Anúncio do HT Forum

Central de Automação Open Source - OpenHAB

Discussão em 'Automação' iniciada por Dequinho, 18 Jul 2017.

1. Dequinho

Dequinho Usuário

Desde 18 Mar 2008
    São Paulo
    Prezados,

Estou criando este tópico para trocar experiências com quem esteja montando seu próprio sistema de automação; no caso, utilizando o Software OpenHAB.

Para quem não sabe do que se trata, OpenHAB é um software livre e extremamente robusto, capaz de controlar literalmente qualquer tecnologia de automação disponível (MQTT, Zigbee, Z-wave, RF 433.92Mhz, Somfy RTS, D-Link Smart Home, Alexa, Homekit, Logitech Harmony Hub, Insteon, Lightwave RF, Nest, Onkyo, Sonos, Philips Hue...). Possui aplicativo nativo para Smartphone para Android e iOS. Acesso remoto via cloud ou VPN, acesso simples à lógica via interface gráfica no navegador web para adicionar e configurar dispositivos, estabelecer rotinas automatizadas e criar lógicas de acionamento.

Enorme capacidade de integração de sistemas..... ao custo de trabalhosa customização. Razão esta de estar procurando aqui se mais alguém está montando / montou seu próprio sistema de automação utilizando este ou outro software (comecei utilizando o Home Assistant, mas o trabalho em configurar a interface gráfica me fez mudar para OpenHAB).

Tenho desprendido uma quantidade de tempo grande para configurar estes, dado o pouco conhecimento que tenho com este aplicativo, e acho que este é um dos melhores fóruns para trocar informações deste tipo.

Atualmente, tenho um servidor composto por:
    • Intel NUC NUC6CAYS (servidor)
    • Rii i8+ 2.4GHz Mini Wireless Keyboard
    • Aeotec Z-Stick Gen5 (controlador Z-wave USB)
    • Linux Ubuntu 16.04.02 LTS
    • Docker CE 17.06 (Minha instalação de OpenHAB está dentro de um Container)
    • OpenHAB 2.1

Consigo, no momento:
    • Ligar / Desligar / Dimerizar e mudar cores de dispositivos pareados em meu Hue Bridge: Lâmpadas Philips Hue / Fitas de LED RGBW com controlador Dresden Elektronik FLS-PP-ip
    • Dar Play / Pause / Playlist de caixas Sonos / Acionar caixas de forma independente
    • Ligar / Desligar / Dimerizar luminárias com controladores Z-wave Aeotec Nano Dimmer*
    • Ler dados de temperatura, UV, luminosidade e umidade de um dispositivo Aeotec MultiSensor 6*

Ainda tenho por fazer:
    • Configurar acesso ao Logitech Harmony Hub (controlar A/C, TV e Xbox através deste)
    • *reparar acesso do sistema ao controlador Z-wave utilizando Docker (atualmente, meu maior problema) / problemas com permissões de acesso.
    • Montar os grupos de luminárias para acionamento em conjunto.
    • Automatizar rotinas (dimerizar luzes quando Tv for ligada, acender luzes ao entardecer ou luminosidade baixa, etc)
    • Cadastrar palavras-chave para controle de dispositivos e cenas com Amazon Echo (Alexa)
    • Cadastrar minha instalação para acesso na nuvem
    Ainda vou comprar:
    • Transceiver USB 433.92Mhz
    • Motores de cortina Xing-Ling RF (aqueles no ebay mesmo, 50 usd cada) para cortinas de rolo
    • Switch Zigbee (controle automático de umidificadores de ar)
    Enfim. Fazer um projeto destes não é algo para quem não quer investir tempo (e ter muita paciência em com tentativas frustradas) para fazer tudo funcionar.

Mas funciona. Especialmente para quem faz questão de ter uma casa inteligente, e não tem 100 mil para investir nisto....

Se alguém mais estiver nesta empreitada... e quiser saber ou compartilhar informações / conhecimento com servidores próprios... tá aí o post.

• 1
  2. cleytonpira

cleytonpira Usuário

Desde 4 Mar 2012
    Piracicaba - SP
    Boa noite Dequinho.
    Você já está bem avançado! Tomei conhecimento do openlab hoje apenas, já tenho uma automação feito em mqtt ESP8266 e procurando algo pare fazer uma interface encontrei o openhab, porem achei bem complexo para logar ele ao broken mqt, não consegui criar nenhum botão ainda. rsssss
    Utilizou algum tutorial?

• 1
  3. Dequinho

Dequinho Usuário

Desde 18 Mar 2008
    São Paulo
    Cleyton, utilizei o tutorial do próprio OpenHAB:

http://docs.openhab.org/installation/linux.html

Instalei com uso de Docker (container), para facilitar upgrades/backup/restauração. Se não estiver familiar com abertura de portas e permissão de acesso de usuários Docker ao mundo externo do container, sugiro passar longe. Até o momento, desprendi mais tempo debugando permissão de acesso do usuário OpenHAB do Docker que configurando o sistema (era esse o problema com meu dispositivo USB). De qualquer forma, segue o tutorial.

http://docs.openhab.org/installation/docker.html

Existe um "binding" especifico para trabalhar com Brokers MQTT. Se tiver com dúvidas, sugiro olhar aqui:

https://community.openhab.org/t/using-mqtt-binding-on-openhab-2/21988/16

Consegui adicionar todos meus dispositivos, e tudo funcionando perfeitamente. Aprendendo a agrupar dispositivos e a montar a interface agora (criei meu primeiro botão no sitemaps rs). Uma dica: crie o "thing" no Paper UI e use este para especificar no "sitemap" com o botão apropriado. Levei um século tentando definir meus dispositivos z-wave como objetos, só para depois descobrir que podia usar o nome do "channel" direto para criar os botões...

• 1
  4. lscosta

lscosta Usuário

5 0 1

Desde 25 Abr 2009
    Rio/RJ/Brasil
    Dequinho,

Também estou fazendo automação com sonoff e home assistent mais tenho ideia é conhecer o openhab2.1

5. cleytonpira

cleytonpira Usuário

Desde 4 Mar 2012
    Piracicaba - SP
    Vlw...
    Mudei de rumos, e deixei o OpenHab e fui para Node-Red, muito mais fácil e com uma interação excelente com rede social, e-mail e uma UI incrível.

6. Dequinho

Dequinho Usuário

Desde 18 Mar 2008
    São Paulo
    Comecei usando o Home Assistant. Mas a ideia de ter que configurar uma rede VPN, ou usar Proxy reverso para conseguir acesso fora de casa não me agradou. Configurar a interface gráfica é um saco, bem mais chato que no OpenHAB, apesar de ser bem mais amigável por ser em python.

Ainda sobre o OpenHAB: Tive muitos problemas com a parte específica sobre Z-wave. Mesmo adicionando sem comunicação segura (não suportada no momento), meus dispositivos simplesmente paravam de se comunicar com o adaptador USB. Mesmo usando uma versão de testes mais recentes, ainda tive diversos problemas de desconexão.

Por causa deste problema em específico, e quando comecei a fazer a lista de rotinas que queria automatizar, e o esforço necessário em programação.... e o tempo que levaria para automatizar as rotinas que quero, do jeito que quero... configurar nomes para dar acesso ao Amazon Echo... Configurar acesso na nuvem.....

.. acabei comprando um HUB Smart Things.

Configurei tudo em dois dias, inclusive controle via comando de voz, rotinas, automações mais básicas e algumas mais usando o CoRE (Rule Engine). Chega a ser sem graça de tão fácil. Mas... 100% de execução na nuvem. Ainda sinto que vou voltar à alguma solução mais confiável. Mas por hora, até conseguir algo que execute de forma confiável meus dispositivos z-wave... vai ser este.

7. lscosta

lscosta Usuário

5 0 1

Desde 25 Abr 2009
    Rio/RJ/Brasil
    Como faço para entrar em contato com voces?

8. tasv

tasv Usuário

4 0 1

Desde 13 Mai 2008
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Ola pessoal, fico feliz em encontrar pessoas que falam português interessadas em openHAB.

Tem 3 dias que iniciei meu projeto e já consegui colocar uma lâmpada para acender bia comando de voz na Siri (iOS).

Meu projeto até agora:
    Automação residencial de baixíssimo custo e Open Source. Nesta solução temos raspberrypi3 rodando o SO Linux openHabian (lixux customizado para automação residencial rodando o openHAB e MQTT) integrado com o diposito chinês SONOFF com um firmware customizado (hakeado via FTDI/Serial-USB).

Segue um video do funcionamento:

9. Dequinho

Dequinho Usuário

Desde 18 Mar 2008
    São Paulo
    Se puder ajudar em algo dê um toque! Não usei o MQTT Binding, mas mexi bastante com o de Z-Wave.

É muito mais sofrido fazer as coisas utilizando o OpenHAB; mas o resultado é muito mais confiável. Por preguiça e falta de tempo estou usando ainda o Samsung ST.

Troquei de celular e, ao tentar logar no Smart Things com ele, descobri que por um erro de tipografia, minha conta de e-mail e login do ST não são as mesmas e não consigo acesso para edição. Só estou com as rotinas que automatizei e controle por voz via Alexa. A solução para consertar?

RESETAR O HUB E TODO MEU SETUP.

Significa ter que abrir todas minhas tomadas, resetar meus dispositivos Z-Wave e reparear, reconfigurar serviços acessíveis via API (Hue, Harmony, Sonos, etc), e refazer todas minhas rotinas. Espero poder ter tempo no carnaval para voltar a usar o OpenHAB.

PS: saiu uma atualização bacana de automacao por voz para banho esses dias.

https://www.moen.com/whats-new/innovation/u

Estou com um destes para instalar em breve.

10. tasv

tasv Usuário

4 0 1

Desde 13 Mai 2008
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Muito legal, eu ia comprar on Smartthings, mas ta muito caro aqui no Brasil e não consegui ninguém para trazer dos USA pra mim, então procurei outra solução mais barata, foi ai que achei os sonoffs.

11. tasv

tasv Usuário

4 0 1

Desde 13 Mai 2008
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Se precisar de ajuda com o openHAB e MQQT eu posso te ajudar, me chama no whatsapp: (31)98466-1271

12. ValdeirVieira

ValdeirVieira Usuário

Desde 18 Abr 2018
    Maringá
    Boa tarde, estou procurando pessoas para montarmos um grupo sobre openhab Brasil. Me chamem no whats e vamos montar esse grupo e nos ajudar. 44 99759-6631

13. radsonok

radsonok Usuário

Desde 30 Abr 2018
    Soa Luís Maranhão
    • 1
  14. gustavocurzio

gustavocurzio Usuário

Desde 29 Set 2012
    Jundiai/SP/Brasil
    Opa, nao consegui acessar o link, tentei abrir pelo celular, mas nao foi, sera que fiz errado?

vlw

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso