Anúncio do HT Forum

Chip Amp em classe D com TPA3116

Discussão em 'DIY' iniciada por fjazzlover, 9 Mai 2014.

1. fjazzlover

fjazzlover Usuário

Desde 1 Set 2009
    são paulo

Olá pessoal!
    Nos sites Diyaudio e Audiokarma esse chip da Texas Instruments parece ser a sensação do momento com dezenas de posts.
    Os dados do chip:

Power Efficiency: > 90%
    Quiescent Supply Current: 50mA
    Freq. Response: 20Hz ~ 20KHz
    Rated Output Power: 2 x 50W @ 4 Ohm

Voltage Range: DC 18V ~ 26V
    Recommended Voltage: DC 24V / 2 ~ 6A

Eu queria fazer algo tipo isso (seria meu primeiro amp diy) pra tocar arquivos FLAC de um notebook via DAC (Musical Fidelity V-Dac) e B&W 601:

Esqueci de dizer que essa placa montada custa por volta de $ 15 (free shipping) no aliexpress ou no ebay.
    Alguém tem alguma experiência com este chip? O que vocês acham?
    Grato pelo espaço e pela atenção

Fabrizio

Anúncio do HT Forum
  2. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Esses chip-amps tocam bem, mas suas B&W merecem um amplificador a altura delas

não adianta uma caixa muito boa com um amplificador de 15,00 USD, ele irá limitar demais o sistema

3. fjazzlover

fjazzlover Usuário

Desde 1 Set 2009
    são paulo
    Não acho que o valor de um aparelho deva ser medido pelo que custa. Aquela velha história que se for mais caro deve ser necessariamente melhor.
    Nos sites que indiquei tem relatos de pessoas que comparam a performance desse amplificador de 15,00 USD com aparelhos como o NAD c326bee, que custa 390,00 USD (25 vezes mais!) ou com os vários Gainclone.
    Daí minha vontade de brincar de diy e montar um segundo sistema, só para a "música liquida" que ofereça um custo\benefício excelente. Será que fica tão ruim assim?

4. Kinsons

Kinsons Usuário

212 126 45

Desde 5 Dez 2008
    Somewhere
    Amigo, vai fundo nas suas experiências... esse é o espírito do DIY!

5. souzacustons

souzacustons um dia de cada vez

Desde 25 Mai 2006
    petrópolis RJ
    vi ali que a entrada e para fonte externa e do tipo das de laptop se servir o custo total para montar um sisteminha destes fica bem custo benefício

6. fjazzlover

fjazzlover Usuário

Desde 1 Set 2009
    são paulo
    Muito obrigado!!!

Sim, funciona com fonte chaveada ou switching (de laptop) de 5 a 24 volts. Alimentado a 20-21 volts dá uma potência de quase 30w em 8 ohm. Dá pra brincar!

7. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Legal Fabrizio, toca a empreitada e é isso mesmo, espírito DIY. Estarei tb acompanhando teu tópico com bastante interesse.

Abraço

Valter

8. pdemarco

pdemarco Usuário

Desde 31 Dez 2002
    Atibaia/SP
    Fabricio, finalmente achei um colega brasileiro que tem interesse no TPA3116.

Comprei um 2.1 do YJ o deluxe, que tem os indutores, achei fantástico o som.

Agora comprei o breeze 2.1, estou esperando chegar, mas a ideia é trocar os caps de power supply e talvez os indutores.

Veremos assim que chegar!

Abs

9. R1cardo

R1cardo Usuário

Desde 7 Out 2007
    Limeira/SP/Brasil
  10. fjazzlover

fjazzlover Usuário

Desde 1 Set 2009
    são paulo
    A minha placa chegou ontem (depois de 90 dias!) em péssimas condições. Um dos capacitores parece queimado, parece que o plástico derreteu. Nem cheguei a tirar do celofane.
    Estou tentando contatar o vendedor que por enquanto não deu notícias.
    Comprar da China é arriscado, eu sei. Essa vez dei azar. Paciência, na pior das hipóteses perdi U$ 13.
    Agora tem esse já pronto com case e tudo (parece bem construido).

http://pt.aliexpress.com/item/HIFI-...order-materials-version-50WX2/2009260108.html

11. rafaelmq

rafaelmq Usuário

Desde 8 Fev 2013
    Campo Grande/MS
    interessante.... acompanhando.

12. Lulu089

Lulu089 Usuário

Desde 27 Ago 2014
    Curitiba - PR
    Muito legal esse Amp!

Uma vez vi em uma revista um Amp classe D com 4 canais e 130W RMS em cada, muito interessante o projeto, só nao tentei montar por ele ser feito em smd, ai dei preguiça de refazer todo o layout pra convencional.

Vcs não tem vontade de montarem o sistema todo?

13. fjazzlover

fjazzlover Usuário

Desde 1 Set 2009
    são paulo
    pdemarco

Legal!!! Eu também quero comprar o Breeze. Semana que vem vou fazer o pedido no Aliexpress.
    É uma pena que poucas pessoas levem a sério esse amp em classe D. Ainda tem o preconceito do preço (se não for caro não é bom).
    Muitos testes feitos lá fora dizem que ele põe no chinelo os Yamaha, Sansui, NAD, Cambridge Audio da vida...

É esse com os indutores. 30 Obamas com frete incluso!
    http://pt.aliexpress.com/item/HIFI-Class-2-0-Stereo-Digital-Amplifier-TPA3116-Advanced-50W-50W/2021633726.html

14. adriano goro

adriano goro Usuário

Desde 30 Mar 2011
    ararars sp
    amigos eu trabalho com os modelos tpa 3116 / 3118

garanto pra vcs o audio dele é muito bom inclusive com fonte convencional

precisando de ajuda pode mandar mp ou e-mail projetosdeaudio@hotmail.com , eu entro pouco no forum por e-amil consigo ajudar mais rapido

abraços

15. Patetta-MG

Patetta-MG Usuário

241 19 1

Desde 31 Mar 2005
    Itaúna / MG
    Vou dar um reavivada no post...

Alguém que esteja usando o TPA3116 pode emitir a opinião?? Como se comporta.... tipo de sonoridade.... vale a pena??

Em especial estou pensando em um desses 2 abaixo:

http://pt.aliexpress.com/item/YJ-TP..._9&btsid=8e485b93-675b-448c-a02a-8528fdb1fa81

http://pt.aliexpress.com/item/Hot-S..._9&btsid=8e485b93-675b-448c-a02a-8528fdb1fa81

2.0 ou 2.1???

Estou querendo comprar um para usar com caixas DIY fullrange para pc no quarto de minha filha...

Valew.... Abs... Moisés

Última edição: 14 Abr 2016
  16. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 13

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
    Moisés, agora que vi este topico do 3116, estava comentando a pouco tempo da qualidade dele.....
    mas so tive chance de comparar com alguns TDA's...... e a impressao é que o 3116 da mais vida pra qualquer caixa, testei com duas caixas e dois fullrange diferentes, a impressao foi a mesma.
    ah, tenho o 2.0 e 2.1 , com sub tem q ter uma fonte de melhor qualidade, senao parece que embola quando exige mais (testei com de 19v e com de 24v)......ja em 2.0 ele toca limpo, vivo e pode sentar mais o dedo que a clareza vai mais longe . vc pode comprar o 2.1 e usar em 2.0 tbm....

Ah, e estive vendo que esse chip tem seu limite em 3ohm.......se aguentar em 3 ohm, daria pra testar algo tipo dois fullranges cinzas cada canal.....

Abraço irmao....:)

• 1
  17. rafaelmq

rafaelmq Usuário

Desde 8 Fev 2013
    Campo Grande/MS

eu tenho o segundo...achei muito bom...vale a pena.

O meu vou colocar a venda daqui uns dias...quand meu receiver chegar.

• 1
  18. Patetta-MG

Patetta-MG Usuário

241 19 1

Desde 31 Mar 2005
    Itaúna / MG
    Valew @edsonrb@edsonrb

Uma dúvida que restou.... usando o 2.1 como 2.0, terei toda a faixa de frequência sendo executado em 2.0, mesmo os graves mais profundos?? Isto é, sem a frequência de corte, ou não há Fc no amp??

É que a maioria dos 2.1, apresentam controle de graves e agudos e eu prefiro assim, por isso a dúvida, sendo a opção que melhor me atiçou.

Abraços

Última edição: 15 Abr 2016
  19. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 13

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
    Nao tem corte nos canais stereo, (pelo menos nao nesse que tenho;) Toca full.

• 1
  20. rodrigomalan

rodrigomalan Usuário

Desde 4 Set 2010
    Fortaleza - Ceará
    Boa noite. Este amp tem cross no canal do subwoofer? Se tiver qual a faixa de frequência de trabalho? Já andei procurando e não encontrei. Nas entradas RCA pode ser utilizado um cabo P2<>RCA para ligar o notebook direto nele? Penso que se não tiver um corte na saída do sub vai ser preciso colocar um cross de sub, correto?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso