Anúncio do HT Forum

Chip Amp em classe D com TPA3116

Discussão em 'DIY' iniciada por fjazzlover, 9 Mai 2014.

1. JuniorP

JuniorP Usuário

66 38 12

Desde 25 Fev 2015
    Vargem Grande do Sul - SP
    Boa noite amigos,

Tenho um breeze tpa3116 2.0 ligado em uma uca202 tocando um par de baubos, era para ser uma solução temporária até comprar um integrado mas devido a outros planos e a surpreendente qualidade do pequeno notável o upgrade vai demorar mais um pouco.

Hoje tenho estou usando uma fonte universal de notebook chaveada que por sinal parece ser bem ruim mesmo, em altos volumes o amp da uns cortes no som, seria devido a fonte? os amigos poderiam indicar alguma fonte de qualidade para usar com o amp?

Att.,

Junior

2. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Boa noite.

Tenho um desses, já usei com as Baubos e hj uso em outro set com books Monitor áudio mr2. Pra extrair o máximo dele vc precisa usar uma fonte de 24v, de no mínimo 5a. Vc encontra no ML.

• 1
  3. JuniorP

JuniorP Usuário

66 38 12

Desde 25 Fev 2015
    Vargem Grande do Sul - SP
    Eu uso a fonte abaixo chaveada em 24v

download.jpg

Gostaria de saber se usar uma fonte melhor pode influenciar na qualidade do som.

Att.,

Junior

4. beatmosphere

beatmosphere Usuário

Desde 16 Mar 2009
    rio de janeiro
    o teor geral nos fóruns la fora e de melhor investir nas modificações básicas que podem ser achada na "bíblia" (link na pagina anterior #26). de que procurar fontes lineares/sofisticadas.

o que e recomendado nestes fóruns e usar uma boa fonte (de laptop) de "só" 19v !! mais no mínimo 4,5 amperes (fonte de 90watt ou mais).

tipo assim: http://produto.mercadolivre.com.br/...-p-samsung-adp-90fh-ad-9019s-19v-474a-90w-_JM

vai provavelmente precisar de ajustar o plug dc

pode ate usar fontes de 24volt com uma pequena ganha em potencia mais do outro lado com uma perda em qualidade sonora. outra opção e usar uma velha bateria automóvel que só fornece 13 - 14volt mais tem amperes de sobra que ajudam na estabilidade do amp em momentos de musica exigente (graves, piques rápidas etc).

Última edição: 4 Jul 2016
    • 1
  5. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Falando em fontes, os anúncios de amp ou placas TPA3116 2.1 apontam 50w por canal + 100w do subwoofer. Nesse caso para obter 200w de potência total seria necessário uma fonte de pelo menos 24v 8a para chegar perto dessa potência, só que me parece que as placas têm corrente de saída limitada, alguns anúncios falam em 4a e outros se não me engano em 6a, ou seja, como a tensão máxima é 24v, não há como obter potência máxima desses TPA3116 2.1?

6. flattak

flattak Usuário

Desde 1 Jan 2007
    Brazil
    Eu não levaria em consideração esses números pois são apenas nominal e na vida real sabemos que mesmo se chegarmos nesses números será em condições muito ruins.
    No próprio datasheet é demonstrado que com uma alimentação de 24V e uma carga de 4ohms, a distorção harmônica se mantém abaixo de 1% até por volta de 60W.
    Passou disso a distorção dispara e vai acima de 10% instantaneamente, ou seja, para uso na vida real seria algo próximo de 30Wx2 + 60W que dará uns 120W.
    Uma fonte de 24V com 4 ou 5 amperes já tá bom para alimentarmos esses 2.1 para obtermos uns 100W mantendo a qualidade sonora.

• 1
    • 1
  7. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Bom dia Flattak. Ok, entendi.

Eu já tenho um tpa3116 2.0 que gosto bastante e comprei agora un 2.1 para usar na varanda de casa sem muito compromisso, com caixas books pequenas mais um sub de 5 pol para compensar nos graves. Falta agora comprar a fonte.

8. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Boa noite,

Alguém comprou a fonte citada pelo beatmosphere acima? O plug não serve? Parece que o diâmetro externo é compatível, mas o diâmetro interno do plug da fonte é 3.0mm e o do amp tpa3116 seria o P4 2.5mm. Será que dá para usar mesmo com essa pequena folga ou 0,5mm é muito nesse caso? Se não der, alguém tem alguma dica sobre como fazer um "ajuste" no plug?

Estou querendo comprar essa fonte.

9. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 13

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
    Olá amigo, trabalho com informatica entao vou dar umas ideias....O pluque do ampli é 2,5mmx5,5mm , que é o padrao dos notebooks Positivos, cce, STI, toshiba......se vc tiver um uma fonte do hp por ex, que é mais forte (melhor Tbm),mas o cabo dc é diferente, então mas vc pode trocar somente o cabo DC, colocando um cabo 2,5mmx5,5mm.
    Outra dica, procure em informaticas (ou compre na net ) carregadores (usados mesmo) de notebooks antigos , grandes, HP's, Toshibas ou acer , os 17 polegadas, pois estes consomen ( ou consumiam) muitaaa energia, entao a fonte era muito boa. Evite comprar fontes de notebook "nova", "paralela", pois pois com a invasao ching ling, o carimbo dos equipamentos, "os watts" mentem bastante, entao pode contar uns 60% do que a etiqueta diz.

Abraço, Att Edson

• 1
  10. beatmosphere

beatmosphere Usuário

Desde 16 Mar 2009
    rio de janeiro
    • 1
  11. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 13

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
    • 1
  12. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Analisando acho que talvez essa da Asus seja a melhor opção.

Obrigado.

13. mecanico/entusiasta

mecanico/entusiasta Usuário

Desde 26 Abr 2012
    Caruaru-PE
    Última edição: 19 Ago 2016
  14. beatmosphere

beatmosphere Usuário

Desde 16 Mar 2009
    rio de janeiro
    essa fonte serve. só tem que ter cuidado com a voltagem (testar antes de ligar). e melhor de reduzir na "chavinha" a voltagem para o min. ( - 10%) para +/- 21,5v a qualidade sonora vai melhorar.

15. mecanico/entusiasta

mecanico/entusiasta Usuário

Desde 26 Abr 2012
    Caruaru-PE
    Um trafo comum também serviria?

Ou tem que retificar a tenção?

Última edição: 20 Ago 2016
  16. edsonrb

edsonrb Usuário

85 52 13

Desde 16 Abr 2008
    Maravilha SC Brasil
  17. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Alguém já comparou pessoalmente o TPA3116 com algum tripath?

18. ranilson

ranilson Usuário

Desde 25 Mar 2009
    recife/pernambuco/brasil
    Senhores...

Desculpem a minha burrice, mas segundo lí "por aí" esses amplificadores funcionam bem até 1KHz.... sendo indicados para utilização em subwoofers.

Estou correto ou falei bobagem?

19. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    Há quem diga que os amp classe D reproduzem melhor as baixas freqüências em relação as altas. Tenho 2 amp tpa3116, um 2.0 e um 2.1. Não os utilizo um meu set principal, uso um na "área de churrasqueira" e outro no escritório. Acho muito bons tanto em baixas quanto em altas, custo beneficio excelente. Mas tenho no carro dois módulos classe D (não é TPA3116) com Kit NAR CS3 e não gosto muito dos agudos, acho muito brilhantes e com baixa definição. E esse Kit Nar usa o mesmo tweeter das caixas Baubos que tbm tenho, sendo que já as liguei no TPA3116 e o resultado foi muito bom.

20. Denis Bianchi

Denis Bianchi Usuário

Desde 15 Jul 2015
    Serra Negra - SP
    No caso específico do amp TPA3116, vc acha placas mono pra usar em sub, mas acho que ele vai te dar no máximo 100w de potência dependendo da fonte que usar ou algo próximo disso, aí depende de que tipo de sub e qual uso vc irá fazer dele.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso