Anúncio do HT Forum

Ciência Investigativa

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Jonas Negreiros, 5 Jul 2019.

1. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.673 2.375 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Alguém tem ideia de quanto custa a inserção de um anúncio de um segundo numa transmissão de Copa do Mundo da FIFA?

Lembro-me de um exosqueleto apresentado na abertura da Copa no Mundial no Brasil.
    O pobre exoatleta teve que dar um chute na bola em menos de um segundo.

Quem viu a cena nesse lapso de tempo, sem aviso prévio, provavelmente não entendeu nada.

Na Copa de 1970, o saudoso narrador de futebol Geraldo José de Almeida "driblou" a velha meretriz.

Toda vez que Pelé fazia uma jogada digna de elogio, Almeida dizia: "Pelé, o craque café" .

Quando a Copa terminou, passados alguns meses, a Companhia Cacique lançou o Café Pelé.
    Coincidência? Me engana que eu gosto!

Alguém tem ideia da tremenda façanha que é fazer uma "notícia" repercutir no mundo inteiro praticamente de graça?

É isso que deve acontecer rotineiramente na mídia. Podemos dizer que nessa arte Elon Musk é um gênio. O cara promove a sua empresa de graça, faz a bolsa subir ao seu favor em custa da credibilidade cega de seus investidores.

As notas das conquistas da C&T na mídia, uma grande empresa anônima "ciência e tecnologia" é um caso à parte.

Para quem não gosta de fazer o papel de vaca de presépio, como quem diz sim para tudo que lê sobre C&T, nem cai em conversa mole pra boi dormir, convidamos a discutir a veracidade de alguns desses casos.

Sem mais delongas, comecemos com esse:

O primeiro passo rumo ao retorno do mamute
    Geneticista Carles Lalueza-Fox lembra em livro sua contribuição à 'reinvenção' de espécies desaparecidas

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/01/ciencia/1517500178_509234.html

Quanto será que as empresas de pesquisa genética ganharam com essa nota?

Última edição: 5 Jul 2019
  2. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Não foi o único drible. O mesmo Pelé, segundos antes do chute inicial de uma partida, gesticulou ao árbitro e fez uma cena para amarrar a chuteira.
    As câmeras apontaram para os pés do rei do futebol, mostrando em destaque a chuteira Puma que calçava.
    Hoje em dia, esse tipo de marketing, denominado cilada, é muito mais difícil de ser implementado. Fiscais da entidade vigiam os atletas e até os torcedores.
    Durante a Copa e Olimpíada no BR, eu mesmo vi funcionários orientando espectadores a cobrirem peças de vestuário com logos de empresas não-patrocinadoras.

• 1
  3. J냃åz

J냃åz Sunbird

Desde 4 Jan 2008
    Natal/RN
    O exoesqueleto fazia parte de um projeto científico do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. A intenção dele, pelo menos a que chegou aos meus ouvidos, era a de aproveitar o evento da Copa do Mundo para mostrar que o Brasil podia realizar projetos de ponta.

Se não me engano, ele protestou na época pela pouquíssima ênfase dada a essa mostra. Creio que a intenção era dar o chute do centro do campo, no início da partida. Mas ficou nesse quase não acontecimento fora do campo. Na época, o Brasil já estava muito deflagrado nas divergências de ideias entre a esquerda e direita, e Miguel Nicolelis era visto como um cientista de esquerda, se é que existe tal coisa. Então...

Mas, não deixa de ser ainda mais triste essa visão de que havia interesses comerciais por trás da exibição do exoesqueleto.

Será que temos que estar sempre com a guarda alta em tudo que vemos? Há sempre um interesse comercial em tudo?

• 1
  4. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Você tem que lembrar que a Copa do Mundo de futebol não é um evento do governo ou da nação. É um evento da FIFA para o qual emissoras e patrocinadores pagam valores astronômicos por cada segundo de exposição.

• 1
  5. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.673 2.375 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Pois é...
    Só que antes da Copa, a FIFA mandou e desmandou no País .
    Evento puramente comercial?
    Faz- me rir...

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso