Clube Amazon Alexa // Echo, Dot e Show

Discussão em 'Automação' iniciada por grsandretta, 13 Ago 2019.

Tags:
  1. Linconln

Linconln Usuário

Desde 26 Jan 2006
    Bauru, SP
    Os controles remotos funcionam por Infravermelho normalmente, ou seja, é uma luz que tem que ser direcionada do controle remoto para o receptor no aparelho, sem nada no caminho, logicamente.
    Algumas TV e outros aparelhos funcionam com Radio Frequência, que não precisa direcionar e pode atravessar paredes.
    O Broadlink é reconhecido diretamente pela Alexa no perfil brasileiro?
    Tenho 2 Harmony, mas só consegui habilitar mudando o perfil pra americano.
    De qualquer forma, preciso de mais um e o Broadlink é bem mais barato.

PS. a única diferença que vi do Broadlink mini do PRO é o RF na versão mais cara. É só isso mesmo?

• 1
  2. MCDantas

MCDantas Usuário

Desde 24 Jan 2008
    Fortaleza-CE
    O skill é o IHC o mesmo do app pra celular. Ele mudou de nome recentemente, antes era Broadlink Smart Home.

Dá uma olhada nesse vídeo, tá um pouco desatualizado, mas vale como tutorial para iniciantes de Alexa + Broadlink:

• 1
  3. MCDantas

MCDantas Usuário

Desde 24 Jan 2008
    Fortaleza-CE
    O skill continua na versão em pt-br, ainda bem. A única diferença é o RF mesmo. Eu isso o Pro pois meus interruptores são RF.

Não sei como funciona o harmony, mas o Broadlink depende da internet pra se comunicar com a Alexa, uma vez ou outra o servidor dele tem algum bug prejudica os comandos, fica como se tivesse off-line. Mas é raro acontecer.

4. fraveu

fraveu Usuário

Desde 11 Jun 2008
    Salvador/BA
    mas não é em paralelo não. São independentes.

5. Murilo

Murilo Moderador

Primeira parte finalizada com os Sonoff. Toda a frente da casa está controlada e já criei rotinas interessantes, como ligar todas, uma parte, etc.

8FED0C6F-DF2A-46B5-B39D-10E608145468.png

Aparece aí o pressurizador da água (chuveiros e torneiras) e deu certo, pois a bomba de 3.5A puxa isso apenas quando liga, já que enquanto trabalha fica puxando apenas 1.9A. Assim o sonoff basic de 10A ficou ótimo. No quadro do andar de cima ele está ali ao lado do disjuntor vermelho, que é do pressurizador:

083BEF0C-C546-4966-863F-557C622FBC51.jpeg

Ficou de fácil acesso se precisar resetar:

5850CFBD-7B6B-4964-BCC4-9BE97BDB3ABF.jpeg

Amanhã instalaremos nas luzes da churrasqueira, fundo, corredor lateral, escritório e nos quartos.

Para as luzes da sala não conseguirei colocar Sonoff mini pois não terei como colocar o cabo de retorno, então pensei em lâmpadas desse tipo, para colocar dentro dos lustres (que já usam led):

https://www.positivocasainteligente.com.br/conforto-e-automacao/smart-lampada/

Esse tipo de lâmpada, ao desligar o interruptor dela, na parede, ela para de funcionar pelo app e Alexa, correto?

• 3
  6. Quíron1

Quíron1 Nam qui opus auxilium

2.499 2.826 486

Desde 13 Jun 2017
    Uberlândia, MG
    Correto.
    Parabéns pela instalação! (y)

• 1
    • 1
  7. Murilo

Murilo Moderador

Obrigado (y)

Então essas lâmpadas possuem um uso mais limitado...

Mas de repente, se puder colocar um interruptor "tipo campainha", ela continuaria a funcionar pelo app ou alexa depois, não?

8. Quíron1

2.499 2.826 486

Desde 13 Jun 2017
    Uberlândia, MG
    @varama@varama lâmpadas smart precisam estar servidas de energia elétrica 100% do tempo. Se você desligá-las do interruptor, não responderão ao app e/ou comandos de voz.

Diferente dos relés smart, que fazem a interrupção de energia mas estão conectados a ela o tempo todo.

• 1
  9. fraveu

fraveu Usuário

Desde 11 Jun 2008
    Salvador/BA
    Vocês conhecem algum relê tipo o Sonoff Mini que consiga atender 3 ou mais interruptores?

10. Murilo

Murilo Moderador

Tem os interruptores Sonoff da série TX, com 3 teclas em um só.

https://sonoff.tech/product/wifi-smart-wall-swithes/tx-series

Inclusive ontem instalei um desse, para controlar 3 luzes, e no app do sonoff aparece assim:

54E32246-710A-49FF-8ACA-B2DDA7B68B07.png

Na Alexa fica assim:

BB295B16-F717-44F7-88D9-3290A651548C.png

A opção “luzes do quintal” é se eu quiser ligar e desligar todos juntos.

05561FE2-BB79-4D1E-8D74-A5F93325A612.jpeg

E3A564D5-13F3-4723-BFE4-D0DDF6B744DE.jpeg

5807738E-6C03-4079-B137-D4793F1625C2.jpeg

Novamente a integração com Alexa foi muito fácil.

Tem aparência de muito bem feito e fica bonito na parede. Quando está ligado a intensidade da luz de cada quadradinho azul fica mais forte, indicando que ligou.

Minha única crítica é que esses 3 botões não são muito sensíveis. Não basta apenas tocar de leve, pois tem que pegar o jeito de tocar certo para ligar e depois disso fica ok. Mas seria melhor se fosse apenas de suave contato.

• 1
  11. Quíron1

2.499 2.826 486

Desde 13 Jun 2017
    Uberlândia, MG
    Tem o Sonoff 4ch R2 (de 4 canais).
    Só não é "mini".

Screenshot_20191030-084043_Mercado Libre.jpg

12. anghinoni

anghinoni Usuário

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Meus parabéns!

Você esta virando o rei da automação com sonoff!

Abraços!

• 1
  13. Murilo

Murilo Moderador

Quem me dera, ainda estou batendo bastante cabeça com eles :D

Até agora estou com 11 dispositivos Sonoff instalados (7 do Mini, 3 do interruptor e 1 do Basic), mais 1 dispositivo Tuya (filtro da piscina).

Vou ver se os próximos a comprar, que serão lâmpadas smart, eu compro com interface Tuya Smart, para não ficar muito dependente dos Sonoff (vai que some do mercado), e os da interface Tuya Smart são os mesmos da interface Smart Life.

Mas ainda tenho dois Sonoff mini aqui para instalar, e devo colocar um no meu quarto e outro no lustre sobre a mesa de jantar. As demais luzes da sala de jantar e estar, e da sala de Tv, vou ter que colocar com lâmpadas smart mesmo, pois nas salas não conseguirei colocar mais nenhum Sonoff Mini, por falta de espaço nas caixas 4x2 e/ou porque não tenho como passar um cabo de retorno das lâmpadas por causa de marcenaria que impede o acesso.

• 1
  14. gpnunes

gpnunes Usuário

Desde 21 Jul 2008
    Rio
  15. grsandretta

grsandretta Usuário

Desde 29 Nov 2012
    São Paulo /SP
    Pessoal que usa o Broadlink, vcs conseguem controlar o ar condicionado numa boa com ele?

Já tentei diversas vezes controlar meu A/C com o Harmony Hub, mas é impossível. Já me falaram que é pq nossos A/C são IR bidirecionais, ou seja, o controle tb recebe informação e isso o Harmony não suporta.

Alguém sabe algo sobre isso? Uso aparelhos de A/C da Daikin.

16. anghinoni

anghinoni Usuário

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Pelo menos no Daikin, não seria bi-direcional, mas sim, várias informações ao mesmo tempo.

Quando você manda uma mudança de temperatura pro ar: Ex: 22º, além dele receber essa informação, ele recebe a velocidade do ventilador, se o modo swing está ativado ou modo conforto, se tem o timer ativado e também (pelo menos no meu) tem um botão que faz com que ele não consuma mais que 2A, esqueci o nome dessa função.

Você pode testar, deixe o ar no frio com 22º o ventilador no minimo e o swing ativado.
    Cubra o controle com a mão e mude para quente, 30ª, ventilado no maximo, swing desativado e pra desligar em 1 hora.
    Aponte o controle para o Ar e mude a temperatura de 30 para 29, você vai ver que o ar vai receber todas essas informações de uma única vez.

Esse é o problema com o harmony, ele só enviar uma única informação via IR, senão me engano, você pode criar várias cenas com o ar que você esta acostumado a usar, devo ter visto isso em algum fórum gringo, mas tem que pesquisar!

17. Quíron1

2.499 2.826 486

Desde 13 Jun 2017
    Uberlândia, MG
    Mas isso acontece com qualquer ac, não?! Pergunto porque meu Samsung também é assim!

18. anghinoni

anghinoni Usuário

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Eu creio que todos, ou então a maioria são assim!

Como só tenho um Daikin em casa, não sei como funciona o controle remoto dos outros fabricantes...

• 1
  19. Murilo

Murilo Moderador

Alguém por acaso já viu algum dispositivo que possa medir e informar no celular a temperatura da água da piscina? Já vi para aquários, mais simples, mas não para piscina.

Eu tenho aquecimento na piscina, e dentro da casa de máquinas tem um display que informa a temperatura do momento. Mas queria poder saber sem ter que ir até lá e abrir a tampa...

Esse foi o motivo de ter colocado uma tomada com alexa para o filtro da piscina, ou seja, não ter que ir até lá quando quisesse limpar fora do programado por timers normais.

20. anghinoni

anghinoni Usuário

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Agora você entrou na parte complicada da automação! É onde o bixo pega!

Por padrão, não existe nenhum equipamento que faça isso (pela breve pesquisada que dei), mas você pode fazer o seu próprio. Arduino e sensores de temperatura.
    Entretanto aí você entra em outro problema, sua automação está baseada apenas na Alexa via wifi.

Pelo menos hoje, a grande maioria da automação sem fio, funciona via RF, algumas na faixa dos 900Mhz (Z-wave) e outras na faixa de 2.4Ghz (Zigbee), mas para isso você precisa dos Hubs que consigam conversar com o dispositivo.

Se eu fosse fazer pra mim que tenho um hub z-wave, eu faria seguindo esse pequeno tutorial:

https://community.home-assistant.io/t/i-made-a-floating-zwave-swimming-pool-temp-probe/24218

O cara usou um sensor de porta, que pode ser colocado um fio pra medir a temperatura, colocou tudo num "pote" apropriado e vedado e deixou na piscina.
    No seu caso, teria que "criar" um acesso para inserir esse fio no filtro da piscina.

Abraços!

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso