Cápsulas e Agulhas - Imagens e Informações

Discussão em 'Braços e Cápsulas' iniciada por Wilton, 13 Abr 2015.

1. Wilton

Wilton Powered by Music

6.587 14.117 2.026

Desde 26 Mar 2004
    SP
    Apenas uma observação para somar nessas experiências:

O cantilever da AT440Mla, e mais ainda da AT150Mlx, são bem maleáveis.
    E a 150 talvez tenha sido a MM com melhor trilhagem que já tive.

Depois dela passou por aqui a 2m Black que tem o cantilever bem mais rígido e nesse quesito, para mim, ambas eram bem parelhas.

Ou seja... Apenas esse ponto não determina a qualidade da trilhagem.

Última edição: 18 Fev 2020
    • 2
  2. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.467 4.863 876

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Verdade. O cantilever da AT-71 se assemelha bastante ao da AT-95e mas a primeira trilha muito melhor.

• 2
  3. JeffersonLopes

JeffersonLopes Só ouvindo..

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Agulhas cônicas normalmente não são tão refinadas como elipticas. AT95e não é desta classe. Agora se quiser comparar ... Veja a VM95 que é conica.

Eu não entendo o que vocẽ conclui por molenga. Se ela quiser pegar nuancias, não vai ser na força mas na sutileza Mas não há como uma agulha ter mal trilhagem. Se o casamento com o braço não for bom, aí a coisa pega.

Me parece que a VM95 tem opção de cantilever de alumínio. Mas custa bem mais caro... afinal 3600 não é 95 . E não tem lenda nem prestigio.

Lembro sempre que o casamento braço/agulha com a midia é o que importa. No momento tenho uma agulha não refinada com um braço também nada ótimo ... E são muito felizes no conjunto soando melhor que um Clearaudio Concept com uma MC Ortofon para discos do século passado. Se for para os remasters atuais ... a situação se inverte. Agora ... Não compare agulhas : compare os casamentos felizes . E desencane de Shure.

• 1
  4. Nikitidiver

Nikitidiver Usuário

1.549 2.323 941

Desde 21 Ago 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Salve Wilton!
    Permita-me, humildemente, discordar.
    O cantilever de Boron da AT-150MLX, assim como os de rubi, safira e diamante, são reconhecidamente mais rígidos que os de alumínio das outras citadas, e usados em cápsulas mais sofisticadas pq essa maior rigidez deságua em maior precisão de reprodução.
    Talvez essa discussão sobre flexibilidade e maleabilidade deva passar muito mais pela suspensão, que pelo cantilever propriamente dito.
    Meus dois cents! (y)

Última edição: 19 Fev 2020
    • 1
  5. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Nikitidiver, acho que está havendo alguma confusão:
    O cantilever de boron (boro), nas palavras da Vinyl Engine "Boron has also been applied in manufacturing of phono cartridges: Boron cantilevers are strong, stiff, light and 100% inert".
    O boro é usado na construção de cantilevers, mas não o rubi, a safira ou o diamante, que são utilizados na manufatura de agulhas.
    Agora, se de fato existem cantilevers de rubi, safira ou diamante, me aposentem, atingi o grau máximo de desconhecimento em áudio reprodução e não deveria estar aqui palpitando.
    Grande abraço.

6. Wilton

Wilton Powered by Music

6.587 14.117 2.026

Desde 26 Mar 2004
    SP
    Perfeito.
    Me referi exatamente à suspensão.
    O cantilever é realmente rígido, mas a suspensão da 150 é bem maleável e inclusive o ajuste de VTA é extremamente baixo, sendo aceito ajuste a partir de 1.25g.

E como dito a precisão dela é mesmo incrível.

Abc

Última edição: 19 Fev 2020
    • 1
  7. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    Infelizmente o amigo está enganado. Só para citar um exemplo, a Ortofon Quintet BLack usa cantilever de safira e a justificativa é o preço alto e baixa disponibilidade do Boron, que possui características mecânicas marginalmente superiores para esta aplicação.

https://www.ortofon.com/mc-quintet-black-s-p-549

Belo tópico este!

Abraço a todos!

• 2
  8. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Rabo entre as pernas, eu me penitencio. Não conhecia tal fato, mas a meu favor fica a evidência de que a cápsula mencionada é uma de módicos 830 euros!
    Faltam ser apresentadas cápsulas com cantilevers de rubi e de diamante.
    Já não duvido que apareçam...

• 1
  9. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    kkk, sem grilos, meu caro!!

Segue essa:

https://www.dynavector.com/products/cart/e_17d2.html

• 2
  10. Nikitidiver

Nikitidiver Usuário

1.549 2.323 941

Desde 21 Ago 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Sinto contrariá-lo! Até porque hoje acordei nada amargo!
    Msg #404 do presente tópico, ostenta fotos em close do cantilever de diamante de uma Dynavector Karat 17D3.
    Msg #300 do presente tópico, ostenta a foto em close do cantilever de rubi instalado pela Soundsmith numa Denon DL-304.

Mas não se aposente não! Sua participação aqui no fórum nos é cara!

(y)

• 1
  11. Nikitidiver

Nikitidiver Usuário

1.549 2.323 941

Desde 21 Ago 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Grande Billy!

Também há (ou melhor, havia!) a Dyna Karat 23R, com cantilever de rubi e, mais recentemente, a Ortofon Century, cantilever de diamante.
    Tenho também uma Ortofon Rondo Blue na fila, que também foi retrabalhada com cantilever de safira!
    Essa em breve aqui no tópico!

(y)

• 2
  12. edmararj

edmararj Usuário

5.719 5.782 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @almeidabatista@almeidabatista

A Ortofon fabrica a MC Anna Diamond com cantilever de diamante. E não é a primeira, a Century foi a primeira (https://www.ortofon.com/mc-century-p-863)

Edmar

• 2
  13. Nikitidiver

Nikitidiver Usuário

1.549 2.323 941

Desde 21 Ago 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    • 2
    • 1
  14. almeidabatista

almeidabatista Usuário

Desde 29 Out 2007
    Sao Paulo/SP/Brasil
    Caramba como eu estou por fora!
    A anos-luz dessas joias de reproduzir vinil, tanto em conhecimento quanto em capacidade aquisitiva...
    Obrigado, pessoal, valeu pela aula!

• 1
  15. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    O melhor do artigo da Jico é Caution... Se nota a fragilidade e a neura para se obter o máximo ou captar o de pior com esta tecnologia.

• 1
  16. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.467 4.863 876

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    De qualquer forma deve ter algo de errado com a suspensão da AT-95e, pois além de não trilhar bem, houve vários casos, inclusive aqui no fórum e na minha, que o cantilever ficou desalinhado (não necessariamente empenado).

• 1
  17. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Quando enxergamos algo de errado em algo consagrado.... Me parece que o problema somos nós. Me parece que você tem pesadelos com AT95. Eu até tive problema com ela. E sei que o problema foi mal uso.

18. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

4.467 4.863 876

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Sei que grande parte foi devido ao desempenho (ou falta dele) da AT-LP120. Mas no mesmo TD uma Shure M97xe não teve sequer uma falha.

• 1
    • 1
  19. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Neste caso é réu primário. Vamos aguardar os fatos.

Numa googlada com "LP120 at95 review" , um dos primeiros posts básicamente não cheira, nem fede.

https://vinylrestart.com/at-lp120-review-with-at95e-and-vm540ml-cartridges/

Eu não comparo AT95 com Shure M97xe por serem muito diferentes em tudo - desde características técnicas a subjetividade de reprodução. Penso que se AT95e não funcionou bem com você no LP120 ... não é muito plausivel desde que é a capsula standard do TD . E se fosse esse o caso , ambos já estariam no inferno .

Vejo que Shure goza de um prestigio inabalável e sua sonoridade única não é apenas referencia - é a razão de se ouvir de seus admiradores. Desta forma , as demais não empolgam. Não é preciso lembrar o quanto é péssimo esta dependencia especialmente pela sua descontinuidade.

Do ponto de vista técnico Shure é incomparável por não ter a sua compliance definida e desta forma seu casamento com o braço não abre a possibilidade de se compárar com as demais . Eu penso que uma boa agulha não deve agarrar no lp e há algum lp que alguma capsula em determinada passagem e situação que haverá problema na reprodução. Mas para 99.99999999999999% irá tocar e .... acho que é suficiente.

Nada pode ser pior que a fidelidade a um fornecedor .... Audio Technica, Grado, Denon, Benz, Ortofon , etc têm sonoridade diferentes. E querer que soem e trilham como Shure ... é frustrante. Até para quem quiser descobir MC e sofre de shuretite aguda, E nenhuma é pior ou melhor - apenas soam diferente . E viva a diferença !!!

• 1
  20. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Adoro minha V15 Vmr com agulha jico SAS. Kkkkk

• 1
    • 1
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso