Anúncio do HT Forum

Clube da Fotografia

Discussão em 'Fotografia e Filmagem' iniciada por Claudão, 13 Nov 2010.

1. Claudão

Claudão Usuário

Amantes da fotografia, uní-vos!

Já há muito tempo venho sentindo falta de um espaço para discutirmos sobre fotografia, independentemente da marca do equipamento. Muita coisa boa e útil vem sendo discutida nos clubes específicos das marcas, especialmente no clube Nikon, que poderia servir a todos.

Proponho que este seja o lugar onde técnicas sejam discutidas e fotos expostas.

Para começar, uma foto que tirei ontem à noite, sem crop:
    Libélula:
    Canon 7D, 100mm f/2.8L IS macro, tubo de extensão 12, ring flash MR-14EX + flash auxiliar 420EX
    ISO 400, f/18, 1/100

• 1
  2. Claudão

Claudão Usuário

Esquilo:
    Canon 7D, 70-200mm f/4L
    ISO 400, f/5, 1/250

• 1
  3. Claudão

Claudão Usuário

Outono:
    Canon 7D, 70-200mm f/4L
    ISO 100, f/11, 1/50

---------- Mensagem adicionada às 02:54 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 02:51 ----------

Lago:
    Canon 7D, 70-200mm f/4L
    ISO 500, f/7.1, 1/125

• 1
  4. Roosevelt

Roosevelt Apareço de vez em nunca.

Desde 16 Jul 2002
    São Paulo
    Claudão,

Muito boas as suas fotos!! :aplauso:
    Eu comprei uma DSLR, ms ainda não tive tempo de fotografar.

Abraço.
    Roosevelt

5. mfrota

mfrota Marcos Frota

Belas fotos... Um dia espero chegar a esse nivel. Faz tempao que nao ando pelo HT Forum e, curiosamente, vi bater nessa area de fotografia, algo que sempre gostei, mas somente agora que tenho bons equipamentos.

Abracos.
    marcos.

6. bruno_piruka

bruno_piruka "Vivendo e aprendendo a jogar"

Desde 30 Jul 2007
    São Paulo
    Vou assinar o tópico e começar acompanhar...

Ps: Que show de macro na 1ª Foto... um dia chego lá...

---------- Mensagem adicionada às 16:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 16:47 ----------

Então aqui vai uma foto minha que gosto bastante, foi umas das primeiras que fiz com a D90 + 18-105mm, foto tirada após mais de 20km de trilha pelos Gerais do Vieira na Chapada Diamantina... Esse registro foi revigorante (y)

7. Claudão

Claudão Usuário

Obrigado a todos pelos comentários.
    Fotografia é uma coisa fantástica pois não há limites. Hoje em dia, mesmo com equipamento básico, já é possível obter resultados muito bons.

No final, o que faz diferença é o fotógrafo.

Roosevelt e mfrota, não percam tempo. Façam o que poucos fazem, leiam o manual da suas câmeras e domine suas funções.
    Vejo constantemente pessoas que não sabem usar nem as funções básicas de um equipamento caro.
    Estudem os princípios fotográficos e técnicas básicas e sigam em frente.
    Pensem o que vocês querem antes de tirar a foto, não tenham pressa.

bruno, você está sendo modesto. Já vi belas fotos suas! Esta é apenas uma delas.

PS: Gostaria de propor a todos os que porventura coloquem fotos neste tópico, que o façam com resolução mínima de 1000 px em sua maior extensão para podermos apreciá-las melhor.
    PS2: Seguindo o conselho do colega RAF2, sugiro o uso de marca d'água para protegê-las contra uso inadequado.

---------- Mensagem adicionada às 23:07 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:05 ----------

Gostaria de saber dos colegas, qual foto vocês preferem:
    1 - Com o foco no vitral:

2 - Com o foco nas velas: (sei que esta ficou um pouco fora de foco :D)

8. bruno_piruka

Desde 30 Jul 2007
    São Paulo
    Nossa tarefa difícil, nesse caso a mudança de foto mudou totalmente o resultado, pois você tem dois elementos muito fortes na composição, sendo assim, cada uma passa impressões diferentes. Eu particulamente gosto mais da segunda, mas realmente as velas ficaram um pouco fora de foco, gostei pois os vitrais criam um fundo complexo e abstrato, achei mais interessante... EMHO

9. Claudão

Claudão Usuário

Bruno, também prefiro a segunda, mas foi *oda ter ficado fora de foco....

10. bruno_piruka

Desde 30 Jul 2007
    São Paulo
    Tomei a liberdade de brincar um pouco do PS criando um sharp mais acentuado para tentar melhorar o foco... mas é difícil conseguir "inventar" nitidez sem comprometer a qualidade da imagem, mas fica como ilustração...

11. RAF2

RAF2 Runnin' Blue

Desde 22 Jun 2009
    RJ/SC
    Maôe, galera..! :D

Claudão, bacana ter criado este tópico, não havia visto. Vou direto pelo link de notificação de assinatura do Clube NIKON e acabo nem vendo os outros tópicos aqui na correria. Belo tópico e fotos!
    O macro da primeira tá forte, hein?! Gostei das cores da flor também.
    Da sequência que você postou, achei legal a composição daquela com a bicicleta, super tranquila. (y)

Sobre as imagens da igreja, embora as duas estejam bonitas, pra mim a segunda ficou mais interessante, com os vitrais desfocados a composição ficou mais suave - com eles em foco fica mais dura para os olhos a composição, mas não menos bonita. De qualquer forma a composição ficou ótima! (y)

bruno_piruka, muito bonita esta foto com o arco-íris, a composição com a pedra ficou perfeita! Vou ver se nestas férias junto alguns amigos e arrumo um trekking pra fazer... (y)

Contribuindo com o tópico, duas fotos deste último final de semana em um ensaio de uma orquestra:

55mm // 1/6s // f/7.1 // ISO 800

90mm // 1/40s // f/4.8 // ISO 800

Obs.: Todas as imagens que posto têm o EXIF nas propriedades.

Claudão, aliás, me lembrei de uma observação importante e que recomendo que seja colocada no primeiro post do tópico, especialmente por se tratar de um tópico para mostrar as fotos do pessoal em uma boa resolução: colocar marca d'água! Na verdade qualquer imagem que colocarmos na internet deve ter marca d'água, mas isto vale principalmente para imagens em alta resolução (ou maior que 800px no lado maior, por exemplo), que podem ser facilmente roubadas e usadas sem os devidos direitos. O que acha de colocar esta observação no tópico?

Abs.,

12. Murilo

Murilo Moderador

Opa, estava passando batido neste tópico também :)

Cláudão, linda a foto da Bike :aplauso:

RAF, show essa segunda foto da orquestra (y)

13. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    Mais um para bisbilhotar os mestres aqui!

Belíssimas fotos, mas serei o único, até aqui, a preferir a primeira foto da pergunta do Claudão. Cor é algo que me atrai bastante, e os vitrais ficaram show de bola!!:aplauso:

Rafa,

na primeira foto da orquestra, o tempo foi de 1/6 mesmo ou faltou um zero aí?:D

Editando em tempo: nem precisa responder. Agora que percebi o arco...é 1/6 mesmo!! Caraca, como conseguiu dar aquela nitidez do instrumento da moça (sem duplo sentido)?

14. RAF2

RAF2 Runnin' Blue

Desde 22 Jun 2009
    RJ/SC
    Delano, era 1/6s mesmo... :D

Quanto à nitidez, fotografia é isso que ela nos ensina mais: observação. A gente vai estudando os movimentos dela com o violoncelo, nota como todos (instrumento, arco e músico) se mexem, com que frequência e a partir daí tenta "encaixar" estes movimentos junto com as regulagens da câmera. Se der sorte, dá certo. :D Eu tava até pensando em baixar mais o ISO e diminuir a velocidade pra ter ainda mais movimento, mas aí eu iria correr o risco de perder a nitidez do violoncelo e da moça. É muito legal pensar fotograficamente nestas horas, a gente voa na imaginação e aprende bastante. :D

Falando nisso, eu lembrei daquele post que você perguntou sobre fotografar em palco e eu tinha esquecido de falar uma coisa que merece uma atenção importante a prestar quando fotografar em palcos: a cor e a intensidade da iluminação, que em alguns casos estouram em alguns pontos (hotspots) ou embaralha os tons, já que a iluminação nem sempre é igual por todo o palco. Cuidado maior ainda com as luzes vermelhas, essas deixam toda a imagem em vermelho e preto.

Abs.,

15. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    Rafa,

as fotos do primeiro dia da formatura, ontem, não ficaram boas. Atrapalhei-me todo, fiquei afobado, esqueci de mudar a ISO várias vezes, não conseguia ajustar velocidade com abertura, enfim, um desastre total!!

Depois tirei algumas fotos da filha a amigas, além da família, com flash em ambiente a céu aberto e a noite, e também não ficaram muito boas (usei o SB400 com um difusor).

Digamos que são muitas informações para uma estréia, principalmente para quem vem de uma compacta simples.

Hoje tem a colação de grau e será no mesmo local. Estou lendo algumas coisas na net - entre elas as suas dicas - para tentar melhorar e aproveitar mais fotos do que ontem. Vamos ver como fica.

16. Murilo

Murilo Moderador

Delano,

Logo que comprei o SB600 fui para o batizado do meu sobrinho e também foi um desastre total... Ainda estava me acostumando com a D90 e o novo flash me atrapalhou todo :) Uma ou outra foto ficou legal.

Mas é isso, até pegarmos o jeito precisamos errar muito (y)

17. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    Só aproveitando sua deixa, Murilão, li em algum lugar que fotos à noite com flash (fotos de pessoas próximas, tipo retrato), devem ser com ISO baixa (200-400). Procede?

18. bruno_piruka

Desde 30 Jul 2007
    São Paulo
    Me adiantando na resposta, vou passar minha opnião, EMHO, depende da idéia, se for realçar bem o assunto e não captar muito do ambiente isso procede, mas eu particulamente prefiro usar um ISO800 para captar mais informação ambiente e sempre com o flash sincronizado na cortina traseira, para também deixar entrar mais luz ambiente e congelar o movimento realmente do final.

19. Claudão

Claudão Usuário

Bruno, concordo totalmente com você. Faço exatamente o mesmo.
    Outro ponto é que usar abertura grande (2.8 ou maior) pode ser crítico para obter nitidez quando fotografando grupo de pessoas. Tento resistir à tentação e uso 4.5 ou similar.

Bruno, gostei do aumento na nitidez das velas que você conseguiu com o photoshop. Prefiro minha foto após sua intervenção.

---------- Mensagem adicionada às 23:53 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:44 ----------

Já que a Macro da libélula fez sucesso, segue outra, mas agora de "corpo inteiro".

---------- Mensagem adicionada às 23:55 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:53 ----------

RAF2, a foto do violoncelo está fantástica, tanto pelo movimento do arco, quanto pela cor da madeira.
    Também por este ser meu instrumento favorito.

20. RAF2

RAF2 Runnin' Blue

Desde 22 Jun 2009
    RJ/SC

Delano, CARAMBA! :D

Me peguei relembrando quando comecei nesse esquema empolgado mas todo atrapalhado com o equipo e as regulagens. :D
    Mas é assim mesmo, no começo a gente se sente atrapalhado, mas ficam as lições e aos poucos você vai criando desenvoltura, ficando mais à vontade com o poder do equipamento. (y)

Quanto à sua dificuldade com a regulagem do ISO e outras coisas simultaneamente, se ainda estiver tendo dificuldade posso te sugerir caso queira "salvar a noite" evitando a frustração das fotos não terem ficado tão boas, de usar o modo A (Aperture) e configurando o ISO para Auto e definindo uma sensibilidade máxima que ele pode usar no automático... eu seto 1600 na minha, você pode setar 6400 na D90. É interessante porque você só mexeria na abertura, deixando para a fotometria da máquina a regulagem de velocidade e de ISO. Ela vai tentar usar a máxima velocidade possível, e aumentando o ISO conforme necessário para aquela velocidade usando a abertura que você setou. Bem prático. (y)
    Se for o caso, dá uma lida mais profunda no manual da câmera sobre o Auto ISO, é um recurso bem interessante, usei ele bastante até aprender bem a sensibilidade da D40, agora uso ISO sempre manual. (y)

Abs.,

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso