

16. Cotuba

Cotuba Usuário

4.790 4.281 891

Desde 8 Mar 2008
    São Paulo
    Colegas.
    Apesar deste ser sobre o Powershift tenho visto várias informações sobre outros câmbios.
    Nesse sentido, vocês saberiam informar se o câmbio de 4 marchas automático que equipa o Peugeot 2008 1.6 é um câmbio confiável.
    Eu pesquisei em outros tópicos e não consegui muita informação.
    Obrigado.

17. Alessio

Desde 18 Ago 2006
    Lavras/MG
    E o AL4, depois de apanhar demais dele parece que finalmente existe uma calibração correta, uma atualização de software que resolve o mau funcionamento dele.

• 1
  18. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Na PSA engano a denominação é AL4, e aqui mesmo no HTF tem extenso relato de falhas, troca de eletroválvulas/solenóide. http://www.htforum.com/forum/thread...utomatico-al4-peugeot-citroen-renault.150025/
    Já na Renault a denominação é DP0, onde um radiador para o fluido tendia a trazer menos transtornos, porém... http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?t=95898
    Detalhe: derivam de uma tal Tiptronic System by Porsche... vai entender.

Então, se o PUG 2008 1.6 de usa uma evolução de fato, robusta, desta caixa é que se poderia dizer confiável.
    Acredito que só o tempo dirá.

• 1
  19. Anvil

Anvil Usuário

Desde 17 Dez 2006
    Sao Paulo
    O Al4/Al8 ja e' um cambio mais confiavel a muito tempo, problemas atuais sao minimos comparados com o passado, a diferenca e' que pro 2008 eles recalibraram o funcionamento do cambio, o conjunto apesar de 4 marchas esta bem ajustado e funcionando muito bem.

• 1
  20. klebaosp

klebaosp Usuário

Desde 24 Set 2012
    São Paulo
    Vc mencionou:
    abertura de Postos em Hipermercados

Qual a relação disso? Q isso tem a ver?

Pergunto pq aqui em Sp, só abasteço em passo de hipermercado. Nunca tive nenhum problema.

Abs

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso