Central Multimídia R-link Fluence

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por wfaik, 7 Abr 2019.

1. wfaik

wfaik Usuário

3 2 3

Desde 7 Abr 2019
    Goiás
    Boa tarde pessoal. Tô precisando de um help, meu fluence dynamique possui central multimídia da R-link e ontem do nada parou de aparecer as horas.. E a opção fica desativada. Já restaurei as configurações padrões mas continua do mesmo jeito. Alguém tem alguma ideia de como resolver?

2. Evandro Baptista

Evandro Baptista Usuário

5 0 1

Desde 19 Abr 2019
    São Paulo
    Tive o mesmo problema, deve ter sido nessa data, vou na renault, caso não apareça uma resposta.

3. wfaik

wfaik Usuário

3 2 3

Desde 7 Abr 2019
    Goiás
    Boa tarde Evandro. Fui estudar o assunto e consegui descobrir a solução. Normalmente nem o pessoal da Renault sabe explicar o problema dessas centrais multimídias (pessoal muito despreparado), mas segue o que vc deve fazer pra resolver. Esse problema que ocorreu é devido um erro conhecido como WNRO (Week Number Rollover), se quiser saber sobre o erro (https://www.tomasini.co/blog/wnro).

Como resolver:

1 - Entre no site na Renault de Portugal (https://easyconnect.renault.pt/software-upgrade/r-link2)
    Se demorar a entrar é pq está tendo muitos acessos, eu demorei a conseguir.

2 - Vai ter que digitar o número do chassi do seu veículo e clica na "lupa" para ele verificar se o problema é a falta dessa atualização para corrigir o tal do erro WNRO. Demora um pouquinho a busca, mas nada exagerado.

3 - O meu apareceu a mensagem: "Atualização R-LINK Evolution encontrada: 11.344"
    3.1 - Vai clicar em "transferir atualização", se não me engano são uns 260 MB.
    3.2 - O arquivo que vc vai fazer o download chama-se "R-LINK.zip"
    3.3 - Vai precisar extrair o conteúdo desse arquivo "R-LINK.zip" no seu computador com algum programa do tipo compactador, utilizo o Winrar.

3.4 - Dentro do arquivo "R-LINK.zip", vai ver um arquivo chamado "TOMTOM.000", esse arquivo q vc vai utilizar para fazer a atualização. Vai precisar jogar o arquivo "TOMTOM.000" para dentro de um PENDRIVE formatado em FAT32 (se não souber como fazer isso, vou deixar anexo um manual da própria Renault que explica como fazer), e depois vai colocar na USB do carro antes de ligar a central multimídia. Se tudo estiver correto, vai aparecer uma mensagem na tela do carro dizendo que encontrou uma atualização e se vc quer prosseguir com essa atualização. O procedimento de atualização demorado e não pode interromper. A minha durou 45 min e pra não correr o risco mantive o carro ligado o tempo todo.
    4 - Por fim, depois da atualização, eu desliguei o carro, esperei uns 10 min e liguei a central multimídia pra ver se voltava a funcionar as horas e pra minha surpresa deu tudo certo.

Anexos:

• 2
  4. Evandro Baptista

Evandro Baptista Usuário

5 0 1

Desde 19 Abr 2019
    São Paulo
    Perfeito, é esse o procedimento, fiz e deu tudo certo.

5. Evandro Baptista

Evandro Baptista Usuário

5 0 1

Desde 19 Abr 2019
    São Paulo
    Obrigado!!

6. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Boa tarde Pessoal.

Gostaria de fazer uma pergunta que não tem relação direta com o problema, porém, pode ter ligação com a atualização. Depois que vocês realizaram essa atualização repararam se apareceu um ícone em formato de triângulo no centro da tela inicial da central?
    Pergunto isso porque essa central R-link realiza espelhamento android, porém no software disponibilizado para o Brasil, não está habilitado para reconhecer smartphones.

7. Evandro Baptista

Evandro Baptista Usuário

5 0 1

Desde 19 Abr 2019
    São Paulo
    Essa central é completa, porém a renault, bloqueia uma série de funções inclusive essa e a câmera de ré, oficialmente não tem como resolver, pois está atrelado ao número do chassi, se alguém conseguir alguma novidade, também estou em busca.

8. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Evandro,
    O meu é a versão privilege 2016 e já vem com a câmera de ré, então acho que ela não deva ser bloqueada para isso, dependeria apenas de ligar o componente já que a central que tem no dynamique plus é exatamente a mesma. Eu vi vídeos mostrando a funcionalidade compatível com android Auto, porém, só vídeos europeus. Tem alguns mostrando a realização de um procedimento de atualização que habilita, porém, não dá para entender muito o suficiente para arriscar.
    Veja se encontra a câmera de ré usada na net com o chicote para instalar. Você encontra muito conteúdo relacionado ao megane 3 que é basicamente o mesmo carro. Com certeza deve haver um jeito de desbloquear essa central para utilizar todos os recursos e ela tem um bom hardware para isso.

• 1
  9. Evandro Baptista

Evandro Baptista Usuário

5 0 1

Desde 19 Abr 2019
    São Paulo
    Alex,
    Obrigado pela dica, o meu é o dynamic 2018, Desde que comprei em fevereiro do ano passado, estou pelejando para instalar essa câmera de ré, vou ver sobre sua informação, mas o problema é o número do chassi, alguém teria que fazer uma manobra no software original, para driblar esse bloqueio. Acho que só com um software desenvolvido, não oficialmente, por quem seja do ramo, para obter um resultado. Creio que também, para o caso do espelhamento, deva seguir o mesmo raciocínio.

10. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Evandro,

No menu da sua central aparece informações de configurações de câmera? Se o menu estiver lá, com certeza não vai precisar de alterar software.

11. WALLYSON BALSANOF

WALLYSON BALSANOF Usuário

3 0 1

Desde 4 Jun 2019
    Goiânia
    Cara, fiz todo o procedimento correto, coloquei o pendrive e mandarei atualizar, apareceu a mensagem q ia reiniciar em 12 segundos, aí depois disso, apareceu escrito tom tom com o símbolo do GPS e ficou por mais de 1:30 minutos nessa tela e nada aconteceu.
    A sua ficou nessa tela do tom tom ou ficou com a barra de progresso de atualização?

12. wfaik

wfaik Usuário

3 2 3

Desde 7 Abr 2019
    Goiás
    Olá, no meu caso isso aconteceu (parado um tempão na tela do tomtom) quando eu restaurei as configurações originais da central. E reparei q meu cartão SD estava corrompido, coloquei no meu notebook e restaurei um BKP que eu havia feito anteriormente. Mesmo assim, demorou bastante na tela, aí como eu tinha q sair com o carro, a central concluiu esse processo depois de uns 11 minutos..

13. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Acho que você deve ter esperado pouco. Quanto atualizei pelo pendrive, demorou uns 20 min todo o processo sendo que ficou nessa tela uns 5 min. Pelo SD, levou a metade do tempo. Nunca deixe de fazer com o carro ligado.

14. WALLYSON BALSANOF

3 0 1

Desde 4 Jun 2019
    Goiânia
    O meu ficou mais de 1 hora e 30 minutos na tela do tom tom, aí desliguei o carro e sai, depois de 1 hora liguei o carro e apareceu a mensagem que estava atualizando ficou uns 5 muitos e terminou o processo, aí voltou pra tela do tom tom, ficou nela uns 10 minutos aí eu já tava grilado, desliguei tudo de novo e sai, quando liguei novamente, pra minha surpresa a Central estava tudo funcionando, e consegui ajustar a hora.

15. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Rapaz, que confusão essa central arrumou hein... Menos mal que no final deu tudo certo. Eu já atualizei três vezes e correu tudo normal. Agora falta só coragem para instalar o complemento para android auto.
    Alguém já tentou atualizar apenas radares dos mapas?

16. WALLYSON BALSANOF

3 0 1

Desde 4 Jun 2019
    Goiânia
    Vi um vídeo que o cara usa a entrada obd2 do carro, ele habilita o Apple Car play e androide auto, como é em inglês não deu pra entender muito bem.
    Outra coisa que meu carro não reconhece e o comando de voz, eu clico lá e fala que a voz não pode ser reproduzida, já mudei o idioma e nada. Alguém já teve esse problema?

17. marvomotaneves

marvomotaneves Usuário

4 1 2

Desde 9 Jun 2019
    Salvador
    Existe duas formas para desbloqueio da câmera. A primeira é procurar uma css para realizar o desbloqueio, a segunda, basta trocar a central do dymaique por uma do privilege, liga o carro, espera o reconhecimento e coloca a central do dyn, aí funciona. Porem, para quem vai fazer, tomei uma surra para aparecer a imagem e depois fui perceber que precisa ter uma câmera de ré de 6v, que é mais cara. No entanto, a função de linhas dinâmicas e ajuste da imagem não funcionam. Para ativar, somente com a câmera original que é absurdamente cara e tem 4 fios e não três.

• 1
  18. marvomotaneves

marvomotaneves Usuário

4 1 2

Desde 9 Jun 2019
    Salvador
    Para habilitar a função Android carplay, é um processo longo e precisa de três sistemas diferentes para configurar. Conheci um cara que ativou a dele, mas não quis passar o processo.

19. AlexAB38

AlexAB38 Usuário

Desde 13 Jul 2018
    Contagem - MG
    Boa dica essa para a ativação. Mas apenas para ficar mais claro para quem vai tentar, sabe se seria necessário trocar apenas a parte de baixo (player) ou a central completa? Pois dependendo, seria possível a pessoa comprar também somente um dos componentes no mercado de usados, pois encontrar um privilege dessa versão para fazer o procedimento, não é tarefa fácil.

20. marvomotaneves

marvomotaneves Usuário

4 1 2

Desde 9 Jun 2019
    Salvador
    Basta trocar a tela. Não precisa substituir o som.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso