CÁPSULAS E BRAÇOS: DISCUSSÃO GERAL

Discussão em 'Braços e Cápsulas' iniciada por Caio (Audio Slave), 13 Jan 2020.

1. Shu

Shu Sagarana do analógico

707 1.457 101

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Vídeos interessantíssimos de peças construídas e adaptadas por um audiófilo japonês.

Última edição: 8 Fev 2020
    • 4
  2. Shimano1985

Shimano1985 Usuário

536 1.064 41

Desde 30 Set 2019
    Belo Horizonte
    Após ver esse TD que o Shu postou,o de 40K eu fiquei coçando para mandar usinar um prato de alumínio maciço,vou tentar achar aqui em BH alguém que tenha CNC e tope a parada.Abaixo algumas fotos do passo a passo da fabricação do meu TD,eu mesmo usinei todas as peças,porém para o prato não tenho torno que caiba um tarugo dessa espessura(se é que existe,acho que seria feito a partir de um bloco bruto mesmo),fora que para esse serviço teria de ser algo bastante preciso.

O prato foi o único componente que fui fuçando e aperfeiçoando ao longo do tempo,e sem dúvida os resultados foram ótimos com o acréscimo de peso do mesmo.Não me recordo ao certo do peso do prato inicial,mas acredito que seja a metade dos atuais quase 6 kilos.No último aumento de peso do prato a diferença sonora foi a menor perceptível,mas teve,acho que nesta o aumento foi de apenas meio kilo ou um pouco mais,pena eu não ter anotado isso. O prato desse TD de 40K pesa ´´meros´´ 27 kilos,acredito que isso seja a maior diferença no resultado sonoro(isso contando apenas as partes da base,tirando braço e cápsula da jogada).Eu gostaria que meu prato pesasse pelo menos 15 kilos,o eixo usado nele é o do RP II,muito resistente,não sei se ele aguentaria tal peso,mas estaria disposto a arriscar.Seguem algumas fotos:

DSC00686.JPG
    DSC00688.JPG
    DSC00689.JPG
    DSC00694.JPG
    DSC00708.JPG

OBS: Vou ter que sair agora,mais tarde posto as outras fotos de todo o processo....

• 6
  3. wandique

wandique Usuário Intrometido

• 1
  4. edmararj

edmararj Usuário

5.696 5.742 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @Caio (Audio Slave)@Caio (Audio Slave)
    Para mim a principal desvantagem do braço linear é que ele tem uma massa efetiva horizontal muito maior que a vertical. A ponte do braço tem o objetivo de reduzir o atrito a valores próximos de zero, mas não é zero. Quem move o braço é o cantiléver.
    A maioria dos braços lineares usam uma bomba de ar para criar um filme de ar entre o braço e a ponte. Essas bombas fazem barulho e exigem manutenção frequente.
    Se o furo do disco for excêntrico (na maioria das vezes, é) o braço fica num vai e vem eterno. Por causa disso o erro de tracking pode ser maior do que o do braço pivotado.
    O cabeamento do braço é mais longo e ele tem que ser arrastado pelo braço ou tem mais uma conexão no meio do caminho.

Edmar

Última edição: 15 Fev 2020
    • 2
  5. Altanir

Altanir Usuário

970 1.996 501

Desde 6 Dez 2005
    Niterói - RJ

Rapaz, ripa de madeira como braço. Impressionante. (repostei o vídeo apenas para deixar claro a qual estava me referindo).

• 4
  6. JeffersonLopes

JeffersonLopes Só ouvindo..

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    É curioso notar que o Thorens 126 tem peso de 2.5 kg. E o Dual 1226 de 1.5 kg... Ambos com isolamento de molas. E ... Funcionam bem.

7. Shu

Shu Sagarana do analógico

707 1.457 101

Desde 4 Dez 2016
    Ota, Gunma, Japan
    Boa parte dos audiófilos japoneses se encontram em outro nível. Alguns fabricam seus próprios braços, enquanto outros constroem suas próprias cápsulas.
    Ao que tudo indica, a diversão em ser audiófilo para esse pequeno grupo já não se encontra em ter os melhores e mais sofisticados equipamentos, mas em se divertir pensando, planejando, projetando, construindo e apreciando.

• 4
  8. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Estão dominados e entregues.

• 3
  9. wandique

wandique Usuário Intrometido

O Zen e a arte de construir toca-discos ...

• 2
    • 1
  10. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Lá pelos anos 80 Shure lançou a V15 Tipo IV que era revolucionária . E surge a Grado com a linha Prestige com preços baixos e de uma simplicidade de ajuste e qualidade equivalente por uma fração do preço. Atualmente Audio Technica também está promovendo uma pequena revolução semelhante com as suas uconicas . Importante considerar o contexto de lps do século passado que não possuem a resolução da tecnologia atual.

Sonicamente considere que seu apelo está nos médios em que timbres e sensação de espaço são ressaltados. Lps dos anos 70 e 80 aparentam maior musicalidade e naturalidade, Baixos profundos, agudos extensos ,,, não estão presentes. Bem como o detalhamento,

Importante ressaltar que no tópico que havia colocado acima discutindo a pressão da agulha sobre o disco, agulhas cônicas não agridem o vinil por conta da sua geometria esferica. Já as novas ... algumas se assemelham a lâminas mais compridas e com certeza a pressão deve ser bem controlada com valores baixos de pressão. No caso da Audio Technica 3600l , a prtessão recomendada é de 2.5-3.5 gr e foi ajustada para 3,20 gr. . ... Este valor deu uma sonoridade ótima .

Última edição: 17 Fev 2020
    • 2
  11. Nascimento

Nascimento Usuário

Nesta época eu comprei uma Shure V15 tipo5 MR e a Grado GT com uma agulha extra, ainda tenho as duas, que por sinal tocam muito bem, sendo que a agulha extra da Grado ainda nao foi usada!

• 2
  12. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    A Shure tipo IV criou uma expectativa enorme devido ao sucesso da III . E com o insucesso da IV, voltaram ao tradicional, abandonado o sistema de damping com aquela escovinha . Aí ...Foi tarde já que a Grado já havia conquistado uma parcela significativa do mercado além de oferecer preços mais em conta. Shure tipo V me parece ser uma ótima capsula . E a linha da Grado se consolidou , especialmente pelo conceito de Moving Iron que a exemplo das Moving Coil apresentam variação de impedância menores, fazendo que os prés de fono trabalham em condições melhores. Na realidade , o pulo do gato é a transdução mecânica para elétricidade e por enquanto há uma variedade enorme de formas e sonoridades. E esta amplitude ... é o melhor do analógico.

• 2
  13. Nascimento

Nascimento Usuário

Eu tenho MC, mas não abro mão de ouvir MM!

• 2
  14. JeffersonLopes

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Agora também estou nessa de MC e MM.

15. Aline Gomes da Costa

Aline Gomes da Costa Usuário

3 2 2

Desde 26 Fev 2020
    São Paulo
    Olá! Pessoal, podem me ajudar?

Aqui em casa tem um toca-disco Pro Ject Debut Carbon DC Turntable Ortofon 2M. A agulha quebrou, simplesmente saiu inteira.

Por favor, eu preciso trocar a cápsula Ortofon 2m também ou consigo apenas trocar a agulha? Outra pergunta: para esse modelo de toca-disco, vocês indicariam outra cápsula e agulha melhores do ponto de vista de qualidade do som e durabilidade da agulha?

Muito obrigada! :)

16. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Pode trocar apenas a agulha.
    Tem pra vender separadamente.
    A qualidade dela é boa.
    Todas as agulhas são delicadas e exigem certo cuidado no uso.
    Não gostava do som dela?
    Se sim, existem melhores, mas bem mais caras.

• 1
  17. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    • 2
    • 1
  18. Aline Gomes da Costa

3 2 2

Desde 26 Fev 2020
    São Paulo
    Muito obrigada, Márcio! Abusando um pouco mais, eu mesma consigo fazer a troca da agulha ou exige um profissional? E embora eu gostasse do som, gostaria de apenas conhecer outras cápsulas e agulhas melhores, compatíveis com esse toca-disco, claro. Então, pode me indicar pelo menos mais uma para eu pesquisar? :D

Obrigada mais uma vez!

• 1
  19. Aline Gomes da Costa

3 2 2

Desde 26 Fev 2020
    São Paulo

E, por favor, de novo rs. A cápsula com agulha custa 580 ~. Só agulha 400,00. Como o valor é relativamente próximo, você aconselharia trocar a cápsula também? Existe algum critério para essa decisão?

• 1
  20. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Não precisa trocar a cápsula. Só a agulha.
    Não é difícil trocar, pois ela é só encaixada. Só tomar cuidado que o encaixe é bem preciso.
    Pode usar a agulha da 2m BLUE que tem um bom ganho. Só vai ficar com duas cores. Kkk.
    Outras cápsulas que o pessoal gosta muito são.
    Nagaoka MP110.
    Áudio technica, vários modelos.
    Denon, vários modelos.
    É bom pesquisar um pouco sobre a sonoridade de casa modelo e procurar alguma que possa te encantar.

• 4
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso