Anúncio do HT Forum

Circuito elétrico de iluminação residencial

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por fL4m3ngu!$T@, 30 Jul 2018.

1. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    meus caros, depois de estudar boa parte das normas NBR de instalação elétrica e acompanhar canais como Mundo da Elétrica e Engehall Elétrica decidi refazer do zero as instalações da minha casa q é toda mal dimensionada feita nas coxas a mais de 40 anos atrás por algum curioso. vou rebaixar com drywall e passar conduítes por cima e quebrar pouca coisa. fiz o esquema do circuito de iluminação (127v fase+neutro).

EDIT: resolvido!

Última edição: 8 Ago 2018
  2. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    Pode me dizer onde leu essas normas, amigo? Estou prestes a casar e não queria que minha nova casa acontecesse tanto problema de circuito igual minha casa atual dá, principalmente com chuveiro quente

3. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    nbr 5410.
    se teu chuveiro da problema de derreter emenda ou fica desarmando é mau dimensionamento do cabo e disjuntor, mas não basta resolver só o circuito do chuveiro, tem q considerar a bitola do cabo do padrão de entrada ao QDC pra adequar o chuveiro.

• 1
  4. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    meu chuveiro fica frio. ai eu preciso ir la nas chaves, desligar e ligar de novo. Mas isso só acontece quando ele fica um certo tempo ligado. Ultimamente não pode nem ficar um minuto no quente que o circuito não aguenta

5. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    Qual a potência do chuveiro e a tensão (127v/220v) da sua rede?

6. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    127. A potencia do chuveiro eu não faço ideia kkkk. Quando chegar em casa eu posso olhar

7. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    isso normalmente acontece quando os disjuntores estão com defeito
    efetue troca por novos que o problema ira acabar

8. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    se o circuito tiver mal dimensionado (bitola do cabo para potência do chuveiro) pode trocar o disjuntor q o problema vai continuar.

em 127v
    chuveiro 5500W pede cabo de 10mm² + disjuntor 50A
    chuveiro 4500W pede cabo de 10mm² + disjuntor 40A
    chuveiro 3200W pede cabo de 4mm² + disjuntor 32A

mas não basta considerar só esse circuito, o cabo + disjuntor do padrão de entrada ao geral tem q ser superiores ao circuito do chuveiro.

Última edição: 31 Jul 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso