Anúncio do HT Forum

Capitol Records Studios - Melhores Gravações

Discussão em 'Acústica e Construção de Salas' iniciada por Artur Torres, 4 Jan 2019.

  1. Artur Torres

    Artur Torres Usuário


    Desde 18 Set 2016
    Goiânia, Goiás
    Oi colegas. Resolvi abrir este tópico porque gosto muito do legado que a Capitol construiu entre as décadas de 40 e 60 e gosto muito de uma parte dessa história que começa a partir de 1956, quando a famosa Torre é inaugurada. Pelos estúdios A, B e C passaram artistas de peso como Frank Sinatra, Nat King Cole, Dean Martin, Paul McCartney, Peggy Lee, Ella Fitzgerald, Jo Stafford, Vic Damone, Tony Bennett, Charles Aznavour, Neil Young, Diana Krall, Dori Caymmi, Roberto Carlos e tantos outros pilares da música mundial. Quem quiser saber de alguns detalhes sobre as atraentes salas da Capitol e sua história, está convidado a embarcar na viagem. 2.jpg
     
    Última edição: 4 Jan 2019
  2. Artur Torres

    Artur Torres Usuário


    Desde 18 Set 2016
    Goiânia, Goiás
    "Frank Sinatra Conducts Tone Poems of Color" foi o primeiro álbum gravado na Torre situada nas ruas Vine e Sunset. A primeira sessão ocorreu em 22 de fevereiro de 1956 no estúdio B, pois o estúdio A ainda não estava pronto. A produção ficou a cargo de Voyle Gilmore. A engenharia de som do álbum ficou sob a responsabilidade de John Palladino, que teve que lidar com uma série de falhas acústicas que o estúdio apresentou logo no dia de inauguração. Palladino disse em uma entrevista, anos depois, que a sonoridade do álbum nunca lhe agradou, mas que os erros foram consertados durante a mixagem.

    Sobre o álbum: Sinatra não canta em nenhuma faixa mas é o regente de doze faixas instrumentais compostas por craques do arranjo como Nelson Riddle, Billy May, Gordon Jenkins, Victor Young, Alec Wilder, Elmer Bernstein e André Previn.

    A seguir, ouçam a faixa "Red", a mais agressiva do LP, composta por André Previn. A música foi gravada no dia 28 de fevereiro de 1956. É a peça que encerra o disco. O álbum foi gravado apenas em mixagem mono. As sessões ocorreram nos dias 22, 28 de fevereiro e 7 e 15 de março de 1956.

     
    • 1
  3. Artur Torres

    Artur Torres Usuário


    Desde 18 Set 2016
    Goiânia, Goiás
    Foto do estúdio A, após a reforma ocorrida entre 1989 e 1990. Atrás do portão, encontra-se o Estúdio B.

    12.jpg
     
    • 1
  4. Artur Torres

    Artur Torres Usuário


    Desde 18 Set 2016
    Goiânia, Goiás
    Ella Fitzgerald foi o artista nº 1 a gravar em estéreo nos estúdios da recém-instalada Torre da Capitol. E não foi uma gravação para o próprio selo da gravadora, mas sim para a renomada Verve Records, na época administrada por seu criador Norman Granz. Ella trocou a Decca pela Verve em 1955 e nesse selo gravou os seus prestigiados "Song Books", tendo gravado alguns deles na Torre da Capitol. Vale ressaltar que o álbum "Ella Sings the Cole Porter Song Book" foi gravado na antiga instalação da Capitol, a KHJ Studios, localizada na Avnida Melrose e que foi a sede de gravação do selo entre 1949 e 1957, um pouco depois da inauguração da sede da Vine Street.

    O primeiro projeto de Ella nos estúdios da nova sede foi o bem concebido "Ella Fitzgerald Sings the Rodgers & Hart Song Book", gravado entre os dias 27 e 31 de agosto de 1956, que possui ao todo 34 faixas, das quais 24 foram gravadas em estéreo nos estúdios A e B e mixadas na Radio Recorders Studio. A gravação em estéreo é ótima no geral, mas as vezes falta um pouco de equilíbrio e alguns instrumentos não são captados com mais eficiência, provavelmente devido ao modo minimalista de se gravar estéreo nessa fase inicial do formato sonoro, onde um microfone ficava aberto no lado esquerdo da orquestra, outro no lado direito e no máximo um microfone adicional para a voz do cantor.

    A seguir, a faixa "Lover", do álbum citado que tem uma boa gravação estéreo, mas não consegue captar com mais força o solo de corneta que está no meio do arranjo, assinado por Buddy Bregman. Gravada no Estúdio A em 21 de agosto de 1956.

     
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso