Clube da Pure Acoustics (todas)

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por cecelo, 8 Ago 2008.

1. Hendriws

Hendriws Usuário

Desde 20 Nov 2017
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Valeu, vou testar as minhas novamente e falo aqui, mas vou deixar uma dica geral aqui, uso fio de 2,5mm de cobre nas caixas, dá outro nível de força ...

• 3

Anúncio do HT Forum
  2. Locomotive 09

Locomotive 09 infinite dreams

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    também uso fio de cobre 2,5 mm.

• 2
  3. eferronato

eferronato Elton F.

Desde 23 Ago 2008
    Caxias do Sul / RS
    Estou com um power Emotiva aqui em casa para testar, e agora teria a possibilidade de bi-amplificar.
    O que é necessário alterar para utilizar os bornes superiores? É simples ou complicado?

Agradeço mais informações sobre este assunto

• 1
  4. JucierMozzy

JucierMozzy Usuário

Desde 30 Mar 2011
    Paulista/PE
    Interesse até tenho, mas estou pra pegar um par que anunciaram aqui (PE) por pouco menos de 2,6K. Único trabalho será ir buscá-las, mas fica a menos de 15 Km daqui.

• 2
  5. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    o conjunto 5.0 proxima,ou apenas as frontais?

• 1
  6. JucierMozzy

JucierMozzy Usuário

Desde 30 Mar 2011
    Paulista/PE
    As frontais. Tenho interesse apenas em montar um sistema stereo.

• 1
  7. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    na verdade para um técnico é simples.mas vc pode testar sem bi-amplificar para ver se gosta e deixar as caixas originais.

• 1
  8. eferronato

eferronato Elton F.

Desde 23 Ago 2008
    Caxias do Sul / RS
    Sim, agora estou usando com o power SEM bi-amplificar.
    Minhas caixas ainda estão originais atualmente.
    Mas tenho muita curiosidade de saber como ficaria bi-amplificando.

Mas outra coisa que já vou fazer é tirar os jumpers como vc falou para fazer um teste. Não sabia que tem um ganho sem eles.

9. fbetti

fbetti Usuário

23 14 3

Desde 9 Jan 2008
    São Paulo
    Cabem algumas explicações sobre as Proxima 60F. São caixas bonitas, relativamente bem construídas e com um bom potencial, mas embutem alguns problemas possivelmente decorrentes de modificações introduzidas pelo próprio fabricante para torná-las mercadologicamente mais atraentes. Vou tentar resumir na forma de tópicos.
    1) A questão da biamplificação: todos ficam intrigados com os quatro bornes traseiros. Nos modelos que chegam em nosso país, apenas dois são utilizados, tornando bastante inúteis os jumpers fornecidos. Alguns aventuram-se em separar as conexões ao divisor de frequências original numa tentativa de restaurar seu uso biamplificado, mas os resultados são duvidosos.
    2) A questão da troca das mantas: pelos testes que fiz, não é necessário. O problema que encontrei foi o vazamento de ar bombeado pelos woofers para a câmara traseira do midrange. Felizmente, solucioná-lo não é difícil: basta vedar as frestas com massa de calafetar. Isso deve incluir o furo de passagem dos fios.
    3) A questão do divisor de frequências: acredito residir aqui o verdadeiro calcanhar de Aquiles destas caixas. Observem que as Proxima 60S usam o mesmo woofer e o mesmo tweeter das Proxima 60F, sem a necessidade de um midrange. Isso se torna possível graças ao fato desse woofer apresentar resposta estendida em frequência. Em outras palavras, ele funciona bem como um driver simultâneo de graves e médios. Infelizmente, essa característica não pode ser explorada nas Proxima 60F onde o design em forma de coluna impõe uma distância excessiva entre o woofer inferior e o driver de agudos (mais de meio metro entre centros). Permitir que frequências tão altas quanto 3 kilohertz pudessem ser emitidas simultaneamente pelos woofers e pelo tweeter acarretaria um padrão errático de interferência de fase em função da posição do ouvinte dentro da sala, algo bastante indesejável. Aparentemente, a maneira que o fabricante encontrou para contornar tal problema foi abaixar a frequência de corte para os woofers e intercalar um midrange. Até aí, nada de errado. O problema é que o design de um crossover passivo comercialmente viável resultou bastante insatisfatório, com a caixa exibindo impedâncias abaixo de 2 ohms ao redor de 1 kilohertz. Essa pode mostrar-se uma carga bastante difícil de ser estavelmente excitada, principalmente se você estiver usando um amplificador antigo.
    4) A questão da impedância: ambiguamente rotulada como 4-8 ohms, a verdadeira impedância nominal das Proxima 60F situa-se abaixo de 6 ohms. Digo isso com base na impedância nominal de seus drivers: em baixas frequências, cerca de 5.6 ohms (três woofers de 16 ohms em paralelo mais a resistência da bobina série), enquanto midrange e tweter são de 4 ohms nominais. Em série com o tweeter, existe um resistor de 2 ohms no divisor.; o problema é que o filtro em série com o midrange é sub-amortecido e exibe um pico de ressonância logo acima de 1 kilohertz. Além do problema já citado (risco de instabilidade no amplificador), tal característica que num primeiro momento faz a caixa soar bastante "viva" pode também ser responsável por cansaço auditivo após uso prolongado.
    Embora tecnicamente possível, o reprojeto de um crossover passivo de alto desempenho para três canais (graves, médios, e agudos) torna-se bastante laborioso e intrincado. Duas possíveis saídas seriam:
    A) Utilizar um receiver com saída biamplificada para excitar diretamente os woofers (sem necessidade de bobinas em série), e montar um crossover passivo simplificado para separar os médios dos agudos. As frequências de transição recomendadas seriam na faixa de 500 a 700 hertz para o crossover ativo, e de 2600 a 3600 hertz para o crossover passivo.
    B) Caso a biamplificação com crossover ativo seja indesejável ou indisponível, deve-se considerar a reforma do crossover passivo de modo a torná-lo mais satisfatório. Compromissos terão que ser feitos, como por exemplo o uso de redes de primeira ordem cujo uso desaconselho em potências elevadas, mas caso esse não seja o seu caso, podem ser uma opção. Há algum tempo, o usuário xlott apresentou um projeto em série bastante interessante como alternativa aos clássicos em paralelo.

• 4
  10. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    este modelo chega para bi-amplificar em outros países?

11. JucierMozzy

JucierMozzy Usuário

Desde 30 Mar 2011
    Paulista/PE

Mas pra um mero mortal e leigo não será problema conviver com esse problema, né? Digo...

... ou esse cansaço seria facilmente sentido? :(

12. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    as caixas são boas,pra mim não tem nada de cansaço uso em 5.1,você pode dar um ganho de 3dc,5dc ou até 7 decibéis para as caixas tocarem com mais pressão,como acontece com qualquer caixas torre.

• 1
  13. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    nem uso power e as caixas me satisfazem muito bem.

• 1
  14. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    pessoal ai nem sabe que pode dar ganho em decibéis,nem espera a caixa amaciar e ficam falando mal.

15. neco22

neco22 Usuário

Desde 2 Jun 2006
    Curitiba/Parana/Brasil
    E isso ai, depois das 200 h tocam uma maravilha.
    Eu que sou exagerado e peguei um xpa2 mais os leds dele nem se mexe.
    Ótimas caixas, melhor custo benefício.

16. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    tenho medo de agregar um power e o timbre do receiver ficar diferente,como não tenho necessidade e espaço fico só com o receiver mesmo.

Última edição: 10 Abr 2020
  17. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    lembro que a pouco mais de 1 ano atrás paguei 3.800 reais pelo conjunto proxima,agora esta 5.800 reais.

18. JucierMozzy

JucierMozzy Usuário

Desde 30 Mar 2011
    Paulista/PE
    Você pegou novo? Nossa! Foi um salto grande de preço.

19. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
    sim foi o conjunto novo.

20. Locomotive 09

5.071 1.129 791

Desde 9 Dez 2009
    BRASIL
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso