Anúncio do HT Forum

cd player engasgando e pulando

Discussão em 'Mercado de A&V e Publicações' iniciada por GeraldoLMR, 11 Jan 2006.

1. GeraldoLMR

GeraldoLMR The Mighty Tomcat - MEOW !!!

Desde 27 Ago 2005
    Brasília/DF
    Tenho um CD player antigão (mais de 15 anos) da sony CDP-M95 e depois que comecei a comprar os DVD players que tocam tudo, deixei-o em um canto, coitadinho.

Ele estava meio chumbado (problema nas correias da bandeja e no leitor ótico) e mês passado resolvi levá-lo na Brasília Eletrônica para reparos. Eles consertaram (eles demoraram um pouco pois estavam com dificuldade para encontrar as peças) e eu fui buscar hoje de manhã lá. Testei lá superficialmente, legal.

Cheguei em casa e comecei a observar algo estranho. Ele toca vários cd inteiros sem problema, mas alguns cd, em algumas faixas, ele começa a engasgar e pular e depois continua normalmente. Eu ainda estou querendo descobrir algum padrão. Todos cd prensados originais. Alguns cd eu coloco e ele fica um tempo tentando identificar a midia. Eu ejeto, coloco de novo e ele lê. Às vezes engasga, às vezes, não.

O que pode ser isso ? Será que é uma questão de regulagem, de ajuste da sensibilidade do laser ou o quê ? O leitor ótico foi trocado, então não deveria dar esse problema ou existem outros fatores que causam isso ? OU simplesmente o serviço foi mal feito ?

Geraldo.

2. GeraldoLMR

Desde 27 Ago 2005
    Brasília/DF
    Eu li em algum lugar que existe um componente chamado "trimpot" (não sei se é assim que se escreve) que serve para calibrar a intensidade do laser e ajustar o foco e que, se desregulado, pode causar esses "pulos".

Será que isso é verdade ?

Geraldo.

3. arielcs

arielcs Musica de Qualidade

Parece ser erro de leitura. A causa precisa de analise. Leitor com defeito( foi trocado mesmo por um novo?) , ma regulagem, etc etc.

4. GeraldoLMR

Desde 27 Ago 2005
    Brasília/DF
    Pois é, Ariel

o chato desse tipo de problema é que ele é intermitente e meio aleatório. Eu coloco um disco (novo, perfeito) e ele toca direitinho do início ao fim, então eu ponho pra tocar de novo e, por exemplo, na faixa 5 (ou qualquer outra) ele começa a "engasgar" ou então dá uns pulinhos ao longo do disco inteiro.

Isso é muito chato, mesmo que a cada três ou quatro discos ele dê apenas uma pulada. Tira todo o prazer de ouvir música, uma vez que vc fica esperando pela próxima engasgada. E olha que nem a Diana Krall ele perdoa, que falta de respeito! :D

Então, esse tipo de coisa é complicado para demonstrar, pois tem aquele famoso "efeito demonstração", onde o equipamento nunca dá problema quando o técnico está presente e o cliente fica com cara de tacho.

Deve haver uma forma mais objetiva de se constatar isso, sem precisar ouvir quatro horas de cd para detectar o problema. Algum equipamento que teste, sei lá, a convergência ou o foco ou a constância da velocidade do motor ou qualquer que seja o motivo que cause essas "puladas". Será que há ?

Vamos ver.
    Geraldo.

5. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    eu achei que entendi alguma coisa agora sei que não entendo é §osta nenhuma...
    vi um dvd gradiente antigo em que foi trocado o leitor ótico por um de cd, pq o para dvd não compensava (segundo o técnico).. ele lia facilmente midias originais mas gravados nem a pau...
    foi levado no técnico e o cara disse "è só um ajustezinho e tá pronto" e em cinco minutos trouxe o aparelho de volta lendo cdr e rw sem problemas... não sei, só sei que nada sei mais...

6. GeraldoLMR

Desde 27 Ago 2005
    Brasília/DF
    Que coisa!

Eu liguei lá e o técnico pronunciou a expressão acima e completou: será que o leitor ótico veio com defeito ? Favor trazer o equipamento aqui novamente pra gente dar uma olhada.

Antes, lógico, me perguntou se o problema não era do disco e se eu não estava usando disco "pirata". Esclarecida a dúvida, ele então deve ter coçado o queixo (não deu pra ver pelo telefone), cofiado o amplo cavanhaque e, após profunda reflexão, disse as palavras mágicas que revelaram toda a sua perplexidade.

Ora, pois.
    Geraldo.

Luffing,
    pelo que eu já li, o laser do cd player lê os discos cd-r sem grandes problemas, mas os cd-rw possuem taxa de refração menor e necessitam de laser com maior potência, que os cd players mais antigos não têm. Portanto, eles lêem cd-r mas não cd-rw. É o caso desse meu Sony.

7. Rivaldo p. Souza jr

Rivaldo p. Souza jr Usuário

2 0 1

Desde 9 Set 2017
    Rio de janeiro
    O meu Sony m28, engasga até com cd original,e cd-rw não lê de jeito nenhum