Anúncio do HT Forum

Clearaudio Virtuoso: umas das melhores cápsulas MM existentes?

Discussão em 'Braços e Cápsulas' iniciada por Progger58, 16 Mai 2018.

1. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Acabo de adquirir uma cápsula Clearaudio Virtuoso.

Ocorreu que, há alguns meses atrás, um amigo conterrâneo meu adquiriu um TD Marantz TT-15S1, o qual veio com essa cápsula. Na época eu levei uma Hana que eu tinha para ele testar e ele acabou gostando demais da Hana, então fizemos rolo com essa cápsula.

Enquanto isso a Clearaudio Virtuoso ficou lá guardada na casa dele.

De minha parte, como eu estou em reformas aqui em casa, o meu sistema ficou parado por um bom tempo, até que nesta semana eu decidi reinstalar o meu sistema num quarto pequeno, apenas para voltar a ouvir música, ainda que de forma despretensiosa, já que o quarto é realmente bem pequeno e não tem tratamento acústico nenhum, portanto é algo temporário, apenas enquanto eu não termino a construção da sala nova.

Pedi então a Clearaudio Virtuoso do meu amigo emprestada (já que a Hana eu tinha negociado com ele), e depois de algumas horas de amaciamento eu estou aqui verdadeiramente deslumbrado com essa cápsula.

Evidente que ela talvez não tenha o mesmo nível de refinamento de uma Hana, mas para uma cápsula MM eu sinceramente estou achando até melhor do que a minha antiga AT150MLX (considerada por muita gente como uma das melhores cápsulas MM existentes).

Um ponto forte que eu estou achando na Clearaudio é o nível de "pegada" que ela proporciona, com graves parrudos e bem muito colocados. Ela também me parece ter uma sonoridade um pouco mais "warm" que a AT150MLX, o que no meu caso também é um ponto positivo, já que eu aprecio bastante esse tipo de sonoridade.

Enfim, devo dizer que estou muito satisfeito com a cápsula. Eu queria muito encontrar outra MM que me proporcionasse audições tão boas quanto a minha antiga AT150MLX me proporcionava, então eu acho que encontrei o que estava procurando. (y)

Estou achando que, para quem gosta de ROCK e quer uma MM, esta pode ser a cápsula ideal. :)

Clearaudio Virtuoso (1).jpg

Última edição: 17 Mai 2018
    • 9
  2. juliosouza

juliosouza Usuário

983 1.632 841

Desde 22 Jul 2009
    rio de janeiro
    Demétrio, que bom que voltou com o sistema! Fico imaginando a inquietude de ficar sem ouvir música por conta da obra...

Essa cápsula é a que vem com o meu TD (TT15), mas como comprei ele usado, veio sem ela e nunca tive a oportunidade de ouví-la. Acredito que seja muito boa mesmo. Eu, nesse fim de semana, também troquei a cápsula, e voltei pra AT150SA. Ela é um pouco diferente da MLX, o corte shibata dá uma pegada mais "warm" no som. Aqui em casa tá tocando uma maravilha...

• 3
  3. wandique

wandique Usuário Intrometido

Demétrio,

Eu não ouvi a Virtuoso mas ouvi (no meu td) a Maestro e fiquei
    boquiaberto. Imagino (veja que isso é a minha imaginação)
    que a Maestro seja um pouco superior à Virtuoso, mas tudo
    depende do sistema como um todo, isso todos nós sabemos ...

• 3
  4. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Clearaudio é antes de tudo sinal de refinamento. Ouço a Maestro e para japoneses e discos com otima geometria e peso funciona maravilhosamente. Porem para discos não tão perfeitos - especialmente os lights a partir dos anos 70 , seu desempenho é cruel e sensivel também para limpeza absoluta. Antes de tudo, uma capsula moderna feita para os discos atuais.

• 1
  5. Audio Slave

Audio Slave Usuário

331 237 48

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Interessante ouvir isso, porque comparada à Ortofon Black - e ao meu ver independente dessa comparação - a AT150MLX parecia para mim ter uma sonoridade um pouco mais warm.

• 1
  6. Audio Slave

Audio Slave Usuário

331 237 48

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Jeferson, oque você chama de "discos atuais"? Seriam discos de prensagem atual?

• 1
  7. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Sim. Os deste século 180, 200 gr. Assim como todo hardware necessário. Já coloquei que discos do século passado são compativeis somente .

• 1
  8. Faustino

Faustino Faustino

Desde 13 Mai 2009
    Joinville/SC
    Interessante que por aqui tive percepção semelhante ao do progger.
    A minha quintet black me pareceu menos agressiva nos agudos, um pouco mais "warm" do que a at150mlx(td project).
    Tenho grande curiosidade em escutar a Virtuoso. As clearaudio que escutei eram todas MC e todas tocaram muito bem:aplauso:.

Grande abraço,

Fabio

• 3
  9. juliosouza

juliosouza Usuário

983 1.632 841

Desde 22 Jul 2009
    rio de janeiro
    Devemos ver também em qual situação ouvimos as cápsulas. O som depende bastante dos ajustes de pré, amplificação, cabos...

• 4
  10. Faustino

Faustino Faustino

Desde 13 Mai 2009
    Joinville/SC
    Sim. Eu também tenho um td rega e nele a at150mlx me agrada bastante, mas no rega eu nunca testei a ortofon quintet black, só no project(estou bem satisfeito com a at no rega).
    A diferença positiva(meu gosto) que descrevi no post anteriro, deve ocorrer em função do casamento massa braço x peso/compilancia cápsula, que favorece muito(10hz) a relação da ortofon com o braço do project.

Grande abraço,

Fabio

Ps.: desculpe pelo off topic em falar da relação da at com a ortofon em um tópico da clearaudio virtuoso.(y)

• 3
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso